Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe não da vídeo, após fonte pifar e jogar as tensões la em cima.


Posts recomendados

ola, então para começo montei um computador do zero, um ryzen 5 1600, uma gtx1060 asus, uma fonte da are cool de 500w 80 plus bronze EN53367 e um a320m HDV da  asrock.

quando fui fazer a instalação e arrumação do gabinete, passei os cabos por trás normal, ate que quando um cabo de 12 v da alimentação dos HDs(não sei se esse foi o inicio do problema), usei outro ramo de cabos de alimentação e assim seguiu normal, por quase dois meses, ate que ontem em especifico por alguns problemas caiu a luz e so voltou no final da tarde, então fui ligar o computador e vi q ele n deu video, apos algumas tentativas falhas de reiniciar, senti um cheiro de queimado vindo do HD, então fui atras do problema(pensei q grande parte do problema fosse culpa do hd ser velho), então fiz uma verificação basica com o multimetro pra ver a tensão de saida de cada cabo e então notei q a tensão dos cabos amarelo de 12v, estava saindo 18 v, e onde era 3.3 V estava saindo quase 7 V, tentei trocar a fonte e usei a de um amigo de 520w, para ver se conseguia algum resultado, porém o fan da gpu e seu led continuaram acesos e o cpu fan também continuou funcionando assim como o mouse e a placa de rede, então gostaria de saber se é algum controlador da bios que possivelmente queimou na entrada da placa ou qualquer coisa parecida.

obrigado desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Jair. Seja bem vindo.

 

Pare de tentar solucionar problema após a origem real.

 

Possivelmente sua fonte foi queimada pela queda de energia. A grosso modo, pode ter havido algum problema na linha de transmissão o que ocasionou o surto elétrico e queima. 
 

Esse fonte não tem uma boa fama e uma queima de seus compõe entes podem levar a queima de outros de sua máquina pois ela não possui proteção atenuada. 


Quer um conselho? Acione a concessionária de energia de sua região pois o surto queimou sua máquina. Provavelmente eles levarão para perícia ou você mesmo levará para um laudo de um técnico. Eles devem arcar com os dano.

 

segue abaixo informações que escrevi sobre. Em um tópico já postado.

 

****************

Resolvi criar este tópico com o intuito de auxiliar a todos os usuários que necessitam saber mais sobre as devidas proteções contras surtos elétricos que podem ser tomadas afim de mitigar os problemas causadas por eles em seus equipamentos eletrônicos, em especial os computadores e notebooks. Ressalto que nenhuma medida é 100% eficaz, porém há uma diminuição significativa nos problemas em que um surto pode causar em seus sistemas além de que as somas das dicas passadas aqui aumentam ainda mais a confiabilidade das proteções e diminui muito as chances de terem danos causados por descargas indesejadas.

Primeiro de tudo é importante frisarmos que para uma proteção ser eficaz é preciso de uma série de recomendações a serem seguidas:

1)      É importante utilizarmos um correto sistema de aterramento na residência pois ele auxilia no “escoamento” da corrente de fuga presente em carcaças que por algum problema de isolamento acabaram por ficar energizadas, por problemas em um motor que perdeu sua correta proteção de isolação assim como auxiliar os sistemas de proteções a drenar o surto para a terra. Todo o sistema deve ser feito por um profissional qualificado pois não é só posicionar uma haste metálica na terra, mas sim deve ser dimensionado corretamente utilizando-se como parâmetro a resistência do solo em dissipar a energia, quantidade de hastes, distância entre elas, local de instalação e usando ferramentas como terrômetro para a correta medição. Não vou entrar em detalhes técnicos como qual tipo de aterramento utilizar pois não é o intuito do tópico mas ressalto que é necessário este sistema pois sem ele há uma perca significativa na proteção e você não poderá usar alguns sistemas que informarei abaixo, além disso ele é obrigatório pela NBR 5410.

2)      O próximo sistema que mencionarei não está relacionado diretamente com a proteção contra surtos elétricos, mas julgo interessante repassar a informação a vocês pois ele detecta fuga de correntes que possam haver em sua instalação. Uma fuga de corrente além de causar aumento substancial no consumo de energia, causam riscos a integridade física. Consulte seu eletricista sobre a instalação dos IDR’s (Interruptor Diferencial Residual) ou DDR’s (Disjuntor Diferencial Residual – este com função de disjuntor). Obrigatório pela NBR 5410.

3)      Correto dimensionamento de cargas em sua residência, com disjuntores bem dimensionados, seção dos condutores correta, qualidade da instalação em geral também auxiliam no sistema de proteção. Obrigatório pela NBR 5410.

 

Com os passos citados acima podemos seguir com os sistemas de proteções contras surtos propriamente dito.   

O que é um surto elétrico:

Surto elétrico é uma onda transitória de corrente, tensão ou potência que tem a característica de uma elevada taxa de variação por um período curto de tempo.  Ele se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar danos aos equipamentos eletroeletrônicos além de causarem riscos a integridade física das pessoas.

Surtos elétricos são comumente provenientes a:

1) Raios que caem diretamente na rede elétrica, rede de telefonia e "viajam" em toda a rede até chegar em seu "destino" e realizar o estrago rapidamente ou diminuir a vida útil do componente eletrônico;

2) Raios que caem nas proximidades e que geram campo eletromagnético que podem também causam problemas, assim como raios que caem diretamente nas antenas.

