Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixo uso de CPU e GPU


Posts recomendados

Salve galera

Meu primeiro post aqui e seguinte: estou com baixo uso de cpu e gpu nos meus jogos e principalmente no Microsoft Flight Simulator. o uso dos dois varia de 30 a 50% e eu não consigo obter 60 fps mesmo com aparentemente recursos de sobra...

Specs: RTX 2060

 placa-mãe: POS PIQ77-CL

 CPU: i7 3770

 RAM: 16GB DDR3 1600MHz

 HD 1TB 

 

No exemplo da foto a RAM e VRAM estão próximas do limite, mas o problema acontece sempre, mesmo com bastante folga. parece que tem alguma coisa limitando a cpu e gpu mas não consigo identificar o que é.

Esse problema ocorre principalmente no GTA V e no MFS. já tentei por no ultra low e no ultra high e o problema é o mesmo. diminui o consumo das memórias mas o uso permanece intacto. entre 30 e 50%

desabilitar o v-sync não adiantou.

Ajudem!!!

erro gpu cpu.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Carreiro bom, é porque os processadores mais antiguinhos tipo a ivy bridge não conseguem entregar mais FPS, mesmo não estando em 100%, não tem o que fazer

 

O processador que vou usar é o ryzen 5 3600, já estou com tudo aqui, só falta a memória e ele, se você colocar um processador mais atual vai ver a diferença enorme de FPS. Agora, porque isso acontece? Por causa da frequência ser baixa, memória DDR3, enfim, várias coisas

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do i7-3770 causar um gargalo enorme com a sua RTX 2060, acredito que sua config deveria estar fazendo 60 quadros muito fácil no GTA V. O Flight Simulator eu não achei teste com essa combinação, mas 22 quadros igual tá na sua print, tá bem estranho... a não ser que seja em momentos específicos onde o CPU não esteja aguentando e aí ele dá stuttering e derruba os FPS. Mas no GTA V tem que passar de 60 fácil, tem coisa errada aí.

Em que resolução você está jogando?

 

Dá uma olhada nesse vídeo, a mesma config que a sua e passando de 60 em tudo:

 

Spoiler

 

 

 

Qual é a sua fonte (marca e modelo)?

Está usando estabilizador/nobreak ou direto na tomada?

 

Além da fonte, seria interessante ver no site do fabricante da mobo se não teve alguma atualização de BIOS que deu suporte a placas de vídeo. Em placa-mãe muito antiga existe a possibilidade de ter problemas de incompatibilidade com GPUs mais novas, aí você até pode tentar resolver com atualização de BIOS, mas tem placas antigas que já pararam de disponibilizar BIOS a muito tempo, aí você fica limitado à compatibilidade da última.

O problema é que não sei se essa placa ainda tem suporte pela Positivo, não encontrei o link do fabricante pra acessar a página dessa placa.

Só que como você já disse que teve uma outra mobo (mas também antiga) e o problema era o mesmo, talvez seja outra coisa.

Fora esses 2 jogos que você citou, o problema ainda ocorre? Você baixou o driver da GPU direto no site do fabricante? Testou alguma outra versão de driver?

 

EDITADO:

 

Esse site dá uma estimativa do gargalo da config:

https://pc-builds.com/calculator/Core_i7-3770/GeForce_RTX_2060/0es137lu/16/100/

 

Apesar de calcular 32.17% em 1080p, não acredito que isso te deixaria abaixo dos 60 quadros nessa config, a não ser que realmente tenha algo errado.

 

EDITADO 2:

 

Outra coisa que acabei de ver aqui: sua mobo tem 2 slots PCI Express 3.0, um deles é x16 e o outro x4. Confere se você está usando a placa no x16, caso esteja no x4 vai ter perda de desempenho. Como não encontrei o link da placa em site nenhum da Positivo, não consigo procurar a informação pra confirmar qual é o x16 e qual é o x4. Mas muito provavelmente o mais de cima é o x16. No entanto, eu trocaria de slot e realizaria um teste de qualquer jeito.

