Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3400g não dá video (pessoal do conserto falou que ta tudo certo)


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

E ai, pessoal.

Comprei todas as peças do pc recentemente e montei ele eu mesmo. A placa-mãe é uma asus prime a320-m-k/br e o processador é um ryzen 5 3400g.

Eu montei o computador e liguei ele, mas não deu vídeo. Fiquei com medo de ter queimado algo e liguei pra uma loja conhecida daqui da cidade pra virem buscar e ver se fiz algo errado. Agora o cara lá do conserto ligou pra mim e falou que ta tudo certo no computador, mas que ele não dá video porque o processador não tem placa de vídeo integrada. O cara falou que só deu video quando colocou um placa de vídeo lá. Ou seja, o cara falou que ta tudo certo no computador, mas não dá vídeo simplesmente porque não tem vídeo integrado (mas tem).

Vcs sabem se o problema pode ser a bios? porque como ele falou, quando colocou uma placa de vídeo deu certo. Se o problema fosse atualização de bios, o processador conseguiria fazer alguma coisa? Tipo reconhecer uma placa de vídeo? Ou acham que o problema pode ser no onboard mesmo?

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, ezauprimo disse:

E ai, pessoal.

Comprei todas as peças do pc recentemente e montei ele eu mesmo. A placa-mãe é uma asus prime a320-m-k/br e o processador é um ryzen 5 3400g.

Eu montei o computador e liguei ele, mas não deu vídeo. Fiquei com medo de ter queimado algo e liguei pra uma loja conhecida daqui da cidade pra virem buscar e ver se fiz algo errado. Agora o cara lá do conserto ligou pra mim e falou que ta tudo certo no computador, mas que ele não dá video porque o processador não tem placa de vídeo integrada. O cara falou que só deu video quando colocou um placa de vídeo lá. Ou seja, o cara falou que ta tudo certo no computador, mas não dá vídeo simplesmente porque não tem vídeo integrado (mas tem).

Vcs sabem se o problema pode ser a bios? porque como ele falou, quando colocou uma placa de vídeo deu certo. Se o problema fosse atualização de bios, o processador conseguiria fazer alguma coisa? Tipo reconhecer uma placa de vídeo? Ou acham que o problema pode ser no onboard mesmo?

Obrigado pela ajuda.

É LÓGICO que tem vídeo integrado, está escrito na embalagem:

 

,image.png.09eceacc42d860d3edb749334e466540.png

 

Qual é a marca e o modelo da sua placa-mãe?

Você adquiriu uma placa de vídeo ou usa somente este processador?

 

EDIT: não prestei atenção no tópico e não vi a marca e o modelo da placa-mãe ali, peço desculpas..

 

Então, você pediu para o técnico fazer a atualização do BIOS para ver se resolvia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV

12 minutos atrás, GabrielLV disse:

Então, você pediu para o técnico fazer a atualização do BIOS para ver se resolvia?

 

Eu falei que poderia ser isso. Aí o cara respondeu que precisaria ter o ryzen 3 pra poder atualizar ela. Não vi muita lógica nisso. Pra atualizar a bios pra que o ryzen 5 funcione precisar usar o ryzen 3? Ainda mais que uma loja que dá manutenção não ter algum processador pra poder fazer esse procedimento é meio estranho

 

 

adicionado 2 minutos depois

@carbonii Eu já li reclamações do pessoal falando que no anúncio dizia que a placa-mãe já taria atualizada, mas receberam desatualizada. Pode ser isso então

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ezauprimo disse:

@GabrielLV

 

Eu falei que poderia ser isso. Aí o cara respondeu que precisaria ter o ryzen 3 pra poder atualizar ela. Não vi muita lógica nisso. Pra atualizar a bios pra que o ryzen 5 funcione precisar usar o ryzen 3? Ainda mais que uma loja que dá manutenção não ter algum processador pra poder fazer esse procedimento é meio estranho

 

 

adicionado 2 minutos depois

@carbonii Eu já li reclamações do pessoal falando que no anúncio dizia que a placa-mãe já taria atualizada, mas receberam desatualizada. Pode ser isso então

Esse " técnico" é uma anta fuja dele, 3400G não tem vídeo integrado? Percebesse quê é um completo ***** esse técnico. onde comprou essas peças? Certeza que isso é problema de BIOS. Se atualizar ela talvez resolva... Mas atualizar BIOS é algo meio problemático. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Carlos Domini Vilas Boas disse:

Esse " técnico" é uma anta fuja dele, 3400G não tem vídeo integrado? Percebesse quê é um completo ***** esse técnico. onde comprou essas peças? Certeza que isso é problema de BIOS. Se atualizar ela talvez resolva... Mas atualizar BIOS é algo meio problemático. 

Eu vi agora que a placa-mãe tem o EZ Flash 3. Por ele é fácil atualizar. O problema é eu fazer isso sem ver nada na tela. Não tem como. Sabe se a atualização da bios causa perda de garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ezauprimo disse:

Eu vi agora que a placa-mãe tem o eazy flash 3. Por ele é fácil atualizar. O problema é eu fazer isso sem ver nada na tela. Não tem como. Sabe a atualização da bios causa perda de garantia?

