Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de montagem de PC gamer e acessórios


Posts recomendados

Pessoal, estou pensando em com o tempo dar um upgrade completo no meu PC e auxiliares.

 

Depois de algumas pesquisas cheguei no seguinte :

image.png.d3e2f1596366b2973841e8a70d448e3b.png

*Os preços estão como a versão mais baixa que eu encontrei em alguma promoção na promobit

 

A minha questão seria as seguintes:

1) Para as peças que eu ainda não defini, há peças semelhantes que sejam melhores de custo beneficio e quais são?

2) Há alguma preferência por marcas? Por exemplo eu coloquei Corsair, mas só porque eu não sei se XPG é boa, a mesma coisa com Gigabyte, Asus, MSI, etc....

3) Há compatibilidade entre a placa-mãe e as peças que eu coloquei? 

 

Desde já muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a 3° questão, há compatibilidade sim entre essas peças, a placa-mãe oferece suporte a 32 gb de RAM 3200 mhz, podendo até botar uma memória de frequência maior em perfil XMP(caso seja de interesse), e o ryzen 5 3600 tem compatibilidade com essa placa desde a sua primeira bios, sobre a compatibilidade com a RAM, a segunda e a terceira geração dos ryzen melhoraram muito em relação a compatibilidade, então imagino que isso não será problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Germano Pires Fiz esse orçamento ontem para um outro membro do fórum. Descarte a placa de vídeo do orçamento em questão, mas o restante serve para montar uma base de qualidade e bom desempenho e durabilidade.

image.thumb.png.0dc2f9874e2a172e90ad0d2c68ec440a.png

Investir em X570, ou até B550, sem ter um objetivo claro para isso é jogar dinheiro fora na minha opinião. Ambos os chipsets não trarão ganhos para sua CPU, tampouco para a série RTX 3xxx. Se ainda sim desejar fazer um investimento tão alto para ter uma ou duas opções efetivamente úteis de conectividade a mais, ok.

Memórias Corsair são boas, mas geralmente tem opções de melhor custo/benefício. Todas as marcas a seguir são tão boas quanto corsair para memórias: G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG

 

SSDs tem muitos modelos recentes com custo menor, mas vai de você. As marcas de qualidade são: WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG

 

Usar WC tipo AIO eu acho jogar dinheiro fora. São pouco duráveis (não tem ponto de redundância nem reposição tanto do líquido quanto da bomba), caros e tem desempenho abaixo do que se esperaria pelo custo. Um bom AC vai custar menos, ter desempenho superior e durabilidade basicamente infinita (se as ventoinhas falharem, basta substituir). Fora que se houver uma falha catastrófica com um AC, sua CPU vai aumentar de temperatura gradativamente e ficará bem quente, mas ainda haverá dissipação considerável de calor pelo bloco. Já se o WC tiver uma falha catastrófica... WC sem ser open loop só serve para enfeitar na minha opinião, pois de resto as chances de dor de cabeça são altas demais para valer a pena, fora o custo.

 

Coolers bons são, hoje, o MA410P ou o Hyper 212, ambos acrescentando-se uma ventoinha. Se o gabinete escolhido tiver suporte a 165 mm de ventoinha, outras alternativas boas são o MA620P ou o Hyper 212 Turbo. Qualquer um desses vai deixar sua CPU rodando frio por muitos anos sem requerer manutenção alguma (especialmente adicionando uma ventoinha no caso dos dois primeiros). 

 

Marcas boas para ventoinhas e gabinetes são: Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, NZXT e Scythe.


Gabinetes bem arrefecidos e filtrados no mercado hoje são:

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
  • Aerocool Aero One 
  • Aerocool Aero One Frost
  • Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
  • Corsair Carbide SPEC-04
  • Cougar MX330-G
  • Cougar MX410 Mesh-G
  • Deepcool E-Shield
  • Deepcool Matrexx 55 Mesh
  • Galax Nebulosa (Micro ATX)
  • Thermaltake Comander C35 TG ARGB
  • Thermaltake Core X31
  • Thermaltake Versa J24
  • Gadit X PGG-X01 (pichau)

Marcas de placa-mãe e placa de vídeo mais duráveis são: MSI, Gigabyte e Asus.

