Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 8300 provocando quedas de FPS, mesmo a 60ºC


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Bom, tenho um fx 8300 com uma m5a78l-m lx/br e um Water cooler pichau 120 ml. Comprei ele recentemente e ele estava esquentando muito, estava pegando 70 graus e caindo a performance, acabei comprando um water cooler no lugar e conseguiu segurar ele, porém tentei fazer overclock a 4.2 a 1.35 de tensão e ele pega 61 graus com 10 segundos de teste no aida e cai a performace, só conseguir realmente estabilizar a 3.6 a 1.2 de tensão com um water cooler, o que eu queria saber é, o meu processador por algum motivo quando chega em torno de 61 graus ele simplesmente cai o desempenho sendo que era pra ser 70 graus não? quando faz overclock perde essa temperatura maxima?  minha mobo ta limitando a temperatura maxima do processador?

 

o resto do setup 

rx 570 

16 gb ram 1600mhz

evga 600w white

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1ª Observação: Essa placa-mãe não faz overclock seguro. (chipset e construção dela são inadequados)

2ª Observação: Processador é de 2012, ele cairá o desempenho em qualquer jogo recente, pois não tem performance suficiente para manter frametime baixo e estável. (nem em overclock)

 

Qual jogo você está jogando?

Sugiro manter a CPU em stock, aumentar a resolução para a maior possível e setar os gráficos no very high ou ultra, com o propósito de transferir boa parte da carga para a placa de vídeo.

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês sabem por qual motivo o fx ta caindo fps a 60 graus? to falando de cai quando o processador diminui a velocidade pra perder a temperatura, em termos de consistência o processador ta segurando a barra sem cair, até chegar nessa temperatura. E não é pedir de mais pegar pelo menos 4.0 ghz num processador que chega até 4.2 de boa e com um water cooler. O game que tava jogando era Warzone, no full e em hd.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Alisson1002 Bem-vindo ao Clube do Hardware. 

 

Essa placa-mãe foi projetada para os Phenom II, não para os FX. O circuito regulador de tensão é subdimensionado e insuficiente para os FX, que passaram a funcionar por meio de uma "gambiarra" que a AMD arrumou na BIOS. Quando os VRMs superaquecem, a placa-mãe limita o fornecimento de energia do processador para não fritar, e a tensão e o clock, naturalmente, caem. Para amenizar o problema, você precisaria resfriar a região onde ficam os VRMs, mas fez justamente o contrário: ao instalar o water cooler, você retirou o pouco fluxo de ar que um air cooler poderia jogar ali, complicando ainda mais as coisas...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Alisson1002 disse:

vocês sabem por qual motivo o fx ta caindo fps a 60 graus? to falando de cai quando o processador diminui a velocidade pra perder a temperatura, em termos de consistência o processador ta segurando a barra sem cair, até chegar nessa temperatura. E não é pedir de mais pegar pelo menos 4.0 ghz num processador que chega até 4.2 de boa e com um water cooler. O game que tava jogando era Warzone, no full e em hd.

 

Amigo, não sei se você leu o post anterior, a queda de FPS que está enfrentando não é relacionada a temperatura, e sim pela limitação do próprio componente. Warzone não vai rodar fluido nesse CPU nem com milagre, pois é uma CPU fraca e defasada! E o overclock nessa placa-mãe fica super instável, como dito anteriormente. Pra jogar, sem drops de fps terá que migrar obrigatoriamente para a linha Ryzen.

Faça um teste, coloque o MSI Afterburner e monitore o uso da gpu, irá notar que nas partes mais pesadas do mapa o uso de GPU irá cair severamente pois o processador não dá conta de empurrar essa placa nesse jogo e em vários outros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom então a melhor solução seria migrar de plataforma? em questão ao desempenho do cod, eu rodo de 60 fps a uns 50fps com ele no max, depende da area que estou. Em questão dos vrms, tem como fazer alguma gambiarra pra ele não superaquecer? sem ter que tirar o water cooler

8 minutos atrás, KairanD disse:

@Alisson1002 Bem-vindo ao Clube do Hardware. 

