Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar GTX750TI por RTX2060 melhora desempenho em edição de vídeos?


Posts recomendados

Quando eu manifestei desejo de ter um water cooler aqui, foi me dito que é besteira, isso porque WC é bom para quem vai fazer OC, mas eu comprei um assim mesmo e obtive um ganho e tanto em questão de refrigeração, a temperatura caiu muito.

Voltando ao assunto do post, nunca investi em placa de vídeo por causa dessa história que é bom para jogo, do resto é bobagem gastar grana à toa, mas isso é realidade mesmo? Essa configuração que eu tenho, creio que a placa de vídeo atual (GeForce GTX-750i) não é compatível com o processador e memória.

Outra coisa que penso que influi para um melhor rendimento é por essa abaixo ser do mesmo fabricante e modelo de minha placa-mãe, também sei que o programa envolvido é responsável pelo desempenho na edição de vídeos.

Esse tema, placa de vídeo, é muito complicado, até nas referências comerciais que eles dão aos modelos, não é uma numeração crescente que seria o mais lógico, hoje lançam a 1050 amanhá ao invés de 1051 ou outro número crescente, batizam com um número menor, isso confunde quem não acompanha a literatura constantemente.

Minha intenção é apenas vídeos, não jogo e nem mexo com gráficos, mas não quero gastar dinheiro à toa, quero algo que apresente resultado positivo em relação ao que já tenho se não fico com a minha mesmo.

OBS: Placas de vídeo tem esse lance como os processadores, umas serem mais indicadas para jogos, outras para vídeos e as que fazem as duas coisas ou é tudo uma coisa só?

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101228&utm_term=102466&utm_source=NEWSLETTER&utm_medium=sfmc&utm_campaign=quinzena_banner_seg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, misterjohn disse:

Quando eu manifestei desejo de ter um water cooler aqui, foi me dito que é besteira, isso porque WC é bom para quem vai fazer OC, mas eu comprei um assim mesmo e obtive um ganho e tanto em questão de refrigeração, a temperatura caiu muito

 

Bom, cada um compra com o seu dinheiro o que quer, se você quer comprar um water cooler fique a vontade, só expressamos nossa opinião por ser perda de dinheiro, se você quer realmente ter um e pode comprar, tá tudo certo, o único ponto que você deve se atentar é que "gastou dinheiro" em algo que você não necessariamente precisaria, apenas isso, o poder de compra e gosto é exclusivamente seu. Você poderia ter comprado um air cooler que daria resultados parecidos, gastando menos, esse é o ponto. É óbvio que com o water cooler você obteve um ganho considerável no quesito refrigeração, ele é feito pra isso, o ponto chave como eu disse é a necessidade, se você não vai mexer com tensões, clocks altos não há motivo (além de estético) para possui ir water cooler, sendo que um air cooler já supriria, o que leva uma contradição na parte que você diz:  

7 minutos atrás, misterjohn disse:

não quero gastar dinheiro à toa

 

Sobre a GPU, bom, o ganho é considerável mas, eu não recomendaria a compra de uma 2060 no momento, acabou de chegar as RTX 3000 e em breve sairão os modelos custom, apesar de particularmente ter quase certeza de que os preços não irão abaixar da 2070 pra baixo, eu esperaria a AMD lançar as RDNA2, depois dará pra ter margem para qual caminho você irá, pois as RDNA2 terão ray tracing.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, misterjohn disse:

Minha intenção é apenas vídeos, não jogo e nem mexo com gráficos, mas não quero gastar dinheiro à toa, quero algo que apresente resultado positivo em relação ao que já tenho se não fico com a minha mesmo.

 

uma 2060 pra isso, é perda de dinheiro mesmo

 

eu pegaria uma 1650.. tá com preco aceitavel e é suficiente para seu caso.

adicionado 2 minutos depois
18 minutos atrás, misterjohn disse:

OBS: Placas de vídeo tem esse lance como os processadores, umas serem mais indicadas para jogos, outras para vídeos e as que fazem as duas coisas ou é tudo uma coisa só?

