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C++ tenho dificuldade em criar um programa


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Consideremos um problema comum encontrado por fabricantes de placas eletrônicas e projetistas de computadores. Eles empregam furadeiras a laser para a fabricação de dezenas de milhares de milhares de buracos em suas placas. Para minimizar o custo, os projetistas de computadores não querem que os buracos se comportem como “turistas acidentais”. Pelo contrário, o problema é encontrar a “excursão” mais curta entre os buracos, que visite a posição de cada um deles exatamente uma vez.

 

A proposta do projeto é resolver o problema citado acima, desenvolvendo um código a partir de coordenadas de pontos de furação em uma máquina. Considere que no instante 0, a máquina está posicionada na posição (0,0) no plano, e ao terminar a furação, essa máquina deverá voltar à posição inicial. Resolva de maneira a garantir o resultado ótimo.

Entrada: A entrada é composta por um valor N (0 < N ≤10), que indica a quantidade de pontos de furação. Logo após, seguem N linhas, cada uma com uma coordenada (X,Y), que indica onde deverá ser furado.

Saída: A saída é composta por um valor de ponto flutuante com 2 casas decimais que representa a distância que a furadeira irá percorrer. Após isso, segue a sequência de pontos que deverá ser executada para percorrer a menor distância.

 

aguem me ajuda a fazer? em c++

  

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Eu faria assim:

você tem que pegar os pontos e ordená-los a partir da distância da origem (os mais pertos primeiro e mais distantes por último). A distância você calcula com Pitágoras  (c^2 = a^2 + b^2). Ex.:

(1, 4) (2, 3) (1, 2) - coordenadas
 4,12   3,16   2,24 - distância da origem

O mais eficiente é você furar os pontos mais próximos e deixar os mais distantes por último. Então:, ordenados os "furos"

 

(1, 2) (2, 3) (1, 4)
Neste examplo, a broca ira percorrer a distância horizontal (eixo x) de 1+1+1=3 e na vertical (eixo y) 2+1+1=4 - total 5.
Mais a distância para voltar a origem (0,0) = 5 + 4,12 = 9,12

Caso não tivesse ordendando os ponto a distância seria:
(1, 4) (2, 3) (1, 2) 
x: 1 + 1 + 1 = 3
y: 4 + 1 + 1 = 7
7,62 + 2,24 = 9,86

Depois é só você calcular a distância percorrida, lembrado que deve adicionar a distância que a broca percorrer para volta a origem.

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@Flávio Pedroza o problema é fazer o codigo que n to sabendo

 

using namespace std;

int main()
{
    //inicialização

    int n; //indica a quantidade de pontos de furação
    float furos [0][0]; //seguem N linhas, cada uma com uma coordenada (X,Y), que indica onde deverá ser furado
    float soma;

    //entradas

    cout << "Entre com a quantidade de pontos de furação" << endl;
    cin >> n;

    for(int i = 0; i < 2; i++)
        for(int j = 0; j < 2; j++)
        {
            cin >> furos[i][j];
        }
        isso q fiz ate agora porque n sei como q faz

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using namespace std;

int main()
{
    //inicialização

    int n; //indica a quantidade de pontos de furação
    float soma = 0;

    //entradas

    cout << "Entre com a quantidade de pontos de furação" << endl;
    cin >> n;
	float furos [n][n]; //seguem N linhas, cada uma com uma coordenada (X,Y), que indica onde deverá ser furado

    for(int i = 0; i < n; i++)
        for(int j = 0; j < n; j++)
        {
            cin >> furos[i][j];
        }
	//...
}

 

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@Flávio Pedroza

using namespace std;

int main()
{
    //inicialização

    int n; //indica a quantidade de pontos de furação
    float aux = 0;
    float a,b,c;
    float furos [n][n]; //seguem N linhas, cada uma com uma coordenada (X,Y), que indica onde deverá ser furado

