Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de subwoofer para tocar com a mala aberta


Posts recomendados

Estou querendo colocar um som no meu carro, um Fiat Palio 2006, e estou na duvida entre três subs, quais renderiam melhor com a mala aberta, e sim, já estou ciente das limitações dos subs em locais abertos, os subs que estou em duvida são o bomber outdoor de 12 1200W, bomber bicho papão de 12 1200W e caso de pra colocar na mala uma bateria que suporte, um bomber bicho papão de 12 2000W, indepentimente de qual seja, pretendo colocar um par deles, com caixa de 40 litros cada um. Também preciso que me indiquem um bom módulo pra colocar nos subs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Paulo... 

 

No seu caso, você vai perder o porta-malas um pouquinho 🤣🤣🤣. Agora, você tem que verificar a potência RMS deles. 

 

Se você pretende usar apenas um módulo para Graves / Médios / Agudos, seria necessário saber as especificações dos falantes de médios e agudos também.

 

Se for um módulo exclusivo para graves e outro exclusivo para médios / agudos já muda a figura porque utilizaríamos outro tipo de parâmetro.  Se você mencionou usar o porta-malas aberto ou em ambiente aberto, quer dizer que nesse caso você pretende utilizar esse som por um tempo determinado maior do que apenas quando estiver usando seu veículo em locomoção, se pretende digamos parar o carro e deixar o som tocando (isso apenas um exemplo, ok), é fundamental que você utilize uma USINA caso contrário, mesmo com bateria reserva você  ainda terá muita dor de cabeça com as baterias. 

 

Existem inúmeros modelos desses falantes mencionados do mesmo fabricante, então é bom você informar o modelo certinho, se é bobina dupla, se é bobina simples (isso também influência na potência do módulo a ser usado).

 

A litragem das caixas para 2x2000W é diferente do que para 2x1200W. Lembremos ainda que as potências em par terão uma diferença significativa de um para outro, não tem como comparar 1 Bom ber de 2000 W com um de 1200 W  RMS (somados o par, seria 4000 W contra 2400 W, isso varia muito do que o usuário/dono/motorista gosta de que tipo de som e claro o que influência também o volume estando dentro do veículo). Se os modelos mencionados por você são potências de pico (PMPO), então é necessário saber a potência RMS desses falantes para poder lhe auxiliar melhor. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma dica que posso dar também, além do que o amigo @Dj Rayke mencionou, é comparar a sensibilidade dos alto-falantes, que geralmente representa melhora na SPL/W do alto-falante.

(mas atenção pois essa semana comprei um fone de ouvido xing-ling e considerei isso na escolha e a embalagem mentia a real característica do fone :) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dj Rayke Sim, seria um módulo separado para os subs, a potencia é RMS mesmo, a impedancia seria 4+4 ohms para os Bicho Papão e 2 ohms para os outdoor, eu sei que qualquer um deles vai ter um excelente desempenho com a mala fechada, mas também gosto de sentar na frente de casa e ouvir um som, e fazer um churrasco nos fins de semana (infelimente suspensos pela pandemia ;-;), ai precisaria de um sub que conseguisse fazer a tarefa, já tive alguns outros subs que não eram muito bons pra fora, esses ai foram indicação de um amigo mas não sei qual seria o melhor, ele tinha me dito que iria precisar informações tecnicas mas acabei me esquecendo ;-;

 

Bicho Papão 12" 1200W:

  • Modelo: SWBP15-1200 4+4
  • Potencia RMS: 1200W
  • Potencia PMPO: 2400W
  • Bobina 4+4
  • 89Db
  • Caixa recomendada no manual: Dutada uso interno 50L, Dutada uso externo 40L

Bicho Papão 12" 2000W

  • Modelo: SWBP12-2000
  • Potencia RMS: 2000W
  • Potencia PMPO: 4000W
  • Bobina: 2+2
  • 88Db
  • Caixa recomendada no manual: Dutada uso interno 60L, Dutada uso externo 40L

Bomber Outdoor 12" 1200W

  • Modelo: 1.20.018
  • Potencia RMS: 1200W
  • Potencia PMPO: 2400W
  • Bobina 2 ohms
  • 90,5Db
  • Caixa recomendada no manual: Dutada uso interno 60L, Dutada uso externo 40L
  •  
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nem sempre o desempenho dos alto-falantes estão ligados diretamente e somente a eles. A litragem da caixa juntamente com o tamanho do duto de ar para respiração e o fluxo ar dentro da caixa para respiração dos alto-falantes  influência muio no resultado final do som além do esquema utilizado para a ligação dos mesmos... 

