Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar masterfan pro 120 air-flow 120mm-rgb na gigabyte b450m ds3h?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Fala galera, por conta de alguns problemas relacionado a minha placa-mãe antiga a garantia da loja em que comprei o pc trocou ela e me deu uma gigabyte b450m ds3h, analisando essa placa vi que ela possui uma entrada rgb header de 4 pinos, eu estava pensando em comprar esses fan https://www.terabyteshop.com.br/produto/10041/cooler-para-gabinete-cooler-master-masterfan-pro-120-air-flow-120mm-rgb-mfy-f2dn-11npc-r1 como a minha placa-mãe tem apenas 1 entrada de rgb header eu teria que usar um splintter, eu queria saber se eu consigo usar esses fan na minha placa-mãe e controlar pelo software da gigabyte, tambem queria saber se vou precisar apenas ligar esses fan no splintter ligado na placa-mãe ou vou precisar conectar em outra coisa, tambem queria saber se eu conectar de 3 a 4 fans e uma fita de led nao vai sobrecarregar essa entrada e dar defeito se puderem me ajudar agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Tersariol É só comprar a ventoinha e ligar com o splitter na placa-mãe. Só observe a direção do conector para não queimar sua MB. Tem que alinhar as setas dos conectores e do splitter com o 12v da MB. Se tiver dúvida, não faça, venha aqui e pergunte ou pesquise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Daniel Tersariol Toda ventoinha RGB tem duas conexões, uma de energia e uma de controle RGB. Se sua placa-mãe é compatível com Aura Sync, RGB Fusion, Mystic Light Sync ou Polychrome Sync, então é só conectar os RGBs nessa entrada através do cabo splitter e pronto. A quantidade de LEDs que você pode ter conectado ali sem sobrecarregar vai depender da potência máxima que esse RGB da placa-mãe suporta (veja no manual). Você teria que fazer o cálculo para a saber o total. Se não for suficiente, vai precisar de uma placa externa de controle com alimentação direto da fonte como esta:

 H710977da656f4d0aa91dc6a768014088Q.jpg

adicionado 2 minutos depois
3 minutos atrás, Daniel Tersariol disse:

@WOZ Dods entendi, no caso eu coloco a conexao rgb no splintter da rgb header e essa de energia vou precisar de outro adaptador?

A de energia você conecta na placa-mãe se tiver headers sobrando lá. Se não tiver aí você usa o adaptador molex para ligar diretamente na fonte.

 

Estes são os cabos que tem na ventoinha:

 kA090000000RFox_1.jpg

 

Algumas já vem com adaptador da alimentação para molex como esta: 

x2products_system_cooling_double_led_rin

 

adicionado 3 minutos depois

Essa placa externa da primeira foto se chama RGB LED HUB. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Tersariol Ventoinhas de qualidade comumente já vem com esse adaptador. Se sua placa-mãe tiver algum conector de ventoinha de 3 ou 4 pinos sobrando (geralmente MBs tem pelo menos 2) é só conectar ali. Se faltar isso custa 3 a 5 reais, sendo que tem versões que já dão para conectar várias.

adicionado 0 minutos depois

@Daniel Tersariol Leia sobre, veja no youtube. Tem milhões de vídeos mostrando, só procurar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Tersariol O SPLITTER RGB VAI NA SAÍDA RGB! Não misture as coisas. Se ligar errado vai queimar. 

 

As fitas de LED você vai ter que ver com qual conector virá. Se quiser que seja compatível com o splitter ou HUB, tem que comprar com conector ARGB de 3 pinos (conector com um pino tampado). Você realmente precisa ler algum conteúdo bacana sobre o assunto, pois se fizer algo sem entender exatamente o que está fazendo, vai acabar queimando alguma coisa. Vemos gente matando placa-mãe aqui todo dia por falta de atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods entendi, vou pesquisar mais, pelo que eu vi a minha placa so tem um sys fan, eu tava vendo tambem e minha placa tem mais 2 entrada 1 de 4 pinos e outra de 3 e embaixo da de 4 pinos ta escrito Led_c e da de 3 pinos ta escrido D_led, isso tem algo a ver com os fans ou nada a ver?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@WOZ Dods amigo decidi comprar esse fan https://m.kabum.com.br/produto/100149/kit-cooler-deepcool-rf-120-com-3-unidades-rgb-12cm-dp-frgb-rf120-3c voce sabe se ela é 4 pinos rgb? Eu vi em alguns unboxings que ela possui um adaptador 3 pinos ai fiquei na duvida se é RGB (4 PINOS) ou ARGB(3 PINOS) tambem vi que ela possui um adaptador (sem ser aquele simples de rgb) aquele adaptador eu consigo ligar as entradas pwm nele e ligar na minha sys fan que tenho sobrando na placa-mãe? Nao vai sobrecarregar a entrada? Video unboxing 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods sim, mas a entrada padrão é 4 pinos, vou usar um hub de 10 portas rgb 4 pinos que tenho aqui, e ele vem com adaptador de energia que vai direto na fonte, do kit so nao vou usar o adaptador de 3 pinos e o controlador de rgb padrão que vem, unica coisa triste é que nao vou conseguir controlar o pwm, isso faz muita falta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods fala amigo, eu acabei me enganando, o adaptador que vem junto com ele é para ir direto em um sys_fan da placa-mãe, eu tenho um aqui sobrando mas sera que nao vai sobrecarregar a entrada, (no manual indica que precisa conectar na placa-mãe) eu conectaria 4 fans ja que o adaptador tem 4 slots

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Tersariol Observe que cada ventoinha tem dois cabos, um para alimentação de energia e outro para controle do RGB. Cada adaptador ou splitter tem uma finalidade e deve ser observada a polaridade dos cabos RGB, pois conecta-los errado pode danificar as ventoinhas e a placa-mãe também. No manual explica direitinho como conectar, siga ele à risca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...