Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

gigabyte rx 5600 xt travando


mbabaun

Posts recomendados

Fala pessoal, estou com problemas com uma RX 5600 XT da Gigabyte. foi comprada nova e chegou há cerca de duas semanas. 

Meu PC foi montado agora com tudo zero, é Ryzen 5 3500x numa Asus prime B450M Gaming BR (aquele kit da pichau) Está com um ssd NVME da Xpg e 16gb de ram Hyper x 2666 em dual channel (2x8) a fonte é uma C3 tech de 500w certificada. Uso dois monitores samsung (32" e 24" ambos full hd) o PC já está montado há mais de 1 mês e nos primeiros 20 dias funcionou com uma GT 710 antiga, sendo que nesse periodo não apresentou nenhum tipo de problema (salvo o gargalo da GPU para aplicações que exigissem mais desempenho). Quando chegou a 5600 eu instalei direto e botei os drivers originais do fabricante já deu treta logo de cara.  Pra não ficar perdendo tempo formatei o PC e instalei tudo do zero, funcionou perfeitamente , inclusive nos jogos e no pacote Adobe Premiere/indesign/illustrator  (que é o principal uso dessa maquina) porém no dia seguinte do nada apresentou o mesmo sintoma. Desde então já fiz diversos testes como usar apenas um monitor, reinstalar drivers, utilizei o DDU, e o problema persiste. Na ultima ocasião a maquina funcionou 3 dias direto sem nenhum travamento e agora apresentou novamente o problema. O sintoma acontece de forma totalmente aleatória, e em aplicações que não exigem grande demanda da GPU como simplesmente navegar ou usar o office.  Na verdade o forum é minha ultima esperança antes de apelar para a garantia... se alguém souber o caminho das pedras para ajudar o amigo. valeu! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, mbabaun disse:

C3 tech de 500w certificada. 

Fonte bomba. Mas creio q seu problema não seja oriundo dela. Checou as temperaturas? Ta usando o driver recomendado da AMD ou experimental? Embora acredite q o problema não seja devido a fonte, até porque o problema ocorre mesmo quando a GPU não esta sendo requerida ao maximo, como ja disse é uma fonte bomba e pode sim tar causando problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, a Fonte é de 500w com certificação 80 bronze e PFC ativo, (ao menos é o que diz na etiqueta) não sei se a C3tech é uma marca boa, mas o preço foi parecido com o de outras fontes com as mesmas caracteristicas. 

O sintoma da placa é simplesmente do nada a tela ficar verde e o computador se reiniciar. Reinicia e volta á funcionar normalmente as vezes por mais de um dia inteiro e do nada acontece o mesmo problema.  O sintoma aparentemente não tem nenhuma relação com o grau de exigência da aplicação que está rodando pois já aconteceu até mesmo navegando... Minha esposa passou 2 dias trabalhando direto no premiere, fazendo renderização de videos em 4k e não travou, ai do nada, usando o ZOOM ele apresenta o sintoma novamente.   A temperatura também está ok, venho monitorando, O gabine que esta montado é um Silverstone CW03 que acredito que seja ok do ponto de vista de refrigeração (no afterburner a GPU não passou de 55ºC até hj e o processador também está ok... 

