Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de Upgrade Processador


Visitante

Posts recomendados

Tenho uma placa-mãe IPM41-D3 (LGA775) e um processador Core 2 Duo E4600 2.40Ghz e 4 gb de memória ram ddr3, e uma placa de vídeo Nvidia 9800GT. No momento queria trocar por um processador melhor, pois já irei providenciar mais 4 gb de memória ram para completar 8. Qual processador é recomendado para fazer a melhoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pedro Luís Corrêa disse:

Tenho uma placa-mãe IPM41-D3 (LGA775) e um processador Core 2 Duo E4600 2.40Ghz e 4 gb de memória ram ddr3, e uma placa de vídeo Nvidia 9800GT. No momento queria trocar por um processador melhor, pois já irei providenciar mais 4 gb de memória ram para completar 8. Qual processador é recomendado para fazer a melhoria?

 

O máximo que vai conseguir chegar nessa plataforma é um Core2Quad Q9650 ou Q9400.
No alixpress você encontra dele por menos de 100 reais

Qual seria o intúito? Jogos? Uso cotidiano?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Pedro Luís Corrêa disse:

Tenho uma placa-mãe IPM41-D3 (LGA775) e um processador Core 2 Duo E4600 2.40Ghz e 4 gb de memória ram ddr3, e uma placa de vídeo Nvidia 9800GT. No momento queria trocar por um processador melhor, pois já irei providenciar mais 4 gb de memória ram para completar 8. Qual processador é recomendado para fazer a melhoria?

https://www.youtube.com/watch?v=5hoDUgh0Ox0

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1628750484-intel-xeon-e5450-adaptado-lga775-30ghz-12-mb-1333mhz-_JM

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

O máximo que vai conseguir chegar nessa plataforma é um Core2Quad Q9650 ou Q9400.
No alixpress você encontra dele por menos de 100 reais

Qual seria o intúito? Jogos? Uso cotidiano?

Então... Eu utilizo esse pc para o cotidiano (colégio, etc). Porém também jogo cs:go.

adicionado 0 minutos depois
3 horas atrás, Wal SJC disse:

Ok, obrigado.

adicionado 6 minutos depois
3 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

O máximo que vai conseguir chegar nessa plataforma é um Core2Quad Q9650 ou Q9400.
No alixpress você encontra dele por menos de 100 reais

Qual seria o intúito? Jogos? Uso cotidiano?

Outra dúvida... Caso eu compre algum desses dois processadores, será necessário eu atualizar a minha BIOS? Queria não precisar atualizar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pedro Luís Corrêa disse:

Então... Eu utilizo esse pc para o cotidiano (colégio, etc). Porém também jogo cs:go.

adicionado 0 minutos depois

Ok, obrigado.

adicionado 6 minutos depois

Outra dúvida... Caso eu compre algum desses dois processadores, será necessário eu atualizar a minha BIOS? Queria não precisar atualizar

Veja de que ano é a sua bios, se for tipo 2010 para frente, maior possibilidade de não precisar atualizar.

Se for anterior a 2008, é provável que precise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Wal SJC disse:

Veja de que ano é a sua bios, se for tipo 2010 para frente, maior possibilidade de não precisar atualizar.

Se for anterior a 2008, é provável que precise.

A versão da minha BIOS é: IPM41-D3_GS 080015, (data 26/03/2010).

Será que o Xeon Q9650 seria suportado nessa placa sem precisar atualizar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Pedro Luís Corrêa disse:

A versão da minha BIOS é: IPM41-D3_GS 080015, (data 26/03/2010).

Será que o Xeon Q9650 seria suportado nessa placa sem precisar atualizar?

Aí já é um tiro no escuro, mas eu chuto que vai ter que atualizar sim, porque naquele tempo ninguém pensava em usar Xeon em desktop.

O processo de atualização foi mostrado naquele vídeo que eu enviei antes.