Abaixo delas, para MB tem a Asrock, que eu acho quase boa (acho o suporte um lixo), e para GPU tem Galax (que tem 3 anos de garantia no brasil), EVGA (que é antiga, mas um pouco medíocre em alguns modelos) e várias outras menores (colorful, gainward, zotac que acho uma porcaria sem fim, etc.). Pessoalmente, só vou com essas três que citei e se muito a Galax por respeito ao compromisso da garantia.

 

Fonte, para seu orçamento, recomendo unicamente estas três:

  • XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular
  • XFX 650W TS 80 Plus Gold P1-650G-TS3X
  • XFX XTR2 650 Full Modular 80+ Gold 

Se quiser uma lista de outros modelos, pegue os tier A dessa lista: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

adicionado 5 minutos depois

Vídeo importante sobre MBs caras:

 

Lembrando que nenhum dos benefícios citados é garantido de se ter ao comprar uma MB mais cara. Há modelos mais baratos que tem estes recursos, e mais caros que não, então deve-se observar os benefícios no modelo pretendido especificamente.

adicionado 6 minutos depois

Lembre de comprar tudo junto. Muitas pessoas vão montando o PC aos poucos, e isso é jogar dinheiro fora, pois com tantos componentes saindo nesse fim de ano, se você juntar até poder comprar terá opções melhores no mercado do que se comprasse aos poucos para montar só no final.

adicionado 9 minutos depois

Ah... A cadeira escolhida é de fabricação brasileira. Não conheço a qualidade. Se quiser uma marca de qualidade garantida, recomendo ThunderX3 (pertencente à aerocool). Noblechairs é o melhor que você pode achar no território nacional. Seja qual marca optar por comprar, sempre pesquise reviews e avaliações de pessoas que usam no youtube e em revistas de hardware/gaming, de preferência opiniões de quem já usou o produto por um período prolongado (meses/anos).

adicionado 13 minutos depois

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente muito obrigado pelas respostas, vou complementar com algumas informações que não passei antes, são elas: 

 

1) O unico motivo de querer trocar de placa-mãe da minha atual (placa-mãe Asus Prime B450M-A DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B450) é porque eu quero uma com 3200mhz de memoria sem overclock, e claro que seja AM4 e tenha entrada PCI 4.0 para o SSD. Tendo isso, a mais barata já me serve.

 

2) Eu só ia colocar WC porque me disseram que o ssd nvme M.2 esquenta muito ai precisava. Atualmente estou com o Cooler para Processador ( Pichau Gaming Sage Led Branco, PG-SAOI-WHITE) e o meu gabinete é o ( Gabinete Gamer DeepCool MATREXX 55 Preto Lateral de Vidro, MATREXX-55 ) , nessas condições eu preciso trocar de cooler? e se sim cabe o de 165mm? Atualmente eu uso 6 ventoinhas no gabinete

 

3) A minha fonte é Fonte Corsair VS650 80Plus White 650W, CP-9020172 , não sei se vou precisar mudar depois do upgrade (contando a rtx)

 

4) Sobre a cadeira, você sabe se tem alguma da ThunderX3 que seja em tecido? (que não seja couro nem PUC) Dei uma olhada mas pelas fotos não consigo reconhecer.

 

Atualmente estou assim :

image.png.ea5e65c64a8ca9646fc2c1a22ea23096.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Germano Pires disse:

Eu só ia colocar WC porque me disseram que o ssd nvme M.2 esquenta muito ai precisava. Atualmente estou com o Cooler para Processador ( Pichau Gaming Sage Led Branco, PG-SAOI-WHITE) e o meu gabinete é o ( Gabinete Gamer DeepCool MATREXX 55 Preto Lateral de Vidro, MATREXX-55 ) , nessas condições eu preciso trocar de cooler? e se sim cabe o de 165mm? Atualmente eu uso 6 ventoinhas no gabinete