Marquei pra você as duas PCI-E de que estou falando:

 

Spoiler

positivo-pos-piq77cl-lga-1155-ddr3-chips

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou escrevendo em outra postagem porque por algum motivo não está aparecendo a opção de "Editar" na minha postagem anterior. Caso algum moderador veja, poderia por favor unir as postagens?

Dessa vez eu editaria para avisar que é possível verificar se está usando a PCI-E x16 pelo próprio GPU-Z, que pode ser baixado neste link> https://www.techpowerup.com/download/techpowerup-gpu-z/

É só olhar a aba "Graphics Card" do GPU-Z, em "Bus Interface" irá aparecer se está em x16 ou x4.

Não tem necessidade de trocar o slot como eu havia falado, me esqueci desse detalhe.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafael, obrigado pela resposta!

prepare-se: meu monitor é de 1440x900! não é nem Full HD!!!

Vamos lá:

1 - Sim, baixei o ultimo driver pelo geforce experience.

2 - Jogo em resolução 900p e por isso achei estranho.

3 - Sim, está no Slot x16 PCI 3.0

4 - Outra coisa estranha que notei: No MFS o fps CAI na visão de dentro do avião e aumenta na vista de fora. pois bem, percebi que quando entra no avião ele DIMINUI o uso de GPU e por fora ele AUMENTA (WTF?????) por isso eu estão tão encucado com isso, parece que é algum LIMITADOR de software, e não o hardware..

5 - Fiz o teste escalando a resolução em 200% e ele aumenta pra 80% o uso da GPU PORÉM com o FPS ainda entre 20 e 30 FPS e o consumo da CPU permanece o mesmo, entre 30 e 50% (Fiz o escalonamento no GTA V e no MFS e os 2 aumenta o uso da GPU porém não entregam mais FPS).

No GTA V é mais tranquilo, roda em 50, 60fps mas o problema é que oscila demais e mesmo com o v-sync desligado ele não entrega mais desempenho.

6 - Minha fonte é uma CORSAIR 650W então acredito que dá com folga.

Parece que quando eu coloco as config pra abusar da GPU ela aumenta o uso mas não entrega mais fps e não faz sentido nenhum não passar de 60fps com o v-sync desligado porque é justamente desligado que é pra usar 100% da GPU. Pode ser um gargalo da CPU mas ela também teria que estar em 100% pra poder dizer que é gargalo. que bagunça!

visão de fora cockpit.jpeg

visão dentro cockpit.jpeg

a primeira é de fora e a segunda de dentro.

 

Outra coisa: quando eu alterava as config de gráficos do ultra pro low como eu comentei a CPU ia em 100% e depois de aplicado voltava pros 50% de uso então acho que não é erro de indicação do riva turner também

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Carreiro interessante...

Com essa resolução menor que o 1080p você deveria ter uma taxa de quadros maior e mais uso de CPU, estranho mesmo.

Mas esse problema você nota somente no GTA V e MFS?

 

Outra coisa, você usa estabilizador/nobreak ou não? E qual é o modelo da sua fonte da Corsair mesmo (porque esses 650W indica apenas a potência)?

 

Veja se consegue gravar um vídeo testando com o MSI Afterburner+Riva, ative essas informações na tela:

 

Energia
Velocidade da ventoinha
Uso da CPU, 1, 2, 3... etc
Frequência da CPU 1, 2, 3... etc

Temperatura da CPU 1,2,3... etc
Tensão da GPU

 

Quando o uso da GPU cai você nota que o uso do CPU estava elevado ou não?

Outra coisa, ali nas fotos que você mandou o CPU está em 81 e 82 graus, qual a temperatura máxima que ele está chegando? Se ele estiver chegando em uma determinada temperatura e a partir disso o uso da GPU cai, é bem provável que esteja dando thermal throttling (o CPU irá derrubar o desempenho para evitar o superaquecimento).