E outra opção é você mesmo fazer uma versão atualizada da bios, editando a sua atual, da qual irá tirar uma cópia e editar.

Depois de editada você flasheia a bios, nunca  se esquecendo de guardar uma cópia original separada.

Não se assuste, parece um processo esquisito para quem nunca fez, mas quando você entender a ideia vai ficar fácil, tem apenas que ter paciência para estudar o processo primeiro e garimpar as ferramentas e os dados necessários na internet.

Achar uma bios atualizada dessa placa para rodar Xeon é uma missão quase impossível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wal SJC disse:

Aí já é um tiro no escuro, mas eu chuto que vai ter que atualizar sim, porque naquele tempo ninguém pensava em usar Xeon em desktop.

O processo de atualização foi mostrado naquele vídeo que eu enviei antes.

E outra opção é você mesmo fazer uma versão atualizada da bios, editando a sua atual, da qual irá tirar uma cópia e editar.

Depois de editada você flasheia a bios, nunca  se esquecendo nunca de guardar uma cópia original separada.

Não se assuste, parece um processo esquisito para quem nunca fez, mas quando você entender a ideia vai ficar fácil, tem apenas que ter paciência para estudar o processo primeiro e garimpar as ferramentas e os dados necessários na internet.

Achar uma bios atualizada dessa placa para rodar Xeon é uma missão quase impossível. 

Entendo... Prefiro não arriscar atualizar a bios, e estou sem tempo para levar num técnico (ainda mais na minha cidade, que não são tão bons assim). Tem algum outro processador fora o Xeon que é bom para games? E que essa placa suporte também.

Desde já muito obrigado pela ajuda e atenção!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Pedro Luís Corrêa disse:

Entendo... Prefiro não arriscar atualizar a bios, e estou sem tempo para levar num técnico (ainda mais na minha cidade, que não são tão bons assim). Tem algum outro processador fora o Xeon que é bom para games? E que essa placa suporte também.

Desde já muito obrigado pela ajuda e atenção!!

Sim, aqueles mesmos quad core que o @NIGHT FALL citou.

As únicas vantagens do Xeon E5450 são que custa a metade  do preço de um Q9650 e tem o mesmo poder, além de um TDP menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

50 minutos atrás, Pedro Luís Corrêa disse:

A versão da minha BIOS é: IPM41-D3_GS 080015, (data 26/03/2010).

Será que o Xeon Q9650 seria suportado nessa placa sem precisar atualizar?

 

Q9650 não é Xeon é Core2Quad.
Teoricamente não é necessário atualizar a BIOS visto que são processadores da mesma família, então é só tirar um e plugar o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Wal SJC disse:

Sim, aqueles mesmos quad core que o @NIGHT FALL citou.

As únicas vantagens do Xeon E5450 são que custa a metade  do preço de um Q9650 e tem o mesmo poder, além de um TDP menor.

Entendi. Achei esse Q9650 no mercado livre por 185 reais, pra mim acessível e com um custo até que bom. Porém queria saber outra coisa, eu tenho o cooler básico que veio junto com o meu processador antigo, bem simples... Caso eu comprasse esse Q9650, você acha que seria necessário a troca do cooler também? Ele esquenta demais? 

 

adicionado 0 minutos depois
4 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

 

Q9650 não é Xeon é Core2Quad.
Teoricamente não é necessário atualizar a BIOS visto que são processadores da mesma família, então é só tirar um e plugar o outro.

Ah, ok. Vou ver se compro este mesmo, estou querendo também pegar mais 4gb de memória ram para completar, acho que vai ficar um kit bom. Muito obrigado pela ajuda e pela atenção! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Pedro Luís Corrêa disse:

Entendi. Achei esse Q9650 no mercado livre por 185 reais, pra mim acessível e com um custo até que bom. Porém queria saber outra coisa, eu tenho o cooler básico que veio junto com o meu processador antigo, bem simples... Caso eu comprasse esse Q9650, você acha que seria necessário a troca do cooler também? Ele esquenta demais? 

