Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração COVID-19 - Barato mas porreta


Posts recomendados

Salve galera, todos bem? Espero que sim.

 

Todo mundo sabe da crise lazarenta pela qual passamos, todos presos dentro de casa, balança comercial ***** e dolar nas alturas (sem contar o presidente louco). Mas não é disse que conversamos aqui, certo? 

 

Portanto, ultimamente venho pensando sobre retornar ao mundo dos games (que abandonei em meados de 2014 por falta de tempo), e montar um computador simples, barato, pouco espaçoso que se sirva para os fins necessários, qual seja, rodar uns joguinhos. 

 

Depois de uma boa pesquisa, cheguei a conclusão que o melhor seria recorrer ao próprio causador da crise: a China. 

 

Queria saber a opinião de vocês sobre:

 

  • a qualidade das peças;
  • compatibilidade das peças;
  • o preço do sistema todo;
  • o desempenho a ser auferido; 
  • peças que podem ser trocadas por opções mais em conta; e
  • qualquer cosia que você queira falar ou ressaltar. 

 

Abaixo a lista das peças e o link de onde pretendo comprar, valor do frente embutido.

 

  • R$ 861 - Conjuntinho do satanás: placa-mãe, processador e memória Link
    • Processador I7  xeon e5 2620 v3 sr207 (6 núcleos/12 threads). 
    • Memória  16gb KLLISRE, ddr4 2400mhz. 
    • Placa-mãe kllisre x99

  • R$ 1250 - RX 580, Sapphire - Link.

  • R$ 299 - HD - Link 

  • R$ 330 - Fonte EVGA 450W, 80 Plus Bronze - 100-BR-0450-K - Link

    • R$ 419 - Fonte Corsair CX 450 - Link - Sugerido por Theodoro19. 

  • R$ 206 - Gabinete Gabinete C3 Tech Gamer MT-G50BK - Link

     Total c/ fonte EVGA 450W: 2.946 

     Total c/ fonte CX450: 3.035.

 

Fiquei realmente em dúvida quanto a possibilidade de encontrar outras peças em relação ao HD e a fonte. Acho que devem ter opções mais "custo x benefício". O gabinete eu simplesmente fui no mais barato possível. Considerando que ainda vou precisar comprar um monitor, e talvez um SSD, talvez o investimento aumente ainda mais um pouco. 

 

O que vocês acham? Aceito todo tipo de sugestão! 

 

E mais uma vez agradeço pela atenção de vocês, sem dúvida qualquer dica/sugestão vai me ajudar muito!

 

Forte abraço. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um custo-benefício forte hoje em dia é um processador Ryzen 5 1600AF, 16GB de RAM em dual-channel e uma placa-mãe (A320 se quiser baratear, B450 se quiser mais recursos e qualidade)

Fonte não recomendo essa que escolheu, irá aguentar mas terá uma eficiência "duvidosa". Procure por CX450, VS500, Electro V2 500W.

Se o seu foco não é estética, o gabinete pode ser ainda mais barateado. Já se quiser um pouco de beleza, continue com o que escolheu

 

RX 580 que escolheu é uma excelente placa!

20 minutos atrás, murilloco disse:

R$ 299 - HD - Link 

 

20 minutos atrás, murilloco disse:

talvez um SSD

Visto que a maioria dos jogos hoje em dia pesam  80GB~100GB cada, acho que 1TB é pouco.

Já SSD, embora não necessário, é a melhor peça que se pode colocar em um PC hoje em dia! Se fosse eu não ficaria sem, nem que seja um pequeno de 120GB

adicionado 1 minuto depois

Ressaltando que as dicas que dei acima podem subir um pouco o preço, mas vale cada centavo essa pequena melhoria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Theodoro19 disse:

Um custo-benefício forte hoje em dia é um processador Ryzen 5 1600AF, 16GB de RAM em dual-channel e uma placa-mãe (A320 se quiser baratear, B450 se quiser mais recursos e qualidade)

Fonte não recomendo essa que escolheu, irá aguentar mas terá uma eficiência "duvidosa". Procure por CX450, VS500, Electro V2 500W.