 

Lembro ainda que a função do Grave e Sub-Grave são diferentes, A função do Grave é abafar o som mas empurrar uma faixa audível para fora (isso porque a sensibilidade do grave costuma ser mais alta)... A função do subgrave é isolar o grave separando o mesmo em frequêncais mais baixas (aqui você terá mais batidas) e com uma sensibilidade mais baixa  ele vai abafar mais o grave (profundidade do grave maior). Por isso muitas pessoas acham que um carro com grave fala mais que um com subgrave, sendo que a função dos dois são diferentes. O Subgrave dá um grave mais profundo (seria o melhor pra quem gosta de som grave mesmo).  Utilizei aqui uma explicação básica sem puxar para os lados técnicos, porque eu acredito que assim fica mais fácil de pessoas que não são audioplastas ou que não tenham conhecimento em sonoplastia entenderem os conceitos, porque serve tanto para usuários iniciantes quanto para os mais experientes.

 

Só pra mencionar, dos modelos listados todos trabalham na Frequência de subgraves, ok.

 

O Bicho Papão de 12" 2000 W, desses modelos que você postou é o que vai requerer maior energia para alimentação e no quesito volume é o que vai lhe fornecer uma potência maior. Nesse caso ele é a curva fora do eixo devido as respostas e potências serem bem diferentes, não tem como compará-lo aos outros dois modelos de 12 de 1200 W mencionados. 

 

Cabe a você mencionar se sua escolha é pelo de 12 de 2000 W, ou se vai preferir comparar e escolher entre um dos 12 de 1200 W (no caso desses dois modelos tem como comparar um e outro).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dj Rayke Eu entendia o seguinte, subwoofers repondiam a subgraves, woofers respondiam em grave e medio grave, drivers respondiam na frequencia de médio e os super tweeters na frequencia de agudos. Como gosto de Hip Hop, eletrônica e músicas com subgrave forte, um sub me atenderia melhor. Quanto aos alto-falantes, todos eles usam 2 dutos de 4 polegadas e bem profundos, eu queria saber se entre o outdoor e o bicho papão de mesma potencia, qual seria o melhor pra fora, e caso o conjunto todo dos de 2000W coubesse no meu porta malas (subs, módulo, baterias, fonte..., se seria mais viavel utiliza-lo, tipo, se a diferença dele para os outros seria justificavel se comparado com o preço dele e dos outros itens como baterias e fonte, meu carro é um Palio 2006 com mala de 280 litros, por exemplo, um conhecido tem um Palio 2004 (mesmo tamanho da mala) com 2 eros de 15 polegadas, 1 par de corneta e 1 par de tweeter, pelo que vi a caixa ficou a conta do porta mala, mas a caixinha com módulo (um stetsom 3000EX), fonte (JFA 70A) e bateria ficam em cima dos bancos de trás, ele acha que os eros são de 400W mas não tem certeza. Não sei se a caixa desses bicho papão de 2000W iriam ficar mais ou menos nesse tamanho quando colocasse tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Citação

Eu entendia o seguinte, subwoofers repondiam a subgraves, woofers respondiam em grave e medio grave, drivers respondiam na frequencia de médio e os super tweeters na frequencia de agudos.

 

 

Seu entendimento acima não está errado, é que tem mais linhas separadas de falantes (como eu te disse, essa identificação mais apurada parte para quem entende sonoplastia ou audioplastia).

