Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

refazer o cabo do voltante modelo 1028 da leadership


Posts recomendados

Boa Noite pessoal! Eu preciso muito de ajuda, tenho um volante em casa leadership 1028.

Ele está sem o conector do cabo que sai do Volante, só está os fios colorido, eu gostaria de ajuda, pois quero refazer a ponta. Eu só me lembro que era uma femia db15. Eu não sei a sequência das cores dos fios colorido, no conector. É como um vga femia, que usa no Adaptador db15 macho. Ou me ajudar a transformar o cabo dele para USB.

O cabo do Volante com várias cores tem uns 10 fios e o usb só 4. Como vou ligar 10 fios do Volante no usb que você só 4? Alguém tem foto pra eu ver a sequência dos fios coloridos e solda--los novamente. Eu só queria arrumar para meu filho. Desde já Agradeço 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, negonyl disse:

...volante Leadership 1028.

 

"Eu só me lembro que era um conector DB15. Eu não sei a sequência das cores dos fios coloridos, no conector."

 

O cabo do volante, com fios de várias cores, tem uns 10 fios, enquanto um cabo USB versão 2.x tem apenas 4.

 

Como vou transformar (atualizar) esse volante de 10 fios para um volante USB?

 

Tomei a liberdade de fazer uma "citação" remixada.

 

@negonyl , a primeira coisa a fazer é abrir seu hardware e descobrir de onde vem cada fio.

 

Tenho certeza de que os interessados em ajudar apreciariam fotos da parte elétrica interna. Imagens que esclarecessem a eletrônica do volante.

 

Entendida a eletrônica, talvez se possa colocar um módulo conversor intermediário, entre o volante e a nova ponta de cabo USB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, negonyl disse:

O cabo do Volante com várias cores tem uns 10 fios e o usb só 4. Como vou ligar 10 fios do Volante no usb que você só 4?

De fato tem que ter um adaptador. Pesquise se acha pronto pois pra projetar um deste é 1/2 complicado mesmo pra quem tem muita experiência e muitíssimo mais pra você em tenra idade ... 🤔

Melhor mesmo aguardar alguém que tenha 1 = e ter a boa vontade em desmontar e te mostrar os fios. Melhor ainda se você continuar na busca dica: google imagens. Também 1 moderador pode mover seu tópico pro forum adequado. E por falar nisso...

IMG_20141213_240458772.jpg

bateu na trave hein...😁

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz , para usar um "adaptador" (conversor), se é que isso existe genérico para casos assim (pinagem particular?), @negonyl precisaria pelo menos refazer as conexões em DB15.

 

Se o dispositivo não for microprocessado, talvez seja possível descobrir "os protocolos" escritos em esquema. Existe joypad que é só buttons e pots, acompanhados de resistores e capacitores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo. De fato não deve ser genérico. Foi só pra dar um norte pro garoto.

Também pelo menos a foto da placa naquele post que vemos são só chaves e botões mecânicos. Mas algo me diz que seu conector db15 vai até outra placa inteligente e esta sim ao pc só não sei por que via... não sou do ramo gamer. Por isso a sugestão de se portar o tópico pro forum apropriado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@negonyl , já que vocé abriu, tire fotos de ambos os lados da placa.

 

Um lado, esse dos conectores, mostrará os componentes, no "3D do mundo real"; mas uma foto dele quase em 2D interessa muito.

 

Assim como é indispensável, para o entendimento, uma foto 2D (se é que me entende: o plano da placa) do outro lado, o lado das trilhas.

 

A mesma lógica de "desbravamento" dos caminhos eletrônicos deve ser usada para se capturar fotos do restante do hardware. Por exemplo, das peças eletrônicas no próprio volante, as quais "para o usuário" se convertem em botões, alavancas, chaves, LEDs, eixo de direção e pedais.

 

Como a @Isadora Ferraz tentou nos alertar, chegar "aos finalmentes" do tópico será improvável. Certamente requererá conhecimentos e habilidades avançados, ou o improvável seguimento do passo-a-passo de quem já fez a mesma coisa, com o mesmo modelo de volante. Eu vejo o tópico como uma oportunidade de estudar esse tipo de hardware. Talvez você não esteja interessado em investir tempo nesses estudos, sem qualquer garantia de retorno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Bom dia Pessoal tu bem com vocês!

@negonylainda precisa desta solução? Sei que faz algum tempo desde o início deste tópico, contudo tive o mesmo problema recentemente e consegui solucionar depois de algumas (várias) pesquisas na net e um pouco de curiosidade da minha parte também ajudou chegar na solução.

Pretendo disponibilizar de maneira detalhada aqui a solução posteriormente, mas a princípio vale algumas considerações:

1 - Modelo de estudo é o 1028 (vibration wireless). Este modelo não necessita de pilhas para o force feedback.

2 - Pasmem🤔, tem saída VGA FÊMEA (DB15, 15 pinos). Isto porque ele tem saídas individualizadas para playstation e USB, acredito que a nossa querida leadership se apropriou deste padrão porque o playstation utiliza 8 fios e o usb utiliza 4 e mesmo compartilhando o GND (negativo) ainda precisariam de 11 pinos, 3 a mais do que o serial padrão mouse (DB9, 9 pinos). Quando eu falo que se apropriou é porque o padrão VGA é exclusivo para transmissão de sinal de placas de vídeo. A leadership comercializava 2 cabos específicos com esta pinagem para conexão de (1 - playstation) e (2 - playstation e usb), porém nossa querida faliu deixando esta lacuna no mercado para este produto. O jeito foi abrir o bicho e entender a placa para procurar o USB tão desejado haushauhsu.

 

Solução:

Olhando para a foto da placa no nosso amigo @negonyl posso garantir que o usb dele está na seta esquerda (chicote 3 fios), onde, de cima para baixo:

1 - fio preto D+ (usb verde)

2 - fio branco D- (usb branco)

3 - fio roxo 5v (usb vermelho)

Mas e o GND (negativo) onde mora? Lembra que eu falei que eles compartilham o negativo, pois bem, ele mora na conexão esquerda que é a saída nativa do playstation com oito fios, ele é o terceiro (fio preto) da direita para esquerda, completando assim nossos 4 fios USB:

4 - fio preto da conexão esquerda (usb preto)

image.png.a3db43f3ba0867e819b0ba305e153e91.png

 

Dito isto, agora é só correr pro abraço com nosso esquema de ligação USB abaixo:

image.png.68e23602bba0a7245d5d39f313d1170d.png

 

Espero ter ajudado, se precisarem do driver eu tenho também. Consegui instalar no Windows 7 e no ubuntu 20 reconhece também. Estou utilizando para jogar Euro Truck Simulator.

 

Abs

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...