Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD nao aparece no explorador de arquivos


Visitante
Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Oi, tudo bem

Hoje fui ligar meu PC para jogar, e meus jogos apareciam -O atalho nao foi encontrado-

Foi questao de tempo ate perceber que o HD nao aparecia no explorador de arquivos, nem no gerenciador de disco do Windows. O app Partition Master detectou o HD, porém alegou nao estar formatado, sendo que esta em NTFS e tenho centenas de GB de arquivos la.

Logo, criei um pendrive Ubuntu e testei, todos os meus arquivos aparecem normalmente...

O que estou fazendo agora, estou copiando meus arquivos para outro HD pelo pendrive Ubuntu, como mostra a imagem.331555284_Screenshotfrom2020-09-1920-33-18.thumb.png.bd76cfd89cafa27ba361fb8e468d6b46.png

Tenho duas perguntas para apos a copia

 

1. Tenho alguns programas dentro desse HD que estou copiando. Ao assinar a mesma letra de unidade (D) no HD que estou copiando para, sabendo que todas as pastas estarao no mesmo caminho, tudo funcionara sem erros de .dll {Ponto de interrogacao}

 

2. Quais os procedimentos que posso fazer para tentar ressucitar o HD, sabendo que copiei meus arquivos e poderei formatar {Ponto de interrogacao}

 

Obrigado a todos! (Desculpa a falta de acento e pontuacao, o Live CD do Ubuntu colocou outro esquema de teclado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, Theodoro19 disse:

Oi, tudo bem

Hoje fui ligar meu PC para jogar, e meus jogos apareciam -O atalho nao foi encontrado-

Foi questao de tempo ate perceber que o HD nao aparecia no explorador de arquivos, nem no gerenciador de disco do Windows. O app Partition Master detectou o HD, porém alegou nao estar formatado, sendo que esta em NTFS e tenho centenas de GB de arquivos la.

Logo, criei um pendrive Ubuntu e testei, todos os meus arquivos aparecem normalmente...

O que estou fazendo agora, estou copiando meus arquivos para outro HD pelo pendrive Ubuntu, como mostra a imagem.

Tenho duas perguntas para apos a copia

 

1. Tenho alguns programas dentro desse HD que estou copiando. Ao assinar a mesma letra de unidade (D) no HD que estou copiando para, sabendo que todas as pastas estarao no mesmo caminho, tudo funcionara sem erros de .dll {Ponto de interrogacao}

 

2. Quais os procedimentos que posso fazer para tentar ressucitar o HD, sabendo que copiei meus arquivos e poderei formatar {Ponto de interrogacao}

 

Obrigado a todos! (Desculpa a falta de acento e pontuacao, o Live CD do Ubuntu colocou outro esquema de teclado)

1- Não é necessário fazer isso pois o recomendado é verificar a integridade do HD primário, sendo que provavelmente ele está com algum problema que necessite de uma substituição (por tanto, você deverá instalar o Linux/Windows no seu HD secundário).

 

2- Não existe nenhuma forma de ressuscitar um HD caso ele esteja com algum dano físico.

 

Os procedimentos que você pode testar (dentro do Windows) são:

 

1- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html

Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 


2- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic: (https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3) e veja se é informado algum erro. Se sim, isso indica que existem defeitos físicos no seu HD e nada pode ser feito a não ser substituí-lo.


3- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GabrielLV disse:

Os procedimentos que você pode testar (dentro do Windows) são:

 

1- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html

Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 


2- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic: (https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3) e veja se é informado algum erro. Se sim, isso indica que existem defeitos físicos no seu HD e nada pode ser feito a não ser substituí-lo.


3- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/)

Obrigado pelas dicas!

 Ja tenho o HDtune e o Data Lifeguard, vou fazer esses apos a copia e baixar o crystaldiskinfo!

So uma duvida, nao tem chance de ser algo mais simples, como corrupcao do MBR, que eh corrigido apos uma formatacao?

