Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo simples.


Afonso Dolmen
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Boa madrugada pessoal! Eu estou montando um computador 8 bits com um microprocessador z80. E eu decidi que meu computador não terá uma saída em um display lcd ou leds. Eu gostaria de usar um cabo vga e conectar ao meu monitor. Recentemente eu vi um vídeo do Ben Eater, ensinando a como criar uma placa de vídeo simples. Só que eu não entendi muito bem. Para desenhar todos os pixels eu preciso de um contador binário, mas por que eu preciso das portas nand? Alguém poderia explicar com detalhes de como funciona e a teoria, ele fala também sobre a frequência do monitor, etc...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
8 horas atrás, Afonso Dolmen disse:

Para desenhar todos os pixels eu preciso de um contador binário, mas por que eu preciso das portas nand?

Dúvida muito vaga. De fato você precisava de muito mais que isso mesmo pras neandertais placas de video cga

O z80 até que poderia te ajuda na composição do video mas mesmo sendo antiga a teoria cga não é trivial (sem menosprezar-te claro). A vga menos antiga, mas o z80 não dá conta.

Bem grosseiramente digitando você precisa de contador pra pulso de sinc vertical e horizontal. O vertical dá início e o endereço do pixel a ser aceso está no horizontal que a cada 480 contagens dá um pulso de sinc h e zera. Bem grosseiro meeessmoo. você não deve ouvir nada além disso de mim ok?

 

Coincidentemente estava eu a observar isto há pouco tempo atrás...

https://www.artekit.eu/vga-output-using-a-36-pin-stm32/

VGA-V-800x321.png

A intenção da intuição é fazer um osciloscópio minimalista com o stm32 e ver num monitor vga qualquer.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@if. Muito interessante, vou dar uma estudada no artigo. Obrigado pela resposta!

 

@if. eu poderia usar o z80 somente para desenhar as coisas na tela? Vamos supor que eu construa uma placa de video, usando contadores binários. E eu quero desenhar algo na tela, posso fazer isso através do codigo Utilizando uma eprom e o z80?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim amigo é possível. No entanto penso que seria mais pra imagens estáticas tipo um circuito gerador de video levemente anabolizado.

https://facaemcasa.com.br/fc/gerador-de-video

Talvez com sua habilidade em programar z80 você consiga tirar um pouco mais de água desta pedra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...