Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade VGA RX 5700 XT e Fonte


Busnello

Posts recomendados

Bom dia.

 

Pretendo adquirir uma RX 5700 XT para fazer um upgrade no meu setup e estou em dúvida entre alguns modelos:

 

Challanger D OC - R$ 2.799,96

Phanton Gaming D OC Edition - R$ 3.049,96 (+9%)

Taichi X OC Edition - R$ 3.199,95 (+14%)

 

Gostaria de saber qual o melhor custo x benefício entre essas 3 placas e se vale a diferença de preço. Minha atual placa é uma GTX 1050 Ti, vale a pena comprar a RX agora? É melhor esperar os lançamentos?

 

Meu setup é:

 

AMD Ryzen 5 3600

ASRock B450M Steel Legend

2x XPG Spectrixx D41 8GB 3000Mhz

 

Monitor Dell 27" 1440p 165Hz 1ms FreeSync

 

Gostaria também de uma recomendação de fonte, pois a CX650 que era o objetivo está bem complicada de encontrar e os preços estão bem altos.

 

O orçamento de VGA é em torno de 3k, para fonte o melhor custo/benefício possível.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guigob pode pegar a Challanger D OC, o desempenho entre elas é a mesma, afinal é o mesmo chip gráfico, o que muda de uma para outra é o sistema de refrigeração, do mais é tudo a mesma coisa, sobre a fonte pode pegar uma de 550w da cx, tá tendo lá na kabum ainda, tá caro mais é o q tem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guigob Eu pegaria a Asrock com 3 fans (segundo link). Dissipador mais alto logo maior massa pra troca de calor, mesmo sendo fans menores que em teoria são mais barulhentas em rotação máxima o tamanho do dissipador deve compensar, fora que esteticamente é uma placa bem bonita.

 

Sobre a fonte se não encontrar a Corsair vá de Cooler Master Mwe 550w ou Pcyes Electro V2 550w, apesar do consumo dessa GPU ser alto seu setup não precisa de uma fonte com tanta potência. 550w atende com tranquilidade.

 

https://outervision.com/b/1hxwLG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guigob se você já consegue jogar algo hoje, eu recomendaria sim você esperar os novos lançamentos da Nvidia chegarem em solo nacional, além de aguardar o anúncio das novas placas da AMD... em tese, pelo menos os preços das placas antigas tendem a suavizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Angern disse:

@guigob pode pegar a Challanger D OC, o desempenho entre elas é a mesma, afinal é o mesmo chip gráfico, o que muda de uma para outra é o sistema de refrigeração, do mais é tudo a mesma coisa, sobre a fonte pode pegar uma de 550w da cx, tá tendo lá na kabum ainda, tá caro mais é o q tem.

 

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

@guigob Eu pegaria a Asrock com 3 fans (segundo link). Dissipador mais alto logo maior massa pra troca de calor, mesmo sendo fans menores que em teoria são mais barulhentas em rotação máxima o tamanho do dissipador deve compensar, fora que esteticamente é uma placa bem bonita.

 

Sobre a fonte se não encontrar a Corsair vá de Cooler Master Mwe 550w ou Pcyes Electro V2 550w, apesar do consumo dessa GPU ser alto seu setup não precisa de uma fonte com tanta potência. 550w atende com tranquilidade.

 

https://outervision.com/b/1hxwLG

 

Questão de fonte é complicada, quando pedi ajuda para montar a configuração todos me falaram em 650 até 750... Por exemplo, HDDs, SSDs, fans no gabinete, essas coisas não alterariam o consumo a ponto de passar de 550, né? Eu tenho um SSD Hyper X de 240gb e 2 HDDs (1TB + 500GB).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, guigob disse:

Questão de fonte é complicada, quando pedi ajuda para montar a configuração todos me falaram em 650 até 750...

isso é papo de leigo. hd, ssd, fan, led etc tem o consumo irrisório. o que mais consome em geral é placa de vídeo e dps processador. uma boa fonte de 500/550W é o suficiente, infelizmente o momento pra comprar fonte tá PÉSSIMO...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

isso é papo de leigo. hd, ssd, fan, led etc tem o consumo irrisório. o que mais consome em geral é placa de vídeo e dps processador. uma boa fonte de 500/550W é o suficiente, infelizmente o momento pra comprar fonte tá PÉSSIMO...