    //entradas

    cout << "Entre com a quantidade de pontos de furação" << endl;
    cin >> n;

    for(int i = 0; i < n; i++)
        for(int j = 0; j < n; j++)
        {
            cout << "Entre com as coordenadas dos furos" << endl;
            cin >> furos[i][j];
        }

    //começando nos pontos (0,0)

    for(int i = 0; i < 0; i++)
        for(int j = 0; j < 0; j++)
        {
            cout << fixed << setprecision(2) << furos[i][j] << endl;
        }

    //inciando as contas

    for(int i = 0; i < n; i++)
        for(int j = 0; j < n; j++)
        {
            c^2=b^2+c^2;
            //aux = sqrt(pow(i-i,2)+pow(j-j,2));
        }

          return 0;
}

nao estou entendo esta a conta,como vou fazer para começar no início e fazer as contas e voltar no inicio novamente, vou mandar o que tem q entrar e sair

entrada               

4

1.0 1.0

1.0 2.0

2.0 1.0

2.0 2.0

saida

6.65

0.00 0.00

1.00 1.00

1.00 2.00

2.00 2.00

2.00 1.00

0.00 0.00

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Pelas saídas que você mostrou, o algoritmo utilizado utiliza outra lógica. 

Ele utilizar a ordenação pelo ponto mais próximo do anterior. No caso:

0 0 - ponto inicial
1 1 - ponto mais próximo do inicial (0 0)
1 2 - esté é o ponto mais próximo do anterior ( 1 1)
2 2 - este é o ponto mais próximo do anterior (1 2)
2 1 - este é o ponto mais próximo do anterior (2 1)

Distância percorrida:
de 0 0 para 1 1 - 1,41
de 1 1 para 1 2 - 1
de 1 2 para 2 2 - 1
de 2 2 para 2 1 - 1
de 2 1 para 0 0 - 2,24
total = 6,65

Algumas correções no seu código:

#include <iostream>
#include <iomanip> 
using namespace std;

int main()
{
    //inicialização

    int n; //indica a quantidade de pontos de furação
    float aux = 0;
    float a,b,c;
  

    //entradas

    cout << "Entre com a quantidade de pontos de furação" << endl;
    cin >> n;
    float furos [n][2]; //seguem N linhas, cada uma com uma coordenada (X,Y), que indica onde deverá ser furado

    for(int i = 0; i < n; i++)
	{
        cout << "Entre com as coordenadas do furo "<< i << " X e Y" << endl;
        for(int j = 0; j < 2; j++)
        {
            
            cin >> furos[i][j];
        }
	}
    //começando nos pontos (0,0)

    for(int i = 0; i <n; i++)
        {
            cout << fixed << setprecision(2) << furos[i][0] << " " << furos[i][1] << endl;
        }

    //inciando as contas
    
    return 0;
}

 

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17 horas atrás, Flávio Pedroza disse:

0 0 - ponto inicial 1 1 - ponto mais próximo do inicial (0 0) 1 2 - esté é o ponto mais próximo do anterior ( 1 1) 2 2 - este é o ponto mais próximo do anterior (1 2) 2 1 - este é o ponto mais próximo do anterior (2 1) Distância percorrida: de 0 0 para 1 1 - 1,41 de 1 1 para 1 2 - 1 de 1 2 para 2 2 - 1 de 2 2 para 2 1 - 1 de 2 1 para 0 0 - 2,24 total = 6,65

me diga como q vou fazer esta conta no algoritmos q n to conseguindo enxergar

 

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Em 21/09/2020 às 13:41, Flávio Pedroza disse:

O mais eficiente é você furar os pontos mais próximos e deixar os mais distantes por último. Então:, ordenados os "furos"

 

Outro dia furei uma placa que era assim
 

116922722_furos-Copia.thumb.jpg.4a79a78672f7bdad5530f979a216b011.jpg

 

Pense nesse caso: são 8 furos e você pode furar no sentido horário ou anti-horário e o percurso vai ser de 8cm. 

