Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligando teclado em placa interface para testes


Thiago Miotto
Ir à solução Resolvido por Carlos Zanon,

Posts recomendados

Boa Noite

 

Estou fazendo testes, para ver como um teclado de uma máquina funciona se eu quiser usar ele fora da aplicação original:
 

https://photos.app.goo.gl/TA6KSwTkUGQMRVjc6

Os cabos vermelhos estão ligados num +5 e num ground do Arduino
Os demais cabos eu estava ligando nas portas analógicas 0,1,2 e 3

Estava retornando sempre 1023 em todas portas. Aí quando percebi que um desses pinos ia para uma entradas de sinal do hex inverter, liguei o +3,3 do arduino nele e ao apertar 1 dos botões, uma porta analógica cai de 1023 para 0.
Eu acredito que se eu ligar no +5 possa ter mais resultados e talvez entender o funcionamento de todos botões. Mas fiquei com medo de estragar esse chip 74HC14D ligando ele numa das entradas de sinal.
Alguém pode me confirmar se eu posso ligar ele aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ACtC-3fQO3jT-9EalGkmPpInFw3XWZuqPQ_Efn0M

7 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Aí quando percebi que um desses pinos ia para uma entradas de sinal do hex inverter

você liga entrada do hex com entrada analógica?...Pra mim (2me) tá confuso... Melhor você desenhar o esquema ... se achar que deve.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando entender o funcionamento da placa na base da tentativa e erro.

Acho que após desenhar entendi melhor o circuito.Pelo que entendi olhando o esquema de funcionamento do 74hc14D, são 4 fios de entrada de dados e 1 de saída de dados.

Uma coisa que não entendi é porque retorna 1023 quando faço analogRead nos fios amarelo, rosa, laranja e verde.

A Dúvida que eu teria, é se posso ir fazendo testes, colocando em qualquer um desses pinos. o + 5 do arduino, para ir monitorando como será o retorno do pino da trilha em azul.

image.thumb.png.2d6f682c431e23183747558994939637.png

adicionado 7 minutos depois

Quando eu falei de AnalogRead, eu liguei um jumper direto do pino do conector que sai dessa trilha que desenhei de amarelo para a porta analógica do arduino. E mesma coisa pro Rosa, laranja e verde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

analogRead nos fios amarelo, rosa, laranja e verde.

Pelo seu desenho estes fios são entrada do hc14 e de fato você está lendo suas entradas o que não faz muito sentido. Ou seja você liga entrada com entrada. O 1023 é porque você está lendo o valor máximo de vcc. Este é causado por resistor de pullup que pode ser aquele 1k (102) mas que tá com cara de pulldown. Confira com multímetro. Lembrando que o hc14 é ci lógico e não trabalha muito bem no mundo analógico

Se achar que deve, diga exatamente o que quer fazer...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, if. disse:

Pelo seu desenho estes fios são entrada do hc14 e de fato você está lendo suas entradas o que não faz muito sentido. Ou seja você liga entrada com entrada. O 1023 é porque você está lendo o valor máximo de vcc. Este é causado por resistor de pullup que pode ser aquele 1k (102) mas que tá com cara de pulldown.

Pelo que entendi, o hc14 transforma 1 em 0 e 0 em 1. Depois que desenhei percebi esta questão que eu estava lendo as entradas.

 

 

8 horas atrás, if. disse:

 

Se achar que deve, diga exatamente o que quer fazer...

É o que chamo de placa de interface do equipamento que estou fazendo a eletrônica do outro post.Ele tem 8 botões, 1 display lcd e pode conectar alguns outros equipamentos nela. A unica comunicação entre a placa principal e essa é através deste conector. Os outros fios são utilizados para estes outros equipamentos. Meu objetivo mínimo seria conseguir ler o aperte destes botões no arduino. O objetivo maior seria conseguir utilizar o display e ler os botões. Estou desconfiado que para fazer o display funcionar vou ter que fazer comando de ligar e desligar fios para dar sinais para as letras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso aí amigo. Não na mosca mas está acertando o alvo. Apesar de um pouco cru, você tem um bom caminho a trilhar. Enquanto nos for permitido estar por aqui, te acompanhamos. O que posso dizer no momento é que foque na parte digital(read ou write) e se desapegue do analógico pelo menos por enquanto.

Sucessos.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, if. disse:

É isso aí amigo. Não na mosca mas está acertando o alvo. Apesar de um pouco cru, você tem um bom caminho a trilhar. Enquanto nos for permitido estar por aqui, te acompanhamos. O que posso dizer no momento é que foque na parte digital(read ou write) e se desapegue do analógico pelo menos por enquanto.

Sucessos.


Quando tu fala do 764hc14d se digital. Seria que ele emite ou 1 ou 0?

Pergunto isso, pois pelo que entendo Se tem 8 botões e só um fio de comunicação, só teria 2 jeitos de comunicar. Ou via corrente diferentes com resistores de potência diferente, ou alguma peça trasforma esse aperto em sequencia de bips nesse fio. 