Se o seu foco não é estética, o gabinete pode ser ainda mais barateado. Já se quiser um pouco de beleza, continue com o que escolheu

 

RX 580 que escolheu é uma excelente placa!

 

Visto que a maioria dos jogos hoje em dia pesam  80GB~100GB cada, acho que 1TB é pouco.

Já SSD, embora não necessário, é a melhor peça que se pode colocar em um PC hoje em dia! Se fosse eu não ficaria sem, nem que seja um pequeno de 120GB

adicionado 1 minuto depois

Ressaltando que as dicas que dei acima podem subir um pouco o preço, mas vale cada centavo essa pequena melhoria...

 

Agradeço muito pelas dicas! 

 

Vejo apenas que a troca do kit placa-mãe + processador + memória pelo Ryzen 5 1600AF e uma placa A320 já bate 800 reais, isso sem adicionar o valor da memória ainda. 

 

Neste ponto, acho que seguir com o kit chinês ainda vale mais a pena, não? Como você mesmo disse, as mudanças causariam um aumento substancial no valor da configuração, também por este motivo ainda seguiria com um HD de 1 TB, eventualmente se acabar sendo pouco, posso comprar mais 1TB posteriormente. 

 

Quanto ao gabinete, acho que iria nesses mesmo. Talvez fosse interessante baratear mais ele e investir um cooler pro processador, peça a qual acabei esquecendo de colocar aqui no orçamento. 

 

A minha ideia inicial era montar uma configuração de R$ 2.500, a que coloquei ai já extrapolou quase em 500 o que pretendia gastar. 

 

Em relação a fonte, vou editar o tópico para adicionar sua gestão.

 

Valeu mesmo! 

adicionado 36 minutos depois

 

Edit 1

Galera,

 

Acho que como fiz muitas edições ao tópico principal, o sistema do fórum não me deixa mais editar ele.

 

Ia apenas postas sobre esse SSD da goldenfir de 1TB por 470 reais. Considerando que seria apenas um pouco mais caro que o HD, e teria a mais capacidade mas um desempenho maior, acho que faria essa substituição.

 

https://pt.aliexpress.com/item/32619568729.html?spm=a2g0o.cart.0.0.19bf3c00qDs8An&mp=1

 

Vi vídeos de teste na internet sobre ele, parece ser bem confiável! O que vocês acham?

 

---

 

Edit 2

 

Achei um gabinete mais legal, e no mesmo preço. Valor com frete fica em 220.

 

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-aquarius-preto-lateral-acrilico?gclid=CjwKCAjw-5v7BRAmEiwAJ3DpuJGzZjobe4wcZrJdkU7qjXswz_kObjgoZBg-WQQeBHCGuha2EgzRCBoCP74QAvD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, murilloco disse:

esse SSD da goldenfir de 1TB por 470 reais. Considerando que seria apenas um pouco mais caro que o HD, e teria a mais capacidade mas um desempenho maior, acho que faria essa substituição.

 

https://pt.aliexpress.com/item/32619568729.html?spm=a2g0o.cart.0.0.19bf3c00qDs8An&mp=1

 

Vi vídeos de teste na internet sobre ele, parece ser bem confiável! O que vocês acham?

Goldenfir é uma boa marca, mas o preço está duvidoso...

Tem certeza que é um SSD Golderfir original? No aliexpress tá cheio de peça falsificada...

Falo porque um SSD da Goldenfir de 1TB original iria te custar entre RS800~RS1100

 

3 horas atrás, murilloco disse:

Legal esse gabinete, não só é mais bonito mas também tem mais ventilação e espaço!

adicionado 10 minutos depois
3 horas atrás, murilloco disse:

Vejo apenas que a troca do kit placa-mãe + processador + memória pelo Ryzen 5 1600AF e uma placa A320 já bate 800 reais, isso sem adicionar o valor da memória ainda. 

