Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel complementação de formula no excel


Posts recomendados

TELA-EXCEL.thumb.jpg.da05ff16ae1049e22c2ef50c64c72384.jpgBom dia, preciso de uma ajuda para complementar uma formula de calculo no excel. Na coluna D em vermelho o calculo está correto, para os casos em que a receita bruta da empresa, esteja com os 12 meses completos. porém com as empresas novas, com menos de 12 meses de atividades, o calculo é feito de maneira proporcional ( coluna F em azul ) informei manual os valores que preciso que fique junto com a formula da coluna D nesses casos com menos de 12 meses. Na coluna G, coloquei a forma de calculo.

Esse foi um exemplo de uma empresa que abriu em 06/2019, mas precisaria da formula, independentemente da data de abertura, se inicio de atividades foi 02/2014, preciso que o calculo seja feito da mesma maneira, voltando até 2014 e contando 11 meses em diante, até completar o ano ( 12 meses ). Qual seria uma solução, criar outra coluna, ou uma outra condição na formula já existente na coluna D? Pois não consigo fazer os cálculos da Receita Proporcionalizada baterem na coluna D.

+/- assim ( se E111<12;(D111/4)*12;............)

 

Obrigado

TESTE 2 SIMULAÇÃO PIS-COFINS.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Francislei Oliveira disse:

@Patropi  bom dia, mas quero excluir as colunas E F G, e deixar o calculo somente na D. Ou ocultar alguma para fazer os cálculos direto na Coluna D.

 

Bom então acho que é esta...

 

=SE((DATADIF($C$22;B111;"m"))<12;((SE(C110>=0;D110+C110;0)-C98)/(DATADIF($C$22;B111;"m")))*12;SE(C110>=0;D110+C110;0)-C98)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@deejaywesley  Bom dia mestre, vou tentar aqui.. ja ja te retorno.

adicionado 14 minutos depois
14 minutos atrás, Francislei Oliveira disse:

@deejaywesley  Bom dia mestre, vou tentar aqui.. ja ja te retorno.

 

adicionado 17 minutos depois

Screenshot_45.jpg.a44940ef81f3f30bd7d5702d3f0c3380.jpg

14 minutos atrás, Francislei Oliveira disse:

@deejaywesley  Bom dia mestre, tentei aqui, o primeiro Mes ficou correto, ao arrastar para demais linhas já não deu.

OBS: quando completar os 12 meses corridos, a formula precisa ficar somando os ultimos 12 meses anteriores, ( exemplo em laranja no mes de junho/2020 ) valor correto que preciso que fique é os 850.009,91

 

adicionado 14 minutos depois

 

 

TESTE 2 SIMULAÇÃO PIS-COFINS.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@deejaywesley boa noite dr! Os valores que estão na coluna azul, sao os valores que preciso que fique na formula! Na coluna em vermelho! Mas ate completar 12 meses! Os seus valores da coluna verde nao batem com a azul!! É uma conta muito louca isso!! Vou tentando aqui também!! Obrigado pela ajuda!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite!

 

Os valores nao batem porque minha formula esta pegando os valores da coluna C, que pelo que entendi seria a coluna dos valores iniciais, ja os valores da sua coluna G, são diferentes da coluna C.

 

Qual é a coluna que realmente tem os valores que você quer dividir e multiplicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@deejaywesley Bom dia Mestre. Essa planilha, é um um controle que faço para calculo de Impostos ( SIMPLES NACIONAL ). Os valores constante da coluna C, refere-se as vendas mensais ( faturamento Mensal da empresa ). Coluna D refere a soma dos últimos 12 meses de faturamento da empresa. Para o calculo o calculo do imposto, para sabermos quantos % será o imposto, a Receita Federal utiliza o faturamento dos últimos 12 meses da empresa ( exemplo: para apurar imposto de 08/2020, Coluna D soma de 07/2019 até 07/2020 ).

Mas para empresa com menos de 12 meses de atividades, como no exemplo ai, empresa Abriu 06/2019 e o calculo da Receita Bruta dos ultimos 12 meses é feito um calculo proporcional, desde o mes da abertura da empresa, até o mês anterior que estamos apurando o imposto. A coluna E está contando quantos meses desde abertura da empresa até  o mes anterior apuração do Imposto, ( ex: vou apurar 01/2020 ( 6 meses jul/ago/set/out/nov/dez ) ). Os valores da F são os valores proporcionais que preciso que fique na coluna D até completar 12 meses. Coluna G exemplo do calculo proporcional. Sendo que podemos ocultar alguma coluna caso necessario. Quando completar 12 meses, o calculo está correto.

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osvaldomp bom dia mestre. Excelente. Quem me dera ter um conhecimento desse. Quebrando cabeça há varias semanas.

Deu 100% certo. Mas me ajude em outra questão, estou fazendo estudos de casos em alguns clientes, e precisaria que essa formula viesse de no mínimo 2014 em diante, informando o mes de abertura na celula C22. Ou criamos em outra local essa data.

