Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Aparentemente minha placa-mãe resolveu me abandonar em plena Pandemia - O PC estava funcionando normal de noite; e no outro dia de manhã, nada de POST.

Só não tirei o processador do lugar e fiz a estória do papel- alumínio, de resto testei várias coisas (por exemplo, remover as memórias, e ouvir os 3 bips longos OU passar borracha limpa no contato etc etc)

Os conectores estão limpos, pois tenho mania de a cada 3 meses abrir e limpar com secador no frio/ pincel / etc)

Eu tenho um DELL G7; Mas o PC está com 4HDs cheios de tranqueiras acumulada ao longo dos anos.

Como os preços estão na estratosfera, montar um PC decente que dure anos não parece ser uma boa ideia neste momento - este durou 11 anos e 2 meses, bem servidos.

Quero acessar os arquivos e ter um PC onde minha mãe possa navegar na internet, por agora.

Sendo uma pessoa pessimista, eu não acho que os preços voltem ao normal antes de 1 ano; Estou pensando em 2 anos (ESPERO...)

E não acho que a Black Friday será a salvação este ano. 

Será que um kit destes vale a pena para quebrar o galho ?

https://www.pichau.com.br/kit-upgrade/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-5-3400g-asrock-a320m-hd-ddr4-8gb-2666mhz

Não necessariamente esse kit, mas algo nessa linha.

Até pensei em fazer um frankenstein baseado nesse kit, com uma placa-mãe decente (por exemplo, uma X570 TUF que depois aceitará a linha ryzen 4000), e o resto fica igual;

Espero que daqui 2 anos a linha 4000 ainda seja decente para montar um PC, e a MOBO já ficava no kit.

Eu sei que as GPUs estão com preços malucos, por isso pensei na linha G da Ryzen para cobrir essa parte.

Mas não sei se o preço das MOBOs também estão fora da realidade, e também não vale a pena comprar coisa mais cara no momento.

Obrigada,

• Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, se for apenas para sua mãe navegar na internet esse kit está bom. A X570 eu recomendaria apenas se você quer usar processadores topo de linha, que consomem bastante energia, pois a A320 desse kit eu não recomendaria para usar com processadores com TDP muito alto (aliás eu não recomendaria nenhuma A320 para processadores topo de linha). Sobre upgrade de processadores, essa placa também está bem limitada em questão de upgrades.

Caso queira garantir um upgrade de processador futuramente tente uma B450 ou uma B550, mas tenha em mente que você precisa de um computador para agora, e não um para daqui a 2 ou 3 anos, e a maioria das máquinas atuais irá durar de 5 a 10 anos para um uso básico.

• Curtir 1
Link para o post

Não sei o que realmente pode ter acontecido com sua placa-mãe ou PC, assim como desconheço a configuração do Dell.

O kit com Ryzen de vídeo integrado é para pessoas que não possuem Placa de Vídeo e querem entrar em uma plataforma atual, e encaixaria no seu gabinete, fonte e HD, considerando que a fonte seja decente.
Você perguntou se o kit quebrará o galho. Depende para que você quer, é um bom kit. O preço está ruim, comprando as peças avulsas dá para abaixar 100 reais. Basta procurar pelas mesmas peças na Kabum, GK Info Store e até mesmo na própria Pichau. E mesmo abaixando em 100 reais está muito distante de uma boa promoção.

Mobos aumentaram de 250 a 300 reais na pandemia.
O mais estranho para mim é cogitar um kit com A320 e depois pensar em uma X570 para o mesmo kit.
Uma pena esse Ryzen de vídeo integrado estar tão caro. Veja se não encontra um usado perto de você.

Link para o post

Deixe-me explicar :

(1) Mencionei o Dell G7 para dizer que tenho um notebook bom, então posso passar os próximos meses com um PC mais simples até a situação normalizar. Ele não entra na equação diretamente.

(2) Quanto a questão da X570 : 

Quando comecei a xeretar, pensei numa configuração base 3700x + B450 ou X570. Fazendo umas simulações, o preço ficava na faixa de 7K. Caro, e tenho certeza de que daqui um ano ia me arrepender por ter pago tão caro pelas peças.

Infelizmente do PC velho só levo os HDDs, Gabinete e Fonte (um leitor de CD e pasmem, um leitor de disquete 3,5 que funciona !)

SE as placas-mães não estão tão fora da realidade, então comprava a que eu queria + as peças quebra-galho; e depois vendia a CPU + RAM quebra-galho e comprava a configuração que eu queria mesmo (só que como até lá provavelmente será ryzen 4000, então a X570 com certeza estará apta ; me parece de que a B450 também, mas não tenho certeza); e assim a configuração não ficava um total desperdício.

Até estava vendo questão de NAS doméstico para acessar os HDs (pronto ou DIY), mas no fim não vi vantagem monetária.

Obrigada,

PS: O PC é esse da assinatura. O TA-M1 é o Gabinete da ASUS, linha Vento, na época.

Link para o post

Ou compre uma a320 qualquer por 500 reais ou uma b450 DS3H Gigabyte por 679 na Kabum ou uma b550 DS3H Gigabyte por 849 na GK info store. Se quiser comprar agora essa é a realidade de preços na data de hoje. Outra opção é comprar em um futuro distante ou substituir a placa-mãe defeituosa.

