Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema instalado em placa B450 (AM4) não inicia em placa AM3


Posts recomendados

Olá


Como alguns aqui sabem, minha B450 estava com defeito na BIOS. Não encontrando uma solução aqui ou em outros fóruns, tive que mandá-la para a garantia.

Para não ficar sem PC, peguei o HD com o S.O instalado que estava na B450 para usar em um antigo PC que também possuo, composto de cx 500, asus m5a78l-m/usb3,

2x4gb kingston. O PC antigo está sem Placa de Vídeo, e como já encaixotei a Placa de Vídeo que uso com a B450, minha intenção era depender apenas do vídeo unboard

da asus m5a78l-m/usb3 para filmes, séries e fóruns como este aqui.

 

Sem formatar o HD, já que não quero perder nada, o pluguei na porta 1 SATA da placa AM3 e liguei o PC. Ao passar pela tela inicial com a marca da placa-mãe, a tela 

a seguir é preta com um traço branco piscando no canto superior esquerdo, como se não conseguisse bootar.


O HD é o único dispositivo SATA plugado, e as peças estão boas. Há um mês inclusive liguei o AM3, que só deixou de funcionar porque vendi seu HD original para um necessitado.

Claro que configurei o primeiro boot para o HD que pluguei.
As configurações da BIOS estão assim:
image.thumb.png.b4940068f6dd0633f6eab8be819ef8dd.png

image.thumb.png.443aa73664f12b09a0bef3ad45a6f5eb.png

 

image.thumb.png.2b667dcfe1cfd6792c15fb9d7980181c.png

 

image.thumb.png.39c67db623d5cb2a370c700800440840.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Yan_ disse:

@Crixus Champion quando você enviou pro RMA, você tinha testado com outro HD / SSD com outro windows instalado? Se n tiver, tente

A placa-mãe B450 não foi testada com outro HD ou SSD com SO instalado. E no momento nem posso realizar o teste, pois ela está em transporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Yan_ disse:

@Crixus Champion e nessa outra?

No momento só estou com o HD mencionado na postagem inicial, que é o HD com SO instalado que estava na B450. Seagate 1tb, 1 ano de uso.
Acredito que outro HD funcionaria na AM3, e não estou entendendo porque o Seagate que estava na B450, em perfeito estado, não está dando boot. Espero que não tenha dado problema no simples manuseio de ir de uma placa para outra.

adicionado 1 minuto depois

No momento não cogito formatar o HD porque não quero perder alguns arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GusGraf disse:

@Crixus Champion Tudo bem jovem?

 

Provavelmente o sistema do "outro" computador não inicia na placa AM3, por conta de ter sido instalado em modo UEFI na B450, e esta opção não está presente nesta placa antiga.

 

Talvez você esteja certo, pelo menos é a melhor explicação até agora. Ontem procurei bastante no youtube e notei pessoas comentando modo de instalação UEFI, e realmente, na minha AM3 não achei nada relacionado a UEFI para que pudesse alterar. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion O observação do colega @GusGraf faz todo sentido. 

 

Você pode clonar esse HD para outro. Depois disso, use um livecd (Hirens, por exemplo) e remova as partições usadas pelo UEFI que agora estão no HD que recebeu o clone e mantenha as partições do Windows. Então use alguma ferramenta para adaptar um esquema de boot MBR nesse disco. Isso pode ser feito com Hirens ou Cd de instalação do Windows.

 

É meio trabalhoso, mas você continua usando seu sistema enquanto aguarda o conserto da sua placa, mantendo o HD EFI intacto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, MarcosFreitasSP disse:

@Crixus Champion O observação do colega @GusGraf faz todo sentido. 

 

Você pode clonar esse HD para outro. Depois disso, use um livecd (Hirens, por exemplo) e remova as partições usadas pelo UEFI que agora estão no HD que recebeu o clone e mantenha as partições do Windows. Então use alguma ferramenta para adaptar um esquema de boot MBR nesse disco. Isso pode ser feito com Hirens ou Cd de instalação do Windows.

 

É meio trabalhoso, mas você continua usando seu sistema enquanto aguarda o conserto da sua placa, mantendo o HD EFI intacto.

 

O problema é que não tenho outro hd no momento. Tenho um punhado de SATA aqui, mas todos eles não aceitam mais SO, só servem como pastas.
A não ser que eu compre um SSD, pois estou querendo um de qualquer maneira, e use no AM3 enquanto a B450 não chega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais provavel é que seu HD esteja em GPT e como a placa AM3 não tem EFI ele só reconhece se estiver MBR.. Você pode tentar converter com alguma ferramenta usando um Pendrive com linux.. o UEFI reconhece os dois tipos...

 

Mas não recomendo fazer isso.. Ainda assim depois do boot é possivel que não funcione, já que não vai ter os drivers pra placa-mãe AM3 e dar tela azul... 

 

Talvez a melhor solução seja, converter pra MBR, e reparticionar , e nessa partição nova, instalar um novo windows...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...