 

Neste ponto, acho que seguir com o kit chinês ainda vale mais a pena, não? Como você mesmo disse, as mudanças causariam um aumento substancial no valor da configuração, também por este motivo ainda seguiria com um HD de 1 TB, eventualmente se acabar sendo pouco, posso comprar mais 1TB posteriormente. 

Entendi. Se realmente não puder deixar o seu computador show de bola desde o começo, é uma excelente ideia ir mudando aos poucos, especialmente armazenamento!

 

Quando montei meu PC, ele tinha só um HD de 500GB, pois era o que eu podia pagar na época. Hoje em dia ele tem 7 HDs e 1 SSD, somando 10.25TB! Isso porque fui aumentando ao longo dos anos conforme a necessidade! O mesmo com outros componentes!

3 horas atrás, murilloco disse:

Quanto ao gabinete, acho que iria nesses mesmo. Talvez fosse interessante baratear mais ele e investir um cooler pro processador, peça a qual acabei esquecendo de colocar aqui no orçamento. 

É uma excelente ideia investir em um cooler para processador! Especialmente se quiser investir em um xeon e5 2620 de 2013, época que a Intel não ligava muito para os seus coolers box

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Theodoro19 disse:

Goldenfir é uma boa marca, mas o preço está duvidoso...

Tem certeza que é um SSD Golderfir original? No aliexpress tá cheio de peça falsificada...

Falo porque um SSD da Goldenfir de 1TB original iria te custar entre RS800~RS1100

 

Legal esse gabinete, não só é mais bonito mas também tem mais ventilação e espaço!

adicionado 10 minutos depois

Entendi. Se realmente não puder deixar o seu computador show de bola desde o começo, é uma excelente ideia ir mudando aos poucos, especialmente armazenamento!

 

Quando montei meu PC, ele tinha só um HD de 500GB, pois era o que eu podia pagar na época. Hoje em dia ele tem 7 HDs e 1 SSD, somando 10.25TB! Isso porque fui aumentando ao longo dos anos conforme a necessidade! O mesmo com outros componentes!

É uma excelente ideia investir em um cooler para processador! Especialmente se quiser investir em um xeon e5 2620 de 2013, época que a Intel não ligava muito para os seus coolers box

 

Como diria meu avô: SHOW DE BOLA AS SUAS OBSERVAÇÕES! Hahahaha

Realmente não queria investir muito em um computador agora, na verdade, esse valor de 3100 já está fora do meu orçamento. Por conta do trabalho e estudos não tenho muito tempo pra jogar, seria apenas um hobby nas horas vagas. 


Fora que, com esta configuração, eu consigo rodar qualquer jogo atual com seus 60 FPS no modo ultra, talvez alguns mais pesados teria que ir pro médio. Pretendo jogar mais um CSGO, que vai bater nos 200 FPS com essa config, e eventualmente outros lançamentos como Diablo 4 e etc. Não são jogos exigentes, e com o poder desta máquina, ainda vou ter liberdade pra rodar qualquer coisa que eu quiser. 

 

Em relação ao SSD, ótima observação! Um outro vendedor, com quase 50.000 vendas deste SSD, está no mesmo valor. https://pt.aliexpress.com/item/32657147484.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.36414347MisWjU&algo_pvid=cc0b4bcd-98d3-40e8-97ea-2feda3ddd357&algo_expid=cc0b4bcd-98d3-40e8-97ea-2feda3ddd357-0&btsid=0bb47a1916006526547554413e8d09&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Acho que seja confíavel, se bem que é necessário assumir riscos comprando qualquer coisa da china né. 

 

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e pelos comentários. Vou seguir analisando como "enxugar" e melhorar a configuração.


Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...