Pega uma placa de vídeo emprestada..de algum parente ou amigo. Parceiro, tu fez errado se tá na garantia nem era pra levar nesses sucateiros aí. Novamente comprou o de? Tem que acionar a garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
2 horas atrás, ezauprimo disse:

@GabrielLV

 

Eu falei que poderia ser isso. Aí o cara respondeu que precisaria ter o ryzen 3 pra poder atualizar ela. Não vi muita lógica nisso. Pra atualizar a bios pra que o ryzen 5 funcione precisar usar o ryzen 3? Ainda mais que uma loja que dá manutenção não ter algum processador pra poder fazer esse procedimento é meio estranho

 

 

adicionado 2 minutos depois

@carbonii Eu já li reclamações do pessoal falando que no anúncio dizia que a placa-mãe já taria atualizada, mas receberam desatualizada. Pode ser isso então

Se ele conseguiu fazer o PC dar vídeo com uma placa de vídeo, então poderia simplesmente ter feito o favor de atualizar o BIOS. Sugiro que não volte a consulta-lo.

 

E sim, ela pode ter vindo desatualizada o que faz com que o processador não seja reconhecido.

Acione a garantia exigindo uma nova placa-mãe atualizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Carlos Domini Vilas Boas disse:

Pega uma placa de vídeo emprestada..de algum parente ou amigo. Parceiro, tu fez errado se tá na garantia nem era pra levar nesses sucateiros aí. Novamente comprou o de? Tem que acionar a garantia.

Ele falou que não mexeu nas coisas pra evitar perder a garantia. Então não devo ter perdido ainda. Vou pegar o computador e acionar a garantia mesmo. É o melhor a se fazer. Obrigado.

adicionado 2 minutos depois
7 minutos atrás, GabrielLV disse:

Se ele conseguiu fazer o PC dar vídeo com uma placa de vídeo, então poderia simplesmente ter feito o favor de atualizar o BIOS. Sugiro que não volte a consulta-lo.

 

E sim, ela pode ter vindo desatualizada o que faz com que o processador não seja reconhecido.

Acione a garantia exigindo uma nova placa-mãe atualizada.

Vou só perguntar à ele a versão que ta a bios e pegar o computador de volta. Vi no site da Asus que o ryzen 5 3400g só funciona se a bios tiver ao menos na versão 4801. Se tiver abaixo dessa é porque ta desatualizada mesmo. Se tiver atualizada, então pode ter sido defeito de fábrica. Aí devo acionar a garantia.

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Sim já resolvi faz tempo, era um problema muito besta, esses processadores novos da AMD não dão mais suporte para saídas VGA, somente para HDMI, tive que comprar um adaptador de vídeo de HDMI para VGA para dar vídeo, a mulher tinha testado no dia em que eu levei com um adaptador igual ao que eu comprei.

 

Se alguém estiver na mesma situação que eu estava e só comprar um adaptador de HDMI para VGA."

 

Parceiro achei essa solução aí, tentou HDMi?

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Carlos Domini Vilas Boas disse:

"Sim já resolvi faz tempo, era um problema muito besta, esses processadores novos da AMD não dão mais suporte para saídas VGA, somente para HDMI, tive que comprar um adaptador de vídeo de HDMI para VGA para dar vídeo, a mulher tinha testado no dia em que eu levei com um adaptador igual ao que eu comprei.

 

Se alguém estiver na mesma situação que eu estava e só comprar um adaptador de HDMI para VGA."

 

Parceiro achei essa solução aí, tentou HDMi?

Tive que usar um adaptador porque meu monitor tem entrada vga e dvi, e a placa-mãe tem vga e hdmi. Ai comprei um cabo dvi e um adaptador dvi-hdmi. Ai eu ligo normalmente no dvi do computador e a outra ponta do cabo eu ligo no adaptador pra poder conectar no hdmi da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, ezauprimo disse:

Tive que usar um adaptador porque meu monitor tem entrada vga e dvi, e a placa-mãe tem vga e hdmi. Ai comprei um cabo dvi e um adaptador dvi-hdmi. Ai eu ligo normalmente no dvi do computador e a outra ponta do cabo eu ligo no adaptador pra poder conectar no hdmi da placa-mãe.

Entendi nada, porque simplesmente não ligou VGA em VGA?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Carlos Domini Vilas Boas disse:

Entendi nada, porque simplesmente não ligou VGA em VGA?

KKKKKKK. Esse é o primeiro computador "bomzinho" que tenho. Achei que a imagem digital seria bem melhor que a analógica. Como o monitor tem entrada dvi, então o unico jeito seria comprar um adaptador pra poder ligar a imagem digital. O monitor tem entrada dvi, mas a placa-mãe não tem. Então tem que usar um adaptador pra poder passar imagem digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

cara aproveita essa promoção e pega a B350!!! Link da Kabum: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101715

Fica inviavel comprar outra placa. A que comprei custou uns 469 +/-. E se o problema for algo no processador, comprar outra placa não resolveria (sem mencionar que teria que pagar outro frete KKKK)

adicionado 1 minuto depois
5 minutos atrás, Yan_ disse:

@ezauprimo na verdade pra leigo gastar dinheiro com o que não sabe, conversor vai converter o sinal digital pra analógico e vice-versa, já o adaptador apenas muda a entrada/conexão

Então não devo ter feito errado. Eu comprei o adaptador pra poder colocar o cabo dvi na porta HDMI. Ambos são sinais digitais. Se eu tivesse simplesmente usado a vga, ficaria com sinal analógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, curiosamente, o problema agora foi resolvido mesmo, mas só vim postar agora.

Liguei pro técnico hj justamente pra pegar o computador de volta, como me orientaram, e ele falou que trocou as memórias RAM de lugar e o pc deu vídeo. Ou seja, simplesmente trocou a posição das memórias e o computador ficou normal. Incrível isso.

Pra quem tiver o mesmo problema que o meu, trocar as memórias de lugar pode resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...