 

Agora se você classificar os pontos para furar os mais próximos da origem vai andar muito mais... 2 e 2 são os mais distantes por exemplo. As maiores distâncias estão nas diagonais e fica fácil de ver no desenho, já que todas as outras são 1.

  • A distância entre (2,0) e (0,2) é de 2.83, a mesma que entre (2,2) e (0,0)
  • A distância entre (1,0) e (0,1) é 1.41, a mesma que entre (1,2) e (2,1)

Só esses percursos vão somar 8.48 e ainda faltariam 2 pontos


Uma planilha sempre ajuda :) Veja as contas, graças ao Planilhas do Google

 

image.png.63d0c9fde8fc4daf70735e88145e13de.png

 

Bem mais que os 8cm do percurso normal. Isso considerando que dentre os pontos equidistantes da origem você escolha o mais próximo, porque se furar por exemplo A G B F C E D H na diagonal vai andar 14.96.

 

Em 21/09/2020 às 13:41, Flávio Pedroza disse:

Eu faria assim:

você tem que pegar os pontos e ordená-los a partir da distância da origem (os mais pertos primeiro e mais distantes por último). A distância você calcula com Pitágoras  (c^2 = a^2 + b^2). Ex.:


(1, 4) (2, 3) (1, 2) - coordenadas
 4,12   3,16   2,24 - distância da origem

 

A distância para o segundo ponto está errada. Seriam aprox. 3,61

 

Sequenciar os furos na ordem de distância da origem não é a melhor opção, e ainda assim teria que classificar os pontos equidistantes pela distância em relação à broca no momento do furo, como no exemplo 

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@arfneto programação dinâmica:trata de uma metodologia de construção de algoritmos que resolvam problemas originais do sistema, de forma que otimize e faça uso da análise combinatória, afim de prevenir queda de performance e recálculos desnecessários para atender subsistemas que possam sobrepujar o sistema original, gerando novos subproblemas.

busca exaltiva: percorremos todo o espaço de possíveis soluções em busca da solução do problema. Tipicamente uma solução por busca exaustiva é composta de duas funções: uma que gera todas as possíveis soluções e outra que verifica se a solução gerada é a solução que atende ao problema. Um dos problemas com a busca exaustiva é que pode existir um número muito grande de soluções a serem verificadas.

metodo guloso:é uma técnica de algoritmos para resolver problemas de otimização, sempre realizando a escolha que parece ser a melhor no momento; fazendo uma escolha ótima local, na esperança de que esta escolha leve até a solução ótima global.Vantagens: Algoritmos simples e de fácil implementação.

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8 horas atrás, keven2312 disse:

exaltiva

 

Imagino que pretendia escrever exaustiva.

 

Grato pela explicação das abreviaturas. Talvez seja uma nomenclatura exagerada, mas entendo que possa ser descrito assim. 

No popular acho que se poderia dizer:

  • no jeito. "pd'
  • na força. "exaustiva"
  • o melhor que podemos fazer até a hora de entregar. "método guloso"

Outros poderiam dizer

  • método analítico, usando matemática. Não sei se programação dinâmica é um bom termo.
  • análise combinatória: considera as permutações, tabela os possíveis resultados e lista os melhores percursos
  • métodos heurísticos, como o método de Monte Carlo: usam aproximações para o problema e param quando acabar o tempo, o dinheiro ou os dois.

