Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar velocidade de um motor 12v com uma saída variável de 1v a 5v


Panka57

Posts recomendados

ola, preciso controlar um  motor 12v com uma saida de motor 5v, esse motor de 5v alterna sua velocidade.  tenho uma  fonte 12v. minha duvida é se seria possível controlar o motor 12v com essa variação de tensão do motor 5v.

 

obs vou fazer com sucata de eletrônicos que tenho aqui!!!

 

desde já obrigado 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB olá , montei um volantinho simplao aqui, com placa de joystick. funciona p que eu preciso.

mas achei a vibracao do motorzinho muito fraca, ai queria ligar um 12 v aqui p vibra td kkk. ai pensei em usar o sinal desse motor 5v, sera que é posivel, não sei dizer se é pwm (pode ser  que sim)

 

vou usar esse 12 v pois tenho alguns motores aqui, mas sao todos 12v.

 

obrigado por responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Panka57 na maioria dos casos é usado um sinal PWM para controlar esses motores DC, pois é a forma mais eficiente de se fazer isso. Com um sinal PWM de 5V, você pode usar um transistor junto com uma fonte de 12V para alimentar esse motor. O sinal aplicado na base do transistor (5V PWM) séria replicado para o motor conectado ao coletor (com uma fonte 12V), e a tensão deve variar na mesma proporção.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB tenho aqui na mao um d2058, sera que dá certo?, se nao sera que em reatores de lampadas tem?

 

obrigado novamente 

adicionado 3 minutos depois

@GuilhermeGB so pra saber tenho pouco conhecimento em eletronica, sou um entusiasta .   trabalho com a parte mecânica de áudio 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Panka57 disse:

@GuilhermeGB olá , montei um volantinho simplao aqui, com placa de joystick. funciona p que eu preciso.

mas achei a vibracao do motorzinho muito fraca, ai queria ligar um 12 v aqui p vibra td kkk. ai pensei em usar o sinal desse motor 5v

Pelo que entendi você montou um volante com as sucatas de um joystick.
você quer aquela sensação de vibração no volante quando vai para a grama e tal. Mas o motor de vibração do controle é muito fraco.

1-A placa que você tem, dispara 12V? Ou você terá uma fonte para fazer isso?
2-O volante está ligado só no usb? ou tem alimentação externa?

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB esse que tenho aqui na mão deve ser uns 4a, mas consigo outro mais fraco, mas tambem 12v!

 

 

@Thiago Miotto tenho a fonte externa, na placa do joystick so sai 5v p motorzinho,  esta só no usb, eu poderia tirar a alimentação (+ e -) do usb e deixar so os dois fios de dados e ligar uma fonte extena?

adicionado 6 minutos depois
4 minutos atrás, Panka57 disse:

@GuilhermeGB esse que tenho aqui na mão deve ser uns 4a, mas consigo outro mais fraco, mas tambem 12v!

 

 

@Thiago Miotto tenho a fonte externa, na placa do joystick so sai 5v p motorzinho,  esta só no usb, eu poderia tirar a alimentação (+ e -) do usb e deixar so os dois fios de dados e ligar uma fonte extena?

o motor 12v vai rodar praticamente em vazio, pois tera somente um pequeno peso para fazer a vibração 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Panka57 disse:

 

@Thiago Miotto tenho a fonte externa, na placa do joystick so sai 5v p motorzinho,  esta só no usb, eu poderia tirar a alimentação (+ e -) do usb e deixar so os dois fios de dados e ligar uma fonte extena?

Não, provavelmente tem outros componentes que você estragaria com essa carga a mais.
Posta uma foto da placa que talvez não seja o caso.
No mais, como você falou que tem pouco conhecimento em eletrônica, sugiro um relé para ligar. Tu tem algum nas sucatas que tu tem aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um conhecimento no máximo intermediário de eletronica. PWM é uma atuação pausada (muito rápida, não detectável sem instrumentos especiais) de corrente, fazendo com que uma fonte de 24V gera 8,12,16V, para da um exemplo, o que pode ser usado também para fazer o corrente ir aumentando, ou ser controlada.
Quando você falou que a saída é variável de 1v a 5v, você fala de que? Você mediu isso no motor? Talvez o emissor já esteja fazendo o PWM, daí é só ligar num mosfet que suporte os 12V.
 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto você saberia dizer em que equipamentos teria um mosfet, tenho aqui  do meu lado alguns lm4765st   que eram de um home theater,  

nao cheguei a sdir pois nao encotro meu multimetro  :(

 

@GuilhermeGB pois é no  momento não  tenho nenhum esquema. mas na pratica eu tenho um + e um - que controlam o motor.

 

vou tentar enviar uma foto! , nao vão se assustar com a gambiarra!!!kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Panka57 transistores MOSFET geralmente são encontrados em eletrônicos que trabalham com valores maiores correntes, como fontes, amplificadores, nobreaks, etc. No entanto, eles são um pouco mais complicados de operar, pois são acionados por tensão e não por corrente, como os transistores bipolares. Pra saturar um MOSFET você precisa carregar o terminal gate com 10V, enquanto os transistores bipolares só precisam de uma queda de tensão de 0,6-1,2V (dependendo do modelo) entre base e emissor para entrarem em saturação.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o componente tem identificação, tu não precisa de um multimetro. Tenta ir colocando partes no google que logo tu acha ele e ve o que é.
No caso, creio que você fala desse cara aquiimage.png.78959cf14f250edc7c3b5d72fa02bc1b.png

Ele não é um mosfet
Talvez os reatores se as lampadas forem de corrente continua
Nobreaks tb costumam ter

Esse d2058 que tu falou antes acho que serviria. 
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Panka57 disse:

(...)  mas com a saida do motorzinho não arma o rele. 

(...) na saida do motorzinho não 

 

Não está claro o que você está tentando. É dúbio. É melhor nos mostrar diagramas. Você pode rabiscar um papel e tirar foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Panka57 disse:

preciso apenas controlar usando a saida do motor 5v

 

Vou assumir que você quer trocar um motor (5V) por outro (12V). Quando vocês falam em "usar o sinal do" primeiro motor, fica parecendo que se está a falar de "adicionar" o motor 12V; daí haveria menos corrente ainda.

 

Entenda o FET como um chaveador: a cada pulso PWM (sinal) ele abre a passagem na linha 12V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...