Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MKV - HandBrake -Qualidade de Vídeo


Posts recomendados

MKV é um formato contêiner, então ele aceita vários codecs para áudio e vídeo. Se quiser digitalizar sem perdas o mais adequado é arquivar o disco inteiro como uma imagem ISO, pois toda transcodificação para formatos com perdas degradam a qualidade a cada passagem. Outra opção é manter os codecs originais de áudio e vídeo e só juntá-los em um MKV, sem transcodificar. E, finalmente, você pode transcodificar o vídeo do h262/MPEG2 original para h264/mp4 com alta qualidade a taxa fixa, reduzindo as perdas, e manter o áudio no AC3 original ou, caso queira reduzir o tamanho, comprimir para AAC (Apple Audio Codec).

 

Lembrando que tanto em áudio quanto em vídeo nos DVDs são usados codecs com perdas, então não há muitos usos para a transcodificação para formatos sem perdas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Davi... Muito grato por sua resposta... eu não sou leigo no tema... tenho milhares de respostas aqui sobre ripar e shrink, coisas do passado mais distante... rsrsrs... pois bem, eu baixei o makevkv e ele é pago...dei uma rápida olhada nesse programa,,, tenho a penúltima versão dele plenamente funcional... o Victor SEAGULL comentou comigo sobre o handbrake, que é free... então baixei, testei, fiz mais de 10 "experiência", achei fácil, etc... mas uma coisa me deixou confuso e sua respostas me trouxeram outras dúvidas... sinal de que no handbrake sou leigo mesmo, AINDA... vamos aos fatos... eu tenho todos os originais de Stargate SG1 (dez temporadas) e Atlantis (5 temporadas)... cada temporada tem 4 a 5 mídias DVD e cada mídia tem 4 episódios... total, mais de 300 episódios... ripei com o RIPIT4ME e DVD Decripter, sem qualquer problema e sem qualquer compactação... passei no DVD Shirink e separei cada episódio, ainda sem compactação, e no padrão de DVD... estão todos aqui no HD... agora quero passar para MKV... ... ... você disse que o MKV degrada a imagem... bem, eu penso que não deveria, pois é apenas um container... um pacote fechado do original (source)... das experiências que fiz, não notei qualquer diferença assistindo no desktop... inclusive capturei as telas de alguma cena do original, do episódio que separei, de algum ajuste que fiz no handbrake, e tudo me perece igual, inclusive dando zoom na imagem fixa... então, não me parece que degrada, mas os "zóios" enganam... ocorre que o hanbrake tem um controle deslizante de  ajuste na aba VÍDEO de CONSTANT QUALITY (RF)... de acordo com o CODEC, é um valor, que podemos alterar... eles recomendam uma faixa de RF para ser usada... minha primeira dúvida é, se eu atender a recomendação deles, um episódio de 1,5 GB é reduzido para 500 MB... sem dúvida, ocorreu uma compactação, o que eu não quero... se colocar o RF em zero, o arquivo final vai para mais de 6 GB... se eu colocar 60 FPS, também aumenta muito, mas não me parece ser uma boa ideia pois o programa não cria frames para melhorar a imagem (assim penso)... enfim, como ajustar isso para finalizar com mkv sem perder qualidade... o tamanho final tem que ser muito próximo do source... por tentativa e erro para cada episódio é coisa pra maluco... rsrsrs... o que você pode me dizer sobre isso ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2020 às 18:02, Elmo disse:

você disse que o MKV degrada a imagem

Só se transcodificar (H262/MPEG2 para H264/MPEG4, por exemplo) ou se recodificar sem querer, mas a perda de qualidade não é tão grande. Eu acho que compensa passar para H264, a qualidade vai cair um pouco mas vai diminuir o tamanho do arquivo, pois o H264 é bem mais eficiente.

DVDs normalmente já possuem áudio, vídeo e legendas em um contêineres .VOB de aproximadamente 1 GB cada. É possível concatenar os contêineres e convertê-los para MKV mantendo todos os codecs originais usando o FFMpeg, uma das dependências do Handbrake, em linha de comando, mas não sei se este oferece essa opção na interface gráfica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...