Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com travamentos durante os jogos


Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Comprei um computador na Pichau em maio de 2019. Sempre me atendeu muito bem, é um computador muito bom. Uso majoritariamente para jogos, e sempre rodou tudo muito bem, na maioria das vezes com gráficos no "ultra".

Não sei se isso é uma informação relevante, mas nos últimos meses tenho jogado Valorant e o computador começou a dar certos problemas. Atualmente tem aumentado, e no mínimo 3x por semana ele trava COMPLETAMENTE. Não consigo dar alt+tab, ctrl+alt+del, nada. Trava totalmente e tenho que desligar no botão power. Isso acontece na maioria das vezes durante o jogo, e às vezes tem acontecido mesmo sem estar com o jogo aberto, às vezes só com Microsoft Edge aberto.

Hoje começou outro problema. Tem dado uma leve travada, que dura mais ou menos meio segundo (trava tudo nesse meio segundo, ponteiro do mouse nem mexe). Aconteceu várias e várias vezes, e por mais incrível que pareça, uma coisa MUITO estranha começou a acontecer. Sempre que dá essa leve travadinha, o discord para de funcionar. Meu áudio não sai, e eu não escuto o que o pessoal tá falando. Daí tenho que sair da sala e entrar de novo, aí volta a funcionar.

Não faço ideia do que pode ser, mas pra tentar fazer alguma coisa a respeito, tentei dar uma limpada no PC. Tirei o cooler do processador, limpei tudo muito bem, os coolers na frente também, da placa de vídeo também, e da fonte limpei o que deu pra limpar. Notei que a pasta térmica tá completamente seca e toda "rachada", o que acredito que indique estar muito muito velha e seca, mas não sei dizer. Obs: nunca troquei a pasta térmica, desde que comprei o pc.

Outra coisa que precisa ser dita: toda vez que o computador trava completamente e eu desligo direto no botão, quando ligo novamente e aparece a logo da ASRock (placa-mãe), ele carrega um pouco e diz estar fazendo uma varredura no disco (C:), que é o SSD onde está instalado o windows. Suspeitei que talvez fosse um problema no SSD, mas não faço a menor ideia se é ou não.

 

Agradeço muito se puderem/souberem ajudar!

 

Infos do pc:

 

PROCESSADOR

AMD Ryzen 5 2600 

COOLER

Cooler BOX Original

placa-mãe

ASRock A320M-HD

Memória RAM 

Team Group T-Force Vulcan 8GB (1X8) 2400MHz DDR4 Vermelha, TLRED48G2400HC1601

Memória RAM 2 (comprei separadamente e instalei em julho de 2019)

MEMORIA CRUCIAL BALLISTIX SPORT LT, 8GB, 2400MHZ, DDR4, CL16, VERMELHO  BLS8G4D240FSEK - TOT TRIB. 62.84

Placa de vídeo

Galax GeForce GTX 1060 OC 6GB REDBLACK GDDR5X 192bit, 60NRJ7DSX1PO

Disco rígido interno (HD)

HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM, HDWD110XZSTA

SSD

SSD Crucial BX500 120GB 2.5" SATA 6Gb/s, CT120BX500SSD1

Fonte

AeroCool KCAS 500W Bronze 80 Plus, EN53367

GABINETE

Pichau Gaming Magpie II Led Vermelho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís_Felipe68 tô usando "CPUID HWMonitor" e "HD Sentinel" nesse momento pra verificar as temperaturas. 

Durante essa partida (tô jogando pra testar as temperaturas):

HD

tá fixo em 41C

SSD

chegou a 58C, mas tá em 50C agora

placa-mãe

SYSTIN chegou a 48C, e continua em 48C

CPUTIN chegou a 58C, no momento está em 52C

TMPIN5 chegou a 57C, no momento tá em 51C

TMPIN6 cheogu a 48C, no momento tá em 46C

TMPIN8 chegou a 23C, no momento tá em 22C

TMPIN7 chegou a 63C, no momento tá 54C

TMPIN3 chegou a 40C, e continua 40C

Processador

Chegou a 63C, no momento está em 59C

Placa de Video

Chegou a 71C, e tá em 66C agora.

 

Quanto a formatar o PC, formatei deve ter pouco menos de 1 mês, e não ajudou muito não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís_Felipe68 não sei se os drivers estão todos atualizados.. o que recomenda pra verificar? algum programa em específico? eu costumo usar o driver booster, disponível na steam.

Quanto às atualizações do S.O, faço meio que no automático.. sempre que tem atualização eu atualizo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís_Felipe68 não sei... começou a travar completamente (o que me fazia ter que desligar o pc no botão) já tem uns 2 meses... no mínimo! 

Atualmente como eu disse, tem ficado mais grave.

 

Além disso, segue em anexo aí as informações obtidas com o Afterburn/Rivaturner

msi.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís_Felipe68 mas então a ideia é usar uma versão desatualizada do windows?

Outra coisa.. pensei em formatar completamente, não sei se esse tipo de formatação que falei ("Restaurar o PC" do windows) realmente é eficiente e apaga tudo... MAS, quando comprei o pc ele veio com uma versão não original, aí comprei uma key original, paguei por volta de 50 reais. Aí queria saber se existe alguma opção pra formatar e não perder essa ativação do windows... sabe me dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hugosilvag6 Sim, recentemente vi que a microsoft estava lançando atualizações que estavam acabando com desempenho de alguns computadores, pode ser o seu caso, o windows acabar parando, e acusando o seu ssd

 

Acho que fica salvo na sua conta que você já tem, sendo assim você poderia usar a chave em qualquer máquina usando seu email, mas tem um limite, entre em contato com o suporte da microsoft para saber mais, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís_Felipe68 entendi... Bom, acho que no momento a única coisa que dá pra fazer é comprar a pasta térmica e aplicar no processador... 

Depois que limpei o pc notei que os travamentos pararam, pelo menos por agora. Quando criei o post havia acabado de limpar o pc, mas como não achei que funcionaria, procurei ajuda. Porém, desde aquele momento não tive nenhum travamento, nada do tipo. Talvez com a sujeira algo estivesse ficando muito quente, o pc tava bem sujo. Amanhã vou ver se compro uma pasta térmica e aplico também, talvez ajude ainda mais.

Existe algum tópico aqui no Clube do Hardware falando algo tipo as "top" pastas térmicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hugosilvag6 Olá, desculpe a demora, se a pasta estiver ressecada realmente precisa ser trocada, se n tiver o costume de fazer isso em placa de vídeo, recomendo não fazer, pedir pra alguém trocar, pois se n tiver cuidado pode causar fissuras no DIY e matar ela, quanto as pastas mais tops, não sei se tem, mas uma que recomendo é a artic silver 5, ela dura bastante, seu tempo de cura só é um pouco estendido 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...