Sim, o Q9650 esquenta bem mais que o seu processador atual, o seu cooler pode não ser suficiente para ele.

adicionado 14 minutos depois
40 minutos atrás, Pedro Luís Corrêa disse:

Achei esse Q9650 no mercado livre por 185 reais, pra mim acessível e com um custo até que bom.

Cuidado para não se enganar. Esse que eles vendem por 180 reais no ML são o Xeon E5450 ou o X5450 adaptados.

Na verdade eles mais ou menos se equivalem ao Q9650, mas não são LGA775 e sim LGA771 adaptados.

São processadores retirados de servidores antigos que foram sucateados às centenas de milhares, talvez milhões, na China e por isso custam muito barato, embora sejam ótimos processadores, dentro da sua faixa de preço.

O melhor dos dois Xeons é o E5450

O Core2 Quad Q9650 real já é um processador comum de desktop, raro, você não acha por menos do dobro (R$ 350~400).

E tem aquele problema da bios que eu já mencionei.

Enfim, você precisa pensar no custo benefício e decidir bem, antes de comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Pedro Luís Corrêa disse:

Entendi. Achei esse Q9650 no mercado livre por 185 reais, pra mim acessível e com um custo até que bom. Porém queria saber outra coisa, eu tenho o cooler básico que veio junto com o meu processador antigo, bem simples... Caso eu comprasse esse Q9650, você acha que seria necessário a troca do cooler também? Ele esquenta demais? 

 

 

Sim,ele esquenta bastante, mas se o gabinete for bem ventilado talvez não seja necessário trocar o cooler.

No aliexpress você compra esses modelos por menos de 100 reais, se você quiser economizar talvez seja uma boa ideia.

 

6 horas atrás, Wal SJC disse:

Cuidado para não se enganar. Esse que eles vendem por 180 reais no ML são o Xeon E5450 ou o X5450 adaptados.

Na verdade eles mais ou menos se equivalem ao Q9650, mas não são LGA775 e sim LGA771 adaptados.

@Wal SJC

Eu já comprei um Core2Quad no mercado livre pra uma máquina de testes que tinha, chegou o modelo escolhido.
Acho que isso é mais uma questão de analisar o perfil do vendedor (E os comentários de compradores), quem tem boa reputação não creio que vá arrisca-la por algo assim.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Wal SJC disse:

Sim, o Q9650 esquenta bem mais que o seu processador atual, o seu cooler pode não ser suficiente para ele.

adicionado 14 minutos depois

Cuidado para não se enganar. Esse que eles vendem por 180 reais no ML são o Xeon E5450 ou o X5450 adaptados.

Na verdade eles mais ou menos se equivalem ao Q9650, mas não são LGA775 e sim LGA771 adaptados.

São processadores retirados de servidores antigos que foram sucateados às centenas de milhares, talvez milhões, na China e por isso custam muito barato, embora sejam ótimos processadores, dentro da sua faixa de preço.

O melhor dos dois Xeons é o E5450

O Core2 Quad Q9650 real já é um processador comum de desktop, raro, você não acha por menos do dobro (R$ 350~400).

E tem aquele problema da bios que eu já mencionei.

Enfim, você precisa pensar no custo benefício e decidir bem, antes de comprar.

Entendi, é isso mesmo que você disse, no perfil do vendedor estava escrito que era um Xeon adaptado. Mas o Q9650 (original) já fica meio caro então... No caso agora já não sei se vale mais a pena trocar o processador. Como o meu sendo um Core 2 Duo E4600 de 2.40Ghz, não sei se vale a pena mesmo trocar, estou pensando agora em colocar só mais 4gb de memória ram (para inteirar 8gb) e talvez colocar um ssd. O que acha? Será que compensa eu trocar o processador mesmo? Caso eu fosse trocar, prefiria pegar outro que tenha um menor valor, porém melhor que o meu.

adicionado 4 minutos depois
7 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

Sim,ele esquenta bastante, mas se o gabinete for bem ventilado talvez não seja necessário trocar o cooler.

