Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troquei pasta térmica, PC desligando


Ir à solução Resolvido por Brunnorm,

Posts recomendados

Pessoal já não sei mais o que fazer! Talvez essa seja a última chance que darei ao meu Note!
Um caso específico!

Meu Note Samsung RF411 com GeForce GT540M completou 10 anos de uso, nunca me deu nenhum trabalho, dai o gênio quis fazer uma primeira limpeza na pasta, afinal 10 anos né (aquela preventiva)
Começou meu problema, o pc esquenta e auto-desliga.

O que eu já tentei:
- Recolocar umas 6x, trocando pasta e Apliquei de varias formas (pingo, listras, x , total)
- Segui as ordem de aperto nos parafusos
- Tentei sem pasta (ouvi dizer que alguns processadores se dão bem direto no dissipador)
- Comprei a pasta Arctic Silver 5
- Limpei slots do processador e memoria, com pincel e limpa contato Orbi.

- Mantendo cuidado com a estática e deixar secar os componentes antes de reinstalar.

- Desmontei a Ventoinha lubrifiquei, ela não parece estar com problemas (porém ela não parece uma turbina quando o pc passa de 80 graus)

Resultado nenhum deu certo
Hoje se eu faço um download e tento usar o Youtube, o vídeo fica travando, se eu executo o Excel, faço download e deixo no Youtube ele desliga.
Apenas uma coisa por vez, dai não desliga.

A temperatura da CPU vai para 90º muito fácil. Ela se mantém sempre entre 60-70, oscila muito pra 80-90, até desligar

Não consigo acelerar o fan, já tentei Speed Fun e Notebook Fan Control.

Alguma esperança para mim?

Alguma pasta específica?
Uma pena, vindo de um notebook que já rodou vários Call Of Duty.

valeu !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brunnorm Irmão, por experiência própria, quando falamos de hardware antigos que começam a dar dor de cabeça o melhor é desencanar logo e ir para outro. Recentemente, minha m5a78m USB-3 PLUS resolveu começar a chorar e desligar sozinha, gastei 500 reais com técnico (me enrolaram na cara dura e resolvi não fazer furduncio para manter a pouca paz que ainda me restava), final da história: Fiz um sacrificio e troquei de pc.

adicionado 7 minutos depois

@Brunnorm

1- Trocar a pasta ou aplicar de maneiras diferente não muda o resultado, a menos que tenha colocado muito pouco ou demais;

2- Não existe processador que não precise de pasta ou que trabalhe melhor sem pasta;

 

A minha conclusão é que ele já estava para dar pau e por coincidência ele resolveu após você ter feito a manutenção, ou talvez você tenha cometido algum dano ao pcb, que por sinal é sensível, especialmente, em notebooks.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou pensando muito em trocar o note. 
Mas como o problema começou após eu mexer nele, sinto que revertendo o que fiz possa restaurar. 
 

Te digo que esse note sempre me serviu excelentemente, jogos, programas de edição de fotos e vídeos e média player. 

Minha última esperança é trocar para uma pasta melhor ou então verificar e trocar o cooler.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brunnorm Colega, mesmo se você pegar a melhor pasta térmica do mercado, não verá uma diferença gritante de performance, já que a Arctic Silver 5 é uma pasta térmica decente e mesmo as topo de linha que custam 50 reais a grama, as diferença se resumem a 5 ou 6 graus em relação às comuns.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, considerações depois de ver muitas dicas.

Acabei fazendo uma modificação na tampa traseira do Note, aumentei a circulação do cooler.
Entortei um pouco as perninhas onde ficavam os parafusos da chapa de cobre que encosta no CPU e na GPU, afim de aumentar o contato entre elas.

Executei o teste de stress do Auda64. POR FIM, o pc está ficando ligado. *****, 30 min de teste.
Só não sei por quanto tempo, hahahaha
Ainda acontece do PC perder rendimento quando atinge 90º, porém não passa disso.

Agora vou encomendar uma pasta de maior condutividade, MasterCooler M ou Grizzly Kryonaut, mesmo que diminuir 5º no máx, acredito ser melhor ou não?

Obrigado a todos que ajudaram. Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Resolvido!!!!!!!!!!

 

Galera obrigado pelas dicas, considerações e paciência.