Tenho formação em matemática, mas considerando que:

  • estamos escrevendo em C++, que talvez seja a melhor linguagem que existe para modelar coisas
  • o número máximo de furos é bem modesto: 10

Eu iria pelo simples: tabelar os resultados e ver o que dá

 

Um percurso é uma série de pontos e suas distâncias são conhecidas, como @Flávio Pedroza e Pitágoras já diziam

 

Então uma classe Ponto ajudaria
 

#pragma once
#include <iostream>
#include <math.h>
using namespace std;
class Ponto
{
public:
	float x;
	float y;

public:
	Ponto() : x(0.), y(0.) {};
	Ponto(float a, float b) : x(a), y(b) {};

	float distanciaDaOrigem() { return sqrt(x * x + y * y); };
	friend float operator>>(const Ponto&, const Ponto&);
};

float operator>>(const Ponto& A, const Ponto& B)
{
	return sqrt(
		(A.x - B.x) * (A.x - B.x) +
		(A.y - B.y) * (A.y - B.y)
	);
};

 

Dado um ponto A e um ponto B:

  • A.distanciaDaOrigem()
  • B.distanciaDaOrigem()
  • A>>B

Definem a distância de A e B da origem e a distância entre A e B. Bem conveniente.

 

E uma classe Percurso
 

class Percurso
{
public:
	string			arquivo;
	vector<Ponto>	melhor_sequencia;
	vector<Ponto>	pontos;
	float			menor_percurso{};

public:
	Percurso() : arquivo(""), melhor_sequencia({}), pontos({}) {};
	Percurso(string arquivo);

	float	comprimento(vector<int>&);
	friend	ostream& operator<<(ostream&, const vector<Ponto>&);
};

 

Define um Percurso como um conjunto de Ponto, lido a partir do arquivo "arquivo" fornecido na linha de comando
 

comprimento() devolve o simples: o deslocamento total da broca incluindo a ida e volta da origem e a passagem por todos os furos. As contas são as mesmas que estão embutidas na planilha que eu postei no tópico #10 antes, basta você preencher os pontos e o programa refaz os cálculos. E se está aparentemente ok pode passar direto para a função em C++, em algo assim:

 

float		Percurso::comprimento(vector<int>& idx)
{
	// calcula o deslocamento total do broca, indo
	// da origem ate cada ponto na ordem do vetor 
	// de indices e voltando ate a origem ao final
	if (pontos.size() == 0) return 0.; // sem furos sem distancia
	float total = 0;
	float segmento = 0;
	Ponto A{ 0.,0. }; // comeca na origem
	// soma os segmentos
	for_each(idx.begin(), idx.end(), [&](int ix)
		{	total += A>>(pontos[ix]);
			A = pontos[ix];
		});
	// e volta para a origem
	total += A.distanciaDaOrigem();
	return total;
};	// comprimento()


Algo assim para os seus 4 pontos por exemplo mostraria

 

Esperados 4 pontos
Lidos 4 pontos
Entrada: 'entrada.txt'

Total de 4 pontos

Percurso: (Ponto) (Dist Origem) (+Segmento) (=Subtotal)

(0.00,0.00)
(2.00,2.00) (2.83) (+2.83) (=2.83)
(2.00,1.00) (2.24) (+1.00) (=3.83)
(1.00,1.00) (1.41) (+1.00) (=4.83)
(1.00,2.00) (2.24) (+1.00) (=5.83)
(0.00,0.00) (2.24) (+2.24) (=8.06)

Total do percurso = 8.06


[inicio] Total do percurso acima: 8.06


Total de 4 pontos

Percurso: (Ponto) (Dist Origem) (+Segmento) (=Subtotal)

(0.00,0.00)
(1.00,1.00) (1.41) (+1.41) (=1.41)
(2.00,1.00) (2.24) (+1.00) (=2.41)
(1.00,2.00) (2.24) (+1.41) (=3.83)
(2.00,2.00) (2.83) (+1.00) (=4.83)
(0.00,0.00) (2.83) (+2.83) (=7.66)

Total do percurso = 7.66


[classificado por distancia da origem] Total do percurso acima: 7.66



==> Percurso com deslocamento MINIMO: 6.65mm


Total de 4 pontos

Percurso: (Ponto) (Dist Origem) (+Segmento) (=Subtotal)