No aliexpress você compra esses modelos por menos de 100 reais, se você quiser economizar talvez seja uma boa ideia.

 

@Wal SJC

Eu já comprei um Core2Quad no mercado livre pra uma máquina de testes que tinha, chegou o modelo escolhido.
Acho que isso é mais uma questão de analisar o perfil do vendedor (E os comentários de compradores), quem tem boa reputação não creio que vá arrisca-la por algo assim.

 

 

 

Entendo... Sinceramente estou com receio de comprar processadores assim. O que acha desses 2 que eu encontrei?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1336364035-processador-intel-core2quad-q9650-xeon-x5450-775-3ghz-12m-_JM

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1563096122-processador-intel-775-core-2-quad-q9550-12mb-283ghz-1333mhz-_JM?quantity=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/09/2020 às 17:06, Pedro Luís Corrêa disse:

O primeiro é o um xeon LGA771adaptado (que, acredite, funciona!), mas com TDP um pouco mais alto.

O segundo é um bom processador Core2 Quad original, com poder de processamento quase 3 vezes maior do que o seu atual. Pelo preço, acho que seria o melhor custo/benefício.

Mesmo assim, não é 100% garantido que você não precisará atualizar a sua bios, para usá-lo.

(Para qualquer um desses dois).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Wal SJC disse:

O primeiro é o um xeon LGA771adaptado (que, acredite, funciona!), mas com TDP um pouco mais alto.

O segundo é um bom processador Core2 Quad original, com poder de processamento quase 3 vezes maior do que o seu atual. Pelo preço, acho que seria o melhor custo/benefício.

Mesmo assim, não é 100% garantido que você não precisará atualizar a sua bios, para usá-lo.

(Para qualquer um desses dois).

Entendi. Acho que vou ir nesse segundo então... Se eu precisar atualizar a bios, coloco o processador antigo pra conseguir vídeo e atualizo, depois coloco o novo. 

Uma outra dúvida, eu posso colocar outro pente de memória de outra marca junto com o que eu já tenho? O que eu já tenho é uma Markvision 4gb de ram ddr3 1333mhz. Eu encontro essa mesma memória no mercado livre, porém o vendedor disse que não funciona no Chipset da minha placa-mãe, eu não entendi muito bem pois eu já tenho uma igual a que ele vende e funciona perfeitamente. No caso, eu poderia comprar por exemplo uma Kingston e colocar junto com a minha Markvision? (Claro, se forem das mesmas especificações, tipo os MHz e etc...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Luís Corrêa

Pegue o Q9500, ele é praticamente igual ao Q9550 e custa quase 100 reais a menos.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1604696628-intel-core-2-quad-q9500-lga-775-6mb-cache-pasta-_JM#position=5&type=item&tracking_id=e9ac5ae3-5653-4fa9-bbbd-522373857ff1

 

Pelo que vi o clock é o mesmo 2,83Ghz, porém ele tem 6Mb de cache enquanto o outro tem 12Mb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/09/2020 às 19:07, gutopereira disse:

@Pedro Luís Corrêa

Pegue o Q9500, ele é praticamente igual ao Q9550 e custa quase 100 reais a menos.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1604696628-intel-core-2-quad-q9500-lga-775-6mb-cache-pasta-_JM#position=5&type=item&tracking_id=e9ac5ae3-5653-4fa9-bbbd-522373857ff1

 

Pelo que vi o clock é o mesmo 2,83Ghz, porém ele tem 6Mb de cache enquanto o outro tem 12Mb...

