Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel como congelar linha coluna e formula


Ir à solução Resolvido por Victor Comparini,

Posts recomendados

Boa tarde pessoa,

 

Gostaria de saber como faço para congelar uma linha e uma coluna, para quando eu rolar a planilha elas fiquem sempre a vista na parte superior

(tentei em exibição-congelar painéis, mas nao esta funcionando como preciso.)

 

e preciso também congelar uma formula para que ela por exemplo some valores que são alterados diariamente mas ninguém posso altera-la (a soma)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @tayna

Primeiro para congelar linha e coluna pelo congelar painéis, selecione a próxima célula tanto da linha e da coluna que você quer congelar, e aperte em Congelar Paíneis > Congelar Painéis, como na imagem abaixo:

 

Passo1
image.png.11c7d87bb14c02504700a0f0a323ccba.png

 

Passo 2: 

image.png.8f4d670b3aebd2152c1da72e6ace4be3.png

 

Já para congelar a célula dentro da fórmula, basta que a você coloque $ (Cifrão) antes e depois, como no exemplo a abaixo.

image.png.d66e1ff53fc407011208d590f660ee9b.png

 

Existe um atalho, que Quando o Cursor estiver na célula, você aperta F4 para deixar essa célula fixada.
Detalhe
$K$19 - Congela tanto a linha como a coluna, ficará apenas nesta célula.
$K19 - Congela somente a coluna
K$19 - Congela somente a linha.

 

Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas fique a vontade para questionar.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oieee @Vicsentendi bem o que voce disse sobre o primeira duvida, mas veja vou te mandar um print da minha planilha e te explicar para ver se e possivel fazer como eu gostaria rsrss.

 

Congelar linha 2 ate coluna G / depois congelar apenas do I ao K linha 1 a linha 10 (a opção de congelar painel esta congelando ate a linha 10 da primeira coluna também)

 

image.thumb.png.43b9993a6b5bfb5401738b041b857e81.png

 

Agora sobre a segunda opção fiquei com um pouco de duvida, pois eu coloquei as formulas como voce disse (veja no print se esta correto) mas mesmo assim eu alterei a soma manualmente

 

Por exemplo esta um total de 20,00 se eu clica e alterar para 30,00 ela altera. Eu precisava bloquear para nao alterar essa linha da soma me entende ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá @tayna,

Pelo que eu entendi, você quer congelar os painéis conforme a imagem abaixo está demarcada com as linhas vermelhas, é isso? Bom, se for isso, eu não conheço uma maneira de congelar a planilha dessa forma, acho que nem existe kk. Tem um outro recurso de abrir duas planilhas e dividi-las na tela, se quiser posso tentar te explicar, mas não sei se isso vai te ajudar.
image.png.3c7f11a52dc43f0d15ca49d6679bdb0f.png

 

Quanto a sua segunda Dúvida, ao meu ver, a fórmula está correta, nesse caso nem precisaria estar "congelada/fixada" por $, porém acho que não está fazendo o que você quer que ela faça por um outro motivo.
E essa parte confesso que não entendi na sua explicação.
Você pode descrever como você quer colocar os dados, e como é para aparecer no total?
Se você fizer isso, pode anexar a planilha aqui e enviar na resposta, pode descrever dentro da própria planilha também para que possamos resolver seu problema.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom diaaaa @Vics

 

Segunda duvida:

Pra voce entender melhor e me ajudar essa planilha e para uma conferencia de caixa onde ha varias somas.

 

Fiz duas pequenas planilhas teste.

 

Veja a primeira planilha esta com a formula correta o total da soma e 500,00 com a formula de soma. 

 

A segunda planilha eu fui la manualmente e coloquei 400,00 (mas o correto e 500)

 

eu alterei manualmente sobre a formula assim " falsificando o meu caixa "

 

Eu queria travar essa soma para que ninguém pudesse editar o quadro onde esta a soma dos valores, caso alguem tentasse colocar um valor manual a planilha negasse essa alteração.

 

Na verdade nem sei se existe essa possibilidade, mas voce conseguiu me entender ?

 

 

 

image.thumb.png.3b604866ffad5ffdc99863fbb7b99b1c.png

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde @tayna

 

Se você tivesse anexado a planilha em vez da imagem, eu já teria feito o bloqueio da célula para você, pois o que você deseja dá para fazer sim, basta proteger com senha as células que você não deseja que sejam alteradas.

Acesse uma instrução no link abaixo:

https://support.microsoft.com/pt-br/office/bloquear-ou-desbloquear-áreas-específicas-de-uma-planilha-protegida-75481b72-db8a-4267-8c43-042a5f2cd93a

 

Se foi útil, clique em Curtir.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 18/09/2020 às 10:30, tayna disse:

Eu queria travar essa soma para que ninguém pudesse editar o quadro onde esta a soma dos valores, caso alguem tentasse colocar um valor manual a planilha negasse essa alteração.


Olá,
Sim, consegui entender agora.
Essa na verdade é uma configuração que você faria em toda a planilha, mas não é necessário.

Segue o passo a passo:

Com detalhe que o passo 1 e 2 não são exatamente necessário, mas é recomendável que você defina quais células poderão ser alteradas. No caso de ser todas as células, menos essa ou essa e alguma outra, basta seguir todos os passos.


Passo 1: Clique sobre a seta acima dos números da coluna e a esquerda das letras para selecionar todas as células da planilha.

image.png.97aac93a0f9f57d43f15b46ac3a165a4.png


Passo 2: Clique com o botão direito sobre qualquer célula e selecione Formatar Células > Proteção. E desmarque a opção Bloqueadas

 

LEMBRANDO QUE: Isso vai permitir que todas as suas células podem ser alteradas, e no próximo passo vamos decidir quais não serão.

image.png.cc0f122db5d2004c106e3b19eee63b16.pngimage.png.de173f88d547e6fec2a99c9583009abd.png 

 

Passo 3: Selecione somente a célula com a sua fórmula e marque a opção Bloqueadas.

Obs: a opção Oculta servirá para que se alguém selecionando sua célula, não poderá ver qual fórmula foi usada para o resultado.

image.png.47ff8f449068d73f8a863b059e34a02c.png

 

Passo 4: Como podemos ler, na mensagem abaixo dessas opções, isso não tem efeito até configurarmos corretamente, então vamos proteger a planilha em Revisão > Proteger Planilha.

image.png.b979acc6206b149bfd07f58ab747d261.png

 

Passo 5: Aqui há várias opções, porém focando na nossa necessidade, se você clicar em OK, já será suficiente, para que a sua célula bloqueada não possa ser alterada, mas você ainda pode:

  • Escolher uma senha para a sua planilha
  • Escolher se essa célula pode ser selecionada quando a planilha estiver protegida. Se a célula não puder ser selecionada, desmarque a opção Selecionar células bloqueadas, mas isso não é necessário para que funcione.
    image.png.554ca177a8de0ed971876a03b11c40f8.png

Depois que clicar em OK, sua planilha estará protegida, e essa célula bloqueada já não poderá ser alterada.

 

Fique a vontade para voltar a perguntar, e se já foi suficiente para sanar sua dúvida, lembre-se de marcar o tópico como Resolvido.

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...