Vamos lá, como recebi vários toques, vou postar a ordem e o que finalmente resolveu meu problema de aquecimento e auto desligamento.

 

1- Dei um belo banho de limpa contato em todos os terminais, slots, sockets e na ventoinha. Memorias e CPU também. Usei um pincel anti-estática.

2- Abri com ajuda de um serra-copo e uma serrinha de mão uma passagem de ar melhor na tampa traseira do Note.

3- Entortei para cima com ajuda de um alicate de ponta, as perninhas onde vão os parafusos do cooler na placa-mãe. Fazendo com que houvesse mais pressão entre o CPU e a chapa de cobre do heatpipe.

 

Até aqui, usando a pasta térmica Arctic Silver, tive uma melhora no resfriamento, mesmo assim o pc começava a travar em multi tarefas, porém não desligava mais. 

A temperatura em Idle ficava em 58-65º. Uso normal 72-80º . Teste de estresse 80-96º

 

4-  Comprei uma pasta térmica de maior condução (Grizzly Kryonaut)

 

Enfim, solução!!!!

Quando apliquei essa pasta a temperatura em Idle ficou em 48-55. Uso normal 65-75º . Teste de estresse 77-86º 

 

Consegui realizar um download, assistir um vídeo no Youtube em 1080p e executar Excel em 2 plano. Coisa que a umas semanas atrás era impossível.

 

Sei que alguns vão pensar que pode ter sido o simples modo de colocação do cooler. PODE SER, então tive a sorte de ter feito correto quando utilizei uma pasta térmica mais cara.

 

Valeu!!!!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
50 minutos atrás, Brunnorm disse:

Enfim, solução!!!!

Quando apliquei essa pasta a temperatura em Idle ficou em 48-55. Uso normal 65-75º . Teste de estresse 77-86º 

 

Idle 48~55 graus? Essa deveria ser a temperatura de uso normal e não em idle.

 

Sinto informar mas as temperaturas estão MUITO longe de serem normais. Você pode ter resolvido o problema de não conseguir baixar um vídeo mas as temperaturas continuam absurdamente altas.

 

Sugiro que você simplesmente leve este notebook a uma assistência técnica, afinal, pastas térmicas mais caras diminuem sim o aquecimento mas não fazem milagres.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV

então meu amigo, eu não tenho os parâmetros de temperaturas normais de quando comprei o note. Nem antes de apresentar os problemas. 

Afinal estamos falando de um note com mais de 10 anos. 
 

Se foi a pasta ou qualquer um dos itens que eu listei, eu realmente não sei, como eu disse pode ter sido a colocação. 
Porém coincidências ou não, estou conseguindo realizar tarefas que antes não. 
@Vinícius_Gabriel

Sobre assistência , o Vinicius comentou e é uma verdade

pagar 500 reais para um Note antigo como esse. 
Vale mais um novo. 
Veremos até onde ele aguentará 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Brunnorm disse:

@GabrielLV

então meu amigo, eu não tenho os parâmetros de temperaturas normais de quando comprei o note. Nem antes de apresentar os problemas. 

Afinal estamos falando de um note com mais de 10 anos. 

O uso normal de um computador é 30~40 graus em idle. Em dias quentes dificilmente (e dependendo da região onde você mora) esse valor pode aumentar, mas nunca chegaria a absurdos 55 graus, quanto mais 75º em uso comum.

 

Use o seguinte parâmetro: Se em um uso normal a temperatura está acima de 50º, já é um indicativo de problemas.

 

6 minutos atrás, Brunnorm disse:

Se foi a pasta ou qualquer um dos itens que eu listei, eu realmente não sei, como eu disse pode ter sido a colocação. 
Porém coincidências ou não, estou conseguindo realizar tarefas que antes não. 

Por você ter colocado uma pasta térmica de maior qualidade, provavelmente ela lhe deu uma redução de uns poucos graus (a redução seria muito maior em circunstâncias normais), o suficiente para que os problemas que antes ocorriam não ocorressem mais, mas não muda o fato de que algo está errado com o notebook pois ele JAMAIS chegaria a 55 graus em idle (especialmente com uma pasta térmica de qualidade como a Grizzly Kryonaut).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...