Vou realizar alguns testes, caso necessário poderia me ajudar por favor a terminar a configuração da Coluna D? Obrigado

 

 

Screenshot_60.jpg

SIMULAÇÃO SIMPLES NACIONAL.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Francislei Oliveira disse:

 ... e precisaria que essa formula viesse de no mínimo 2014 em diante, informando o mes de abertura na celula C22.

 

 

Vi que você estendeu a fórmula até jan/14, célula D42, e aparentemente os resultados estão corretos.

O que exatamente você quer fazer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osvaldomp Boa tarde Dr. realizei somente 2 testes, aparentemente deu certo arrastando a formula pra cima. Estou Refazendo alguns cálculos de clientes que vieram recentemente ao escritório, clientes que pertenciam a outra contabilidade, e irei informar as receitas brutas ( faturamentos ) e verificar se os cálculos estão informados corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Francislei Oliveira disse:

@osvaldomp Boa tarde Dr. realizei somente 2 testes, aparentemente deu certo arrastando a formula pra cima. Estou Refazendo alguns cálculos de clientes que vieram recentemente ao escritório, clientes que pertenciam a outra contabilidade, e irei informar as receitas brutas ( faturamentos ) e verificar se os cálculos estão informados corretamente.

Bom dia @osvaldomp, verifiquei aqui, está mais que perfeito sua solução. 110% ! Parabéns e muito obrigado mesmo pela ajuda.

Porém observei em alguns casos esporádicos, e não me atendei neles, quando a empresa inicia mês por exemplo em 09/2019, e nesse mesmo mês de inicio já tem Receita, ( vendas no mês de inicio do CNPJ ). Nesse momento, digamos assim, marco 0 ( zero ) a receita proporcional é o valor do Mês * 12. Por exemplo, iniciou em 09/2019, realizou vendas de 9.972,26 ( 9.972,26 * 12 = 119.667,12 ). No exemplo da Imagem, precisaria que em Setembro/2019 a coluna D110 ( em azul ) retornasse o valor de 119.667,12

 

Como poderíamos incluir uma outra variável na formula da coluna D? Seria SE com E ? Tipo: SE C110>0 E A22=b110; c110*12........

 

Pois restante está perfeito a formula. =SE(C109>=0;SE(DATADIF($A$22;B109;"m")>=12;D109+C109-C97;SOMA(DESLOC(C110;-1-DATADIF($A$22;B109;"m");;1+DATADIF($A$22;B109;"m")))/(1+DATADIF($A$22;B109;"m"))*12))

 

Poderia me dar esse ultimo auxilio por favor?

 

**alterei a célula da planilha anterior para indicar o mês de inicio do CNPJ

Como consigo "centralizar" celulas em mais de uma linha e na mesma coluna na vertical sem mesclar ? Já revirei pra todo lado e não encontrei..

 

Obrigado mais uma vez.

excel3.jpg

SIMPLES NACIONAL-2020.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Francislei Oliveira disse:

Como poderíamos incluir uma outra variável na formula da coluna D? Seria SE com E ? Tipo: SE C110>=0 E A22=b110; c110*12........

1. como a coluna C contém os valores mensais de faturamento e considerando que o valor de um faturamento nunca será negativo, então eu eliminei da fórmula o comparativo SE(C110>=0 pois C sempre será maior ou igual a zero.

2. acrescentei na fórmula dois comparativos:

a) primeiro comparativo ~~~> se na coluna B, linha que contém a fórmula, a data for anterior à data de A22 então a fórmula irá retornar vazio ~~~> em D110 ficou assim  =SE(B110<A$22;""; ~~~> portanto, as fórmulas acima de D110 retornarão vazio; nestes casos as suas fórmulas nas colunas à direita retornarão #VALOR, aí basta acrescentar naquelas fórmulas um SE(D110="";""; fórmula atual)

b) segundo comparativo ~~~> se na coluna B, linha que contém a fórmula, a data for igual à data de A22 então a fórmula irá retornar o valor do faturamento no mês da abertura X 12 ~~~> em D110 ficou assim SE(B110=A$22;C110*12; ~~~> então em D110 retornará 11.9667,12

O restante da fórmula continua igual.

A fórmula abaixo já está com as 3 alterações que comentei acima. Cole uma cópia dela em D42 e arraste


=SE(B42<A$22;"";SE(B42=A$22;C42*12;SE(DATADIF($A$22;B41;"m")>=12;D41+C41-C29;SOMA(DESLOC(C42;-1-DATADIF($A$22;B41;"m");;1+DATADIF($A$22;B41;"m")))/(1+DATADIF($A$22;B41;"m"))*12)))

 

Como consigo "centralizar" celulas em mais de uma linha e na mesma coluna na vertical sem mesclar ? Já revirei pra todo lado e não encontrei..

Me parece que não existe essa possibilidade. Para contornar é possível inserir uma Forma, como um Retângulo, por exemplo. Veja na imagem abaixo o Retângulo azul.

 

 

image.png.040b2e81630e865829947df7cb20d46a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...