Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta térmica vs metal líquido


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Sem duvidas é pasta térmica por não trazer perigo caso derrube na placa-mãe/gpu e também pelo seu preço. Metal líquido ou nitrogênio liquido é somente para quem gosta de brincar de overclock para quem quer conseguir números altíssimo tanto em processador quanto em placa de vídeo. Porém, é uma faca de dois gumes. Se derrubar na placa-mãe ela pode danificar e se não me engano até queima. Fora que o preço é altíssimo custando até duas vezes mais que uma pasta térmica boa, como por exemplo a Z5 da DeepCool que custa R$25~R$30.

 

As pasta térmica mais simples que são brancas (de R$5) contém cerca de 1W/mK.

As cinzas é torno de 1.90~ 2.0W/mK.

As com base de prata é de 11.70 a 12.00W/mK

E o metal líquido é cerca de 70W/mK (se não me engano). Então é uma diferença muito boa em relação as pastas térmica

(quanto maior o W/mK, maior a "condutividade de calor")

 

Só que o processador tem um nível de temperatura que ele é obrigado a manter para conseguir trabalhar. Então não é tão bom usar esse metal líquido caso você queira só para substituir a pasta térmica convencional. Agora, se for para testes e afins eu não vejo problema algum. Mas esse é ao meu ver.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
27 minutos atrás, Yan_ disse:

Qual possui maior custo benefício? Qual vai ajudar mais na refrigeração? Quanto custa em média cada um?

 

Eu particularmente acho que metal líquido é pra um público específico, no caso entusiastas, pessoas que querem fazer overclock extremo e/ou quem tem um sistema de refrigeração customizado que vão sentir os reais benefícios reais do produto.
De nada adianta ter o melhor coeficiente de condução térmica se o cooler utilizado não consegue le dar com todo esse potência.
Tem um vídeo que explica muito bem todos esses detalhes, caso tenha interesse, recomendo.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...