 

sim, é por isso q temos placas de 1000 a 10000 reais, placas pra jogos nao sao as mais caras necessariamente mas sao aquelas q naturalmente tem preco mais elevado e uma diversificacao maior de modelos

 

ainda temos placas voltadas apenas a trabalho como as da série quadro da nvidia ou radeon pro da amd q é voltada para quem mexe com renderizacao, programas graficos especificos, etc, etc, etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu sei que o Ryzen 9 3900X é um processador esquentadinho com TDP alto, ele tem a mesma exigência de um 2700X em overclock, eu mesmo já tive um quando renderizava vídeos e trabalhava com 3D, hoje eu vendi e peguei um 3600X e dei um UP na minha placa de vídeo com o dinheiro da venda dele (e da minha X570 também), então se você só quer exclusivamente poder de jogos eu sugiro um 3600 e com a diferença você pega uma placa de vídeo melhor, hoje em dia eu via que o 3900X pra mim era exagero.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse fórum não é sobre WC apenas fiz uma analogia porque já cansei de ouvir que para mexer com vídeos não precisa ser algo muito possante, a questão é que eu queria além de ter um ganho visível em tempo de processamento, ter uma placa que acompanhasse essa minha configuração atual (Ryzen 9, 32 Mb 3466Mhz, Asus Tuf Gaming) e eu sinto que essa que tenho não seria a perfeita.

Os processadores seguem uma denominação crescente i3, i5, i7, i9, assim como a AMD então fica fácil para quem quer o top de linha ou o mais possante, no caso das placas de vídeo isso não existe, além de ter muita composição diferente, quem não acompanha a literatura como eu, fica difícil eleger uma adequada, não apenas a mais possante, isso porque tem placa que custa mas de "10 contos" e isso eu jamais pagaria numa, só acho que a configuração merece algo melhor.

adicionado 2 minutos depois

@Ornitotheus "então se você só quer exclusivamente poder de jogos eu sugiro um 3600"...você se equivocou, não quero poder de jogos, e sim de vídeos, seria para vídeos apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nessa questão de jogos você tem razão, eu entendi errado sua necessidade. Mas ainda sim acho "exagero" um 3900X só pra editar vídeo, acredito que ele sobra nesse quesito, se você quer exclusivamente edição de vídeos, eu sugeriria você ir de Ryzen 7 3700X/3800X e usar a diferença em uma placa de vídeo mais atual, esbarrando novamente no que eu disse da 2060, não recomendaria. A série RTX leva o nome da tecnologia, ray tracing, então se você não vai usar essa tecnologia para jogar não tem porque ir pra linha da nVidia RTX, escolha uma RX 5600 XT (que é equivalente a uma 2060S) ou uma RX 5700 XT (que é equivalente a uma 2070S), que custam o mesmo preço das RTX, a única diferença das RX pras RTX é que as RX prezam poder de processamento gráfico, ou seja, desmpenho, enquanto as RTX perdem desempenho para ganhar tecnologias novas (como ray tracing, DLSS), eu optaria por uma RX 5600XT/5700XT.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Acredito que se você tem um Ryzen 9 é porque tem dinheiro para ser usado né KKKKK, amigo se quiser e puder comprar uma RTX 2060 acredito que terá algum ganho sim... não sei se REALMENTE vale a pena comprar AGORA. Quando lançar as novas RTX 3000, se você quiser fazer algum UP na placa de vídeo de novo, vende a sua RTX 2060  e incrementa uma grana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus De novo não compreendeste a minha situação, eu já tenho um Ryzen 9 com 32 GB 3.466 Mhz, e Asus Tuf Gaming Plus, por isso quero uma placa à altura dele, mas voltada para vídeos, mas com certeza o ganho será geral.

adicionado 7 minutos depois

@carbonii Entendo sua colocação, mas se eu for esperar sair uma melhor, eu nunca compro porque a coisa é rápida e dinâmica, quando eu comprei minha tv 47" LCD full hd em 2008 paguei caro, mas se eu fosse esperar cair os preços não tinha curtido 11 anos de uma imagem excelente (vendi ela em 2019 funcionando), hoje elas evoluem mais rápido, placas de vídeo também, então qualquer um que quiser fazer um up é escolher o que tem para agora sem pensar para novos lançamentos a não ser que estes estejam muito próximos e depois os preços de produtos de informática não caem, no máximo se estabilizam.

