Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esse setup é o ideal para o que eu preciso? Até 7k


Posts recomendados

Olá, pessoal. Tudo bem?

 

Depois de muita pesquisa cheguei a um setup (e muitas dúvidas) para as minhas necessidades e gostaria da avaliação de vocês que entendem disso.


Minha ideia é ter um pc minimamente atual, que dure um bom tempo (para as minhas necessidades) e sem exageros mas ter qualidade nas peças, seja por modelos bem avaliados ou marcas confiáveis.

Meu objetivo é montar um pc exclusivamente para trabalho com design gráfico. Uso constantemente indesign, illustrator e Photoshop simultaneamente e after effects 2D.

Poderia investir (chorando) até 7 mil no setup.

 

 

- Ryzen 5 3600 [R$ 1.299,99 - promoção]
opções 3600x [R$ 1.669,90] ou 3600xt [R$ 1.699,00]


- Asus TUF Gaming NVIDIA GeForce GTX 1650 Super OC [R$ 1.399,90]

opções MSI GTX 1650 SUPER [R$1.399,97] ou Gigabyte GTX 1650 SUPER [R$1.499,97]


- ASRock B450 Steel Legend [R$ 1.099,90]

opção Gigabyte Aorus B450 Aorus M [R$ 913.60]

 

- DDR4 Geil Orion, 1x16GB 3000MHz [R$ 479,90]

opção Geil Evo Potenza, 16GB, 3000Mhz, DDR4, CL16 [R$ 479,90]

 

- XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular [R$ 799,90]

 

- WD BLUE 4TB [R$ 664,90]

 

- AERO ONE FROST [R$485,56]

 

JUSTIFICATIVAS E DÚVIDAS

 

Processador

Vi alguns posts indicando o Ryzen 7 3700x para trabalho e eu adoraria mas pelos preços e pelo que pesquisei ele é mais do que eu preciso hoje.
Mesmo assim eu fiquei um pouco na dúvida de qual dos 3600 comprar. A diferença de performance é pequena em jogos e imagino que seja pequena para trabalho também. O que acham?
Olhem essa comparação dos processadores renderizando algo muito mais pesado do que eu vou renderizar hoje. Posso esperar alguns segundos ou minutos pela diferença do preço.

Spoiler

 

comparacao_render_cpu.thumb.jpg.fccb9b8889833ff3c1a503a607a24bfe.jpg

 

 

 

Placa de vídeo
Pretendo usar 2 monitores em breve e talvez, muito talvez, um deles seja ultrawide. Mas certamente o principal precisa ter fidelidade de cores como foco.

Li em alguns lugares que, hoje, a tecnologia da NVIDIA supera a da amd nos programas da adobe.
Também li que para usar o after com 2d a gpu não é prioridade e sim o processador e RAM então acho que não faz sentido gastar 2k+ em uma gpu.
Nesse teste de render (em minutos) feito pela adrenaline esses dois pontos ficam bem claros.
O melhor custo benefício é da 1650 super. O que acham?
 

Spoiler

comparacao_render_gpus.thumb.jpg.9139818a10a1e841195f2838970a6142.jpg

 

 

 

Placa-mãe

Li em alguns posts por aqui que a ASRock B450 Steel Legend é uma das, se não a melhor b450 mas sempre indicam a Aorus M também. O que acham?

 

Memórias

Como vi que o meu foco deveria ser processador e memória, comecei pesquisando o máximo de memória que o setup aguentaria (3200mhz, né?) mas vi um teste que o ganho é bem pequeno. Quase nada. Então pelo custo-benefício eu optei por comprar uma de 3000mhz. Minha dúvida é a qualidade dessa marca/modelo e se acham que terei dificuldades de encontrar, pelo menos, mais um pente mais pra frente? Pelo que parece existem MUITOS modelos e tem muita coisa faltando nas lojas confiáveis.
Acham que vale a pena economizar na frequência da memória?

Olhem o vídeo da comparação
 

Spoiler

 

 

Fonte

Preciso muito de ajuda aqui. Vi que essa fonte vale muito a pena por ser um componente fundamental, pela qualidade, durabilidade e garantia de 10 anos. Mesmo eu não precisando nem perto disso tudo pra alimentar o setup acham que vale o investimento? Pelo que entendi, seria única extravagância do setup.
Tem recomendações de fontes mais baixas com uma qualidade bem alta como essa?

 

Armazenamento

Como gostaria de qualidade optei pela WD e como a grana não é das maiores optei pela linha Blue. Acredito que é suficiente.
Mais pra frente comprarei um M.2 NVMe e um outro ssd para completar o setup. No momento não dá.