Foto da placa inteira:
https://photos.app.goo.gl/dXTqTq6ct8ekso7S7
 u2 e u3 - 
74hc14d
u5, u4 e u6 - Hc165
u1 e u7 - MM74HC

Pelo que entendi lendo os datasheets do hc165 ele seria capaz de fazer isso de transformar um sinal de um fio em pulsos no outro fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
20 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

 u2 e u3 - 74hc14d

 

Esse é um CI de porta lógica inversora. Se entra nível ALTO, sai BAIXO. Se entra BAIXO, sai ALTO.

Então, quando você está fazendo a leitura, se estiver em ALTO é porque a entrada dele está em BAIXO.

 

20 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

u5, u4 e u6 - Hc165

 

Esse cara aqui pode ser que seja o CI que você irá usar para fazer a leitura dos botões.

É um shift-register pararell-in serial-out.

Você pode ter 8 entradas usando 3 (as vezes 4) pinos para controlar a leitura dos botões.

Fortemente, recomendo a leitura de: https://playground.arduino.cc/Code/ShiftRegSN74HC165N/

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez você se sinta mais a vontade se levantar o esquema disso ou pelo menos da parte que te interessa.

ACtC-3chI1wzeU4QuSfk0RhN0rTVGwyFr_gZWCWS

 

31 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

hc165 ele seria capaz de fazer isso de transformar um sinal de um fio em pulsos no outro fio

Sim a grosso modo ele converte sinais de um fio em série para paralelo: coloca e mantém cada um no seu lugar.

 

28 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

se digital. Seria que ele emite ou 1 ou 0

Sim. É a essência da lógica binária. Falando nisso, tem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem binário e as que não. (.. afff fraquinha...)

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Fortemente, recomendo a leitura de: https://playground.arduino.cc/Code/ShiftRegSN74HC165N/

Muito bom mesmo.
Me deu a luz de por onde começar
 

 

13 horas atrás, if. disse:

Talvez você se sinta mais a vontade se levantar o esquema disso ou pelo menos da parte que te interessa.

Eu tenho todos os manuais da máquina - mas o esquema eletrico que existe, só fala da ligação entre placas e motores, tipo, diz que j1 é conector para placa principal, j2 para lcd, no placa principal, diz que o chicote tal tem fio azul pro motor1, fio amarelo pro motor 2 e assim por diante, mas não fala de esquema das placas. Mas vou desenhar para onde vai cada um desses 4 fios de dados, é a melhor forma de entender como a informação ocorre.

Uma dúvida. Se eu fizer um cabo Y, ligando a placa principal, essa placa e um Arduino, eu conseguiria ter uma leitura de como é enviada os dados para essa placa (os 4 cabos de entrada). Fiz o teste ligando a placa original e essa, no multímetro eles ficam com +5V dc direto. Mas olhei na placa principal e se entendi corretamente tem um 74hc14d que alimenta estes 4 fios. Pelo que li, isso é utilizado para reduzir perda de informação pelos fios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Thiago Miotto disse:

ligando a placa principal, essa placa e um Arduino, eu conseguiria ter uma leitura de como é enviada os dados para essa placa (os 4 cabos de entrada).

Esta é a função de um analisador lógico (não havia pesquisa registrada disso no google! agora tem🙂) que sim você pode fazer um com arduino p.ex. registrando num buffer - memória. Você até conseguiria ver os dados mas daí a decifrar sua linguagem há uma certa distância. Pode p.ex. analisar o conteúdo do seu tal buffer no momento de algum evento (p.ex. pressionar tal botão).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a medir e desenhar o circuito para entender melhor o funcionamento.

Algo que não entendi, os botões frontais, entram direto no u6. Agora os botões de programação, que netram no u4, passam naquela pecinha preta escrito 104 (se tivesse que responder questão de prova, eu diria que é um resistor). No funcionamento normal dessa placa, esses botões de programação precisam de toques longos, enquanto os da frente tem resposta imediata.

Esse componente pode ser responsável por isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esta questão ias acertar. 104 103 e 102 são resistores 100K, 10K e 1K (dez com quatro, três e dois zeros: cem mil, dez mil e um mil).

Meio que fazem um filtro em parceria com as pecinhas cinza (capacitor): filtro RC . Não têm relação direta com o tempo do toque.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando, agora para o display

Pelo que entendi, o pino da saida 22 (trilha amarela), é invertida, e recebida na entrada de serial do u1. Saída de serial do u1 vai para entrada de serial do u7.
As 8 trilhas do u1 estão conectadas com os dados do lcd (pino 7 a 14)
Procurei exemplos com os chips 74hc, mas a unica coisa que achei foram saídas de leds (https://www.arduino.cc/en/tutorial/ShiftOut)
Que material de lcd me indicam?


image.thumb.png.4a8c370304cedce4c9c2eb564428e73d.png

adicionado 0 minutos depois

image.png.27e937d00386e5ea6561338aa1e5a30d.png

adicionado 6 minutos depois

Ou seria o momento de fazer um analisador lógico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...