Até por isso seria bom fazer um vídeo e verificar essas demais informações que citei anteriormente.

Como você falou que fez uma troca da pasta térmica, qual pasta térmica utilizou? Está usando o cooler box da Intel?

 

Se puder teste um driver mais antigo e compare o desempenho nos mesmos jogos, apenas pra eliminar a possibilidade de ser um problema do driver mais recente com os jogos citados.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo, aqui está

- GTA V: https://youtu.be/IHQkH1LN5qs

- MFS: https://youtu.be/S-ezSfjbDjQ

Repare que após eu colocar no ultra no MFS a cpu vai em 100% mas depois de um tempo que carregou tudo ela estabiliza e volta ao pouco uso novamente.

Minha fonte: CX650

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Leonardo Carreiro disse:

Tranquilo, aqui está

- GTA V: https://youtu.be/IHQkH1LN5qs

- MFS: https://youtu.be/S-ezSfjbDjQ

Repare que após eu colocar no ultra no MFS a cpu vai em 100% mas depois de um tempo que carregou tudo ela estabiliza e volta ao pouco uso novamente.

Minha fonte: CX650

 

@Leonardo Carreiro , dá uma olhada nas configurações do seu vídeo no YT. Como privado ele não fica disponível pra assistir, só você tem acesso. Teria que deixar como "não listado" e marcar a opção de "permitir incorporação" pra que ele possa aparecer aqui no fórum. A parte de incorporação na verdade não chega a ser necessária, porque com o link daria pra assistir, mas precisa estar como "não listado" mesmo.

Se não fica aparecendo isso: https://i.postimg.cc/Jhgw3scG/222.png

 

 

Sobre outra versão de driver você não chegou a testar?

E a pasta térmica, saberia dizer qual pasta foi aplicada no CPU?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando os vídeos que você postou está me parecendo que o problema é mais relacionado ao baixo uso da GPU do que CPU. Isso porque deu pra ver (principalmente no MFS) que o uso da CPU está conseguindo chegar nos 100% e também próximo disso em algumas situações.

É claro que sua GPU não deve entregar o 100% direto com esse CPU, mas o uso e o desempenho realmente me parece baixo.

 

Baixe o GPU-Z, tire uma print da janela "Graphics Card" (tenha certeza que na parte de baixo está selecionada sua RTX 2060).

 

9 horas atrás, Leonardo Carreiro disse:

Minha pasta térmica é uma comum, sem marca mesmo mas que foi trocada tem nem 5 dias.

Tentei instalar um driver de umas 3 versões anteriores e não adiantou.

 

Sobre a pasta térmica, mesmo que você tenha realizado a troca recentemente, se a pasta não estiver dando conta de trocar calor suficiente vai gerar superaquecimento. Algumas pastas possuem tempo de cura, então a eficiência dela começa a ser maior depois de um tempo. Como você está tendo temperaturas acima de 80 (no MFS notei que chegou a 84) no seu i7 eu tentaria colocar uma pasta de melhor qualidade.

O ideal era você saber qual é a sua pasta pra ter ela como base de comparação.

Também daria pra setar uma frequência limite no seu CPU.

Eu tava olhando um vídeo aqui do Adrenaline com um 3770k, parece que eles testaram com o CPU travado em 3.50Ghz:

https://www.youtube.com/watch?v=FosPghKGDXM

 

Essa placa-mãe da Positivo parece que não tem mais site na Positivo, talvez possa ser um problema da própria placa com essa GPU mais recente.

Eu procurei aqui por versões de BIOS, só encontrei alguns sites que disponilizam o arquivo, mas nenhum detalhando quais foram as versões de BIOS lançadas e as alterações:

http://baixardriverpositivo.blogspot.com/2013/07/drivers-positivo-master-d570-pos-piq77cl.html

http://wwwo.positivoinformatica.com.br/suportepositivo/drivers/drivers02.asp

 

Nos 2 links a versão de BIOS é 0304R.L.

