Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa configuração é compatível?


Posts recomendados

Bom dia, boa tarde, boa noite sras. e sres.

Pretendo fazer um upgrade no PC logo menos depois de cinco bons anos sem mexer em nenhuma peça, as únicas coisas que vão permanecer no PC é um HD Sea Gate (Seagate ST1000DM003-1CH162) 1TB e um SSD SanDisk 240 GB (SanDisk SDSSDA240G) e, óbvio, uma fonte Corsair 660W.

Já tenho todas as peças em mente, porém, um conhecido disse algo relacionado sobre:
- "Veja se todas as peças são compatíveis, pois AMD é bem frescurenta em questões de coisas que não são compatíveis" 
Então após isso, saí pesquisando e achei algumas coisas que eu sinceramente não faço ideia se isso tem alguma chance de acontecer, até fiquei meio noiado achando que é tudo incompatível depois de alguma pesquisa, mas vamos lá:

Começando pela placa-mãe:
Placa-Mãe Asus Prime A320M-K/BR, AMD AM4, mATX, DDR4.
Pretendo colocar um AMD Ryzen 3 3300X nela, é compatível (Atualizando a BIOS). Então, ok.

Pergutas:
1. Fui ver a lista de HD/SSD que são compatíveis ( https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_A320M-K/PRIME_A320M-K_Devices_report.pdf )  e, apenas o HD Sea Gate é compatível. (Ou que pelo menos mostra no manual de instruções da placa no site da fabricante). O SSD não consta nessa lista, apenas as primeiras letras (SDSSD...), meu SD, portanto, seria incompatível com essa placa-mãe ?

2. Seguindo a mesma linha da pergunta 1, a RAM que eu pretendo colocar, é uma Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3A/8 e, mesma coisa. Fui na lista de memórias compatíveis ( https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_A320M-K/PRIME_A320M-K_Memory_QVL_20170705.pdf ) e só mostra algumas letras (HX430C15), o "serial HX430C15FB3A/8" não é encontrado, portanto, minha memória também não é compatível ?

3. A Placa-Mãe Asus Prime A320M-K/BR, suporta clocks de memória de DDR4 3200(O.C.)/2933(O.C.)/2666/2400/2133 MHz, se eu colocar a Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, qual clock meu setup trabalharia ? Direto no clock de 3000 ou 2666, já que "supostamente" não há nenhum overclock feito ainda.

4. A placa de vídeo que pretendo colocar nesse setup, apenas para informações adicionais, é uma EVGA NVIDIA GeForce GTX 1660 XC Gaming 6GB, GDDR5 - 06G-P4-1163-KR, que "casou" com o processador dando apenas 4% de bottleneck.

Agradeço muito a quem puder ajudar e peço desculpas por fazer uma pergunta que possivelmente eu só esteja pensando até demais.
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Kewux disse:

portanto, minha memória também não é compatível ?

é sim, o modelo deve ter sido lançado depois da lista, apenas

 

9 minutos atrás, Kewux disse:

A Placa-Mãe Asus Prime A320M-K/BR, suporta clocks de memória de DDR4 3200(O.C.)/2933(O.C.)/2666/2400/2133 MHz, se eu colocar a Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, qual clock meu setup trabalharia ? Direto no clock de 3000 ou 2666, já que "supostamente" não há nenhum overclock feito ainda.

ele iria trabalhar em 2666, se fizer overclock iria até 3200, sua placa-mãe possui perfis XMP

 

9 minutos atrás, Kewux disse:

A placa de vídeo que pretendo colocar nesse setup, apenas para informações adicionais, é uma EVGA NVIDIA GeForce GTX 1660 XC Gaming 6GB, GDDR5 - 06G-P4-1163-KR, que "casou" com o processador dando apenas 4% de bottleneck.

ok, tudo certo.

 

10 minutos atrás, Kewux disse:

Fui ver a lista de HD/SSD que são compatíveis ( https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_A320M-K/PRIME_A320M-K_Devices_report.pdf )  e, apenas o HD Sea Gate é compatível. (Ou que pelo menos mostra no manual de instruções da placa no site da fabricante). O SSD não consta nessa lista, apenas as primeiras letras (SDSSD...), meu SD, portanto, seria incompatível com essa placa-mãe ?

meu SSD e HDD não estão no site de compatibilidade da minha placa-mãe e funcionam de boa, desde que tenha a entrada na placa-mãe, é pra funcionar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Kewux disse:

O SSD não consta nessa lista, apenas as primeiras letras (SDSSD...), meu SD, portanto, seria incompatível com essa placa-mãe ?

 

nao leve essas listas ao pé da letra.. elas apenas sao EXEMPLIFICATIVAS, nada mais.. indica que o fabricante testou determinados modelos e marcas e que eles funcionaram, mas nao quer dizer que outras marcas fora dessas listas não serão compativeis.. só isso

 

entao hd, ssd, ram, serao compativeis sem maiores problemas

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Kewux disse:

2. Seguindo a mesma linha da pergunta 1, a RAM que eu pretendo colocar, é uma Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3A/8 e, mesma coisa. Fui na lista de memórias compatíveis ( https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_A320M-K/PRIME_A320M-K_Memory_QVL_20170705.pdf ) e só mostra algumas letras (HX430C15), o "serial HX430C15FB3A/8" não é encontrado, portanto, minha memória também não é compatível ?

Não se preocupa com essa lista para o seu caso.

 

O processador que escolheu não tem vídeo integrado e também você irá usar placa de vídeo, logo não vai ter problemas.

 

Essa lista de memórias testadas faz extremamente mais sentido quando vai usar um processador com vídeo integrado e usar o integrado para jogar.

 

Por exemplo o meu setup mesmo, eu uso o vídeo integrado do meu processador, então para o meu caso tenho de levar em consideração essa lista de memórias testadas com a placa-mãe, visto que eu já relatei problemas com memória que não consta nessa lista, nessa brincadeira comprei memórias que é de versão recente e uso normalmente.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...