Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar roteador como repetidor de sinal


Posts recomendados

Bom dia! Há mais ou menos 2 meses resolvi trocar de roteador por um mais recente.

Antes era o TP-LINK TL-WR740N (150Mbps). Comprei um TP-LINK TL-WR829N. (300Mbps) e já o instalei no lugar do antigo como roteador principal e está funcionando normalmente.

Pra não deixar meu roteador antigo encostado, já que ele está funcionando normalmente, resolvi colocá-lo como repetidor para ampliar a cobertura de sinal, já que ele tem a função WDS (Wireless Bridge).

Acredito que o fato do roteador TL-WR740N ter 1 antena e o novo TK-WR829N ter 2, não seja problema!

 

Seguinte: Pesquisei em vários sites sobre como fazer pra configurar e achei algumas divergências.

Configurei o roteador que vai ficar como repetidor como vi num site: , mudei o número do IP, habilitei o WDS, mudei o número do canal, coloquei o mesmo MAC do roteador principal e desabilitei o DCHP e salvei.

 

Um site dizia que deveria colocar um número de canal diferente pra não haver conflito, outro dizia que tinha que deixar o número igual, um dizia que tinha que colocar o nome da rede e a senha do wi-fi, outro dizia que não precisava colocar.

Fiz dos dois jeitos, testei e mesmo assim não deu certo.

A rede até aparece mas não conecta de jeito nenhum! No caso, aparece as duas redes; a principal e a secundária mas a secundária não conecta de jeito nenhum; nem de forma automática e nem manual. Digitei a senha no smartphone e mesmo assim não deu certo.

Não conecta e fica sempre aparecendo a mensagem: "ADQUIRINDO ENDEREÇO IP".

Alguém sabe o que pode estar causando esse problema? Será que falta alguma coisa?

Ah, e outra dúvida: Caso dê certo, por exemplo, meu smartphone irá se conectar automaticamente ou terei que fazer de forma manual, no sinal wi-fi do roteador extensor?  Quando perder o sinal do roteador principal é que o sinal do extensor entra em ação?

Desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, André Luiz1978 disse:

Caso dê certo, por exemplo, meu smartphone irá se conectar automaticamente

Para ficar automatico, precisa usar cabo de rede, O cabo de rede ira sair do WR829N e vai ate o 740n

 

No 740N o nome da rede, canal, deverá ser identico ao do 829N

e o dhcp ficara desativado

 

 

No modo WDS é diferente, Tu entra no 740n ativa o wds, ai vai aparecer opção para localizar as rede wifi ao seu redor, tu tem que escolher a rede do 829n ai tu entra com a senha dessa rede. Automaticamente o 740N vai pedir para reiniciar e o canal vai ficar identico ao do 829N mas o nome da rede nao, O nome da rede deve ser diferente e o dhcp tem que estar ligado porque vai ser criado uma rede nova.

E sim alem do DHCP ativado os ips tem que ser diferente, Se o 849n tem o dhcp iniciado em 192.168.0.1 ate 192.168.0.254 no 740n tu tem que programar para o DHCP iniciar em 192.168.1.1 ate 192.168.1.254

E sim no modo WDS precisa escolher a rede manualmente no celular isso é regra.

E no modo WDS a velocidade cai drasticamente, se tu tiver um plano de 100 mega por exemplo no 849n nao adianta achar que vai atingir  mais do que 20 30 megas no 740n porque não vai nao.

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Luiz1978

11 minutos atrás, André Luiz1978 disse:

@Tio Chang  O DHCP eu só deixo desativado no 740N. No 829N eu deixo ativado.

Muito obrigado pela ajuda! Vou fazer tudo da forma como você disse e retornarei aqui pra dizer se funcionou.

Mas somente se for usar cabo de rede, interligando os dois aparelhos.

 

O 829N fica com dhcp ativado, O cabo de rede sai da lan 1 e deve entrar na lan 1 do 740n, O 740n fica com o dhcp desativado e Com o nome do wifi, canal, identico ao do 829n.

