Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan da CPU fazendo muito barulho


Posts recomendados

Fala pessoal.

Recentemente troquei de processador, fonte e placa de vídeo. Coloquei um 1600af, 2060 e uma XPG Core Reactor de 650w. 

Estou usando o cooler da própria AMD, na BIOS, ja tentei colocar no modo silent, normal, manual, etc ... Nada resolve, na BIOS ele fica super silencioso, 1800RPM, mas quando eu inicio o sistema, liga a turbina de avião ...

Ajude-me por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Silas Neto disse:

Você verificou se o barulho vem do cooler do processador ou da Placa de video?

Estranho o cooler do processador fazer barulho, eles costumam ser "silenciosos" mesmo rodando em velocidades acima da media.

Vem do processador, já mexi na curva de fan da placa de vídeo e tava ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Liwski disse:

Fala pessoal.

Recentemente troquei de processador, fonte e placa de vídeo. Coloquei um 1600af, 2060 e uma XPG Core Reactor de 650w. 

Estou usando o cooler da própria AMD, na BIOS, ja tentei colocar no modo silent, normal, manual, etc ... Nada resolve, na BIOS ele fica super silencioso, 1800RPM, mas quando eu inicio o sistema, liga a turbina de avião ...

Ajude-me por favor!

 

Ao que seu relato indica as configurações da BIOS não estão sendo executadas no sistema operacional.
Tive esse mesmo problema quando comprei meu Gammaxx 400 da Deepcool, configurava o modo personalizado mas ao startar o Windows ela ficava em 100%, atualizei a BIOS e o problema foi resolvido.
Faça o teste, pode ser que resolva o seu caso também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, NIGHT FALL disse:

 

Ao que seu relato indica as configurações da BIOS não estão sendo executadas no sistema operacional.
Tive esse mesmo problema quando comprei meu Gammaxx 400 da Deepcool, configurava o modo personalizado mas ao startar o Windows ela ficava em 100%, atualizei a BIOS e o problema foi resolvido.
Faça o teste, pode ser que resolva o seu caso também. 


Pior que esse era o meu medo hahaha, não queria nem a pau mexer com atualização da BIOS pra não caçar dor de cabeça, e o pior que a primeira vez que entrei na BIOS, ela me mostrou um aviso sobre a BIOS ter sido resetada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann

8 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Ao que seu relato indica as configurações da BIOS não estão sendo executadas no sistema operacional.
Tive esse mesmo problema quando comprei meu Gammaxx 400 da Deepcool, configurava o modo personalizado mas ao startar o Windows ela ficava em 100%, atualizei a BIOS e o problema foi resolvido.
Faça o teste, pode ser que resolva o seu caso também. 


O cooler é novo, veio junto com o processador, a placa-mãe é uma a320m s2h da Gigabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Liwski disse:

Pior que esse era o meu medo hahaha, não queria nem a pau mexer com atualização da BIOS pra não caçar dor de cabeça, e o pior que a primeira vez que entrei na BIOS, ela me mostrou um aviso sobre a BIOS ter sido resetada.

 

Sem tentar você nunca vai descrobrir.
Atualização de BIOS não é um bichoo de sete cabeças, já foi a muitos anos atrás, hoje é um processo muito mais simples e seguro.

Mas se você não pretende fazer, fica mais complicado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Liwski Atualização de BIOS já! Hoje em dia não é tão perigoso quanto já foi. Faça e veja o resultado.

À parte disso, faça uma conferência na conexão do cooler da CPU com a placa-mãe. Você pode ter conectado no header errado ou ter conectado fora da guia (já vi acontecer). 

Além disso, drivers atualizados baixados diretamente do site da placa-mãe? Windows rodando com modo de energia "equilibrado"? Baixou o aplicativo Ryzen Master e conferiu as configs???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Liwski Instale manualmente baixando diretamente do site da fabricante da MB. Coloque seu windows em modo equilibrado e deixe nesse modo sempre. O modo desempenho só muda uma coisa, a CPU não baixa a frequência e tensão quando não está trabalhando, acarretando em maior consumo e maior aquecimento. O desempenho efetivo é o mesmo nos dois modos. 
No ryzen master confira as configurações e corrigir alguma coisa se necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Liwski Instale manualmente baixando diretamente do site da fabricante da MB. Coloque seu windows em modo equilibrado e deixe nesse modo sempre. O modo desempenho só muda uma coisa, a CPU não baixa a frequência e tensão quando não está trabalhando, acarretando em maior consumo e maior aquecimento. O desempenho efetivo é o mesmo nos dois modos. 
No ryzen master confira as configurações e corrigir alguma coisa se necessário.

 

Instalei todos, hoje quando liguei o PC, ele esta super silencioso, durou uns cinco minutos até o cooler endoidar (estava checando as temperaturas, tava normal, 38-40 graus). Não estou conseguindo tirar o plano de energia do Modo Desempenho, ele fica ativo sempre, mas coloquei o limitador de desempenho do mínimo do CPU pra 5%, chequei que as frequências baixaram, mas o cooler continua no talo.

Só me falta mesmo atualizar a BIOS e checar a conexão ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

Talvez seja cooler bichado mesmo. Já olhou a conexão dele se tem algum pino torto ou mal encaixado? Tentou conectar em outro fan header para ver como ele se comporta?


Ainda não abri ele hoje porque to trabalhando no PC, mas de noite vou abrir e olhar, tentar conectar no sys fan pra ver o que rola, vou tentar com o cooler da amd que usava no 1300x também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...