Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Gamer novo reiniciando sozinho


Posts recomendados

Bom dia, pessoal! Recentemente comprei um PC Gamer na Pichau e no seu terceiro dia de uso, ao tentar jogar COD Warzone, ele reiniciava sozinho. Tentei jogar 3 vezes nesse dia e o problema persistiu. Depois baixei GTA V e o problema continuou. Enviei um email para a Pichau e os procedimentos que eles me mandaram fazer foram limpar as memórias com borracha branca e atualizar a BIOS da placa-mãe, o que não resolveu o problema que persiste até hoje. Já fiz várias pesquisas na internet e já desenvolvi várias teorias desde superaquecimento até mesmo a tomada que troquei recentemente. Entrei em contato com a Pichau e eles pediram pra eu enviar o PC para eles via correios, mas nesse atual cenário pandêmico e com essa greve do correios eu não quero ter que esperar até o ano que vem para ter meu PC de volta. Até ontem, tinha certeza que era problema de fonte, mas ao trocar a tomada do pc para uma das 3 tomadas que troquei, ele desligou e antes só reiniciava, levantando mais uma suspeita de que pode ser que fiz uma troca ruim de tomada. Grato desde já!

Minhas configurações são:

  • Ryzen 5 3600X;
  •  GeForce RTX 2060 6GB Gigabyte;
  • placa-mãe Asus A320M-K;
  • Team Group T-Force Vulcan 16GB (2x8) 2666MHz DDR4;
  • Fonte Gamer AZZA 650W RGB 80 PLUS Bronze PFC ATIVO, PSAZ-650W;
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei meio insanidade colocar um 3600X em uma placa de entrada como a A320m... Eu monitoraria as temperaturas de VRM, placa-mãe, tensão, etc, porque realmente é uma combinação um pouco estranha.

 

No mais, não há muitas opções. Se está com problema infelizmente (ou felizmente) deve ser mandado para a garantia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Belo Ele apenas reinicia ou da alguma mensagem de erro antes tipo tela azul?

Visto que a fonte é um modelo complemente desconhecido eu não descartaria essa possibilidade. Toda fonte é bomba até que se prove o contrário.

Se quer fazer os testes em casa comece por ai, teste outra fonte na sua configuração.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silas Neto Meu intuito inicial era colocar uma ASUS B450 Gaming, mas por falta de limite no cartão e pela ansiedade comprei essa ASUS A320M-K. Mas se eu fosse manter essas configurações, qual placa-mãe você me recomendaria? Monitorei aquecimento, utilização da GPU e nada foi alarmante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Belo Ansiedade sempre é prejudicial.

Por hora eu recomendo que você siga o conselho do @NIGHT FALL e assim que conseguir usar normalmente o pc monitore o funcionamento do conjunto. Vale a pena dar uma olhada em videos no youtube que falam desse tema enquanto nao consegue resolver.

OBS: A fonte realmente é duvidosa.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Caio Belo disse:

@NIGHT FALL Ele simplesmente reinicia. Teve dias que joguei tanto COD quanto GTA V e ele não reiniciou e joguei por horas. 

 

Marca e modelo do gabinete?
Nas medições efetuadas nas temperaturas, quais foram os valores obtidos pra cada componente?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL https://www.realhardtechx.com/index_archivos/Page13100.htm
Thread: AZZA Power Supplies, OK?

Parece ser bem ruinzinha. A fabricante, se for mesmo este o modelo do PSU review database, é a Super Flower.

 

@Caio Belo

Está usando adaptadores na sua tomada? Filtro de linha ou estabilizador? O plugue da sua tomada é 100% compatível com o socket da parede? Sua fonte tem chave de seleção de tensão?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Belo Pode ser que esteja dando thermal throtling (ou Controle térmico, é uma tecnologia incorporada nos chips atuais, que funciona de maneira a preservar o chip caso ocorra superaquecimento, reduzindo frequências, voltagens e % de uso, visando preservar-se e consequentemente diminuir a alta temperatura, até mesmo se auto-desligando, evitando assim sua queima.) FONTE

Se este for o caso talvez sua placa-mãe não esteja dando conta do CPU, e com uma fonte duvidosa acaba sendo uma combinação perigosa.

Veja um dos videos que fala sobre o assunto:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Caio Belo disse:

@Silas Neto Meu intuito inicial era colocar uma ASUS B450 Gaming, mas por falta de limite no cartão e pela ansiedade comprei essa ASUS A320M-K. Mas se eu fosse manter essas configurações, qual placa-mãe você me recomendaria? Monitorei aquecimento, utilização da GPU e nada foi alarmante.

Ideal teria sido colocar uma AB350M DS3H V2. Barata, mas robusta o bastante para esta CPU. Agora é tarde, mas fica a dica para próximas montagens ou caso tenha que trocar.

adicionado 1 minuto depois

@Silas Neto @Caio Belo Uma forma fácil de determinar se é o superaquecimento do VRM que está ocasionando o problema é aumentar-se o fluxo de ar sobre o mesmo. O velho truque de abrir o gabinete e ligar um ventilador diretamente sobre o VRM pode dar pelo menos um insight nesse sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Caio Belo disse:

Será que fazer a troca da fonte não irá me prejudicar caso eu precise enviar o PC para garantia?

Com certeza, eles encasquetam com tudo. Mas isso foi minha recomendação inicial, enviar para a garantia.

Agora estou sugerindo outras alternativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Belo Para testes você não precisa sequer remover a fonte do gabinete. Os cabos de outra fonte provavelmente alcançarão o interior do gabinete e os pontos de instalação da MB sem dificuldades, bastando desconectar os da fonte original antes. Esses testes seriam realmente muito indicados no seu caso, já que fontes AZZA não tem qualquer referencial de qualidade no mercado aparentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...