Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HP Pavilion 14-n040br não reconhece a placa de vídeo Radeon HD8670M


Posts recomendados

Produto: HP Pavilion 14-N040br

Número do produto E7J03LA

Processador Intel Core i5-4200U de 4ª geração e 1,6 GHz, com Turbo Boost para até 2,6 GHz

Memória 8 GB de SDRAM DDR3L (2 DIMM)

Placa de vídeo AMD Radeon HD 8670M com gráficos comutáveis, 2048 MB de DDR3 e até 5775 MB de memória total de vídeo

SSD Kingston 120GB + Caddy HD 1TB

Sistema Operacional: Microsoft Windows 10 Enterprise (64-Bit)

 

Buenas meus amigos! Não sei se aqui é o lugar certo pra postar, até já pesquisei aqui no fórum sobre o problema mas não encontrei nada relativo  que pudesse me ajudar. 

 

Comprei este produto de segunda mão (de minha irmã), formatei e instalei o Windows 10 Pro, Enterprise, instalei todos os drives que o suporte da HP detectou no próprio site de Drivers, lá constava que o driver da GPU dedicada era Nvidia, porém, o notebook possui um adesivo da Radeon Graphics na mesa. Aí que entrou a dúvida, fui atrás de mais informações na querida internet e encontrei informações técnicas no próprio site do fabricante onde diz que a GPU dedicada é uma AMD Radeon HD 8670m, porém, no gerenciador de dispositivos apenas consta como único dispositivo de vídeo disponível é o Intel HD Graphics Family. 

 

No gerenciamento de recursos e desempenho do Windows, consta como minha GPU dedicada possui 576mb dedicada, e compartilhada 2048mb, porém quando utilizo algum software ou jogo que exigem processamento da GPU dedicada, estes dados não alteram, somente os da GPU compartilhada, não tendo nenhum desempenho razoável naquela aplicação ou jogo.

 

2079236367_Semttulo.jpg.4bdd18451e639f1340f72d36f97f71d1.jpg

 

1971355090_Semttulo3.jpg.9bb353a2f6ca669e261e403859099df8.jpg

 

 

 

Já alterei as Configurações de elementos gráficos do Windows para as aplicações que desejo utilizar a GPU dedicada, porém, sem alteração também.

Como mencionei a cima, no gerenciador de dispositivos, não aparece outro dispositivo de vídeo além do driver de vídeo interno ( Intel Graphics HD Family).

Já baixei o driver da AMD Radeon HD 8670M direto do site do fabricante, e quando vou instalar o software diz que não encontrou o dispositivo e a aplicação é fechada.

 

102517849_Semttulo4.jpg.f8314c1ec8d80ac996eb3e66e8901835.jpg

 

 

Na BIOS, que está atualizada com a última versão disponibilizada no site, não consta nenhuma configuração avançada, e nada que seja a respeito de drivers de vídeo e/ou GPU dedicada.

Já formatei para Windows 7 Ultimate 64bit e também não aparece a placa de vídeo AMD Radeon HD 8670M no gerenciador de dispositivos, somente o integrado da Intel, já utilizei o programa Speccy pra tentar detectar o dispositivo mas só aparece o Intel como dispositivo de vídeo, já atualizei o Windows com as ultimas versões de programas e drivers e também não obtive sucesso. Utilizei tambem o programa Driver Booster, DriverPack, Slim Drivers e nada.

 

Abri o notebook e la consta o chipset AMD instalado:

 

764481349_WhatsAppImage2020-09-13at12_31.55(2).thumb.jpeg.17488c1e01fb6849be008dfebf8262b4.jpeg954738427_WhatsAppImage2020-09-13at12_31.55(1).thumb.jpeg.7c730a832222026918ed30126fdf9b46.jpeg

 

 

Resumindo, todas as informações que tenho é de que este laptop possui sim uma placa de vídeo dedicada da marca AMD e modelo Radeon HD 8670M 2GB, porém, não consigo acessá-la ou utilizá-la.

 

Alguém possui alguma informação que pudesse me explicar essa situação?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo A. Cardoso Boa noite amigo, então, como mencionei anteriormente, eu já tentei instalar este mesmo driver que mencionou a cima, foram várias tentativas. Ao executar o programa de instalação, o mesmo fecha sozinho ao detectar o dispositivo, sem conclusões algumas. No GPU-Z me diz que o driver gráfico é o da Intel apenas. Efetuei uma nova formatação, com o sistema Windows 8.1 Pro como de fábrica deste dispositivo, e também, o chipset gráfico da AMD não é reconhecido pelo sistema. O detalhe é que no gerenciador de dispositivos, não consta nenhum outro dispositivo a ser atualizado. No dispositivo de vídeo aparece apenas o da Intel, como se esse chip não existisse no meu notebook, porém, fisicamente está lá como mostrado nas imagens anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo A. Cardoso Nunca houve nenhum tipo de reparo neste notebook, sequer foi aberto a tampa das memorias, que ainda continuam as originais da HP (2x4GB DDR3). Única alteração neste produto foi o upgrade para um SSD da Kingston de 120GB e um Caddy no lugar da gravadora para utilizar o HD original dele, de 1TB. Acredito que você está visualizando o plástico de proteção do chip na cor preta, o removi e verifiquei se poderia ter tido algum reparo, mas não, está intacto. Por mais que tivesse tido feito algum reparo no chip, ou o mesmo estivesse com defeito, o sistema iria o reconhecer no gerenciador de dispositivos.

 

Percebi que o notebook utiliza o chip Intel Graphics como GPU dedicada, será que não pode ser alguma configuração do próprio Windows? Ou por estar compartilhando o mesmo chip da Intel? Não faria muito sentido. Mas o chip da AMD está instalado na placa, e ao formatar, não detecta nenhuma informação da AMD.

 

Formatei novamente, Windows 10 Enterprise 64bits, em modo UEFI para detectar mais informações da BIOS do sistema, porém obtive o mesmo efeito. O chip da AMD não é detectado pelo sistema.

 

Tentei algumas dicas para tentar habilitar o modo de configuração avançado na BIOS, sem sucesso. Na BIOS não existe nenhuma informação sobre a GPU ou sobre o compartilhamento de memória gráfica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

oi, você conseguiu resolver? estou com o mesmo problema, porém comigo sou a única dona do notebook, nunca foi aberto e antes funcionava e aparecia a placa. Um dia sumiu, e agora nem formatando, instalando drivers nem nada faz funcionar! 

 

Por favor, se encontrou solução, traga pra gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...