_____

Infelizmente não posso esperar a Black Friday e pretendo começar a comprar amanhã pra aproveitar algumas promoções temporárias ou, no máximo, semana que vem se tiver um bom motivo pra esperar.

Desde já agradeço, pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 "DDR4 Geil Orion, 1x16GB 3000MHz"

Te recomendaria adquirir 2 pentes de 8gb ao invés de 1x16. Poderia inclusive adicionar mais 2x8 no futuro caso necessitasse.

 

"Acham que vale a pena economizar na frequência da memória"

Relativo, ate porque dificilmente memorias ddr4 não ultrapassam 3200 em ''oc", Claro que Depende também da placa-mãe e do processador

 

Fonte

" Mesmo eu não precisando nem perto disso tudo pra alimentar o setup acham que vale o investimento?"

Na maioria das vezes o mais importante na escolha de uma fonte é sua qualidade e eficiência, não necessariamente quantos w ela pode entregar.

Então sim, sendo uma fonte de qualidade vale o investimento. 

 

 

"não posso esperar a Black Friday e pretendo começar a comprar amanhã"

Só cuide com falsos descontos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan Melgaço Com 7k você consegue comprar a mesma configuração que a minha. Que comprei tem cerca de duas semanas e custou nessa faixa de preço. E possui uma placa de vídeo bem superior a essa mencionada. Ta no meu perfil, mas vou deixar a config aqui:

 

- Ryzen 5 3600

- Cooler ma410p

- ab350m ds3h (essa mobo é mais do que suficiente e você economiza uns 400 reais nessa brincadeira)

- 2x8 de ram 3200mhz da xpg

- RTX 2060 super

- hd de 1tb

- ssd bx500 de 240gb

- fonte xpg core reactor 650w (fonte full modular, 10 anos de garantia nacional, vale o investimento, em poucos meses o que vai economizar em luz paga a diferença pra uma fonte intermediária)

- gabinete aero one frost (gabinete muito lindo, ótimo air flow) (coloquei uma ventoinha da deepcool vermelha em cima como exaustora só pra complementar)

- de quebra ainda comprei um filtro de linha da campler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DaianS e @Lucasinacior obrigado por responderem =]

Sobre as memórias eu pretendia começar com 32gb de cara porque 16gb é o mínimo do mínimo pra se trabalhar. Só que resolvi comprar um pente apenas pra pegar uma promoção na BF já que, nesse caso, daria pra aguentar com 16gb até lá. Mesmo caso dos ssds que eu preciso bastante mas dá pra aguentar um tempo sem.
 E com 2x 16gb me sobrariam 2 slots pra upgrades futuros caso eu acabe indo para o lado da edição ou foque em motion. Nunca se sabe...
Se eu pegar pentes de 8gb meu upgrade futuro sairia mais caro porque teria que trocar a mobo.
No meu caso para trabalho, acredito ser um esforço financeiro necessário e melhor a médio prazo. Não?

Sobre a RTX 2060 Super ela melhorou o desempenho mas custa muito mais caro e aí o custo benefício cai. Pelo teste a 1650 super me atenderia muito bem e achei mais interessante dividir a grana na qualidade das peças tipo mobo e fonte.

O aero frost é bem bonito mesmo. Curto uns mais minimalistas também mas preferi ir nesse que é bem recomendado por todos.

HD eu preciso de 4TB. Acho que 2tb seria o mínimo do mínimo. Até pensei em comprar um WD red 2tb agora e no futuro comprar o segundo mas ele tava o mesmo preço do 4gb blue e acabou o estoque.


Pelo visto os 3600x e 3600xt não valem o investimento perto do ganho de desempenho que trazem, né? Não vejo ninguém indicando por aqui mas achei que para trabalho pudessem valer.

Sobre os falsos descontos fica difícil pra mim porque comecei a pesquisar sobre montagem de setup e ver preços há umas duas semanas. Os preços parecem bem mais caros pelo que leio em comentários de meses atrás mas vou comprar na kabum, Pichau, terabyte e o gabinete na amazonbr pra ter o mínimo de confiança nas peças.

Eu to falando baseado em pesquisas de duas semanas, pessoal. Se eu tiver falando besteira me avisem, pf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, comprei a configuração que postei lá em negrito.
Me contive pra não aumentar um pouquinho aqui e ali e só acrescentei outra memória por medo de ter dificuldade de encontrar esse modelo mais pra frente já que só tinha na terabyte.
Muito obrigado pelas dicas.
Abraço!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...