3) Manobra na concessionária de energia, o que causa carga nos transformadores ou até manutenção nos equipamentos que podem não conter as proteções necessárias;

4) Motores de 'grande porte", elevadores, cargas e etc.

 

Ressalto que um surto de tensão pode causar estrago no momento, como diminuir a vida útil do equipamento e são imprevisíveis e difíceis de mensurar seu estrago, além disso não adianta realizar as proteções elétricas se não realizar as proteções nas redes cabeadas, RJ11, RJ45, COAXIAL, portanto a proteção deve ser completa e em toda a rede elétrica, lógica e comunicação.

 

Como se proteger:

 

DPS CLASSE 1: É mais utilizada para locais onde possuem SPDA (Sistema de proteção conta descargas atmosféricas) - ou seja: PARA RAIO. Estes DPS são posicionados onde há o escoamento de cargas elevadas. Não é comum em casa pois dificilmente encontrará uma casa com para raios, porém o SPDA juntamente com o DPS classe 1 está presente em edificações prediais. Informo também que um SPDA é um sistema para proteção da edificação (contra raios que caem diretamente nela - e servem para evitar danos, incêndio e propagar as ondas eletromagnéticas corretamente para o solo) e não protege os equipamentos internamente da casa, pois são sistemas com finalidades diferentes, assim como o fio terra que serve para proteção e escoamento da energia e não tem relação direta com a proteção contra surtos. Não é porque tem fio terra que não irá ter problema pois ele é um meio do escoamento utilizados pelos DPS. – Esta classe não é obrigatória pela norma e não é comum vermos em casas pois são especificas.

DPS CLASSE 2: Instalando DPS (DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS) no quadro de energia. Existem marcas como Clamper, Siemens, GE, Schneider e etc... e devem acompanhar de aterramento. Este é responsável pelo desvio do surto alto na tensão e é o mais utilizado e deve ser instalado junto com a entrada do padrão. É obrigatório pela NBR e deve ser instalado por um profissional capacitado, que medira de quantos Ka’s o DPS será necessário para sua região.

DPS CLASSE 3: É utilizado para a proteção "fina" e ligado diretamente com o aparelho na tomada, nesta classe também temos os dispositivos que protegem as redes lógicas (RJ 11, RJ 45..) assim como as proteções coaxial e afins. No Brasil temos a empresa Clamper, pioneira neste segmento a muito tempo mas acredito que em um futuro surjam outras marcas interessantes. Ressalto que aqui incluem os filtros de linha que ligamos nos computadores. Nesta classe nem todos os dispositivos exigem um pino terra por realizar a descarga no neutro, porém a proteção não será tão eficaz quanto se houvesse aterramento.

 

Acredito que consegui explanar as proteções necessárias de uma forma simples e de fácil entendimento para todos sem me aprofundar na parte técnica. Caso queiram se aprofundar mais nos termos sugiro canais como “Mundo da Elétrica” e “Engehal” além do esforço de cada um em buscar informação. Caso em sua região não tenham profissionais capacitados, como foi o meu caso, você pode realizar estudos e “pedir para fazer”.

 

Dúvidas estou à disposição para ajudar todos.

 

Sds

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jair Godoy Neto Arrume outra gpu para testar e ver se não estragou mais nada.

 

O processador não tem vídeo integrado, logo não vai dar vídeo nunca se ligar o monitor nas saídas de vídeo da placa-mãe.

 

Nos processadores atuais, o vídeo integrado fica no processador, não fica mais na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth obrigado pela ajuda, vou ver se arrumo outra, mas em nenhuma das vezes chegou a nem entrar no boot, vou ver se arrumo outra placa de video, eu tinha um ssd e um HD, o ssd não chegou a queimar aparentemente, soq se ele queimou ainda teria q dar boot mesmo sem SO n?

adicionado 12 minutos depois

@Mr. Caio AugustoObrigado pela resposta, não sabia q a fama dela era tão ruim, fui meio nas cegas e pela mínima diferença de preço; Eu estava prestes a entrar em contato com a distribuidora da fonte, onde comprei, porém, vou tentar entrar em contato com a concessionaria de energia, na hora que falei com meu pai, ele era eletricista boa parte da vida dele, ele me falou do provavel surto também, soq  era mais difícil de ocorrer, porém é o que faz mais sentido, em como a energia foi cortada não sei se tem alguma diferença, a gente teve alguns problemas antes de pagar a conta de luz e saiu meio atrasado, foi desligada por um funcionário da própria empresa, infelizmente na madrugada anterior eu tinha deixado o computador em modo ocioso.

obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Jair, 

 

Servições básicos não podem ser cortados do consumidor, ainda mais nesta fase de pandemia. Procure seus direitos pois o que fizeram é errado.

 

Voltando ao assunto, acontece que quando a energia é interrompida o seu retorno pode conter ‘surtos’ pela carga de transformadores, pela perca do acumulador as chances podem ocorrer, mesmo que difícil ainda pode acontecer.. Eu mesmo já vi isso algumas vezes.

 

o coreto é usar um filtro de linha com DPS conforme já expliquei. 
 

tire os HDS, SSD, e tudo que não precisa. Só para entrar na BIOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...