1 minuto atrás, GabrielLV disse:

1- Não é necessário fazer isso pois o recomendado é verificar a integridade do HD primário, sendo que provavelmente ele está com algum problema que necessite de uma substituição (por tanto, você deverá instalar o Linux/Windows no seu HD secundário).

No caso, ele nao eh o HD primario, eh apenas um HD para guardar dados, logo, nao e nele que o Windows esta (Que bom ,senao ia ser muito mais perdas hehe)

adicionado 23 minutos depois

Adicionando, ainda estou no Ubuntu, mas com o gerenciador de disco dele, consegui dados S.M.A.R.T. e alguns detalhes a mais. postando as prints para ver se ajuda em algo.1616637187_Screenshotfrom2020-09-1921-18-48.thumb.png.60c2aa8717b8c48eefc45e6463251628.png551802381_Screenshotfrom2020-09-1921-19-03.thumb.png.7438b77924293e2796079ba3ef46b77d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, Theodoro19 disse:

So uma duvida, nao tem chance de ser algo mais simples, como corrupcao do MBR, que eh corrigido apos uma formatacao?

No caso, ele nao eh o HD primario, eh apenas um HD para guardar dados, logo, nao e nele que o Windows esta (Que bom ,senao ia ser muito mais perdas hehe)

Só testando para saber.

Corrupção na MBR é fixado tanto pelo sistema de reparo da mídia de instalação do Windows (bootrec /fixmbr) quanto pelo comando chkdsk.

 

Mesmo que o Windows não esteja nele, você precisa utilizar os programas para fazer uma análise (e você precisa estar dentro do Windows para executa-los).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Theodoro19 disse:

@GabrielLV Ok, entao descartarei a probabilidade de erro no MBR. Vou fazer os testes quando terminar a copia, mas consegui alguns dados por aqui também, veja se eles ajudam em algo...

 

Tudo OK nessa tela, mesmo assim é importante que você faça os testes extensos dos programas que citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Theodoro19 disse:

@GabrielLV A transferência deu erro, não sei o porquê... Estou reiniciando no Windows, a primeira coisa que vejo já é o chkdsk rodando na inicialização 🤣🤣🤣. Assim que ligar, faço sim e posto aqui para análise

Deixe o chkdsk fazer a análise, podemos ver que ocorreu um erro que necessitou que ele fosse executado :X 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Após 5 estágios de reparação, ligou o PC. Vou abrir e baixar os programas e rodar os testes.

Posso rodar simultâneamente mais de 1 teste? Os testes são grandes, então acho que vá demorar horas...

adicionado

Não consegui muito, pois o HD sumiu da listagem em pouco tempo. Segue o que consegui.

 

Teste com o CrystalDiskInfo:

image.thumb.png.0cf83fa7b010ce1e1d97f720e1717509.png

 

Teste com o WD LifeGuard (Obs: fiz um teste rápido pois não sabia quanto tempo o HD iria funcionar, no final acho que acertei)

image.thumb.png.5e79be65caee9b60c716837fbe5e1554.png

 

Quando chegou no HDTune, o HD começou a dar xilique de novo...

image.thumb.png.74554a3128a16664ebc13c95267a6b69.png

adicionado

Aproveitando que voltou a funcionar por um breve período, rodei um chkdsk rápido e não encontrou erros. Vou tentar o HDTune novamente agora

image.thumb.png.f98c948c6cd50c9e9b474b71566eecc4.png

adicionado

Não estou conseguindo tirar print do resultado do HDTune, não está indo para a area de transferência por algum motivo... Vou tentar descrever.

Minimum: 5.0MB/s (Logo no começo do teste)

Maximum: 153.8MB/s

Average: 115.5MB/s

Acess Time: 20.6ms

Burst Rate: 343.0MB/s

CPU Usage: 1.5%

 

Não há picos nem quedas altas, no começo está nos 150MB/s e no fim pelos 70MB/s

Configurei como mandou, Full test, Accurate

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Theodoro19 disse:

Posso rodar simultâneamente mais de 1 teste? Os testes são grandes, então acho que vá demorar horas...

