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Alto ruído na ventoinha | Notebook Samsung Expert 50 - NP500R5H


Iracema Sousa

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Olá, pessoal! Boa tarde! Todos bem?

 

Por favor, venho pedir a ajuda de vocês na elucidação de um problema que venho tendo com o meu notebook há algumas semanas (cerca de 2) desde que, sem querer, derrubei água sobre o teclado. Neste momento, não pude desligar a máquina e permaneci usando. Em menos de 5 minutos, comecei a ouvir um altíssimo ruído que eu não sabia, até então, se vinha do HD ou do cooler.

 

Esta máquina foi adquirida em 2016 e mesmo jogando jogos pesados que requerem muito do processador e da placa de vídeo, até hoje nunca tive este problema. O som está tão absurdo que tem sido difícil trabalhar e estudar - e por conta disso, dependo muito deste notebook.

 

Solicitei o serviço de uma assistência técnica e eles trocaram o HD original por um SSD, bem como a pasta térmica no cooler. Me foi devolvida a máquina da mesma maneira que a enviei para conserto e me disseram que o som da ventoinha é normal, o que não é verdade. Portanto, peço encarecidamente a análise de vocês sobre o que pode ser o problema, quais coolers e/ou RAM são indicadas e se eu poderia tentar trocar sozinha via tutoriais. Como eu sou muito leiga, quanto mais orientações puderem me dar, agradeço!

 

Abaixo seguem em anexo algumas informações da máquina. Se precisarem de mais, por favor, me avisem. Conto com vocês!

Muito obrigada!

Abs

WhatsApp Image 2020-09-17 at 12.41.53.jpeg

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@Felipe Barbosa Melo Olá, Felipe!

 

Claro, tenho dois áudios gravados. Inclusive, um deles é de ontem quando voltou da assistência. O ruído é intermitente. Quando ligo a máquina, quando abro o Word, quando abro o Spotify ou até mesmo as Configurações do próprio Windows com todos os outros programas fechados. 

 

Gravei os áudios pelo celular e estão em MP4.

 

Muito obrigada!

WhatsApp Audio 2020-09-17 at 12.39.40.zip

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@Iracema Sousa Certo, isso é barulho de cooler. o que poderia fazer é, tirar a carcaça e ligar  o notebook pra ver como o cooler se comporta.

@Iracema SousaEles realizaram uma limpeza? Possa ser que o proprio cooler ou o controlador já estejam danificados. O cooler está disparado.. não está normal, mediante as temperaturas do print.

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@Iracema Sousa Boa tarde!

Sinceramente em um dos áudios me parece que o barulho é normal. Quando digo normal, digo que o cooler não está fazendo barulho com ruídos ou está com folga.

Agora, ele deveria fazer esse barulho apenas quando o computador esquenta muito.

 

Eu não sei como funciona muito bem a medição de temperatura nos notebooks, mas pode ser que quando você derrubou água, tenha danificado algum sensor e, por esse motivo, ele acelera mesmo que não esteja quente o suficiente para isso.

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@Felipe Barbosa Melo Estou trabalhando com ele sem a carcaça desde ontem, na verdade. Permaneceu no mesmo estado. O que eu fiz nesta manhã e ajudou um pouco foi reconfigurar o Plano de Energia para Equilibrado e nas configurações avançadas, reduzir o Estado de Desempenho Máximo do processador de 100% para 45%. Ajudou a reduzir um pouco o ruído, mas ainda assim, não é como normalmente uso a máquina.

adicionado 2 minutos depois

@Cesar de Freitas Henrique Muito obrigada pela resposta, Cesar! A minha suspeita também é esta, mas assim como você, desconheço as temperaturas ideais para notebooks. Especialmente em relação ao processador.

 

Quando digo que não é "normal", é mais porque em quase mais de 4 anos de uso, mesmo durante jogos, ele não fazia esse ruído. Por isso a experiência tem sido muito incômoda nos últimos dias. :(

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@Iracema Sousa Então, eu vi que sua CPU está em 45 graus. Considerando que no geral o notebook tem refrigeração pior que desktops, não vejo como uma temperatura alta à ponto de aumentar tanto a velocidade do cooler.

 

O que chamo de anormal é quando o cooler começa a fazer ruído. As vezes começa a ficar rígido, sem lubrificação, ou alguma pá quebrada... Enfim, isso seria um barulho anormal.

 

No seu caso parece que o cooler em si está normal. Mas está acelerando mesmo com temperaturas baixas. Por isso suspeito de algum sensor defeituoso, mas confesso que não sei bem como funciona essa medição em notebooks.

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@Iracema Sousa Seu problema começou logo após derramar água sobre o notebook. Isso sugere que houve um curto no interior dele. Este curto está afetando ou o aquecimento do notebook (daí a ventoinha girar mais rápido para compensar) ou então o próprio circuito que regula a ventoinha. Em uma terceira hipótese, pode até ter atingido a própria ventoinha e ocasionado perda de sua lubrificação (seria o mais fácil de resolver por sinal).

Em ambas as situações eu levaria novamente no técnico (que lhe passou a perna se você não solicitou troca de HDD por SSD, mas sim a solução do ruído) e pediria ele para "se virar", pois lhe cobrou sem desempenhar o trabalho para o qual foi contratado. 

 

Se tivesse um especialista em eletrônica competente, ele provavelmente desvendaria isso muito mais fácil, mas esses são raros no setor de informática hoje.

 

Quando um aparelho eletrônico é molhado, não importa a situação, você DEVE desligá-lo de imediato. O preço a se pagar por não fazê-lo pode bem ser a perda do aparelho inteiro. Ter continuado usando pode ter causado danos que só vão aumentar com o tempo, algo que você não vai saber nunca sem um especialista, ou até a máquina simplesmente "expirar". No desespero, basta tirar da tomada e retirar a bateria, ou segurar o botão de power até desligar. Nunca se deve usar ventilador ou secador de cabelos, tampouco sacudir o aparelho, pois você pode jogar a água em outros lugares. O negócio é secar com cuidado mesmo e deixar o aparelho descansar sem uso por alguns dias.

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