Na gk tem também b450 Aorus M por 799. Eles tinham as b450 mais baratas do Brasil, mas esgotaram. O ryzen 5 3600 deles também é o mais barato.

Não entendo porque quer processador com vídeo integrado se possui a hd 4890 da assinatura. E falando em placa de vídeo, elas aumentaram 700 reais na pandemia.

Link para o post

Essa GPU funciona num setup atual ?

Achei que depois de 11 anos nem servia para quebrar o galho.

Nem pesquisei isso - vou verificar então.

No ML a Mobo usada sai por 400 reais ( o anúncio mais barato). 

Obrigada,

Link para o post
40 minutos atrás, priscillasm disse:

Essa GPU funciona num setup atual ?

Se for slot PCI Express não tem porque não funcionar.
Como a placa-mãe da assinatura é uma M4A79T Deluxe, o único slot por onde ela aceita  Placa de Vídeo é justamente o slot PCI Express (X16), que é ainda o slot em que as Placas Mãe atuais recebem as Placas de Vídeo.
Na parte física é compatível. Na pior das hipóteses será que haveria incompatibilidade de software? Realmente nunca vi uma incompatibilidade desse jeito.

ML é furada para comprar Placas antigas. As melhores opções são fóruns de hardware e OLX, ou então o aliexpress. No aliexpress é só buscar por motherboard AM3. O frete de algumas estranhamente é muito caro, principalmente das topo de linha. Veja sempre os vendedores mais qualificados e leia atentamente o anúncio, pois alguns enviam sem a bateria.

Link para o post

Sobre o aliexpress, é por sua conta e risco, seria muito azar ser tributado em uma placa mais antiga.
Não sei se acompanha fóruns de hardware e grupos de compras do aliexpress, além do próprio feedback na página do produto, mas atualmente brasileiros em peso estão comprando todas peças lá, como Ryzen 5 3600, placas B450, memória, etc. e ninguém está sendo tributado, seja todas peças em uma compra ou em várias separadas. Não sei o que aconteceu ou que fenômeno é esse.
O problema é que não dá para ter certeza de nada.

Link para o post

Hum ... Infelizmente parece que a minha fonte não serve para um novo setup também :( 

Vi um post no Tom's Hardware onde a pessoa estava tentando montar um PC para a namorada com peças antigas em cima de Ryzen, usando a fonte HX620, mas os pinos de força são distintos do que as placas-mães usam hoje em dia.

Acabou de ficar mais caro montar o tal PC.

Link para o post

Agora fiquei curioso sobre a fonte, e não sabia que era tão antigo esse modelo, estou vendo que os reviews dela, inclusive um aqui no Clube do Hardware, são de 2006. Qual é o cabo incompatível?

Na pandemia as fontes foram um dos itens que mais subiram de preço, literalmente dobraram de valor. Até mesmo a recomendada Pichau Nidus 500w por ser boa e barata foi de 200~220 para 430 reais. O modelo mais aceitável e barato hoje é a EVGA 450w BR na Kabum de 289 reais em promoção.
Qualquer modelo vagabundo de marca desconhecida está muito caro.

Link para o post

@Crixus Champion A pessoa menciona 6 vs 6+2 pinos. Ele pergunta se valeria a pena uma gambiarra - resposta : não.

Tirado do post mencionado :

"The PSU only has 2x6 PCIE but I need a 8 pin (6+2). Could I use a 6 pin PCIE to 6+2 pin PCIE cable or a 2x molex to 6+2 PCIE? Are those safe?"

Recebi um cupom da Kabum de 5% em todo site (exceto frete) por ser mês do meu aniversário; mas só vale até dia 28/09.

Vou abrir outro tópico e ver se chego num consenso para montar um PC novo.

Obrigada pela ajuda.

Link para o post
10 minutos atrás, priscillasm disse:

@Crixus Champion A pessoa menciona 6 vs 6+2 pinos. Ele pergunta se valeria a pena uma gambiarra - resposta : não.

Tirado do post mencionado :

"The PSU only has 2x6 PCIE but I need a 8 pin (6+2). Could I use a 6 pin PCIE to 6+2 pin PCIE cable or a 2x molex to 6+2 PCIE? Are those safe?"

Recebi um cupom da Kabum de 5% em todo site (exceto frete) por ser mês do meu aniversário; mas só vale até dia 28/09.

Vou abrir outro tópico e ver se chego num consenso para montar um PC novo.

Obrigada pela ajuda.

Estão se referindo aos conectores PCIE, que ligam na Placa de Vídeo.

Os primeiros modelos da sua fonte contavam com 2 conectores de 6 pinos, porém houve uma revisão, e a fonte passou a receber 2 conectores de 6+2 pinos.
Não sei qual é a sua, só olhando para saber.

Isso seria um 6+2, ou seja, um conector PCIE que pode ser usado tanto em placas de vídeo de 6 pinos quanto de 8. 
A grande maioria das fontes decentes hoje em dia possui dois desse aí.

image.png.bc2b434ef387820d61ae4a9806362194.png

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

907618_67f7_4.jpg

PROMOÇÃO RELÂMPAGO!

Curso "Arquitetura de Redes", de Gabriel Torres, por apenas R$ 22,90. Só até as 23h59min desta sexta-feira 23/10/2020!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!