Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desliga sozinho. Ryzen 5 3600, B450M ASUS e RX 5700 XT


Posts recomendados

Boa noite pessoal, tudo bem?
Estou passando por uns problemas... Montei um pc recentemente, segue as especificações:

 

Processador Ryzen 5 3600

placa-mãe Asus Prime B450M-GAMING/BR

Memória Ram XPG Gammix D10, 2x8GB (16GB), 3200MHz, CL16 (estou com overclock na bios)

Placa de Vídeo MSI AMD Radeon RX 5700 XT Mech OC, 8GB (Driver atual: 20.8.3)

SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2

SSD WD Blue, 500GB, SATA III

Fonte EVGA 700W, 80 Plus White

 

Entretanto, sempre que vou jogar um jogo, seja Overwatch, Dead By Daylight, Warzone, o PC desliga.

Já testei sem overclock na memória, ja subi frequência das ventoinhas no software da radeon, já inverti os coolers, deixei ar condicionado no 18ºC e gabinete aberto e nada resolveu.

 

Percebi que as vezes ele desliga quando a GPU bate 80ºC, as vezes com 70ºC faz o mesmo. O CPU nem chega nos 70ºC.

 

Já procurei muita informação, mas nada resolveu.
Meus próximos passos serão: testar com uma fonte PCYES 600W SPARK que tenho em outro PC, testar apenas a RX 5700 XT nesse outro PC e por fim, comprei dissipadores para os VRMs da placa-mãe (os quais estou sentindo que serão a causa de tudo).

 

Enfim, alguém tem mais alguma ideia? Ficaria muito grato.

Valeu ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá Amigo, tudo bem?

 

Nunca respondi a um tópico aqui, então não sei se ainda estas com o mesmo problema, mas vou dizer o que fiz no meu computador que é muito parecido com as configurações do seu e funcionou.

 

As configurações do meu PC são:

 

Processador Ryzen 7 3700

Placa-mãe Stell Legend B450M

Memória Ram Gloway, 4x8GB (32GB), 3200MHz

Placa de Víde AMD Radeon Azus Tuf GAming RX 5700 XT OC, 8GB

SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2

Fonte EVGA 600W, 80 Plus White

 

O que ocorria comigo, jogando CSGO ou Tomb Raider, do nada, em dias e horas aleatórias o PC desligava.

Não consegui resolver baixando a temperatura, nem abrindo o PC, nem trocando fonte, procurei por curtos, drivers desatualizados, acompanhei a temperatura das VRANS "que estavam aceitáveis", instalei versões antigas do driver da placa de vídeo, formatei a máquina e nada, foram meses!!!

 

O que realmente resolveu meu problema:

1 - Coloquei o profile das memórias na Bios em "XMP" profile 3200.

2 - Nas configurações da BIOS ainda, alterei todos os PCI ou PCI Express de automático para "GEN 3".

3 - Por fim, para resolver a temperatura alta da placa de vídeo nos jogos, coloquei as fans em modo manual e aumentei toda a velocidade das fans da placa de vídeo, agora fico com a temperatura de junção na casa dos 80 graus.

 

Resumo: eu li um tópico que falava sobre este problema em que, na real a placa que vídeo quer funcionar em PCI 4.0, mas quando a placa-mãe fica no automático gera conflito e ai ocorre esses desligamentos. Com as configurações que passei acima, a placa-mãe força para GEN 3, que seria PCI 3.0, o problema fica resolvido e o PC está funciona perfeitamente.

 

Obs: desculpe se não fui muito claro, não sou técnico.

 

Um abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Daniel Henrique Scandolara disse:

3 - Por fim, para resolver a temperatura alta da placa de vídeo nos jogos, coloquei as fans em modo manual e aumentei toda a velocidade das fans da placa de vídeo, agora fico com a temperatura de junção na casa dos 80 graus.

ou seja, você esta acabando com a vida util dos fans e nao resolveu o problema de alta temperatura;

 

fora que a linha white da EVGA ( fonte ) sao todas ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...