SSDs esquentam, mas enquanto você tiver um bom airflow no seu gabinete não vai precisar se preocupar com isso, mais ainda se o SSD adquirido tiver dissipador. Outra coisa importante é que o WC, dependendo da posição em que puder ser instalado no gabinete, vai é prejudicar o arrefecimento dos demais componentes, sendo que muitos gabinetes só suportam WC no painel frontal, justamente o pior local para instala-lo. O cooler de 165 mm cabe tranquilo no seu gabinete. Segundo o site da fabricante, ele suporta coolers de até 168 mm. Neste caso, o Hyper 212 Turbo seria uma boa pedida. O MA620P é uma ótima pedida também, mas o custo adicional não vai refletir em um ganho proporcional no arrefecimento. Veja o review dele para comparar: Cooler Master MA620P RGB Air Cooler Review

6 ventoinhas no gabinete é ótimo. Certifique-se de que elas estão instaladas com o fluxo de ar como ilustrado abaixo:

image.png.19d9f2c83c719b61dfde05534c0ae57b.pngimage.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.png

 

14 horas atrás, Germano Pires disse:

3) A minha fonte é Fonte Corsair VS650 80Plus White 650W, CP-9020172 , não sei se vou precisar mudar depois do upgrade (contando a rtx)

A linha VS da corsair é a mais simples e de menor qualidade que a marca fabrica hoje. Mesmo assim ainda é bem melhor do que muitos modelos que vemos de outras marcas no mercado. Hoje eu utilizo e defendo o uso de uma fonte 80+ gold de qualidade, pois com os preços tão exorbitantes, pagar 100 reais a mais para ter o melhor é meio que bom senso básico. Precisar trocar você não vai, pois a potência é suficiente. A qualidade é o que me preocupa, mas pelo menos este modelo tem boa filtragem e boas proteções, então vai de você. O consumo é o pior fator dessa fonte ao meu ver.

 

14 horas atrás, Germano Pires disse:

Sobre a cadeira, você sabe se tem alguma da ThunderX3 que seja em tecido? (que não seja couro nem PUC) Dei uma olhada mas pelas fotos não consigo reconhecer.

Recomendo que visite o site da fabricante: https://thunderx3.com/gaming-chairs/

Lá você verá os materiais de cada modelo e outros modelos que não tem nas lojas de informática, mas convém pesquisar no google se outras lojas os tem e qual é seu preço.

 

Veja esta placa-mãe:

Placa-Mãe Asus TUF B450M-Plus Gaming, AMD AM4, mATX, DDR4

Bom preço, boa MB.

 

Alternativamente: 

Placa-Mãe MSI B550M Pro-VDH WiFi, AMD AM4, mATX

ou

Placa-Mãe Asus Prime B550M-A, AMD AM4, mATX, DDR4

Estas duas permitem a instalação do SSD entre a GPU e a CPU. Isso pode ajudar no arrefecimento, mas convém ler esta matéria com calma para entender melhor: https://www.hwcooling.net/en/what-s-the-best-position-for-your-ssd-m-2-en/

 

adicionado 3 minutos depois

Aqui está a resposta:

Citação

The results showed that it’s better to put your SSD under a graphics card with active cooling rather than above it. However, the cooler on the graphics card must have axials fans. Closed reference designs with radial rotors would probably change the situation a lot. This also applies to top models with high TDP.

Com isso concluo que instalar o SSD sob a placa de vídeo, se ela tiver ventilação ativa axial (ao contrário de modelos que usam exaustão). 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ DodsCara eu acredito que estamos quase terminando kkkkkk. As suas informações foram super uteis e com as varias mudanças planejo economizar bastante em comparação com a versão inicial, estou bastante agradecido.

 

Só preciso de uma ultima ajudinha. Eu gostei da placa-mãe que você indicou B550M Pro, pois ela é 3200mhz JEDEC de RAM e tambem tem Wifi que se for bom, pode me livrar de uns cabos a mais.

 

Só fiquei em duvida do SSD M.2 Nvme, no caso eu já tenho um SATA kingston A400 de 480GB que atualmente só uso 50GB, e quando baixo jogos chega a no máximo 150GB. Pensando nisso planejo deixar o atual como um disco separado para backup ou seilá. 

 

Só estou precisando dá sua recomendação sobre o SSD M.2 Nvme que claro seja compativel com o B550M Pro e tenha o melhor custo beneficio, preferível velocidade acima de tamanho.

