Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

windows instalado no HD e SSD, porém bootando pelo HD


Posts recomendados

galera, meu pc tava com defeito na placa-mãe e o lugar onde comprei trocou a mesma, porém eles deixaram o windows no HD (eu havia formatado e instalado no HD pra verificar se o defeito era no SSD) e instalaram no SSD também, porém o windows está bootando pelo HD, como eu mudo isso? já faz algumas semanas q eu só estou usando o HD, poucas coisas instaladas no SSD.

obs: meu processador é um APU da AMD, porém tenho uma GPU.

IMG_20200918_080838840.jpg

IMG_20200918_080935520.jpg

IMG_20200918_080955621.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Eduardo Mateus você instalou o Windows no SSD ou clonou o HD nele? Se instalou o Windows no SSD com o HD conectado na placa-mãe, então o setor de boot deve ter ficado no HD e não no SSD. Nesse caso, abra o Gerenciador de Discos e mande foto, porque pode não ser necessário reinstalar e simplesmente mover o setor de boot do HD pro SSD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 foi o seguinte, meu pc tava com defeito, daí fui orientado a formatar, formatei e instalei no HD e não no SSD, não resolveu e tive que mandar de volta. Eles trocaram a placa-mãe, e instalaram no SSD (que estava vazio) o windows, juntamente com o windows no HD (q eu havia mandado instalado), só que o windows está sendo iniciado pelo HD e não pelo SSD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

OK. Seu Windows do HDD está instalado no modo Legacy/CSM. Já o Windows do SSD foi instalado no modo UEFI.

 

Tem uma possível solução simples: configure "CSM Support" como "Disabled" no Setup, assim apenas o Windows do SSD carregará. Depois você apaga tudo do HDD e se quiser habilita o CSM de novo (não recomendo, mas tem gosto para tudo...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez marcando a terceira opção de boot, na sua primeira imagem
Que é o Windows Boot Manager que está setada para o ADATA SSD

17 minutos atrás, Eduardo Mateus disse:

mas eu preciso delatar tudo do HDD? não posso deletar apenas as pastas do windows?

Não precisa deletar tudo, mas o recomendável seria formatar que é mais fácil

19 minutos atrás, Eduardo Mateus disse:

não recomenda habilitar o CSM novamente?

Eu também acho melhor deixar em modo somente UEFI, o CSM é o modo compatível com UEFI e BIOS Legacy que eu acho menos seguro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto @mick 07 beleza, vou tentar fazer isso, tentarei primeiro alterar a ordem do boot como você disse e alterar o CSM, uma dúvida, caso dê errado, eu ainda conseguirei entrar na BIOS para voltar como está atualmente? sou inexperiente na área e tenho um certo receio de mexer na BIOS e tal

q ***** vou ter q instalar os jogos tudo de volto kkkajakkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Eduardo Mateus disse:

@Marcos FRM mas eu preciso delatar tudo do HDD?

 

Você quer aproveitar a partição de 930 GB do HDD como um volume de dados apenas, isso?

 

Caso seja...

 

Geralmente, se não existir nenhuma partição ativa, o disco não é considerado inicializável para o CSM. Uma vez que consiga inicializar com o Windows do SSD, remova o bit "Inicialização" da partição de 930 GB do HDD. Caso não seja possível fazer pela interface do gerenciamento de disco, use o diskpart. Deve ser suficiente.

 

Citação

não posso deletar apenas as pastas do windows?

 

Não basta, pois o código inicializável da MBR ainda achará a partição ativa, carregará o bootmgr, etc. (observação: em UEFI o processo é diferente)

 

Citação

não recomenda habilitar o CSM novamente?

 

Não. É legado carcomido e obsoleto. Me impressiona os fabricantes de placas-mãe ainda habilitarem essa porcaria por padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...