Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 3900X temperatura altíssima!


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal, bom dia/tarde/noite!!

Tenho um Ryzen 9 3900X sem nenhum tipo de overclock com o cooler da AMD, o Wraith Prism, que é gigantesco e com heatpipes de cobre, e a pasta térmica que estou usando é a de fábrica, com uma placa Asus TUF X570 Plus e 32GB DDR4 3600MHz.

 

Acontece que parado só navegando na internet a temperatura do CPU fica em 57~60ºC, isso no RS que está 15ºC hj, estou preocupado com a chegada do verão agora, onde aqui no RS facilmente bate 40ºC em dezembro/janeiro.

 

Tentei fazer undervoltage pelo Ryzen Master mas deu tela azul e muita instabilidade. Já conferi 3x o encaixe do cooler e está super bem preso.

 

Alguém mais passando trabalho com os Ryzen 9?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simforoso amigo, eu tenho um ryzen e meus amigos tambem, eles esquentam mt e maioria teve que ir pro watercooler assim como eu, o que eu fiz que melhorou um pouco por uma epoca é tirar o cooler e por de novo( desde que tenha uma pasta termica boa e tal) se continuar o problema acho que a unica solução e buscar uma melhor refrigeração( o preço do custo beneficio kkkkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, tudo bem? Eu já tive um Ryzen 9 (usava com um Kraken Z63 de 280mm) e posso te assegurar que 57°C sem um water cooler é normal, pois o TDP do processador é bem alto (é o mesmo que um 2700X exige em overclock de 4.4V). Mas tenho algumas perguntas, a primeira seria em relação ao seu gabinete, ele possui um bom fluxo de ar? Pelo menos três ventoinhas puxando o ar pra dentro e pelo menos uma atrás ou em cima fazendo exaustão? Que software você usou para monitoras as temperaturas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Creio realmente que seja por conta do cooler box, afinal, um Ryzen 5 3600X já beira 95°C sem overclock, então um Ryzen 9 3990X com seus lindos 105W é normal a temperatura de 57°C. Você pode optar por um air cooler melhor, mas creio que não é nada preocupante, só é preocupando a partir dos 100°C que começa a dar thermal throttling, reduzindo assim o clock para diminuir a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus O que notei é que no HWMonitor ele marca as máximas, médias e mínimas de tudo, e a tensão máxima foi de 1,5V de vcore.... absurdo isso que a TUF X570 Plus está jogando no meu CPU... pelo Ryzen Master consegui baixar para 1,3V mas aí fica limitado em 3,8GHz (não ativa o turbo, que pelo HWMonitor foi de 4,7GHz)... pela UEFI BIOS sei que tem como configurar uma tensão mais baixa, mas não manjo nada. Estou com a última BIOS do mês passado. Sobre um cooler/watercooler está fora de questão eu gastar agora, a AMD vendeu o CPU com esse cooler, logo ele terá que aguentar, não acha? Obrigado pelos comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Achar eu acho sim, se a  AMD vendeu com esse cooler ele precisa aguentar, estou totalmente de acordo, porém a questão é que aguenta, pois sendo 57°C ou até 95°C tecnicamente está dentro da temperatura estipulada, porque não faz diferença o 3900X trabalhar em 57°C ou em 88°C, eu também fico com um pé atrás com temperaturas, eu uso hoje em dia um 3600X com water cooler, não por opção e sim porque eu usava no meu 3900X, porém como não trabalho mais com modelagens em 3D e renderização pesada, eu vendi pra investir em uma placa de vídeo melhor, mas sua reclamação da temperatura é válida, eu passei por isso e só resolvi colocando outro cooler/water cooler, há opções baratas por R$150, mas eu não me preocuparia tanto assim por hora, afinal está dentro do limite que a AMD prometeu, está abaixo de 110°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheus Pois é cara... é preocupante um CPU de 3.000 reais chegar a esquentar nesse ponto, mas já gastei muito nesse PC e o mesmo vai ter que aguentar mais 2~3 anos, pois estou investindo em outras coisas, e o PC está bem forte já. E se a AMD mandou esse cooler gigante, vai ter que funcionar... se der problema tem os 3 anos de garantia da AMD... nunca vi pela internet um caso de um CPU forte tipo 3800X/3900X queimar de tanto esquentar.... então acho que vou desencanar disso. Muito obrigado pelas postagens amigo, bacana essa troca de ideias com você que já usou o 3900X e sabe bem como ele é.