 

image.png.6280c410dce460b40e06b30803e111e6.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, vamos lá... Se você pretende jogar qualquer jogo online, qualquer que seja, esqueça wifi. Você vai passar muita raiva se aderir a wifi para esta atividade específica. Além disso, a menos que sua rede seja dual band e você esteja no mesmo cômodo que o roteador, você também perderá velocidade. Se o roteador estiver muito longe e não puder ser mudado de lugar, recomendo a aquisição de um bom powerline ou passagem de cabos dentro da parede (o que o powerline evita ter que fazer, sem ter custo elevado).

 

O SSD NVMe é uma questão à parte. NVMe tem desempenho superior apenas em teoria. Na prática, o ganho de desempenho é simbólico (você vai demorar 1 a 3 segundos a menos para carregar windows e jogos). No uso diário não há diferença alguma entre ele e o SATA que você já possui. O problema do 2.5" é só que ele compartilha o memo BUS dos HDDs, e esse BUS tem capacidade para atender a velocidade máxima de apenas um dispositivo por vez (salvo engano 600 MB/s máximo). Resumindo, se seu sistema ficará no SSD, você pode bem usar o que já tem. Se quer armazenamento adicional, recomendo HDD. Se quer desempenho máximo a despeito de custo (se não tem mais nada importante para investir esse dinheiro que valia mais a pena), somente então invista no NVMe. 

Sobre compatibilidade, todos são compatíveis com a placa-mãe em questão. Os M.2 SATA também são todos compatíveis. É só comprar e instalar. As dimensões desse dispositivo tem que ser nos padrões 2242/2260/2280, mas quase todos disponíveis no mercado são 2280, 100% compatível com qualquer MB atual. Essa MB que você gostou tem dois slots, mas na kabum não fala se ambos são compatíveis com NVMe (o que deve ser o caso). Ambos certamente são compatíveis com SATA e ao menos um com NVMe, pois isso é padrão de mercado. Como é B550, mais provável que ambos sejam compatíveis com ambos.

 

A única vantagem que consigo contemplar hoje para a aquisição de um NVMe é para já ficar preparado para a unreal engine 5, que usará um recurso de carregamento de texturas em tempo real para aumentar o desempenho e a qualidade dos jogos. Ainda está sendo discutido se um NVMe realmente é necessário para o uso do recurso (com muitos experts defendendo que SATA já bastará). Mesmo que eu tivesse o dinheiro sobrando hoje para adquirir um NVMe, eu provavelmente ainda esperaria um bocado para adquiri-lo mesmo que fosse só pela questão do Unreal Engine 5, afinal ela sequer foi lançada ainda.

Veja o tech demo: https://www.youtube.com/watch?v=qC5KtatMcUw

adicionado 1 minuto depois
agora, WOZ Dods disse:

O SSD NVMe é uma questão à parte. NVMe tem desempenho superior apenas em teoria. Na prática, o ganho de desempenho é simbólico (você vai demorar 1 a 3 segundos a menos para carregar windows e jogos).

Na maioria dos testes sequer chega a 1 segundo, diga-se de passagem, exceto para carregamentos muito prolongados (como o do windows que salvo engano foi o único que chegou a 3).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É então eu acho que é isso mesmo: 

 

- O monitor mudou de 144hz 5ms sem caixa de som para 75hz 5ms com caixa de som 

- Cadeira me apaixonei pela dt3 Royce, mas 2300 reais é inviável, Romeo é boa e fica por 850

- placa-mãe é boa, na mesma faixa de preço da x570 gaming X, não vejo diferença então tanto faz (??)

- O processador não houveram alterações

- Watercooler sem necessidade foi trocado pelo Air cooler

- Memoria ram 32gb não era necessária isso tudo para games e passou a ser 16gb

- SSD M.2 excuido por não possuir melhora significativa para o SATA 

 

Redução de ~4000 reais aproximados.

 

Muito obrigado! @WOZ Dods

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Germano Pires disse:

- placa-mãe é boa, na mesma faixa de preço da x570 gaming X, não vejo diferença então tanto faz (??)

Se a x570 estiver nesse preço, vale sim mais a pena. Link? 

A X570 mais barata que vi no mercado custa na faixa de 1500. Das que sugeri a mais cara custa 1200... 

 

1 hora atrás, Germano Pires disse:

Redução de ~4000 reais aproximados.