(0.00,0.00)
(2.00,1.00) (2.24) (+2.24) (=2.24)
(2.00,2.00) (2.83) (+1.00) (=3.24)
(1.00,2.00) (2.24) (+1.00) (=4.24)
(1.00,1.00) (1.41) (+1.00) (=5.24)
(0.00,0.00) (1.41) (+1.41) (=6.65)

Total do percurso = 6.65

 

Escrevi um protótipo e usei seus dados
 

Veja main() como pode ser simples:
 

    percurso.menor_percurso = 10e20f;
    float este_percurso = 0.f;
    
    // computa as distancias para todos os possiveis percursos
    int testes = 0;
    do
    {
        testes += 1;
        este_percurso = percurso.comprimento(idx);
        if (este_percurso < percurso.menor_percurso)
        {   
            percurso.menor_percurso = este_percurso;
            percurso.melhor_sequencia.clear();
            for_each( idx.begin(), idx.end(),
                [&](int ix) { percurso.melhor_sequencia.push_back(percurso.pontos[ix]); }
            );  // for_each()
        };  // if()

    } while (std::next_permutation(idx.begin(), idx.end()));

 

Afinal C++ calcula sozinho as permutações, usando STL. Classificar os pontos é trivial, se quiser tentar o que eu disse no tópico #10 que não funciona.


 

    // classificando os pontos por distancia da origem
    sort(percurso.pontos.begin(), percurso.pontos.end(),
        [](Ponto a, Ponto b) { return a.distanciaDaOrigem() < b.distanciaDaOrigem(); });
    cout << percurso.pontos;

 

O resultado aparece na listagem acima também em
 

[classificado por distancia da origem] Total do percurso acima: 7.66

 

esse cout é o que mostra essa parte

 

Total de 4 pontos

Percurso: (Ponto) (Dist Origem) (+Segmento) (=Subtotal)

(0.00,0.00)
(1.00,1.00) (1.41) (+1.41) (=1.41)
(2.00,1.00) (2.24) (+1.00) (=2.41)
(1.00,2.00) (2.24) (+1.41) (=3.83)
(2.00,2.00) (2.83) (+1.00) (=4.83)
(0.00,0.00) (2.83) (+2.83) (=7.66)

Total do percurso = 7.66

 

Bem cômodo

 

O resultado para o conjunto do desenho em azul no tópico #10
 

Esperados 7 pontos
Lidos 7 pontos
Entrada: 'quadrado.txt'

Total de 7 pontos

Percurso: (Ponto) (Dist Origem) (+Segmento) (=Subtotal)

(0.00,0.00)
(1.00,0.00) (1.00) (+1.00) (=1.00)
(2.00,0.00) (2.00) (+1.00) (=2.00)
(2.00,1.00) (2.24) (+1.00) (=3.00)
(2.00,2.00) (2.83) (+1.00) (=4.00)
(1.00,2.00) (2.24) (+1.00) (=5.00)
(0.00,2.00) (2.00) (+1.00) (=6.00)
(0.00,1.00) (1.00) (+1.00) (=7.00)
(0.00,0.00) (1.00) (+1.00) (=8.00)

Total do percurso = 8.00


[inicio] Total do percurso acima: 8.00


Total de 7 pontos

Percurso: (Ponto) (Dist Origem) (+Segmento) (=Subtotal)

(0.00,0.00)
(1.00,0.00) (1.00) (+1.00) (=1.00)
(0.00,1.00) (1.00) (+1.41) (=2.41)
(2.00,0.00) (2.00) (+2.24) (=4.65)
(0.00,2.00) (2.00) (+2.83) (=7.48)
(2.00,1.00) (2.24) (+2.24) (=9.71)
(1.00,2.00) (2.24) (+1.41) (=11.13)
(2.00,2.00) (2.83) (+1.00) (=12.13)
(0.00,0.00) (2.83) (+2.83) (=14.96)