O problema é que se atualizar pulando alguma versão pode comprometer a placa. Atualização de BIOS é um processo bem delicado, e isso é algo que no seu caso fica complicado de tentar algo.

 

Tente testar suas memórias:

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/400607-computador-com-problema-verifique-se-o-problema-n%C3%A3o-est%C3%A1-na-mem%C3%B3ria-atualizado/

 

Esse teste de memória do tópico acima é muito bom, mas em caso de não conseguir rodar ele use o do próprio Windows que é melhor que nada. Basta digitar "Diagnosticar problemas de memória" no seu iniciar que deve aparecer.

Se puder remover os pentes e testar individualmente é melhor ainda.

 

Você também pode usar o PassMark pra testar seu pc e comparar a pontuação dos seus componentes com a da lista do PassMark:

 

https://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php

https://www.videocardbenchmark.net/gpu_list.php

 

Veja se algo está muito abaixo do esperado.

Dê uma olhada no seu painel de controle da Nvidia, veja se tem alguma configuração diferente marcada nos jogos que você citou na parte de "Configurações do programa".

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei uma outra versão de BIOS dessa placa sua: 0308F.U (com data de 21/04/14). De repente confere se a sua é essa versão ou se está alguma anterior.

No CPU-Z é só ir em "Mainboard" e olhar as informações de "BIOS". Mande um print se puder.

Também pode confirmar pelo setup da sua placa. Liga o pc apertando del, quando abrir a interface da Positivo você vai em "Visão do sistema" e olha as informações de "BIOS AMIEFI" e "Data de Compilação".

 

Nesse vídeo o cara tem a mesma placa-mãe, descendo nos comentários postaram um arquivo de BIOS mais recente junto com algumas prints do setup da placa-mãe.

 

BIOS: https://*****/file/eYpFURwZ#0K1v6ivQfAxKnOq4a39v7FiiQ0qzLHmt4CnorDCCh9w

 

Fotos: https://*****/file/XNxjhbpB#sKxmSpkJqbPlqoND7F-cXG_ZTQq6p8G4RsigKK3jKps

 

Se baixar esse arquivo "BIOS" acima vai ver que o usuário deixou dentro um suposto tutorial (escrito por ele mesmo imagino) de como atualizar para essa versão 0308F.U, que seria a mais recente.

Segundo ele a atualização para 0308F.U funciona e foi testada de todas essas versões: 0304R, 0304R-w7, W70306L, 0306R-w7,0306U e 0306L-w7.

 

Caso não detecte nenhum problema testando por sotfware, seria bom se você pudesse testar os componentes do seu pc em um outro computador.

Se não tiver um amigo ou conhecido que possa te ajudar, tente quem sabe levar em uma assistência de confiança.

Como sua placa é antiga eu pediria para atualizarem para a BIOS mais recente. Até dá pra tentar fazer você mesmo, o problema é que não se tem muita informação, pelo menos eu não achei praticamente nada sobre essa placa.

Quando atualizei a BIOS da minha mobo aqui fui fazendo as atualizações na ordem em que foram lançadas e conforme a instrução do fabricante. No seu caso não sei se isso é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Rafael!

Então to te mandando os prints do CPU-Z e do GPU-Z, conforme nas fotos minha BIOS é de 10/2014 então acredito que realmente seja a última ou próximo dela considerando a idade da MOBO.

Sobre o aquecimento, vi no vídeo do Adrenaline que você citou que o deles chegou a 84º e entregando 100% de performance mas de qualquer jeito comprei um Watercooler da CM (Cooler Master Lite 120mm) por que é um investimento pra qualquer processador que eu vá trocar.