Maravilha!!!! :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/09/2020 às 12:55, Germano Pires disse:

Pessoal, estou pensando em com o tempo dar um upgrade completo no meu PC e auxiliares.

 

Depois de algumas pesquisas cheguei no seguinte :

image.png.d3e2f1596366b2973841e8a70d448e3b.png

*Os preços estão como a versão mais baixa que eu encontrei em alguma promoção na promobit

 

A minha questão seria as seguintes:

1) Para as peças que eu ainda não defini, há peças semelhantes que sejam melhores de custo beneficio e quais são?

2) Há alguma preferência por marcas? Por exemplo eu coloquei Corsair, mas só porque eu não sei se XPG é boa, a mesma coisa com Gigabyte, Asus, MSI, etc....

3) Há compatibilidade entre a placa-mãe e as peças que eu coloquei? 

 

Desde já muito obrigado!

@Germano Pires as memórias geil evo potenza, ou super luce (depende da sua preferência pra rgb) trabalham muito bem com ryzen e tem chip samsung b-die, que são ótimos pra overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods vi a configuração que montou lá em cima para o colega, eu estou pensando em montar um pc gamer, não jogo nada muito pesado, basicamente World of Warcraft e Dota 2, vez ou outra tentar algo novo, mas como disse os principais são os 2 citados anteriormente, o que me recomenda? Jogo atualmente num notebook Acer com i5 de 4ª Geração e um chipset Nvidia 920M (se não estou enganado), então qualquer coisa acho que ficaria melhor.

 

Orçamento está meio apertado, seria meio um pc de entrada mesmo. Mas que tivesse uma boa fluidez nos games que citei.

 

Agradeço desde já.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Anicio valeu man, mas eu estou pegando uma placa-mãe diferente justamente porque não gosto de overclock, quero uma 3200mhz nativo.

 

 

adicionado 18 minutos depois

@WOZ Dods Analisando a x570 gaming x e a B550M pro-vdh eu não consegui diferenciar qual a melhor, tipo uma tem coisas que a outra não tem, uma tem wifi outra tem displayport.

 

Na tua opnião porque a x570 é melhor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Germano Pires disse:
 

@WOZ Dods Analisando a x570 gaming x e a B550M pro-vdh eu não consegui diferenciar qual a melhor, tipo uma tem coisas que a outra não tem, uma tem wifi outra tem displayport.

Displayport para quem vai usar GPU offboard é completamente desnecessário e redundante. Wifi só é útil para não gamers (como citei no começo). A X570 terá maiores vantagens para OC, unicamente, pois tem circuitos de regulação de tensão melhores (ou ao menos deveria ter). Fora isso, a B550 terá a mesma conectividade e capacidade de expansão. Por isso defendo que use ela na montagem, e também porque 300 reais de diferença compram muita coisa melhor em outras partes muito mais importantes.

adicionado 2 minutos depois
7 horas atrás, Luiz Lourencini disse:

@WOZ Dods vi a configuração que montou lá em cima para o colega, eu estou pensando em montar um pc gamer, não jogo nada muito pesado, basicamente World of Warcraft e Dota 2, vez ou outra tentar algo novo, mas como disse os principais são os 2 citados anteriormente, o que me recomenda? Jogo atualmente num notebook Acer com i5 de 4ª Geração e um chipset Nvidia 920M (se não estou enganado), então qualquer coisa acho que ficaria melhor.

 

Orçamento está meio apertado, seria meio um pc de entrada mesmo. Mas que tivesse uma boa fluidez nos games que citei.

 

Agradeço desde já.

Recomendo que crie um tópico e me chame lá. Assim evitamos poluir o tópico do colega e nos concentramos na sua questão. Definir quanto você pode gastar e o que já tem para a montagem (monitor, HDDs, periféricos, etc.) é importante. Acredito que hoje, com uma GPU onboard Vega da linha Ryzen, você já teria um desempenho bem melhor em jogos, fora a questão de longevidade, do que com seu notebook atual. O investimento inicial para isso seria na faixa de 2500 reais só para o gabinete. Qualquer valor que puder gastar acima disso vai lhe render uma máquina ainda melhor e mais durável. Vai de você o quanto quer gastar, mas planejando com calma dá para fazer algo realmente bom e pronto para ser melhorado com o tempo, ao contrário de qualquer notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...