Total do percurso = 14.96


[classificado por distancia da origem] Total do percurso acima: 14.96



==> Percurso com deslocamento MINIMO: 8.00mm


Total de 7 pontos

Percurso: (Ponto) (Dist Origem) (+Segmento) (=Subtotal)

(0.00,0.00)
(1.00,0.00) (1.00) (+1.00) (=1.00)
(2.00,0.00) (2.00) (+1.00) (=2.00)
(2.00,1.00) (2.24) (+1.00) (=3.00)
(2.00,2.00) (2.83) (+1.00) (=4.00)
(1.00,2.00) (2.24) (+1.00) (=5.00)
(0.00,2.00) (2.00) (+1.00) (=6.00)
(0.00,1.00) (1.00) (+1.00) (=7.00)
(0.00,0.00) (1.00) (+1.00) (=8.00)

Total do percurso = 8.00

 

Sem discussões religiosas aqui: 

  • não testei quase nada
  • só rodei em Windows
  • só compilei com o compilador da Microsoft

O programa pode ser mais simples, mas eu não fui capaz de escrever como eu queria, no tempo que eu tinha. Acho que usei o "método guloso" para escrever. Se eu tiver uma ideia melhor reescrevo main(). Aquele loop do{}while() não está bom  :( 

 

Uma nota

 

Essa coisa de 
 

Esperados 4 pontos
Lidos 4 pontos
Entrada: 'entrada.txt'

 

é porque eu não queria desconsiderar o enunciado, mas não queria um loop para ler os 4 pontos, Então preferi ler o número de pontos e depois ler os pontos que estiverem no arquivo, ainda que diferentes do esperado.
 

4
2.0 2.0
2.0 1.0
1.0 1.0
1.0 2.0


Esse era o arquivo mas podia editar e colocar mais ou menos pontos para testar. De todo modo o nome do arquivo pode ir na linha de comando mesmo:
 

    furos pontos.txt

 

leria o arquivo pontos.txt no diretório corrente.

 

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1 hora atrás, keven2312 disse:

sinceramente eu me perco porque conheço mais c++,ai tenho q ficar procurando o que significa o que você digitou kk


🤔 

 

Mas o que por exemplo? Eu postei código em C++ e essas coisas do seu enunciado :) Você fala daquela nomenclatura alternativa?

 

E aqui é um forum público então um ligar natural para você perguntar sobre algo que eu digitei num forum público deve ser aqui mesmo, assim o mesmo eu mesmo pode ler e tentar escrever de outro jeito, a invés de você "ficar procurando" :) 

 

De volta ao programa

 

Acho que entendi o que faltava para um jeito mais simples de escrever o tal cálculo do menor percurso. Acho que eu não sei um jeito de iterar sobre as possíveis permutações e não pelo mapa de pontos que vai furar. . . Talvez tenha algo, mas não sei. Desisti.

 

No entanto uma classe Permuta resolve!

 

class Permuta
{
public:
	bool        _Final{};
	unsigned    _TP;
	unsigned    _Pos{};
	vector<int> _Sequencia{};

public:
	class       Iterator;
	Iterator	begin();
	Iterator	end();

	Permuta&    get(unsigned);
	bool        proxima();
	void        reinicia();
	unsigned    size();

public:
	Permuta(int N);
	~Permuta(){};

private:
};	// Permuta{}

 

Só 3 variáveis: 

  • o vetor com a permutação dos pontos
  • um contador de permutações
  • um bool dizendo se acabou

Só 2 métodos: 

  • reinicia() reinicia  a sequência de permutações
  • proxima() devolve no vetor a próxima permutação, sem repetir claro

Lembrando do ensino fundamental, o total de combinações de N elementos é o fatorial de N. E essa é a quarta variável, só para simplificar. Podia não ter.