 

Isso é papo de leigo².

 

39 minutos atrás, guigob disse:

Questão de fonte é complicada, quando pedi ajuda para montar a configuração todos me falaram em 650 até 750... Por exemplo, HDDs, SSDs, fans no gabinete, essas coisas não alterariam o consumo a ponto de passar de 550, né? Eu tenho um SSD Hyper X de 240gb e 2 HDDs (1TB + 500GB).

 

Por isso é importante tomar cuidado com as recomendações, peça sempre mais de uma opinião, nunca aceite apenas um "sim" ou "não", peça explicações, se possível fontes de onde vem o embasamento para tal recomendação, existem muitos profissionais ou mesmo entusiastas que não trabalham na área mas aprenderam aqui no fórum e compartilham conhecimento mas também existem muitos que querem participar do debate (pois acham legal) mas são completamente leigos.

Mas vamos aos fatos, os itens que tem consumo relevante na configuração são processador e placa de vídeo, então façamos a soma do consumo de cada um.

PS: As informações de consumo estão disponíveis no site de seus respectivos fabricantes.

 

Rx 5700XT = 225w

Ryzen 5 3600 = 65w

 

TOTAL = 290

 

Somando todo o resto (SSd, Hd, fans, led, Rgb e tudo mais de firula que tiver no seu gabinete o consumo não ultrapassa os 350w, e mesmo assumindo que o processador dobre o consumo ao usar o Turbo bost (130w) o que é bem improvável, o consumo total não chega a 400w, colocando uns 30% de margem de segurança temos uma fonte de 500w.

 

Ou caso você mesmo queria fazer o calculo, basta acessar uma calculadora que estima o consumo a sua configuração e sugere a potência da fonte.

https://outervision.com/power-supply-calculator

 

Antes de sugerir a fonte eu já tinha simulado o consumo (deixei até o link pra você conferir), mas segue imagem ilustrativa do calculo realizado.

 

image.thumb.png.1c17e734f70c70aa02052cf550784e5b.png

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira entendi!

 

@NIGHT FALL  Caramba, muito obrigado pela atenção com tantas informações.

 

A Cooler Master MWE 550W que você mencionou é a Bronze?

 

Encontrei essa e essa (mas é White). Pcyes mais caras.

 

Encontrei também esses outros dois modelhos, mas são 600W, 550W não encontrei (mas fiz uma pesquisa superficial apenas: 

 

REDRAGON RGPS 600W R$ 409,90

GAMDIAS KRATOS M1 600W R$ 479,90

 

Poderia me falar sobre as opções @NIGHT FALL

 

A VGA acabei pegando a Challenger D, pra aproveitar a diferença e comprar a fonte, em virtude dos preços, pois também preciso um gabinete novo (pensando em pegar um Wheel Jack).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Acabei optando pela Challenger D por questão unicamente financeira, devido a necessidade de adquirir outros componentes e os preços atuais. Eu não passarei longos períodos jogando, talvez um domingo ou outro com mais horas de jogatina, mas durante a semana nem jogarei. Meu gabinete será um Wheel Jack, bem ventilado pelo que o pessoal diz, além disso meu ambiente não é quente em demasia. Você acha que terei problemas de aquecimento na placa? Não tenho intenção de fazer OC em nenhum componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, guigob disse:

@NIGHT FALL Acabei optando pela Challenger D por questão unicamente financeira, devido a necessidade de adquirir outros componentes e os preços atuais. Eu não passarei longos períodos jogando, talvez um domingo ou outro com mais horas de jogatina, mas durante a semana nem jogarei. Meu gabinete será um Wheel Jack, bem ventilado pelo que o pessoal diz, além disso meu ambiente não é quente em demasia. Você acha que terei problemas de aquecimento na placa? Não tenho intenção de fazer OC em nenhum componente.

 

Creio que não. O dissipador tem heatpipes pra aumentar a eficácia e são 2 fans de 120mm, estará muito bem servido, quanto a isso fique tranquilo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...