Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adicionar slot de memória na MOBO do Philco 14n


JulliusBrg

Posts recomendados

Boa noite, galera! Meu primeiro tópico no Forum, se por acaso estiver postando no lugar errado peço desculpas.
 
Bom, eu tenho um note Philco 14n com uma obscura MOBO Pegatron que não se acha info nenhuma por aí. Fazendo a limpeza habitual da placa eu notei que existe próximo ao slot SODIMM o desenho e os pontos de solda no PCB para outro slot SODIMM que não foi instalado pela fábrica. Estou disposto a experimentar adicionar ali o slot que não veio de fábrica, tenho experiência com esse tipo de procedimento de solda e certo nível de entendimento sobre eletrônica como "entusiasta" - um curioso arrumadinho rsrs - então gostaria da opinião dos mais entendidos se há possibilidade da BIOS conseguir identificar a memória instalada nesse slot adicionado por mim. Pesquisei sobre meu CPU, ele tem 1 controlador de memória, 1 canal de memória e suporta 2 DIMMs por canal, portanto se no circuito dessa placa houver comunicação desse slot no mesmo canal sei que no CPU pelo menos haverá suporte. 
Já fiz experiência semelhante no passado adicionando mais uma fase no VRM de uma placa LGA775 bem antiga onde haviam locais de componentes deixados vazios no PCB e funcionou, ou pelo menos houve medição de tensão saindo dessa fase nas se o CPU estava utilizando essa tensão eu não sei dizer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JulliusBrg seja bem vindo ao FCH.

2 minutos atrás, JulliusBrg disse:

uma obscura MOBO Pegatron que não se acha info nenhuma por aí

isso é crônico dessa e outras marcas já meio apagadas por aqui.

3 minutos atrás, JulliusBrg disse:

Estou disposto a experimentar adicionar ali o slot que não veio de fábrica

acredito que não seja suficiente, com certeza há outros componentes nessa trilha, que fazem a conexão entre o slot e o controlador, que provavelmente também estão ausentes.

teria que se verificar o esquema elétrico dessa MoBo e suas conexões em torno desse slot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Ricardo A. Cardoso disse:

@JulliusBrg seja bem vindo ao FCH.

isso é crônico dessa e outras marcas já meio apagadas por aqui.

acredito que não seja suficiente, com certeza há outros componentes nessa trilha, que fazem a conexão entre o slot e o controlador, que provavelmente também estão ausentes.

teria que se verificar o esquema elétrico dessa MoBo e suas conexões em torno desse slot.

Obrigado Ricardo! Frequento o FCH como leitor a anos, já obtive inúmeras respostas aqui. Espero poder contribuir de alguma forma agora como membro também!

Realmente é crônico! PCware, Megaware, Pegatron e outras estão se tornando bem difíceis de conseguir info. Até arrisquei um e-mail inocentemente pra Pegatron sobre essa placa... Nem recebi um e-mail automático de retorno rsrs

Sobre os componentes, eu estava com a mobo fora do note e acompanhei as trilhas com uma lupa pra verificar justamente isso. Posso estar totalmente enganado pelo minha percepção técnica limitada mas não vi, ou compreendi, interrupções ou pontos vazios pelas trilhas até o slot do CPU pelo menos, por isso me animei com a ideia! Já tentei arrumar o boardview dessa mobo mas... Nunca vi um troço tão obscuro! hahaha

adicionado 6 minutos depois
13 minutos atrás, Ricardo A. Cardoso disse:

isso de repente já pode estar disponível na bios, tenta conferir alguma referência aos slots na Bios.

Essas BIOS de notes antigos de entrada são muito limitadas. Ela apresenta na página principal a quantidade total de memória apenas, nada sobre slots. Até tentei abrir a rom dessa BIOS com um Hex Editor e tentar identificar alguma coisa mas aquilo ali está muito longe do meu entendimento.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Ricardo A. Cardoso disse:

acesso a Esquema e Bordviews, você infelizmente só vai encontrar em sites pagos como Eletrônica BR ou Diagramas.com.br.

 

Excelentes sites, muita coisa lá realmente. Eles tem alguns planos de assinatura simplificados no EletrônicaBR mais em conta, devo assinar pois tem um lote de MOBOs defeituosas que comprei pra tentar consertar como hobby, aproveito pra buscar alguma coisa dessa Pegatron B34c do limbo. 
Tem um site que uso muito pra pegar esquemas, quase sempre me atende! É o schematic-x.blogspot.com, talvez conheça! Tem um mundo de esquemas lá.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, JulliusBrg disse:

schematic-x.blogspot.com, talvez conheça

sim conheço, inclusive tentei nele, procurando pelo modelo da sua MoBo, mas encontrei um pouco de dificuldade por existir vários modelos similares.

43 minutos atrás, JulliusBrg disse:

pois tem um lote de MOBOs defeituosas que comprei pra tentar consertar como hobby

isso quer dizer que a diversão estará garantida. 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Ricardo A. Cardoso disse:

sim conheço, inclusive tentei nele, procurando pelo modelo da sua MoBo, mas encontrei um pouco de dificuldade por existir vários modelos similares.

Eu havia procurado pelo nome da placa e não encontrei,  mas por conta do que você disse eu fui buscar com Philco e encontrei! Mas é um arquivo .bin, o boardviewer não abre essa extensão. Sabe me dizer qual app utilizar?

 

 

7 horas atrás, Ricardo A. Cardoso disse:

isso quer dizer que a diversão estará garantida. 😄

Meu amigo, bota diversão nisso, tô igual pinto no lixo! Terapia da pandemia; 3h da manhã e tô eu aqui no meio das placa véia! hahahahaha
Tá produtivo, de 12 já tem 3 funcionando; 2 775 e 1 AM2+, sendo que uma 775 tá fritando ovo no gerador de clock, não sei como não desligou ou travou até agora rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...