 

Minha esperança é que a Asus lance uma BIOS em breve que não "devore" o CPU tacando 1.5V sem necessidade alguma... já está atualizada a BIOS, saiu faz 1 mês... mas a Asus sempre lança BIOS, eles não abandonam as suas placas, e como a TUF X570 Plus é uma das placas deles que mais vende, com certeza darão suporte por anos ainda.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Exatamente amigo, acho essa conversa muito saudável pra ambos os lados, eu saí do 3900X pra investir em outras coisas também, foi sem dúvidas o melhor processador que eu já usei, mas para o meu nicho estava sobrando demais, sobre as placas da Asus eu super concordo, recentemente troquei minha X570 por uma B550 da Asus, modelo ROG STRIX e não tenho absolutamente nada a reclamar, sempre usei Asus (até quando usava LGA1155) e se depender de mim sempre vou usar, espero que dê tudo certo nos dias quentes, eu tenho certeza que vai dar, eu sou igualzinho você, quando comprei meu 3900X eu usava com o coolerbox também, e ficava super preocupado com as temperaturas mas vi que era um pouco exagero meu, mas é compreensível, investimos tanto em um setup para trabalho/lazer, perdê-lo por erro de projeto no cooler é triste demais, eu só troquei o coolerbox para um water cooler porque queria explorar o overclock dele apenas a título de curiosidade, porque não precisa, acho insanidade alguém fazer overclock em um processador desse, mesmo para tarefas mais pesadas acho MUITO exagero. Espero que dê tudo certo, se precisar de alguma coisa não hesite em criar tópicos, foi um prazer.

 

OBS: Se você fizer parte da page do Simforoso, sou um membro honorário há anos, haha. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Ornitotheus disse:

OBS: Se você fizer parte da page do Simforoso, sou um membro honorário há anos, haha. Boa sorte!

Não sei o que seria isso, esse nick eu coloquei aleatório por causa daquele episódio do Chapolin, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal o cooler da AMD não está dando conta do meu 3900X, chega a bater quase 70ºC navegando na internet apenas, nem estou jogando para evitar problemas... e olha que moro  no RS, esta 23ºC agora e o CPU está cerca de 65ºC.

 

Alguém tem alguma sugestão de cooler bom e relativamente com preço em conta para um CPU quentíssimo desse, com 105W de TDP? 

 

Eu pensei primeiro num air cooler bom, mas tenho medo que o dissipador pegue nos pentes de memória G.Skill TridentZ Neo que uso... mesmo nos slots 2 e 4 da placa eles tem um dissipador com RGB bem pronunciado. Aí comecei a pesquisar sobre watercoolers selados, de 120mm mesmo para colocar no espaço do fan traseiro... o gabinete é o Coolermaster H500P, na verdade toda a config está na assinatura.

 

Se alguém tiver uma boa experiência com cooler x ou y e puder me recomendar, agradeço muito. Saí de um Ryzen 7 2700 que era 65W mal chegava em 60ºC com cooler da AMD, o 3900X está sendo um problema a temperatura do mesmo. É um CPU muito forte e responde muito bem com seus 12 cores e 24 threads, mas a temperatura francamente está me deixando preocupado. Perder um componente de 3000 reais por conta de superaquecimento, com a crise que vivemos, é complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você não liga muito pra estética sem RGB, o novo watercooler da PCYes Sangue Frio 2 é realmente maravilhoso, o próprio Peperaio fez review, e algumas lojas o vendem por R$ 350 - R$ 450, ele segurou o processador mais rápido atualmente (i9-10900K mesmo em overclock), então o seu 3900X em stock ficará tranquilo!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@NIGHT FALL Gabinete dele é o H500P da CM, baita gabinete. Nesse caso não tem muito o que fazer.. processador é quente mesmo, só por um bom cooler.

 

Estranho, TDP base é de 105w, mas minha experiência com R9 é meio limitada.

Realmente, esse H500 é um &*¨#$&¨@&* gabinete.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou um water de 240mm tipo esse da cooler master:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15220/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml240l-argb-240mm-intel-amd-mlw-d24m-a18pa-r2

 

Ou mesmo esse da deepcool que ta bem barato:

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=113935

 

Ou se preferir um air cooler top dai tem de ser o noctua D15S, mas ele é caro no brasil..

https://www.waz.com.br/cooler-p-processador-cpu-noctua-nh-d15s-html/p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tive um 3900X e te garanto @NIGHT FALL, mesmo em navegação, só com o cooler box ele chegava tranquilamente a essas temperaturas, o que resolveu foi apenas um water cooler selado que eu adquiri de 280mm, como eu havia dito anteriormente, o TDP do 3900X é o mesmo que um 2700X exige em overclock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@Simforoso E quanto você pode gastar?