 

Essa placa-mãe foi projetada para os Phenom II, não para os FX. O circuito regulador de tensão é subdimensionado e insuficiente para os FX, que passaram a funcionar por meio de uma "gambiarra" que a AMD arrumou na BIOS. Quando os VRMs superaquecem, a placa-mãe limita o fornecimento de energia do processador para não fritar, e a tensão e o clock, naturalmente, caem. Para amenizar o problema, você precisaria resfriar a região onde ficam os VRMs, mas fez justamente o contrário: ao instalar o water cooler, você retirou o pouco fluxo de ar que um air cooler poderia jogar ali, complicando ainda mais as coisas...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Alisson1002 disse:

Bom então a melhor solução seria migrar de plataforma?

sim

 

1 minuto atrás, Alisson1002 disse:

Em questão dos vrms, tem como fazer alguma gambiarra pra ele não superaquecer?

Ela já tem dissipador nos VRMs, pelo que vi na foto da asus, não tem muito o que fazer, o que você faz nessa placa com um FX seria como colocar um Ryzen 4000 numa a320

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alisson1002 Um i7 2600k que é um processador da época do seu FX é muito melhor e muito mais estável, se você achar uma troca pau a pau sem que você tenha que gastar dinheiro... o seu kit mobo + ram + cpu pelo um kit de um i7 2600k acho que ia valer a pena como forma de "não gastar". Mas recomendo que migre para uma plataforma mais atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução
4 minutos atrás, Alisson1002 disse:

Bom então a melhor solução seria migrar de plataforma? em questão ao desempenho do cod, eu rodo de 60 fps a uns 50fps com ele no max, depende da area que estou. Em questão dos vrms, tem como fazer alguma gambiarra pra ele não superaquecer? sem ter que tirar o water cooler

Primeiramente, retire o overclock. Quando essa placa-mãe está em condições ideais de refrigeração, ela fica no limite para suportar um FX 8-core em stock. Overclock não é boa ideia e pode apenas piorar sua experiência, já que irá provocar mais drops de clock e FPS. Sobre os VRMs, tente apontar um fan para a região onde está o bloco do water cooler. Ali em volta estão os VRMs. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, carbonii disse:

@Alisson1002 Um i7 2600k que é um processador da época do seu FX é muito melhor e muito mais estável, se você achar uma troca pau a pau sem que você tenha que gastar dinheiro... o seu kit mobo + ram + cpu pelo um kit de um i7 2600k acho que ia valer a pena como forma de "não gastar". Mas recomendo que migre para uma plataforma mais atual.

voce sabe de alguma plataforma que tem gente querendo trocar? no mercado livre é só acho pra venda, e eu realmente não queria dar um upgrade de plataforma sem ter vendido a minha anterior, ou até mesmo trocar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alisson1002 Procure na OLX, não sei qual cidade você mora... mas aqui em São Paulo capital é bem fácil de achar as coisas pelo OLX, geralmente tem pessoas querendo trocar por lá e vender também né.

adicionado 0 minutos depois

Ou você pode vender a sua plataforma atual, o seu kit no caso né, e incrementar uma grana e comprar uma plataforma Ryzen.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii eu tava pesando em ir pra ddr4 e pegar um ryzen 1600 af, ja que não tenho muita grana. É um bom processador não é?

4 minutos atrás, carbonii disse:

@Alisson1002 Procure na OLX, não sei qual cidade você mora... mas aqui em São Paulo capital é bem fácil de achar as coisas pelo OLX, geralmente tem pessoas querendo trocar por lá e vender também né.

adicionado 0 minutos depois

Ou você pode vender a sua plataforma atual, o seu kit no caso né, e incrementar uma grana e comprar uma plataforma Ryzen.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...