 

Enfim... Eu acredito que pelo fato de você utilizar um par de graves, não sei se toda a instalação vai caber no porta-malas do Palio...  Você pode optar por usar porta-módulos que fique na lateral do porta-malas...  Mas isso é gosto...  O Eros cito acima é de 15 polegadas (as caixas nesse caso são maiores e se a caixa for Trio, então é bem mais alta), os modelos que você mencionou todos são de 12 polegadas, sua caixa será um pouco menor (acredito que vá usar tampão com médios e agudos ao contrário de uma caixa trio)... Dependendo da profundidade pode ser que uma bateria auxiliar apenas para o som não caiba lá atrás... Mas isso não tem jeito, quando se quer muito som, espaço é algo que costuma faltar mesmo, não tem pra onde correr... 🤣🤣🤣🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dj Rayke Sim, quando não se precisa de espaço se tem de sobra, agora quando se precisa é outra historia kkk, bem, andei fazendo umas contas e cada sub pode ser colocado em uma caixa 35 x 35 x 45 com 2 dutos de 4" 25cm (menor caixa pra eles), acho que vai caber de boa na mala, já que são 80 litros (2 caixas de 40) e a mala tem 280 litros, agora tenho que ver a questão das baterias se vão caber atras ou vou ter que mudar o tamanho das caixas, os medios e agudos nem to me importando tanto com eles, uns 2 pares de 6x9 ou 2 pares de 6" devem dar conta do recado, agora tenho que ver qual sub sairia melhor, o outdoor ou bicho papão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Então... Pela potência dos seus graves... Dou uma sugestão.... 6 pares... 3 unidades pra cada sub e um par de twiter.   Pois os sub's que você está optando são potentes e com certeza quando o grave bater você pode sentir falta dos médios e agudos. 

 

Voltamos ao seu grave... Se você for optar pelo de 2000W, como mencionei, já pegue logo, visto que ele é melhor em todas as especificações do que os de 1200W

 

Se for optar pelo 1200 W, pegue o Outdoor,  o som dele saíra mais para fora e o consumo de energia do mesmo é menor do que o Bicho Papão de 1200 W.

 

Não esquece que além das baterias, ainda tem seu módulo, a usina, se é que vai utilizar, mas sugiro que utilize... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dj Rayke disse:

Então... Pela potência dos seus graves... Dou uma sugestão.... 6 pares... 3 unidades pra cada sub e um par de twiter.   Pois os sub's que você está optando são potentes e com certeza quando o grave bater você pode sentir falta dos médios e agudos.

beleza, eu acho que vou comprar 2 pares por que já tenho um par de 6x9 bomber dub sobrando aqui, ai seria um 1 6x9 e dois de 6" pra cada sub, os 6x9 ja tem tweeter mas acho que tenho uns 2 da champion de 100W guardados.

 

1 hora atrás, Dj Rayke disse:

Não esquece que além das baterias, ainda tem seu módulo, a usina, se é que vai utilizar, mas sugiro que utilize...

E que usina seria essa?  As unicas que conheço são as fontes usina kkkkk

 

Bateria pelo que eu ouvi que ela deve ser um pouco maior que o consumo músical dos módulos, tipo, se o módulo tiver 50A de consumo músical, uma bateria boa pra ele seria de 60 a 70A, procede isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Citação

beleza, eu acho que vou comprar 2 pares por que já tenho um par de 6x9 bomber dub sobrando aqui, ai seria um 1 6x9 e dois de 6" pra cada sub, os 6x9 ja tem tweeter mas acho que tenho uns 2 da champion de 100W guardados.

 

Se possível utilize twiters separadas... Não conte apenas com as triaxiais para agudos, acredite, as Twiters separadas dão mais enfase nos agudos e vai colocar uma qualidade bem melhor aos ouvidos e auxiliar no volume com qualidade do seu som. 

 

Citação

E que usina seria essa?  As unicas que conheço são as fontes usina

 

É isso mesmo...  🤣🤣🤣🤣🤣 Tipo, cada lugar o povo da um nome, né... Aqui o povo usa só o nome Usina. 

 

Citação

Bateria pelo que eu ouvi que ela deve ser um pouco maior que o consumo músical dos módulos, tipo, se o módulo tiver 50A de consumo músical, uma bateria boa pra ele seria de 60 a 70A, procede isso?