Obs: Não gosto muito de vender hardware usados, se der problema quem comprou vai querer grana de volta, etc, não paga o aborrecimento que pode ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo vai depender o que você está querendo como "edição de vídeo".

 

Se você quiser trabalhar de forma profissional, você vai ter que investir num monitor com padrão de cor de 10 bits de profundidade e para renderizar isso você vai precisar de uma placa de vídeo profissional (a série Quadro na nVidia ou Radeon Pro da AMD).

 

Agora, se for edição de vídeo amador para o Youtube, uma placa de vídeo intermediária vai suprir a tua necessidade, visto que, o que conta na velocidade da exportação do vídeo é o processador.

Neste caso uma RX 5600 XT tem um ótimo custo/benefício, visto que as diferenças da série RTX 2000 são o Ray Tracing e o DLSS, que não vão impactar em nada na edição de vídeo. Ela custa R$ 300,00 a menos que uma RTX 2060 e tem desempenho um pouco melhor.

 

Um item muito importante é o monitor, você vai querer um monitor grande e com boa precisão de cores para trabalhar com edição de vídeo.

 

Quanto ao fato de teu sistema rodar mais frio com water-cooler, isto é óbvio, mas não muda o fato de que um air-cooler supriria a situação, visto que não vai fazer diferença nenhuma em performance teu processador trabalhar em 30 ou 60 graus Celsius, visto que os processadores atuais tem limites acima dos 70 graus (que é quando ele abaixa as frequências para não fritar).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabkinder Não é trabalho profissional porque não faço por dinheiro e para ninguém, só para mim, não penso no monitor, apenas em agilizar qualquer processo que envolva vídeos, dou preferência para Nvidia.

Não é para trabalhos no youtube, até posto alguns, mas só quando é necessário como ilustrar melhor uma mensagem aqui, por exemplo, já baixei muitos vídeos clip no youtube, tudo no formato Flash Video File (.flv), já abandonei isso há muito tempo, hoje assisto esses vídeos, além de shows de 1, 2 hs, em alta definição, na tv da sala, esses flv não prestavam para assistir em tela grande, mas servia para "matar a saudade".

Sobre o water cooler, já não tenho mais, nem sei se alterei a configuração aqui no site, vou dar uma olhada e retificar se for o caso, mas estou com um Noctua NH-15D, objeto de desejo desde que comprei o WC em 2016, não se escuta nada, nem tarde da noite, além de manter a temperatura lá em baixo.

Os formatos de vídeo que me refiro é: Blu ray 2 e 4 K, Mkv 2 e 4 K, raramente e o que quero é uma placa de vídeo que atenda a essa função (vídeos não jogos) para que atue em conjunto com o Ryzen e os 32 Gb de Ram e que esteja no mesmo nível desses hardwares.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, misterjohn disse:

@fabkinder Não é trabalho profissional porque não faço por dinheiro e para ninguém, só para mim, não penso no monitor, apenas em agilizar qualquer processo que envolva vídeos, dou preferência para Nvidia.

Não é para trabalhos no youtube, até posto alguns, mas só quando é necessário como ilustrar melhor uma mensagem aqui, por exemplo, já baixei muitos vídeos clip no youtube, tudo no formato Flash Video File (.flv), já abandonei isso há muito tempo, hoje assisto esses vídeos, além de shows de 1, 2 hs, em alta definição, na tv da sala, esses flv não prestavam para assistir em tela grande, mas servia para "matar a saudade".

Sobre o water cooler, já não tenho mais, nem sei se alterei a configuração aqui no site, vou dar uma olhada e retificar se for o caso, mas estou com um Noctua NH-15D, objeto de desejo desde que comprei o WC em 2016, não se escuta nada, nem tarde da noite, além de manter a temperatura lá em baixo.

Os formatos de vídeo que me refiro é: Blu ray 2 e 4 K, Mkv 2 e 4 K, raramente e o que quero é uma placa de vídeo que atenda a essa função (vídeos não jogos) para que atue em conjunto com o Ryzen e os 32 Gb de Ram e que esteja no mesmo nível desses hardwares.