Não.

 

1 hora atrás, Theodoro19 disse:

@GabrielLV Teste com o WD LifeGuard (Obs: fiz um teste rápido pois não sabia quanto tempo o HD iria funcionar, no final acho que acertei)

Você precisa executar o teste extenso, e usar o Crystaldisk info APÓS o Datalifeguard, sendo que o CHKDSK não é necessário agora.

 

Sobre o HD toda hora desconectar: tentou com outro cabo SATA? E liga-lo em uma porta diferente?

 

1 hora atrás, Theodoro19 disse:

 

Minimum: 5.0MB/s (Logo no começo do teste)

Maximum: 153.8MB/s

Average: 115.5MB/s

Acess Time: 20.6ms

Burst Rate: 343.0MB/s

CPU Usage: 1.5%

Pelo minimum estar em ridículos 5MB/s já da pra chutar que existe um problema no cabeçote de leitura, porém não da pra afirmar sem o gráfico para uma análise (e você tem que fazer o teste sem nenhum programa aberto).

 

Todas essas unidades listadas, elas são partições ou outros HDs/SSDs? 

 

Qual a configuração completa da sua máquina (marca e modelo de todas as peças, incluindo a fonte)?

 

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GabrielLV disse:

Você precisa executar o teste extenso, e usar o Crystaldisk info APÓS o Datalifeguard, sendo que o CHKDSK não é necessário agora.

Entendi. Não tentei pois está desconectando sozinho toda hora, mas assim que conseguir passarei sim!

3 minutos atrás, GabrielLV disse:

Sobre o HD toda hora desconectar: tentou com outro cabo SATA? E liga-lo em uma porta diferente?

Ligar em outra porta tentei, porém não fez efeito. Já usar outro cabo SATA, não tentei, pois não tenho mais outro. Porém se disser que pode ser isso, irei comprar um assim que possível. Na minha cidade tem várias lojas que vendem bem barato!

4 minutos atrás, GabrielLV disse:

Pelo minimum estar em ridículos 5MB/s já da pra chutar que existe um problema no cabeçote de leitura, porém não da pra afirmar sem o gráfico para uma análise (e você tem que fazer o teste sem nenhum programa aberto).

O gráfico foi feito sem nada aberto junto, apenas o programa e o antivirus que não fecha nunca. O minimum foi logo no começo do teste, acho que foi a demora no spin-up time, já que ele desliga toda hora... Mas também não sei afirmar isso.

7 minutos atrás, GabrielLV disse:

Todas essas unidades listadas, elas são partições ou outros HDs/SSDs? 

São todos HDs. Tenho ao todo 7 HDs e 1 SSD simultâneamente.

8 minutos atrás, GabrielLV disse:

Qual a configuração completa da sua máquina (marca e modelo de todas as peças, incluindo a fonte)?

Tenho essas informações no  meu perfil aqui do CDH, segue o link https://www.clubedohardware.com.br/profile/1057905-theodoro19/

Caso não consiga acessar, vou deixar copiado as informações aqui também:

Meu PC

 

Processador

AMD Ryzen 5 1600AF

 

Cooler

AMD Wraith Stealth

 

Placa de vídeo

MSI RX 5500 XT Mech 8GB OC

 

Placa-mãe

Asus Prime B450M-Gaming/BR

 

Memória

Crucial BallistiX DDR4 2x8GB 16GB 2666Mhz (Rodando com OC à 3000Mhz)

 

HDs

7 HDs, somando 10TB

 

SSDs

Pichau Gaming PG256X 256GB (Boot)

 

Gabinete

Sharkoon VG7-W Green

 

Fonte

Corsair CX600

 

Extras

Mousepad Redragon Orion RGB + Gravador de DVD Externo Samsung

 

Mouse

Redragon Cobra Chroma

 

Teclado

OEX Game Prismatic

 

Caixas de som

Som do monitor (quase não uso)

 

Headset

Warrior Askari PH292

 

Monitor

SyncMaster 940mw 19" 1440x900@75Hz

 

Sistema Operacional

Windows 10 Pro + Linux Mint

 

Browser

Firefox

 

Antivírus

Kaspersky Total Security

 

12 minutos atrás, GabrielLV disse:

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador?