 

Se possível no mínimo sempre 60 Amperes, tem módulo que exige bateria de 70 amperes, isso vem na descrição dele.  Tem um da Pionner Champioship que pede 70 Amperes na bateria (porém ele empurra 2000 W RMS). Módulo fica a seu gosto, Bomber Power One, Roadstar Power One,  Taramps, DB Platinium (difíceis de encontrar, meus graves são da DB PLatinium), Pionner (também mais difíceis de encontrar).

 

A sua fonte usina, eu sugiro não pegar a de 60 Amperes mesmo sua bateria sendo 60 Amperes, pegue a de 70 amperes, vai lhe servir pra qualquer bateria (se tiver como claro, pois é um custo maior né)... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dj Rayke beleza, vou ver se pego uma usina então, já bateria pra podê deixar ele ligado um bom tempo, acho que 90A ou 100A deve servir, acho que vou pegar os outdoor mesmo, 1 bicho papão de 2000W ta quase o preço de 2 outdoor de 1200, tem algum problema o módulo passar um pouco na potência em relação aos subs? Tipo, dois subs de 1200W num módulo de 3000W? É o unico módulo pra sub com mais de 2000W que tem nas lojas aqui, Taramps BASS 3K, 3000W a 1 ohm em 1 canal, os ubs que quero pegar são 2 ohms, então ligando em paralelo deve casar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O correto é para o módulo trabalhar com folga, ser sempre 40%  ou mais da potência do som...  Isso não terá problemas em estourar seu falantes, porque quem for montar o som certamente vai saber equalizar o mesmo para que isso não ocorra. 

 

Então o seu pensamento está correto e é o ideal. Quanto mais folga o módulo tiver, mais tranquilo ele vai trabalhar sem correr o risco de clipar e sem esquentar tanto. Quanto a regulagem a pessoa que for montar o som para você quando terminar tudo, pergunte a mesma até qual o volume aconselhável para você trabalhar o seu som... Não esqueça de um crossover em seu esquema... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Sérgio Simões Por acaso eu vi ali as palavras papão e outdoor? kkkk, seguinte, ambos são subs excelentes, o bicho papão tem um subgrave monstro, já o outdoor um otimo grave de ataque (entre 65 a 130Hz), o outdoor não tem um subgrave tão forte quanto o papão, já que ele não se propaga muito longe, logo o outdoor se sai melhor em ambientes abertos, tenho um no meu carro, 12" 500W com uma bass 800, cortado em 40 a 250hz, já a caixa, 40~45L com pico entre 60~70hz e ta beleza, bateria no minimo uns 70A e uma fonte das que o @Dj Rayke recomendou, quanto mais bateria melhor, o meu ta nessa configuração mas com uma fonte JFA 30A (enquanto a de 90A não chega kkk) e uma bateria 30A, mais pra frente quero colocar uma de 90A e colocar outro sub, caixa duto triangular 45L com duto a 57Hz, ta de boa na minha mala, essa Taramps BASS vai dar de primeira pro som, módulo sobrando um pouco evita de distorcer se aumentar o volume, como esse é um alto-falante que excurciona muito e tem um bom furo de refrigeração, não tem problema mandar um pouco mais de potência pra ele, já que ele vai trabalhar até que frio, mas não exagera e nem deixa o som clipar. Na falta do outdoor, pega os papão mas é no esquema que falei, não va esperando que eles mandem o grave longe como o outdoor manda.

 

AVISO: evita pegar os Outdoor fabricados entre agosto/2018 e fevereiro/2019, alguns dos fabricados nesse periodo estavam vindo com o imã frouxo, fazendo a bobina raspar e consequentimente queimar, se por acaso pegar, e ver que é um dos defeituosos, entra imediatamente em contato com o pós-venda da Bomber, como é um problema de fabricação, eles trocam o sub, só não desmonta ele pra não perder a garantia, já os lançados a partir de março/abril de 2019 já estão com reforço na carcaça pra evitar esse problema. se for comprar no mercado livre, pergunta pro vendedor a data de fabricação deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...