Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 1600 AF em Stock - Temperatura e Vcore altos?


Posts recomendados

Bom dia. Montei recentemente um Ryzen 1600 AF + Biostar A320MH + 2x8 3000 mhz. A fonte aproveitei minha antiga, CX550.
O cooler da CPU é o basico, acho que é Wraith Stealth.

O meu gabinete é ruim, so tem 1 fan puxando ar e outro retirando (120mm), mas eu vou passar as temperaturas do gabinete com as duas laterais abertas. (usei o HW monitor)

Com o gabinete aberto, em Iddle fica entre 42 e 45 graus, com uso basico, navegar na internet, sobe pra uns 55.
Jogando, dependendo do jogo, fica entre 75 e 82. Fazendo teste de Stress bate 86~88.

Com o gabinete fechado, em iddle fica 49 graus, uso basico 57, jogando 81~89, stress 92-94.

Sobre o VCORE: é uma A320, entao nao tenho controle sobre isso. Mas achei estranho que em iddle, o Vcore fica entre 1.30~1.35. Em stress, cai pra 1.25~1.28
O clock basicamente fica o tempo inteiro em 3.6 ghz (nao era pra ativar o boost so quando necessario?).
Consegui contornar isso fazendo um plano de energia cópia do AMD balanced mas setando o limite de uso da CPU em 99%. Ai o Vcore fica 1.00 e o clock 2.8 ghz, e aumenta automaticamente quando necessario (jogando por exemplo)

Mesmo com o problema do Gabinte que falei, achei a temperatura muito alta pra um processador sem overclock, com o gabinete todo aberto. Eu ja pensava em comprar um Gammaxx 400 antes mesmo de ter esse problema, mas primeiro eu gostaria de saber se isso é ''normal'', pra ver se é caso de trocar com a loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Yan_ disse:

@Eduardo Ruggio

não

 

Qual seu gabinete? você montou? Se sim, passou muita pasta térmica ou pouco?

Cara o gabinete é bem antigo, da Fortrek, pior que nem vou saber falar o modelo, mas é ruim mesmo. Mas levando em conta a temperatura com as 2 laterais abertas, achei um pouco demais.
Pasta termica veio pré-aplicada no Wraith Stealth, so coloquei do jeito que veio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_  O Gabinete ta em cima do movel, sem obstaculos perto. Moro em Belo Horizonte, temperatura aqui ultimamente esta entre 22~30 graus dependendo dia, nao tem ar condicionado no quarto.

As ventoinhas são essas:

Cooler FAN C3 Tech F7-L100 BL Storm 12cm LED C3T
Bem basicas
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_  o que achei estranho é que, pesquisando por ai em varios foruns problema semelhante, geralmente os caras falam de temperaturas na casa de 75, 80 no maximo.
Ja aqui, com o gabinete todo aberto, quase uma bancada aberta, e sem overclock, batendo 88, achei um pouco demais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Ruggio Bom dia conterrâneo. Cara, seu gabinete com certeza é o fator mais negativo em tudo isso que falou. Esses gabinetes genéricos tem péssimo fluxo de ar, o que se agrava com o uso isso se agrava, pois eles sequer tem filtragem de poeira e qualquer acúmulo já aumenta as temperaturas.
A despeito disso, recomendo que vá na sua BIOS e, no perfil de ventilação (se tiver) coloque no modo "performance". No windows, vá em opções de energia no painel de controle e altere o perfil para "equilibrado". Observe se a ventoinha na traseira de seu gabinete está jogando ar para fora ou para dentro (tem que jogar para fora). Para saber disso, observe a imagem abaixo que ensina a observar a direção do airflow em ventoinhas de gabinete.
A ventoinha da frente (ou lateral se for o caso) tem que jogar ar para dentro. Lembre de remover o tampo frontal do gabinete e limpá-lo (basta puxar o tampo segurando pela fenda que ele tem embaixo para removê-lo, mas seja delicado para não quebrá-lo ou danificar a fiação).