 

Exemplo para 4 pontos
 

Pos:  1 Final: 0 [ 0 2 1 ]
Pos:  2 Final: 0 [ 1 0 2 ]
Pos:  3 Final: 0 [ 1 2 0 ]
Pos:  4 Final: 0 [ 2 0 1 ]
Pos:  5 Final: 0 [ 2 1 0 ]
Pos:  6 Final: 1 [ 0 1 2 ]

 

E aí se pode colocar isso naquele código estranho de main() e ficar com algo assim
 

    // tabela todos os percursos possiveis
    Permuta P(percurso.pontos.size()); // prepara as permutacoes
    percurso.menor_percurso = 10e20f;
    cmp.percurso = &percurso;
    cmp.este_percurso = 0.f;
    for_each(P.begin(), P.end(), cmp );

 

Onde P é da classe que eu listei acima e calcula as permutações. Então usando P pode calcular os percursos todos e selecionar o menor em uma linha, e sem aquele do{}while() que tinha antes:
 

    // computa as distancias para todos os possiveis percursos
    int testes = 0;
    do
    {
        testes += 1;
        este_percurso = percurso.comprimento(idx);
        if (este_percurso < percurso.menor_percurso)
        {   
            percurso.menor_percurso = este_percurso;
            percurso.melhor_sequencia.clear();
            for_each( idx.begin(), idx.end(),
                [&](int ix) { percurso.melhor_sequencia.push_back(percurso.pontos[ix]); }
            );  // for_each()
        };  // if()

    } while (std::next_permutation(idx.begin(), idx.end()));

 

e a função cmp fica com esse código que era o loop antes. Ao final do loop o vetor melhor_sequencia tem a ordem dos pontos que usa o menor percurso possível da broca, e menor_percurso tem o total a percorrer.
 

 O código do cálculo no outro post está completo eu acho.

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seguinte eu fiz pelo metodo de busca gulosa mas no caso das entradas serem image.png.f2bf565112ed1b805a49b93bbb020830.png o meu programa deu resposta errada segue o codigo:

#include <iostream>

 

#include <cmath>

 

#include <iomanip>
 
using namespace std;
 
int main(){

 

    int n;

 

    double posicao[10][10];
    
    double partida[5][5];
    
    double tamtotal = 0;
    
    int cordenadas[55];
    
    double auxx, auxy;
    
    int menorponto = 0;
    
    partida[0][0] = 0;
    partida[0][1] = 0;
    
    
    // Inserção
    // numero de furos

 

    cin >> n;
    
    for(int i = 0; i < n; i++){
        for(int j = 0; j < 2; j++)
            cin >> posicao[i][j];
    }
    
    //Calculos
    for(int i=0; i<n; i++){
        double menorhip = 999;
        for(int j=i; j<n; j++){
            double fracaox = posicao[j][0];
            double fracaoy = posicao[j][1];
            double catetox = pow((fracaox - partida[0][0]), 2);
            double catetoy = pow((fracaoy - partida[0][1]), 2);
            double hipotenusa = sqrt(catetox + catetoy);
            
            if(hipotenusa < menorhip){
                menorhip = hipotenusa;
                menorponto = j;
            }
        }
        
        tamtotal = tamtotal + menorhip;
        partida[0][0] = posicao[menorponto][0];
        partida[0][1] = posicao[menorponto][1];
        cordenadas[i] = menorponto;           
        auxx = posicao[i][0];
        auxy = posicao[i][1];
        posicao[i][0] = posicao[menorponto][0];
        posicao[i][1] = posicao[menorponto][1];
        posicao[menorponto][0] = auxx;
        posicao[menorponto][1] = auxy;
    }
    
   double fracaox = 0;
   double fracaoy = 0;
   double catetox = pow((fracaox - posicao[menorponto][0]), 2);
   double catetoy = pow((fracaoy - posicao[menorponto][1]), 2);
   double hipotenusa = sqrt(catetox + catetoy);  
   tamtotal = tamtotal + hipotenusa;
    
    cout << tamtotal << endl;
    
    cout << "0.00 0.00" << endl;
    
    for(int i=0; i<n; i++){
        cout << posicao[i][0] << " " << posicao[i][1] << endl;
    }
    
    cout << "0.00 0.00" << endl;