 

Ja o modo WDS eu nem recomendo perder tempo com isso. Pois o objetivo principal do WDS era tipo assim.

 

Tu tem a rede wifi do 829n e cola esse aparelho na janela do quarto que faz frente a minha casa.

 

Eu moro na sua frete.

 

Eu pegaria o 740n colaria ele na minha janela que faz frente com sua casa, e conectaria via wds no seu wifi. e usaria o cabo de rede no meu pc,

 

é so persarmos um poco, Como poderia o wds aumentar sinal de wifi se ele nao pode ficar longe do 829n ? pense nisso rs rs.

 

Invençao do wds é um quebra galho onde nao daria para passar cabo de rede. ou seja entre sua casa e a minha rs rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/09/2020 às 03:08, Tio Chang disse:

Para ficar automatico, precisa usar cabo de rede, O cabo de rede ira sair do WR829N e vai ate o 740n

 

No 740N o nome da rede, canal, deverá ser identico ao do 829N

e o dhcp ficara desativado

 

 

No modo WDS é diferente, Tu entra no 740n ativa o wds, ai vai aparecer opção para localizar as rede wifi ao seu redor, tu tem que escolher a rede do 829n ai tu entra com a senha dessa rede. Automaticamente o 740N vai pedir para reiniciar e o canal vai ficar identico ao do 829N mas o nome da rede nao, O nome da rede deve ser diferente e o dhcp tem que estar ligado porque vai ser criado uma rede nova.

E sim alem do DHCP ativado os ips tem que ser diferente, Se o 849n tem o dhcp iniciado em 192.168.0.1 ate 192.168.0.254 no 740n tu tem que programar para o DHCP iniciar em 192.168.1.1 ate 192.168.1.254

E sim no modo WDS precisa escolher a rede manualmente no celular isso é regra.

E no modo WDS a velocidade cai drasticamente, se tu tiver um plano de 100 mega por exemplo no 849n nao adianta achar que vai atingir  mais do que 20 30 megas no 740n porque não vai nao.

 

 

 

 

 

Boa tarde! Coloquei os ip's diferentes lá no DHCP mas na hora de salvar, não aceita e Aparece uma mensagem dizendo assim: "CÓDIGO DE ERRO: 2005 - FAIXA DE ENDEREÇOS IP INVÁLIDA. POR FAVOR, DIGITE OUTRA".

Daí, coloquei os ip's assim 192.168.0.101 e 192.168.0.200 e aí sim, salvou. A rede apareceu mas na hora de conectar, aparece a mensagem : Internet não disponível" ou rede não disponível, uma coisa assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2020 às 16:26, André Luiz1978 disse:

Boa tarde! Coloquei os ip's diferentes lá no DHCP mas na hora de salvar, não aceita e Aparece uma mensagem dizendo assim: "CÓDIGO DE ERRO: 2005 - FAIXA DE ENDEREÇOS IP INVÁLIDA. POR FAVOR, DIGITE OUTRA".

Daí, coloquei os ip's assim 192.168.0.101 e 192.168.0.200 e aí sim, salvou. A rede apareceu mas na hora de conectar, aparece a mensagem : Internet não disponível" ou rede não disponível, uma coisa assim.

ALGUÉM SABE COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Luiz1978 Maluco, Desista do modo WDS, isso não presta. O que é mais vantajoso hoje em dia é tu ampliar  o sinal wifi usando dois equipamentos tendo no final o resultado de uma rede super forte, sem ter que ficar trocando de wifi na lista de Wifis disponiveis.

 é só puxar o cabo de rede do primeiro para o segundo aparelho, e repetir as configuraçoes idênticas do wifi do primeiro aparelho. desativando o dhcp do segundo aparelho e ligando o cabo de rede na lan 1 do segundo aparelho.