Uso ele no filtro de linha clamper multiproteção 8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
50 minutos atrás, Theodoro19 disse:

Uso ele no filtro de linha clamper multiproteção 8.

Excelente.

 

51 minutos atrás, Theodoro19 disse:

Já usar outro cabo SATA, não tentei, pois não tenho mais outro. Porém se disser que pode ser isso, irei comprar um assim que possível. Na minha cidade tem várias lojas que vendem bem barato!

É uma possibilidade, então é importante que adquira assim que for possível.

 

51 minutos atrás, Theodoro19 disse:

O gráfico foi feito sem nada aberto junto, apenas o programa e o antivirus que não fecha nunca.

Tente refazer o teste e enviar uma print do gráfico assim que possível.

E o antivírus da kaspersky, basta clicar com o botão direito no ícone na barra de notificações e clicar em "Sair"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, GabrielLV disse:

É uma possibilidade, então é importante que adquira assim que for possível.

Entendi! Amanhã vou passar na cidade, ver se tem algo aberto, mas duvido por ser domingo. Mas pode deixar que até segunda cedo já tiro essa dúvida!

44 minutos atrás, GabrielLV disse:

Tente refazer o teste e enviar uma print do gráfico assim que possível.

Refarei e tentarei mandar sim! O antivírus sabia que tinha como desativar, porém não gosto de desativar ele pois ele pode estar agindo contra algo, e não achei que fosse fazer diferença no resultado. Mas se você acha que devo desligar para refazer o teste, assim o farei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, Theodoro19 disse:

Refarei e tentarei mandar sim! O antivírus sabia que tinha como desativar, porém não gosto de desativar ele pois ele pode estar agindo contra algo, e não achei que fosse fazer diferença no resultado. Mas se você acha que devo desligar para refazer o teste, assim o farei!

Na verdade ele está analisando o conteúdo do arquivo que você baixou/executou, não quer dizer necessariamente que ele está agindo contra uma ameaça... É extremamente difícil que um programa baixado do site oficial esteja infectado, mas mesmo assim é sempre bom saber que o antivírus está cumprindo com seu papel, porém nesse caso sugiro que desative pois a análise necessita exatamente do "poder de processamento" do HD/SSD para analisar o arquivo em busca de ameaças, sendo que essa análise pode acabar impactando no HDTune que irá utilizar do mesmo poder de processamento para fazer o teste de benchmark.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Preciso de ajuda. O HD tinha inicializado normalmente, então tentei fazer o HDTune novamente para te enviar. No meio do Benchmark, tela azul Video_TDR_failure. Agora, meu PC não está mais ligando, dando ou video tdr failure ou driver irql not less or equal...

Vi na internet que atualização dos drivers corrige isso, mas como eu atualizo driver se o Windows sequer inicia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Theodoro19 disse:

@GabrielLV Preciso de ajuda. O HD tinha inicializado normalmente, então tentei fazer o HDTune novamente para te enviar. No meio do Benchmark, tela azul Video_TDR_failure. Agora, meu PC não está mais ligando, dando ou video tdr failure ou driver irql not less or equal...

Vi na internet que atualização dos drivers corrige isso, mas como eu atualizo driver se o Windows sequer inicia?

Wtf...

 

Telas azuis podem ocorrer por vários motivos diferentes, mas no meio do teste do HD sendo que isso não ocorria antes é muito estranho...