 

    return 0;
};

se você conhece o problema do caxeiro viajante acredito que consiga fazer algo melhor em cima dele

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Em 29/09/2020 às 15:02, Gabriel Fraguas disse:

seguinte eu fiz pelo metodo de busca gulosa mas no caso das entradas serem image.png.f2bf565112ed1b805a49b93bbb020830.png o meu programa deu resposta errada

 

Para este arquivo

 

6
3.12    5.3
1.4     2
0       4.4
-2.2    -2
1.7     7.13
-0.25   4.9

 

Compare com esses números

 

Esperados 6 pontos
Lidos 6 pontos
Entrada: 'seis.txt'

Total de 6 pontos

Percurso:
(Ponto) (Dist Origem)   (+Segmento)     (=Subtotal)

(0.00,0.00)
(3.12,5.30)     (6.15)  (+6.15) (=6.15)
(1.40,2.00)     (2.44)  (+3.72) (=9.87)
(0.00,4.40)     (4.40)  (+2.78) (=12.65)
(-2.20,-2.00)   (2.97)  (+6.77) (=19.42)
(1.70,7.13)     (7.33)  (+9.93) (=29.35)
(-0.25,4.90)    (4.91)  (+2.96) (=32.31)
(0.00,0.00)     (4.91)  (+4.91) (=37.21)

Total do percurso = 37.21


[inicio] Total do percurso acima: 37.21


Total de 6 pontos

Percurso:
(Ponto) (Dist Origem)   (+Segmento)     (=Subtotal)

(0.00,0.00)
(1.40,2.00)     (2.44)  (+2.44) (=2.44)
(-2.20,-2.00)   (2.97)  (+5.38) (=7.82)
(0.00,4.40)     (4.40)  (+6.77) (=14.59)
(-0.25,4.90)    (4.91)  (+0.56) (=15.15)
(3.12,5.30)     (6.15)  (+3.39) (=18.54)
(1.70,7.13)     (7.33)  (+2.32) (=20.86)
(0.00,0.00)     (7.33)  (+7.33) (=28.19)

Total do percurso = 28.19


[classificado por distancia da origem] Total do percurso acima: 28.19



==> Percurso com deslocamento MINIMO: 21.74mm


Total de 6 pontos

Percurso:
(Ponto) (Dist Origem)   (+Segmento)     (=Subtotal)

(0.00,0.00)
(1.40,2.00)     (2.44)  (+2.44) (=2.44)
(3.12,5.30)     (6.15)  (+3.72) (=6.16)
(1.70,7.13)     (7.33)  (+2.32) (=8.48)
(-0.25,4.90)    (4.91)  (+2.96) (=11.44)
(0.00,4.40)     (4.40)  (+0.56) (=12.00)
(-2.20,-2.00)   (2.97)  (+6.77) (=18.77)
(0.00,0.00)     (2.97)  (+2.97) (=21.74)

Total do percurso = 21.74
  • O primeiro grupo tem os pontos na ordem do arquivo
  • O segundo tem os pontos classificados pela distância da origem conforme sugestão de @Flávio Pedroza
  • O terceiro tem um possível menor percurso para o conjunto. 
Em 29/09/2020 às 15:02, Gabriel Fraguas disse:

se você conhece o problema do caxeiro viajante acredito que consiga fazer algo melhor em cima dele

 

Tenho dúvida de que para esse número pequeno de pontos e escrevendo em C++ valha a pena não usar a força bruta e usar o método analítico e computar os valores todos. Não leva nem 1s para 6 pontos eu acho. Mais alguns segundos para 12. C++  calcula as permutações, classifica os pontos e roda as permutações para os conjuntos, em 1 linha ou duas, como no código que eu postei.

 

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