adicionado 37 minutos depois

@RicardoMontoni Usei o driver recomendado, já fiz aquele procedimento de passar o Display Driver Uninstaller  em modo de segurança para fazer a instalação limpa...Temperatura ok tanto da GPU como do Processador. Sobre a ocorrência sob stress, como já mencionei, parece não ter nenhuma relação pois em todas vezes que aconteceu foi totalmente aleatório. Minha filha jogou fortnite e um outro jogo bem pesado por mais de 2 horas sem ter nenhum problema. O sintoma ocorre sem nenhuma motivação aparente. outra coisa que esqueci de relatar é que as vezes percebo umas variações no video principalmente quando vai jogar alguma coisa de uma tela para a outra... como se fosse uma piscada muito rápida, quase imperceptível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C3Tech não é uma marca boa. Acho q aqui mesmo no Clube do Hardware ja teve testes com ela e foi classificada como bomba, ou no "máximo", ok. quando o Assunto é fonte de alimentação, não adianta querer fugir de "dentro da caixa". É Corsair (assim mesmo as série CX atuais parece q não estão mais vindo tão boas quanto antes. Não sei dizer se a Corsair que ta avacalhando justamente por serem as mais populares custo/benefício, ou sei lá.) ThermalTake, Cooler Master etc... Infelizmente o mercado é inundado por fontes ruins e mts vezes tão caras qnt uma de qualidade. (Fuja de marcas como: GameMax, MyMax, Seventeam, a própria C3Tech e por ai vai). Esse negocio de dizer q é certificada, 80 Plus, isso ou aquilo, pode se apenas rotulo, afinal hj em dia se não tiver esses selos, dificilmente vai vender pelo preço q cobram. Elas podem "ate ser", mas se realmente vai entregar isso com eficiência e segurança, é outra historia. As vezes a placa pode ser mais sensível a variação de tensão, ruido e etc... Se a fonte não ta entregando essa tensão "limpa" a placa pode vir a ter problemas de funcionamento. Seria interessante ter outra fonte confiável pra testar e comprovar de vez antes de levar a placa pra garantia. Mas em relação ao software, se te ajuda estou usando o driver 20.4.2

Desinstala Aftter Burner (se tiver instalado), ou qualquer outra coisa q gerencia. Usa só o Adrenalin mesmo pra gerenciar. Por outro lado ja vi gente reclamando sim das RX 5600 XT da Gigabyte, tanto q eu ia pegar uma Gigabyte e acabei optando pela ASRock (até pra ficar td no mesmo saco, ja q minha mobo tb é ASRock kkk).
 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardoMontoni Sim... é eu vou tentar testar com outra fonte mas acho pouco provável ser a origem do problema. Achei relatos, inclusive de outro membro aqui que esse sintoma aconteceu com quem tem essa versão nova da bios que eles disponibilizaram no inicio do ano. Não tenho maiores preocupações pois a placa é nova, foi comprada no Kabum há menos de 1 mês e está na garantia. O problema é que minha mulher usa esse PC pra trabalhar e estamos num momento em que ela precisaria estar usando a pleno... essa espera pela garantia vai ser um baita transtorno. Enfim... valeu pelas dicas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, mbabaun disse:

@RicardoMontoni Sim... é eu vou tentar testar com outra fonte mas acho pouco provável ser a origem do problema. Achei relatos, inclusive de outro membro aqui que esse sintoma aconteceu com quem tem essa versão nova da bios que eles disponibilizaram no inicio do ano. Não tenho maiores preocupações pois a placa é nova, foi comprada no Kabum há mesmo de 1 mês e está na garantia. O problema é que minha mulher usa esse PC pra trabalhar e estamos num momento em que ela precisaria estar usando a pleno... essa espera pela garantia vai ser um baita transtorno. Enfim... valeu pelas dicas. 

A minha acho q ja veio atualizada, mas sinceramente, não sei se quero mexer kkk. porque tb tive problema com o Blender, mas nomeu caso graças a deus foi software mesmo. quando coloquei o driver recomendado funcionou q uma beleza. Mas por mais q tenha melhorado hj em dia, o calcanhar de Aquiles da AMD ainda é são os drivers. Instalou, ta funcionando, os jogos tão rendendo legal? Não fica atualizando. Se bem q isso é valido pra Nvidia tb. Driver de video eu só instalo quando troco de placa ou formato o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bá galera, joguei a toalha... hoje depois de dois dias  funcionando de boa, travou de novo e dei a minha ultima cartada (tentando utilizar um driver mais antigo e depois testando no PC da minha filha que é mais antigo)  deu exatamente o mesmo sintoma. Acabei de solicitar a garantia pra Kabum... ***** é que é um PC de trabalho, minha esposa usa para edições no premiere e tá cheia de serviço por conta da campanha eleitoral... to quase comprando uma outra GPU pra tapar o buraco dessa, o problema é o que fazer com a que sobrar depois.... ainda mais nesse momento que o preço das coisas tá totalmente imprevisível. de qualquer forma agradeço pelas dicas que me deram. Segue o baile. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...