 

Tente desconectar o HD problemático e veja se o problema persiste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vou tentar

adicionado 6 minutos depois

Não deu certo, então coloquei meu pendrive com o hiren's bootCD e rodei o programa de reparação.

Em tese o WIndows está funcionando agora, aparentemente era um problema com o driver de vídeo, sem relação com o problema no HD.

Aproveitei que aqui no Hiren's BootCD o HD está aparecendo para fazer backup dele com o Macrium Reflect.

adicionado 10 minutos depois

@GabrielLV Enquanto copia, estou verificando algo engraçado.

O máximo de leitura que o HD está rodando é 150MB/s, enquanto o HD que está recebendo o backup não está nem com 40% de uso, pensando que é a mesma velocidade, porém de escrita!

Estou achando que deve ser o HD mostrando sinais da idade, já que ele tem mais de 2 anos de uso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, Theodoro19 disse:

Ok, vou tentar

adicionado 6 minutos depois

Não deu certo, então coloquei meu pendrive com o hiren's bootCD e rodei o programa de reparação.

Em tese o WIndows está funcionando agora, aparentemente era um problema com o driver de vídeo, sem relação com o problema no HD.

Aproveitei que aqui no Hiren's BootCD o HD está aparecendo para fazer backup dele com o Macrium Reflect.

Ok.

Acho estranho esse problema ter ocorrido já que não mexemos com nada relacionado a drivers de vídeo (pelo menos, acho que você também não rs), mas avise caso consiga resolver o problema ou caso ele persista...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também achei estranho hehe. Troquei minha placa de vídeo essa semana, mas instalei os drivers certinhos do site da fabricante, e excluí os antigos. Bom, pelo menos não está relacionado com o HD, e supostamente já foi resolvido.

adicionado 54 minutos depois
4 horas atrás, GabrielLV disse:

Você precisa executar o teste extenso, e usar o Crystaldisk info APÓS o Datalifeguard, sendo que o CHKDSK não é necessário agora.

Irei fazer já! Estou fazendo o Benchmark pelo HD tune sem nada aberto, e antivírus fechado. 

O Windows iniciou normalmente, e não sei que magia vodu que o Hiren's BootCD fez, mas não só ele sumiu com as telas azuis e instalou a última versão do driver de vídeo para mim, mas o HD está aparecendo normalmente agora kkk.

Terminando o HDtune posto o gráfico

adicionado 59 minutos depois

@GabrielLV 1319614774_Semttulo.thumb.png.8303df495a4d9ad2ecef4186927df71e.png

 

Vou agr rodar o extensivo do Lifeguard e CrystalDiskInfo logo após, mando print ao terminar cada um

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Achei a solução. O HD não estava com defeito, nem o cabo de dados SATA. O problema estava no conector de energia SATA, conectei outro e está funcionando perfeitamente. 

 

Tenho vários HDs, e acabo por usar todos os SATAs da fonte. Agora com 1 conector a menos, me veio a pergunta:

É seguro usar adaptadores Molex-SATA como estes? Na minha cidade tem lojas que vendem estes adaptadores bem barato, e tenho 3 molex disponíveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
1 hora atrás, Theodoro19 disse:

@GabrielLV Achei a solução. O HD não estava com defeito, nem o cabo de dados SATA. O problema estava no conector de energia SATA, conectei outro e está funcionando perfeitamente. 

Ótimo 👍

 

1 hora atrás, Theodoro19 disse:

É seguro usar adaptadores Molex-SATA como estes? Na minha cidade tem lojas que vendem estes adaptadores bem barato, e tenho 3 molex disponíveis...

Leia:

 

Ao invés disso, adquira uma placa extensora PCI-Express X1:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1355673490-placa-controladora-2-portas-sata-3-pci-e-x1-marvell-9125-_JM?matt_tool=90090532&matt_word=&gclid=EAIaIQobChMIy8Op36776wIVRwiRCh3rPAN6EAkYASABEgJ38PD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...