Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Seria possível trocar o Oscilador de Cristal do teclado?


Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

Posts recomendados

Bom dia, amigos! 

Hoje decidi que iria abrir um antigo teclado que havia perdido o receptor, só para matar o tedio mesmo. No entanto acabei ficando com uma duvida. Tenho um outro teclado bem baratinho de outra marca (também sem fio) que tem o receptor, mas o circuito esta queimado em diversas partes, então está com varias letras sem funcionar. 

A questão é a seguinte: se eu pegar o o oscilador de cristal (pelo que pesquisei é este o nome) do teclado que tem o receptor, e colocar na placa do outro teclado, ele funcionará com o receptor?

Caso a resposta seja não, eu consigo encontrar a placa inteira para comprar?

 

Obrigado dês já! (e me desculpem por qualquer erro que eu possa ter cometido, estou fazendo isso por motivos puramente didáticos).

20200924_113955.jpg

20200924_114027.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius Elias

 

 

Sim, mas não que o defeito do teclado seja necessariamente esse. O cristal serve para o clock interno de sistema do MCU, que sem um cristal externo normalmente não alcança uma velocidade de processamento tão rápida F5Rua4D.gif.

 

 

 

tLDslcE.gif

 

 

 

Se medir com o multímetro a continuidade em torno do cristal, deve chegar a um diagrama tal qual o padrão acima.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu acho que não serve muito, por que os dois teclados estão funcionando.

 

Eu pensei de fazer com que o teclado sem receptor conseguisse usar o receptor do outro, e para isso eu colocaria o transmissor do teclado baratinho no outro, e eu, com nenhum conhecimento em eletrônica, supus que esse era o componente

 

Pensando agora, não sei se minha ideia faz muito sentido, e, caso realmente eu esteja falando bobagens, talvez seja mais interessante colocar uma placa com fio no teclado. 

 

Você sabe se existe algo assim para vender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

A lista a seguir está numerada apenas para que a conversação do tópico possa ser facilitada. Não pensei qualquer ordem.

  1. MINIONS TURN YOUR KEYBOARD INTO A BLUETOOTH KEYBOARD
  2. CONVERT ANY USB KEYBOARD TO BLUETOOTH
  3. DIY Bluetooth Keyboard Breakout for $10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dito, a simples troca do cristal acho que não vai mudar nada, pois cada receptor deve estar configurado com seu emissor, os dois teclados devem ter códigos ou protocolos diferentes de transmissão, ou até calibragens diferentes para que em dois ou mais PCs usando teclados sem fio não haja interferência...

portanto acho que não será fácil usar o receptor de um no outro...

 

outra coisa, as teclas falhando não devem ser resultado de uma placa ruim, e sim da membrana ruim...

(a não ser que a plaquinha tenha casos de oxidação), mas mesmo assim aposto na membrana pois já acompanhei vários casos semelhantes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, Blumer Celta disse:

outra coisa, as teclas falhando não devem ser resultado de uma placa ruim, e sim da membrana ruim...

 

@Vinícius Elias Já fez uma limpeza?

 

4 horas atrás, Vinícius Elias disse:

o circuito esta queimado em diversas partes, então está com varias letras sem funcionar

 

Como você sabe? Isso foi um chute, não foi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Como você sabe? Isso foi um chute, não foi?

A placa, até onde dá pata ver na foto, parece bem bonita...

Até hoje todos os teclados que peguei com teclas falhando eram membrana esfarelando aquele pozinho metálico... com trilhas rompidas, ou em curto por umidade.

As únicas exceções que peguei eram teclados sem fio onde a pilha vazou na placa.

como tem todo um circuito de vias na membrana, as vezes uma trilha rompida para de funcionar várias teclas.

Teve casos onde achei a trilha rompida e coloquei uma bolinha de bombril em cima e colei com fita isolante, e voltou a funcionar.

 

então falei mais por estatística mesmo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...