Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desliga sozinho, reinicia e tela fica preta


Posts recomendados

Olá pessoal do forum. Recentemente, meu pc vem travando e reiniciando logo em seguida. Isso geralmente acontece quando estou jogando (GTA V, Euro Truck, Crusader Kings 2), porém houveram ocasiões em que isso aconteceu quando estava navegando pelo google, com poucas abas abertas.

Quando ele reinicia, a tela do monitor fica preta (não diz que não tem sinal, só mostra a tela toda preta) e alguns periféricos, como meu mouse, que tem RGB, não acende e logo no momento em que ele liga, a ventoinha inicia normalmente mas fica mais lenta e depois volta ao normal. 

O jeito de usá-lo é desligando e esperando um tempo até ligar de novo, aí ele funciona normalmente até dar o problema mais uma vez. Abri o visualizador de eventos e pelo horário, o evento que ocorre é o Kernel Power 41. Vi que pode ser problema tanto no hardware quanto no software, mas queria saber se, com essas informações, dá pra saber se pode ser resolvido pelo software, porque não tenho como testar outras peças hj.  

 

Config: I5 - 4590  -  B85M-D3PH  -  GTX1060 6GB  -  8GB RAM  -  120GB SSD  -  500GB HD  -  Fonte 430W    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa tarde Raphael.

 

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e em caso de alguma dúvida não hesite em perguntar.

 

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma caso não souber.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

*Informe quais os programas instalados no sistema. Poderá retirar um relatório no AIDA64.

 

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD/SSD utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s também possuem atualização de firmware, verifique se possível.

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo idle como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 fazem stresstest e o HMMONITOR mostram as temperaturas.

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória porém utilize a função dele na camada pré-post e não no SO. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado.

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este último não o deixe rodando por muito tempo).

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

5)    Placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma.

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

Para isso, basta acessar a pasta c:/windows e localizar os arquivos “MEMORYDUMP” e “MINIDUMP” – Poste ele aqui para que possamos verificar se existe algum histórico de problema que o windows conseguiu reportar.

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Ciro costa @Mr. Caio Augusto Desculpe a demora para responder, fiquei com atividades da faculdade atrasadas e tive que gastar uma boa parte do meu tempo com elas. 

 

*O sistema operacional não é original, está atualizado. 

*Especificações mais completas do Hardware:

Processador I5-4590 3.7GHz

placa-mãe Gigabyte GA-B85M-D3PH

Memória Corsair Vengeance 8GB DDR3 1600MHz 

Placa de Vídeo Gigabyte Geforce GTX 1060 6 GB Windforce

SSD 120GB Kingston SV300S37A120G

HD Seagate 500GB ST500M002

Fonte Corsair 430W

Gabinete Corsair Spec01 (1 fan instalado na parte frontal)

*Sistema sem overclock

*Programas instalados no Sistema:

Pacote Adobe (Premiere, After Effects, Photoshop, Illustrator); Steam (GTA V, Total War Attila, Crusader Kings 2, 3, Europa Universallis 4, Civilization 4, outros jogos mais simples), Epic Store (Batman 2), Origin (Battlefield 4), CorelDraw 2018, GPlates, Python, PyCharm, Geogebra, Geforce Experience, OBS, Pacote Office, Stelarium. 

Estes são os principais.    

 

Enfim, realizei alguns dos testes, ainda vou fazer o resto pela semana. 

 

Fiz dois testes de benchmark, um com o Heaven Benchmark e o outro com o benchmark do GTA V, ambos com as configurações mais altas o possível. Monitorei os componentes com o MSI afterburner. 

 

Teste do GTA V

 

1271414431_CdH-GTAV1.thumb.PNG.9f8f5aceafe53e5222b9463ed18030b5.PNG

 

Teste do Heaven Benchmark:

 

1941987157_CdH-Benchmark.thumb.PNG.8606f232f89f0a366c52bbb43fddbbb8.PNG

 

Antes de fazer os testes, abri o painel de contrle da nvidia para ver se estava tudo no máximo, mas descobri que a opção de energia estava para Energia Ótima, o que é estranho, pois há um mês configurei o computador para funcionar com Desempenho Máximo, aparentemente o painel trocou a configuração nesse meio tempo. Outra nova observação é que desde a penúltima semana, quando o computador trava e reinicia, a imagem vem junto, a tela já não fica preta. 

 

abri o HD e o SSD com o crystaldisk e esses foram os resultados (irei atualizar o firmware durante a semana).

871196520_CdH1-HD.thumb.PNG.fd8d4c45b1525cad042156dd09db4b77.PNG

1278890733_CdH1-SSD.thumb.PNG.977fa50781a82968bb825737bc4c4ca8.PNG

 

Também verifiquei os componentes pelo AIDA64, realizarei testes de stress também durante essa semana. 

1266057931_CdH-AIDA64.thumb.PNG.74e690fbaec4145b7f67260d9a689517.PNG

 

Executei o teste de memória do widows, nenhum erro foi encontrado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...