Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eficiência da fonte melhora energia fornecida?


Yan_
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

@Yan_ Não, eficiência e qualidade de filtragem são duas coisas distintas. É mais comum encontrarmos fontes de alta eficiência que são melhor projetadas, então em alguns casos a qualidade será proporcional à eficiência, mas isso não é regra. A qualidade da fonte é determinada pelo seu projeto, pela qualidade dos componentes utilizados na sua fabricação, e cada fonte tem vários aspectos a serem observados para determinar sua qualidade real. Se você buscar por reviews e avaliações sérias de fontes, verá que sempre são avaliados a qualidade das proteções, o nível de ripple e ruído das linhas, a qualidade da fabricação e de seus componentes, a eficiência e capacidade de fornecer a potência rotulada, tudo isso com controle da temperatura de operação e uma metodologia de teste adequados. 

 

Além disso, há muitos casos onde a eficiência relatada pelo fabricante não é real. O selo 80+ já foi utilizado por muitas fabricantes mesmo que o modelo não tenha passado nos testes, por exemplo. O que sempre recomendamos é que você pesquise o modelo específico que pretende adquirir e o compare com outros modelos de qualidade presentes no mercado. Via de regra, a maioria das fontes disponíveis no mercado hoje é de baixa qualidade, tem filtragem ruim e não são recomendáveis a quem deseja que seu equipamento dure o máximo possível. Por se tratar de um investimento relativamente alto (ao menos quando se deseja qualidade), o que mais vemos são pessoas que economizaram na aquisição do componente e posteriormente relataram problemas ou perdas de componentes. 

Enfim, comprar fonte direito requer pesquisa e um pouco de conhecimento, ou pelo menos acesso a fóruns como este que tenham conhecimento amplamente disponível.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yan_ A tensão mais baixa (127V, no Brasil não se usa o padrão 115V) exige mais dos componentes da fonte que a tensão mais alta (220V). A eficiência tende a cair um pouco, enquanto o ripple tende a subir. A estabilidade das tensões pode também piorar. Via de regra, a "qualidade" da energia fornecida é sim piorada em 127V.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...