De preferência nada kkkk, já gastei muito nesse PC e quero sossegar uns 2~3 anos.

1 hora atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

@NIGHT FALL Gabinete dele é o H500P da CM, baita gabinete. Nesse caso não tem muito o que fazer.. processador é quente mesmo, só por um bom cooler.

Isso, é o H500P, tem 2 fans de 200mm na frente, 2 fans de 200m no topo e um de 140mm na parte de trás.

1 hora atrás, Ornitotheus disse:

Eu tive um 3900X e te garanto @NIGHT FALL, mesmo em navegação, só com o cooler box ele chegava tranquilamente a essas temperaturas, o que resolveu foi apenas um water cooler selado que eu adquiri de 280mm, como eu havia dito anteriormente, o TDP do 3900X é o mesmo que um 2700X exige em overclock.

Pois é, nunca teria comprado esse 3900X se tivesse pesquisado sobre antes.... estranho que ele chega a bater 80ºC navegando na internet nesses dias quentes, mas jogando Rage 2 e Doom Eternal agora a pouco, como o uso da CPU fica em 10~15%, ele se manteve nuns 70~75ºC, a minha placa de vídeo que chegou em 80ºC antes de armar os 2 fans a 80% da capacidade, quando a temperatura baixou para 74ºC e ficou estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ornitotheus disse:

Eu tive um 3900X e te garanto @NIGHT FALL, mesmo em navegação, só com o cooler box ele chegava tranquilamente a essas temperaturas, o que resolveu foi apenas um water cooler selado que eu adquiri de 280mm, como eu havia dito anteriormente, o TDP do 3900X é o mesmo que um 2700X exige em overclock.

@Ornitotheus

Esses 105w de TPD divulgados no site da AMD então são pra inglês ver, já tive processadores de 125w em overclock que não chegavam a temperaturas tão altas apenas navegando, e olha que os coolers amd antigos era bem piores que os atuais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Simforoso disse:

De preferência nada kkkk, já gastei muito nesse PC e quero sossegar uns 2~3 anos.

Kkkk, mas pra prolongar a vida dele, vai ter que investir mais um pouco. Olha, um Noctua é uma ótima opção, mas é um AC pesado, o que causa uma pressão irregular no DIE, ainda teria que ver a questão das memorias.

Te recomendaria o WC H100i da Corsair, vai te atender bem.

O da PCYES , não sei se ele seguraria o R9...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Ornitotheus disse:

 

Ele usa em stock, e no review do Peperaio ele fez OC no 10900K e segurou tranquilamente.

Qual seria o modelo desse Pcyes?? Eu queria um de radiador de um fan 120mm ou 140mm, não estou a fim de abrir mão dos fans de 200mm (2) do teto.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste aqui estressando o CPU ao máximo, foi a 85ºC e a placa-mãe aumentou o fan do cooler da AMD no máximo (creio eu) para 3200rpm e estabilizou a temperatura em 85~83ºC, e como hoje está bem quente aqui foi um bom teste. Ele não reduziu clock (thermal throtling), não travou, nada... o cooler da AMD agiu corretamente.. isso em estresse 100%, em jogos ele não passa de 78ºC. Testei Rage 2 e Red Dead Redemption 2 por 1h cada um no ultra (1080p) e não passou de 78ºC, com o cooler do cpu em 2500~2700rpm...

 

A minha VGA também esquentou bastante, 81ºC com os fans em quase 3200rpm... esse modelo da RTX 2070 da EVGA é com 2 fans somente, queria ter gastado um pouco mais em 2018 e pego um modelo triple fan, mas agora já era... a placa também quando passou de 75ºC o fan disparou e segurou tranquilo em temperatura segura, sem baixar clock nem nada.

 

Estamos praticamente em outubro, já está bem calor mas o teste derradeiro vai ser uma tarde quente de dezembro ou janeiro, que aqui no RS vira um verdadeiro caldeirão... mas acho que os fans dão conta.

 

Agradeço à todos pelas dicas. Mas por ora chega de gastar com PC... WC de 240mm no mínimo eu ia queimar 200~300 cloroquinas, e tô a fim de segurar uma grana, ia trocar a VGA mas a 2070 pra 1080p está sobrando. Comprar uma 3070 ou 3080 seria rasgar dinheiro para 1080p......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...