 

1.jpg.76ec835585fe482c9a3a45102493b592.jpg

Se der tudo certo vai mostrar uma flecha no Wifi analyzer que nos demostra, que tem dois aparelhos amplificando o sinal.

 

2.jpg.a4d4e4deac50a791c838b211798291b9.jpg

Quando a gente clica na flecha, a gente consegue ver o mac adress de cada aparelho e a potencia do sinal, Aparelho 1 Estou perto dele entao deu cheio, Aparelho 2 esta longe entao nao deu tanto sinal.

 

3.jpg.721c1c064618e130fe64c1540a36ff4d.jpg

Como podemos ver, o 5g e 2g sao gerenciado por dois aparelhos nao sendo nescessario a troca de sinais manualmente, Conforme eu fico na frente da casa, eu pego o sinal do aparelho 1, Conforme eu vou rumo ao fundo do quintal eu pego o sinal do aparelho 2, PErmitindo assim que nao haja ocilação na velocidade final.

 

1141130448_Semttulo-1cpia.jpg.d08fad01dd8bada7f540e6dfb7f697f9.jpg

Exemplo de uma casa onde o Aparelho 1 Fica  Escondido no forro da pingadeira frontal e aparelho 2 escondido na pingadeira  do forro na parte de traz da casa. A potencia fica estão forte, que nem precisa de equipamento dentro da casa.

Eu faço isso com TPLink c5 e Dir 819

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2020 às 11:45, Tio Chang disse:

@André Luiz1978 Maluco, Desista do modo WDS, isso não presta. O que é mais vantajoso hoje em dia é tu ampliar  o sinal wifi usando dois equipamentos tendo no final o resultado de uma rede super forte, sem ter que ficar trocando de wifi na lista de Wifis disponiveis.

 é só puxar o cabo de rede do primeiro para o segundo aparelho, e repetir as configuraçoes idênticas do wifi do primeiro aparelho. desativando o dhcp do segundo aparelho e ligando o cabo de rede na lan 1 do segundo aparelho.

 

1.jpg.76ec835585fe482c9a3a45102493b592.jpg

Se der tudo certo vai mostrar uma flecha no Wifi analyzer que nos demostra, que tem dois aparelhos amplificando o sinal.

 

2.jpg.a4d4e4deac50a791c838b211798291b9.jpg

Quando a gente clica na flecha, a gente consegue ver o mac adress de cada aparelho e a potencia do sinal, Aparelho 1 Estou perto dele entao deu cheio, Aparelho 2 esta longe entao nao deu tanto sinal.

 

3.jpg.721c1c064618e130fe64c1540a36ff4d.jpg

Como podemos ver, o 5g e 2g sao gerenciado por dois aparelhos nao sendo nescessario a troca de sinais manualmente, Conforme eu fico na frente da casa, eu pego o sinal do aparelho 1, Conforme eu vou rumo ao fundo do quintal eu pego o sinal do aparelho 2, PErmitindo assim que nao haja ocilação na velocidade final.

 

1141130448_Semttulo-1cpia.jpg.d08fad01dd8bada7f540e6dfb7f697f9.jpg

Exemplo de uma casa onde o Aparelho 1 Fica  Escondido no forro da pingadeira frontal e aparelho 2 escondido na pingadeira  do forro na parte de traz da casa. A potencia fica estão forte, que nem precisa de equipamento dentro da casa.

Eu faço isso com TPLink c5 e Dir 819

 

 

 

@Tio Chang Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!  No meu caso, pelo jeito então, acho que não vai adiantar, pois o motivo de eu ter tentado usar o WDS é pelo fato que eu moro numa casa de 2 andares e o cabo de rede não chegaria até a sala, que fica no andar de baixo. No caso o roteador principal fica no meu quarto na parte de cima e, por isso,  eu estava querendo colocar o roteador 2 como ampliador de sinal na sala. Se eu usar o cabo, os 2 roteadores vão ter que ficar praticamente um ao lado do outro no meu quarto. Vou ver o que consigo fazer aqui. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda e pelo esclarecimento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...