Uma GTX 1660 vai te atender tranquilamente, não vejo motivos para pegar uma RTX 2060 somente para edição de vídeo.
Apesar de que ela perde feio em custo benefício para a RX 5600.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabkinder Como placa de vídeo é soda, tem um monte de caracteres na referencia comercial, seria essa abaixo:

 

https://www.kabum.com.br/produto/108510/placa-de-video-gigabyte-amd-radeon-rx-5500-xt-oc-8gb-gddr6-gv-r55xtoc-8gd?gclid=CjwKCAjw19z6BRAYEiwAmo64LZ3ytPy-HB7NVbgOGCj5TLqm6ceUi9XBh8G0B1nldf_wbZQinieM4RoCihYQAvD_BwE

 

ou essa?

 

https://versus.com/br/amd-radeon-rx-550-vs-nvidia-geforce-rtx-2060

 

Queria uma placa que "combine" com o restante da minha configuração pelo menos, de preferência NVIDIA ou a radeom é melhor já que também é fabricante do processador ou nada a ver????

 

OBS: Com essa placa e esse processador e memória, estou me sentindo como quem compra um Honda, um Toyota e instala um radio Multilaser (considerando que esses carrões não viessem com multimídia).....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o que você quer é realmente agilizar trabalhos q envolvam edição de video e não liga pra games, talvez devesse olhar para as linhas profissionais da Nvidia (GeForce Quadro). Mas respondendo sua pergunta, uma 2060 pra quem não vai jogar é besteira, pega uma 1660 Super. Ainda acho acho um baita desperdício ainda mais pelo resto do seu setup. Mas como você mesmo disse q não liga pra jogos e não quer "gastar dinheiro" à toa, mas tem um R9 q não é barato e como não trabalhas profissionalmente com edição de video, mt provavelmente tb não usa em sua totalidade. Ficou bem incoerente. Mas ainda assim, a placa que citei vai melhorar muito, porque essa sua atual ta sendo uma ancora pro sistema como um todo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardoMontoni Minha opinião sobre componentes sempre foi adquirir o que for mas digamos "parrudo" porque a tecnologia anda muito rápido e não dá para recuperar dinheiro gasto em componentes, então eu penso que ao invés de comprar algo "na medida" do que precisa e ir trocando de acordo com a necessidade sai mais caro, então eu compro algo mais "poderoso", mais caro é óbvio, mas terá uma vida útil mais longa, quando eu tinha um Athlon XP +4800 por exemplo, um trabalho que hoje leva entre 1:30 min e 02:00 hs, com esse processador levava quase 3 horas, transferir arquivos de um disco para outro então era um inferno, levava o dia todo, o desfragmentador do windows 98 demorava uma eternidade.

É o mesmo que carro, todos querem carro possante mas não é para ficar arrepiando o tempo todo, porém quando necessita de potência ela esta lá, disponível para uso, experimente pegar um carro 1.0 (Ford K) um pouco mais antigo, com ar condicionado ligado, tente subir o declive de uma calçada de casa ou do prédio, depois pegue um GM 2.0 e faça o mesmo, é mais ou menos isso...não é questão de ostentação ou esnobação, ou jogar grana fora, a questão é não passar raiva de colocar algo para ser feito no pc e ficar esperando por horas para ser realizado, querer transferir um arquivo e a coisa demora, é isso.

Obs: Por favor, ao indicar alguma placa, coloque o modelo completo, não curto benchmark, reviews, não acompanho sites comparativos por isso desconheço detalhes e infelizmente eles complicam ao criar modelo 550A, 550B, 550AB e por ai vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, misterjohn disse:

@RicardoMontoni Minha opinião sobre componentes sempre foi adquirir o que for mas digamos "parrudo" porque a tecnologia anda muito rápido e não dá para recuperar dinheiro gasto em componentes, então eu penso que ao invés de comprar algo "na medida" do que precisa e ir trocando de acordo com a necessidade sai mais caro, então eu compro algo mais "poderoso", mais caro é óbvio, mas terá uma vida útil mais longa, quando eu tinha um Athlon XP +4800 por exemplo, um trabalho que hoje leva entre 1:30 min e 02:00 hs, com esse processador levava quase 3 horas, transferir arquivos de um disco para outro então era um inferno, levava o dia todo, o desfragmentador do windows 98 demorava uma eternidade.

