Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Performance em consoles BluRay x SSD


Posts recomendados

O impacto na performance é sentido no tempo de carregamento, durante o gameplay normal não deve ter diferenças não. Pra referência a largura de banda num SSD SATA III e M2. NVMe é de 600 Mbps e 28000 Mbps (~3500 MB/s do Samsung 960 Pro no PC) respectivamente.

 

Nos consoles da atual geração, especificamente no Xbox One Series X há o que é chamado de "Xbox Velocity Architecture", o aumenta radicalmente as taxas de leitura e escrita no SSD, o console é capaz de acessar 2.4 GB/s ou 4.8 GB/s (com compressão) de dados por segundo, o que é cerca de 40 vezes mais o que é possível no Xbox One X/S da geração anterior.

 

Tem até um demo sobre a diferença colossal de performance a respeito disso, o game State of Decay 2 leva até 50 segundos para carregar no Xbox One X, enquanto no Xbox One Series X isso cai para meros 8-10 segundos.

 

 

Já o leitor de bluray pra comparação é bem mais lento do que tudo isso, a largura de banda máxima é de cerca de ~82 Mbps no Xbox One X, se houve alguma mudança disso em relação ao Xbox One Series X ainda não se sabe, mas dá pra imaginar a tortura que seria pra carregar um game num Bluray de 100 GB.

 

Um detalhe importante a ser notado é que a Microsoft afirma que o SSD do Xbox One Series X foi concebido com ênfase na "performance sustentada" e não na "performance de pico", considerando que muitos dos SSDs mais rápidos do momento no PC começam a perder performance enquanto esquentam, com isso, o SSD do console é capaz de sustentar uma alta taxa de I/O sem gerar muito calor, o que é fundamental considerando as restrições de tamanho e fluxo de ar dos consoles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando__ sou mais adepta a mídia digital, uma vez que ela fica pra sempre atrelada a minha conta e tem toda a praticidade de não depender dos discos físicos e é só fazer login nessa conta em qualquer lugar pra ter acesso ao game outra vez, além das mídias físicas se deteriorarem com o tempo outro ponto vantajoso é que a versão digital-only desses consoles é um tanto mais barata que a versão com unidade blu-ray.

 

Porém se a tua intenção pro futuro for a de trocar e vender games, nesse caso é a coisa pense mais pro lado da mídia física mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...