Ok, obrigado pela indicação. Ouvi dizerem que esse Q9500 é 8% inferior ao desempenho do Q9650, ou seja, pelo preço realmente parece ser bem mais compensável; vou levar em consideração isso e até o momento o melhor custo benefício de processador LGA 775 que já me indicaram é este, até agora está no topo da minha lista para quem sabe daqui um tempo eu fazer um upgrade. 
Outra dúvida, o que acha desse processador aqui? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1219978384-processador-intel-core-2-duo-e8600-333ghz-_JM?quantity=1#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=f8924eb8-65da-4676-9b2f-c54648ac931c

 

Me pareceu ser bom apenas pelo cache (6mb) e pelos ghz (3.3 Ghz) o que nos games é recomendável. Acha que esse é melhor ainda ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pegaria o Core2Quad mesmo tendo o clock um pouco menor, acho que esses 2 cores a mais vai te dar mais performance num contexto geral...

Alguns jogos vão se beneficiar do clock mais alto do E8600, principalmente os mais antigos que são pouco otimizados para multiplos Cores. Mas os jogos mais novos e o próprio Windows 10 se beneficia mais com os 4 Cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pedro Luís Corrêa disse:

Ok, obrigado pela indicação. Ouvi dizerem que esse Q9500 é 8% inferior ao desempenho do Q9650, ou seja, pelo preço realmente parece ser bem mais compensável; vou levar em consideração isso e até o momento o melhor custo benefício de processador LGA 775 que já me indicaram é este, até agora está no topo da minha lista para quem sabe daqui um tempo eu fazer um upgrade. 
Outra dúvida, o que acha desse processador aqui? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1219978384-processador-intel-core-2-duo-e8600-333ghz-_JM?quantity=1#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=f8924eb8-65da-4676-9b2f-c54648ac931c

 

Me pareceu ser bom apenas pelo cache (6mb) e pelos ghz (3.3 Ghz) o que nos games é recomendável. Acha que esse é melhor ainda ou não?

O Q9500 e o Q9550 são bem superiores ao E8600. O benchmark do Q9500 é 60% maior e a do 9550 é 67,5% maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gutopereira disse:

Eu pegaria o Core2Quad mesmo tendo o clock um pouco menor, acho que esses 2 cores a mais vai te dar mais performance num contexto geral...

Alguns jogos vão se beneficiar do clock mais alto do E8600, principalmente os mais antigos que são pouco otimizados para multiplos Cores. Mas os jogos mais novos e o próprio Windows 10 se beneficia mais com os 4 Cores.

Ok, muito obrigado pela ajuda. Acho que irei pegar o Q9550 mesmo, ou o Q9500.
Eu tenho um cooler padrão da intel, e o gabinete é aberto. Você acha que é necessário também a troca do cooler para um melhor caso eu troque o processador? Se sim, qual?

adicionado 3 minutos depois
36 minutos atrás, Wal SJC disse:

O Q9500 e o Q9550 são bem superiores ao E8600. O benchmark do Q9500 é 60% maior e a do 9550 é 67,5% maior.

Ok. Então provavelmente irei pegar o Q9550 mesmo. Acha que é necessário a troca do cooler também? (Obs: tenho um cooler padrão da intel, porém o gabinete é aberto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Pedro Luís Corrêa disse:

Ok, muito obrigado pela ajuda. Acho que irei pegar o Q9550 mesmo, ou o Q9500.
Eu tenho um cooler padrão da intel, e o gabinete é aberto. Você acha que é necessário também a troca do cooler para um melhor caso eu troque o processador? Se sim, qual?

adicionado 3 minutos depois

Ok. Então provavelmente irei pegar o Q9550 mesmo. Acha que é necessário a troca do cooler também? (Obs: tenho um cooler padrão da intel, porém o gabinete é aberto).

Sim, você necessitará de um cooler maior, pois o TDP do 9550 (e também do 9500) é de 95W, contra 65W dos Core2 Duo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Wal SJC disse:

Sim, você necessitará de um cooler maior, pois o TDP do 9550 (e também do 9500) é de 95W, contra 65W dos Core2 Duo.

Ok. Qual cooler você me recomendaria? Tem algum barato e bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...