É o mesmo que carro, todos querem carro possante mas não é para ficar arrepiando o tempo todo, porém quando necessita de potência ela esta lá, disponível para uso, experimente pegar um carro 1.0 (Ford K) um pouco mais antigo, com ar condicionado ligado, tente subir o declive de uma calçada de casa ou do prédio, depois pegue um GM 2.0 e faça o mesmo, é mais ou menos isso...não é questão de ostentação ou esnobação, ou jogar grana fora, a questão é não passar raiva de colocar algo para ser feito no pc e ficar esperando por horas para ser realizado, querer transferir um arquivo e a coisa demora, é isso.

Obs: Por favor, ao indicar alguma placa, coloque o modelo completo, não curto benchmark, reviews, não acompanho sites comparativos por isso desconheço detalhes e infelizmente eles complicam ao criar modelo 550A, 550B, 550AB e por ai vai.

Qnt isso tb concordo, gastar dinheiro ja pensando em gastar mais depois, não faz sentido pra mim. Se não pode comprar não compra, mas não compra o básico na esperança de melhorar, porque depois o "basico" cujo preço não foi tão básico assim, se for vender depois pra comrar outro melhor, nem sempre vale a pena e a perda de dinheiro é real. Porém ainda assim um R7 ja teria uma longevidade bem grande, quando sentir necessidade de trocar ele, provavelmente 32 cores/64 threads já vai ser "padrão" pra entusiastas. Mas enfim o modelo da placa é essa mesma GeForce GTX 1660 Super. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, pode ir em qualquer uma, eu iria na ASUS, porque é uma marca q eu conheço, ja usei e confio. Diferenças entre fabricante costumam ser mais cosmeticos, ou diferenças de clock (frequencias), mas nada q faça realmente uma ser muito melhor q outra. Pra quem só ques espetar a placa e usar, não vai fazer diferença nenhuma. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você não faz overclock, não há necessidade de trocar sua fonte, use o Power Supply Calculator para confirmar isso, inclusive tenho certeza de que não faz overclock por dois motivos: primeiro que não vejo a necessidade, um CPU topo de linha desse até sobra mesmo sem OC, o segundo: por sua fonte ser de 600W posso presumir que não faz, mas fique tranquilo, como sua fonte tem bons componentes, suprirá tranquilamente o upgrade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, misterjohn disse:

Para mim que não jogo, não vejo muita diferença, mas parece que a 5600 XT é um pouco mais rápida, quase imperceptivel pelo menos para mim.

Comprar uma placa dessas ai que tem sido suderida, não irá necessitar a troca da fonte que é uma Corsair CX-600?

Pra edição essas coisas, eu recomendo NVIDIA mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda estou pesquisando para aprender um pouco mais, porém eu não gosto de fazer isso porque acaba me confundindo mais, veja o que esse site gringo (traduzido) fala sobre placa de vídeo, isso acaba desconcertando mais ainda:

 

"Na verdade, nem mesmo é absolutamente necessário ter uma placa gráfica em seu PC de edição de vídeo ao usar a maioria dos programas de edição. No entanto, o software de edição de vídeo moderno tira vantagem das placas gráficas por meio da aceleração de hardware para codificação e renderização, e ter até mesmo uma placa gráfica moderadamente poderosa fará uma grande diferença. Você verá retornos decrescentes se investir em uma placa de vídeo de última geração."

 

https://www.logicalincrements.com/articles/videoediting

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda estou estudando a situação, assim como minha placa tem uma capa preta que "empurra" o fan do cooler para cima, teria outro obstáculo físico para instalar essa placa no link abaixo? No tocante a gabinete não, mas limitação na placa. Tem uma imensa capa preta de plástico atras dos slots PCI

 

placa-mãe: Asus Tuf Gaming Plus com Wi-fi

 

jBRSbIN.jpg

 

https://www.kabum.com.br/produto/104752/placa-de-video-asus-tuf3-nvidia-geforce-gtx-1660-super-6gb-gddr6-tuf-3-gtx1660s-o6g-gaming?utm_source=facebookads&utm_medium=social&utm_campaign=Perene_Performance_Final_DPA_AllProducts_RMKT_Purchase&utm_content=Generico_DPA-estatico&fbclid=IwAR1KJT_RWw4cDCpJXBzwn5b8VbkMjMBNXCuiS_anTRL8NbyZTujoSrDbDUs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...