Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alta tensão e temperatura


Posts recomendados

Tenho um R5 35000, venho tendo varias duvidas e preocupações e sou leigo no assunto. 
A temperatura do processador sempre oscilava entre 45~55º, usando somente o navegador, depois de alguns meses notei um leve aumento dessa temperatura, resolvi limpar o cooler box que uso, removi ele porém não troquei a pasta térmica pois não possuo outra, depois disso ficou oscilando entre 60~70, somente com o chrome aberto, as vezes com uns picos de 80 assim: 

  image.png.4523000a14ddebfb313bf0c4334fb2b1.png

 

fiquei muito preocupado, procurei alguns soluções rápidas até que consiga comprar uma pasta, pesquisando vi algo sobre undervolt, que nunca fiz e nem sei como funciona, mas após ver alguns vídeos, observei que meu processador pode estar trabalhando com uma alta tensão: 

image.png.a4287e6637b348fc9f84cd68eb77dc89.png

 

teve um outra coisa que eu vi e que estou usando no momento, mas não sei se é o ideal pois a temperatura oscila muito bruscamente quando abro um aplicativo, que é alteração no modo de economia de energia, eu uso o modo equilibrado, fiz uma alteração no Gerenciamento de energia do processador, alterei o estado de desempenho máximo pra 85:

 image.png.3be57ae4283a0cb24484af68a34f31f7.png

 

e instantaneamente notei a queda da temperatura e também ficou estável : image.png.2be64224714f62c5fa142a06790367f1.png

 

mas observando no HWmonitor, a tensão não reduziu muito e também estou vendo que a temperatura esta oscilando muito sempre que eu abro um programa ou jogo: 

image.png.4ba1b12159ba34894fe5d439f43b35fe.pngimage.png.6cd0e4c1121092bfd60a003ecb2a6e47.png 

 

 

A temperatura do gabinete esta boa, a placa de vídeo fica 35º em indle e não passa de 70 mesmo em jogos mais pesados.

Minha duvida é, qual a melhor opção no momento pra não danificar meu processador até comprar a pasta térmica ? devo considerar fazer realmente undervolt ? posso manter essa configuração do gerenciamento de energia ? devo trocar o cooler também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, SSPGSS disse:

Minha duvida é, qual a melhor opção no momento pra não danificar meu processador até comprar a pasta térmica ?

sim. mesmo uma implastec da vida dá conta desse processador que tem o TDP baixo. remova por completo a pasta antiga do processador e base do cooler, se possivel com alcool isopropilico também, aplique a nova e pronto. posteriormente você compra uma melhor e substitui na proxima manutençao preventiva. lembre-se que você pode limpar o cooler box da AMD sem precisar remover o dissipador, basta desparafusar a parte a fan e limpar fora do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, carbonii disse:

@SSPGSS Qual a sua placa-mãe? e vocÊ quis dizer Ryzen 5 3500 né...

AORUS B450 M, sim Ryzen 5 3500

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

sim. mesmo uma implastec da vida dá conta desse processador que tem o TDP baixo. remova por completo a pasta antiga do processador e base do cooler, se possivel com alcool isopropilico também, aplique a nova e pronto. posteriormente você compra uma melhor e substitui na proxima manutençao preventiva. lembre-se que você pode limpar o cooler box da AMD sem precisar remover o dissipador, basta desparafusar a parte a fan e limpar fora do gabinete.

Hum.. não sabia disso, me evitaria uma problema maior agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, carbonii disse:

Até ai a tensão do meu é bem alta também, com OC à 4.1GHz

image.png

Qual o cooler você esta usando? 

 

1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

sim. mesmo uma implastec da vida dá conta desse processador que tem o TDP baixo. remova por completo a pasta antiga do processador e base do cooler, se possivel com alcool isopropilico também, aplique a nova e pronto. posteriormente você compra uma melhor e substitui na proxima manutençao preventiva. lembre-se que você pode limpar o cooler box da AMD sem precisar remover o dissipador, basta desparafusar a parte a fan e limpar fora do gabinete.

eu só vou poder comprar a pasta térmica mês que vem e pretendo já investir em um cooler superior, por isso que eu gostaria de uma alternativa até conseguir comprar, pois estou com receio de ficar da maneira que está e vir a ter algum problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, SSPGSS disse:

existe algum problema que pode acontecer por baixo a tensão ? devo retirar a configuração que eu fiz no modo de gerenciamento de energia do windows ?

Baixa tensão não, pode ocorrer tela azul mas é só ir aumentando a tensão até estabilizar, sobre o windows fica a teu critério

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o cooler box do processador mesmo, padrãozão, e outra, meu gabinete não tem NENHUM fan... nenhum mesmo kkkk... e as temperaturas ficam normais.

@SSPGSS Moro em São Paulo... vi que você mora na Bahia, não sei se é mais alta as temperaturas por conta de ai ser mais "quente" e tal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, carbonii disse:

Uso o cooler box do processador mesmo, padrãozão, e outra, meu gabinete não tem NENHUM fan... nenhum mesmo kkkk... e as temperaturas ficam normais.

@SSPGSS Moro em São Paulo... vi que você mora na Bahia, não sei se é mais alta as temperaturas por conta de ai ser mais "quente" e tal...

Pode ser isso também, aqui não está tão "quente" no momento, tem mantido 26~27º de temperatura ambiente e o meu gabinete é bem ventilado, a gpu por exemplo mantem 35º em idle. Talvez você seja um daqueles casos que deram sorte no que chamam de "loteria do silício", vi varias pessoas reclamando do cooler box, o meu nunca teve uma temperatura excelente, mas depois que eu tirei pra limpar só piorou.

 

2 horas atrás, Eliú Kneib disse:

Baixa tensão não, pode ocorrer tela azul mas é só ir aumentando a tensão até estabilizar, sobre o windows fica a teu critério

@Eliú Kneib Uma outra duvida, eu tenho que alterar também os clocks dos núcleos  ou só altero a tensão ? fazer o undervolt é melhor pelo ryzen master do que pela BIOS ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...