Eu acredito que tem algum limitador na CPU mas o fato de que no vídeo do Adrenaline ele esquentou do mesmo jeito que o meu, me faz pensar que seja algum erro de indicação ou do próprio processador. talvez chegue a 100% e não está aparecendo, enfim.

mas apesar disso o desempenho do GTA V ainda me parece muito estranho...

Vou aguardar o Watercooler chegar pra dar uma atualizada no tópico e enquanto isso eu testo os meus componentes em uma placa-mãe mais atual (se eu achar).

Fiz o memtest86 e também pelo diagnóstico do Windows as memórias estão ok.

Em questão do teste de travar o clock, a versão que eu uso não é desbloqueada pra overclock apenas a 3770K e também precisaria de uma placa-mãe mais atual pra isso

 

cpuz.PNG

gpuz 2060.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Carreiro realmente, sua BIOS parece ser uma das mais recentes dessa placa...

O teste de clock que comentei era apenas pra reduzir temperatura e ver como isso afetaria a gameplay. Acredito que você deva conseguir reduzir o clock. Mas já que você até vai ter um water cooler, pode deixar pra ver a temperatura de novo depois de instalar.

Eu não acho que tenha limitação no seu CPU, ele chegou a 100% no vídeo do MFS, quando não esteve a 100% o uso estava variando (me pareceu normal a variação). A única coisa que me parecia mais suspeita era algum possível thermal throttling, mas não parece que esse é o problema do desempenho abaixo.

As memórias então podemos descartar, pelo menos inicialmente.

Notei uma coisa estranha, a "BIOS version" (conforme print) da sua GPU não consta na lista do techpowerup:

 

https://www.techpowerup.com/vgabios/?architecture=NVIDIA&manufacturer=&model=RTX+2060&interface=&memType=&memSize=&since=

 

Posso ter me enganado, mas tentei procurar por todas as versões de RTX 2060 do site (incluindo as Super) e parece que nenhum número bate com esse 90.04.63.40.30.

Por acaso você comprou a placa usada?

 

Eu realmente não sei dizer se todas as BIOS dessa placa constam no site da techpowerup, mas talvez seja uma boa você abrir um tópico sobre essa questão da BIOS aqui no fórum na parte de "Placas de vídeo". Ou aguardamos alguém que saiba tirar essa dúvida se todas as versões constam lá ou não.

Na verdade tem até uma informação no topo do site informando que se sua BIOS não está listada você pode enviar usando GPU-Z.

 

Pesquise pela marca e modelo específico da sua placa, veja na lista qual é a versão de BIOS.

 

EDITADO:

 

Verifiquei que existe uma placa no site da techpowerup com mesmo número de "Subsystem Id" informado no seu GPU-Z: 1462 3755.

Mas os outros dados não batem (versão de BIOS e "Device Id").

É dessa que estou falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu comprei a placa na Kabum e faz umas 2 semanas que chegou, vou tentar reportar no techpowerup pra ver se está correto.

Como disse, vamos esperar o watercooler chegar pra isolarmos a questão do thermal throttling e eu vou tentar testar meus componentes em outra placa pra ver se é alguma coisa de placa-mãe.

Talvez realmente seja essa BIOS da GPU. Vou investigar pra isolar..

De qualquer forma, vou atualizando o post conforme fizer o teste e os componentes chegarem. Obrigado!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá! recentemente meu watercooler chegou e a temp abaixou uns 10 graus então está funcionando bem e agora não passa dos 65 graus.

também instalei o windows em um SSD de 120 gb e formatei o disco antigo que estava tudo instalado.

o ponto bom, é: o FS2020 ta rodando bem. não como deveria mas melhorou muito e os fps aumentaram significativamente. o ponto ruim é que o GTA V continua igual.

recentemente comprei um kit do R5 3600X e vou trocar tudo pra resolver esse problema porque eu acho q realmente é o processador.

Obrigado a todos pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...