Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória Spectrix XPG 8GB 3000mhz não fica na velocidade máxima


Posts recomendados

Boa tarde, montei um PC recentemente, e só após baixar o cpu-z verifiquei que minha memória ram está trabalhando em 1330mhz. Sendo que ela é de 3000mhz. Tentei ir até a bios para ativar o XMP (Que não se chama assim na bios da asus, mas n lembro o nome) Só que ao reiniciar, acontece um erro e o sistema é bootado em safe mode, sendo necessário ir na bios de novo e bootar pelo HD. E aí nenhuma mudança é aplicada. Alguém sabe o que pode ser?

Ryzen 5 2600

Asus Prime b450M

Ram Spectrix XPG 8GB 3000mhz

Obs: Bios atualizada

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • GusGraf alterou o título para Memória Spectrix XPG 8GB 3000mhz não fica na velocidade máxima

Primeiramente devo te informar: há um erro muito comum de interpretação que acontece quando vamos verificar a frequência da memória no CPU-Z: o programa informa a frequência real da RAM, isso quer dizer que sempre o valor informado será metade do valor da frequência efetiva informado nas propagandas.

 

Se no CPU-Z está demonstrando 1330, você multiplica por 2 (por causa da tecnologia DDR, que significa Double Data Rate [Taxa Dupla de Transferência]: 1330 x 2 = 2.660Mhz. Sua memória está trabalhando efetivamente em 2660Mhz, o que deve ser o padrão de fábrica.

 

Ela deve chegar, em overclock, até 3000Mhz (pelo menos a minha é uma XPG e é desse jeito). Tendo em vista isso, fique tranquilo pois sua memória está perfeitamente normal no padrão de fábrica.

 

Quanto ao XMP, às vezes ele não funciona mesmo na XPG da ADATA; posso dizer isso com propriedade pois não funcionou na minha quando eu tentei da primeira vez, passei por esse mesmo problema seu. A solução foi alterar no "Advanced Mode" (BIOS da ASUS também), na parte de "Memory", se eu não me engano. Tente novamente pelo "Advanced Mode".

 

Dica: se 3000Mhz for o limite mesmo, talvez esteja havendo instabilidade em você forçar a memória ao máximo, o recomendado para Overclock de memória é sempre ir testando uma opção por vez (exemplo: boota primeiro em 2666Mhz, depois reboota em 2800, depois reboota e 2900, etc.).

 

Como bônus, vou deixar um anexo que mostra bem legal um exemplo da diferença entre frequência real x frequência efetiva (chamada "frequência DDR"). Boa sorte.

memoria ram - frequencia real x frequencia DDR.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!