 

Futuramente, recomendo que invista em um gabinete novo e algumas ventoinhas de qualidade para garantir maior durabilidade de todos os seus componentes. Um cooler de CPU como o H411R ou o Hyper 212, ou ainda o MA410P são mais que suficientes para manter sua CPU rodando a temperaturas abaixo de 60º em LOAD num gabinete de qualidade.

adicionado 4 minutos depois

@Eduardo Ruggio Ryzen 7 3800X roda a 50º em Load num gabinete TT Commander com 6 ventoinhas e um cooler Hyper 212 Turbo. Esse foi o último tanque de guerra que montei esse ano. O 1600 em um servidor com tampo frontal em vidro, que é péssimo para ventilação (mas o gabinete em si é de alta qualidade), está rodando a 56º ~ 58º em Load (só em teste) com 5 ventoinhas e um Gammaxx 400. Te dou outros exemplos, mas deu pra entender que o coeficiente de arrefecimento é importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ @WOZ Dods Obrigado pela assistencia. A minha duvida maior era se o processador estava funcionando corretamente.
Creio que deve ter ido mal na ''loteria'' do chips, mas pelo visto nao é um defeito.

Estou pensando em pegar uma Gammaxx 400 V2 e trocar a ventoinha traseira, que retira ar, por um DeepCool RF120, e testar.
Se nao resolver, finalmente trocar o gabinete. (esta bem caro nos ultimos meses, por isso no troquei de imediato)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Ruggio Monitore os preços de gabinetes e faça a troca do cooler e ventoinha como planejou. Isso já vai ajudar, apesar de a placa de vídeo e demais componentes não serem tão beneficiados. Não esqueça de conferir a posição das ventoinhas (esqueci de passar a imagem, segue abaixo).

 

open-grille.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Ruggio 79º para GPU é bem alto. Algumas pessoas acham normal, mas posso lhe garantir que a vida útil dela está sendo prejudicada. O ideal era casa dos 60 ou abaixo.

 

O Galax Nebulosa, o aero one, o cougar MX330-G e o matrexx 55 mesh já apareceram com preços abaixo de 300 reais, mas hoje não sei. O ideal é pegar todos da lista e pesquisar uma vez por semana.

adicionado 0 minutos depois

Ah, deixo a milha tal lista:

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One 
    Aerocool Aero One Frost
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
    Corsair Carbide SPEC-04
    Cougar MX330-G
    Cougar MX410 Mesh-G
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24
     
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Yan_ Faz diferença. Todo aparelho eletrônico se beneficia de temperaturas menores. Se vai se beneficiar muito ou pouco vai depender do tipo de aparelho e do uso. 

To fazendo um teste meio na Gambiarra aqui, abri a lateral do gabinete e coloquei um ventilador de mesa na velocidade fraca jogando ar.

A placa de video tava em 75 graus, mas ai vi que que o fan no automatico estava em 45%
Setei em 100% e  baixou pros 60 graus, mas faz um barulho considerável. Vou tentar fazer uma curva de fan com um nivel de barulho agradavel que mantenha entre 65 e 70.

Mas enfim, sera que um gabinete bom, fechado com 4 fans, eu consigo um resultado como esse?
Abaixou bastante nesse teste ai, a CPU no Witcher bateu no maximo 72. Se fosse o Gammaxx 400 creio que estaria bem mais baixo.
 

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Ruggio A curva que uso é de 50% a 50º, 100% a 70º ou 80º. Com isso a minha GPU não grita nem estressa à toa. Acredito que com um bom gabinete, frente em mesh e saída de ar superior, todo filtrado, equipado com pelo menos 4 ventoinhas, você terá um ganho ainda maior do que com o ventilador externo. O Gamaxx eu não recomendo porque o sistema de fixação dele para AMD é horrível. Se quer algo nessa faixa de preço recomendo H411R, Hyper 212, MA410P. Os três tem a opção de acrescentar mais uma ventoinha (da dimensão da pré-existente) com o kit de instalação que vem incluso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2020 às 11:54, WOZ Dods disse:

Cougar MX330-G

Opa cara, beleza? Apareceu um Cougar MX331 Mesh por 239, mas nao é ''G''.
Mas tem um possivel problema: Tanto no MX330 que voce recomendou, como nesse, diz que o limite de cooler de CPU é 155mm , fica bem no limite do Gammax por exemplo (154,5) e impossibilita varios outros
Sera que é arriscado colocar um Gammaxx nele? O preço ta muito bom, e na mesma loja do Gammaxx, consigo aproveitar o mesmo frete.

image.thumb.png.c468ddfa032fab6efe12af63c831eb33.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo que queira economizar, mas não acha que, com tudo isso, vale a pena pegar o Galax Nebulosa? Ainda acho ele bom custo benefício dadas as vantagens. O maior Problema do MX331, além da altura máxima de cooler que realmente é péssima, é o tampo lateral. Acrílico risca e fica feio muito rápido, fora que resseca e racha com o tempo. Tive um gabinete com acrílico e não quero nunca mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  Cara vou ser sincero, eu nem gosto dessas laterais de vidro, entao nem sabia que era acrilico, e que tinha desvantagens kkkk
Perguntei porque tinha um modelo semelhante na sua lista.

Esse Galax acho que tem na Pi Xau, la tambem tem um da marca deles, o Gadit, que vi muita gente elogiando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabinete que mais recomendei em 2020: Gabinete Gamer Corsair Carbide Series Spec Delta RGB, Mid-Tower, 3 Fans, Vidro Temperado, Preto - CC-9011166-WW- R$ 449,90

Como sempre só as ventoinhas dele valem mais de 200 reais, sempre uma pechincha.

 

@Eduardo Ruggio O Gadit X é bem cotado sim. Sou meio resistente porque nunca experimentei nada da marca, não peguei na mão, não avaliei e testei. Prefiro indicar o que já conheço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  Cara, aproveitando que voce entende dessas paradas, voce conhece essas Fans?

Aliexpress - Alseye S-120 PWM

 

Me pareceram ter uma qualidade boa, 50 reais cada, estava pensando se ficaria bom pegar umas 3, e se daria pra ligar com spliter na unica entrada SYS FAN da minha mobo (Biostar A320MH). Acho que seria uma boa PWM, pra fazer menos barulho em iddle

 



 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Ruggio Não recomendo essa ventoinha. Temos no mercado brasileiro marcas de alta qualidade com preços similares ou até inferiores a esta. Lembre-se de que marcas chinesas com baixo controle de qualidade comumente são menos duráveis. Isso quando não tem baixo fluxo de ar ou alto nível de ruído. Já vi muitas avaliações de componentes do tipo no LTT e outros canais e ainda não fiquei impressionado com nenhum. Recomendo que procure na Kabum, Pichau ou Terabyteshop modelos das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, NZXT e Scythe. Por 20 reais você compra um Deepcool ou Aerocool simples que vai durar uma vida sem nunca dar dor de cabeça. Por 40 você compra um cooler master de alto desempenho.

adicionado 3 minutos depois

@Eduardo Ruggio Lembre-se de não conectar ventoinhas demais em um mesmo header da MB. A potência máxima que cada header suporta nem sempre é declarada no manual e é muito fácil excedê-la. Alguns modelos de ventoinha de alta qualidade acompanham um pequeno rabicho que reduz a velocidade máxima de operação da ventoinha, o que permite então conectá-la à fonte sem que ela rode a 100% de velocidade o tempo inteiro, reduzindo seu ruído substancialmente. Se a ventoinha for de um modelo de baixa velocidade máxima de rotação e baixo ruído, então apenas ligue direto na fonte sem medo ou preocupação. As ventoinhas do meu PC principal são da linha dead silence e vem com esses redutores, mas são tão silenciosas naturalmente que eu sequer uso, só deixo todas conectadas à fonte e nunca ouço que estão ligadas, isso com meu sistema nunca superando 54º em load.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...