Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O "Causo" do Capacitor


MOR_AL

Posts recomendados

Projetei e montei um circuito para a minha geladeira. O aparelhinho ficou funcionando por mais de  8 anos e de repente parou de funcionar.

A fonte de alimentação não possui trafo. A corrente passa por um capacitor, que provê a queda de tensão sem consumo de potência. Depois a tensão é retificada, filtrada e seu valor é fixo por um diodo zener.

Comecei a verificar o transistor, depois passei para o CI dos comparadores, mas nada de identificar porquê a tensão tinha caído à metade. Medi o resistor, que faz o papel de fusível, mas também não era o responsável. 🤔🤔🤔

Retirei o relé e nada. 🤪

Pô!!! O que mais tem nesse circuito que está consumindo mais corrente do que o normal? 🤔🤔🤔

Decidi tirar o capacitor de 1uF/250V. Também, só faltava ele, pois os outros componentes estavam bons. Confesso que foi no desespero, "um tiro no escuro", pois o capacitor estava com o seu exterior impecável e dificilmente ele não mostra quando está com problemas. 

Com meu medidor de L e C, que comprei no Ebay, já podia medir os valores de capacitores. Qual não foi minha surpresa, quando verifiquei que o medidor mostrava a capacitância de 0,5uF. Com este valor a corrente fornecida caia para a metade e a tensão não conseguia se manter nos 12V, caindo para 6V.

Sabia e já observei a queda da capacitância em capacitores eletrolíticos. O eletrólito começa a secar e a capacitância começa a cair, mas nunca me deparei com capacitores não eletrolíticos que apresentassem queda na capacitância.

Por definição, o valor da capacitância é função da distância entre as placas, da área das placas e do material (plástico) entre as placas. Capacitor não eletrolítico não tem fluido entre as placas, então como é que a capacitância pôde cair à metade?🤬🤬

Fui trocar o capacitor. Tenho muitos deles semelhantes na minha sucata. Comecei por medir os possíveis candidatos e... Surpresa! Muitos deles estavam com apenas cerca de 70% do valor indicado. Achei um com o valor correto de 1uF e coloquei no circuito. A tensão voltou aos 12V. 

Agora vou repor todos os componentes que tinha trocado, pois dessa vez, os componentes mais suspeitos estavam bons.

MOR_AL

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, em questão de manutenção os capacitores eletrolíticos de alumínio, com substrato líquido, e seus problemas de estufamento já são famosos. Isso sem contar sobre as variações de capacitância, ao longo do tempo, conforme as diferentes tensões máximas rotuladas.

 

 

 

Você disse que o capacitor de 1 µF não era eletrolítico, então descarto ter sido de tântalo com substrato sólido. Suponho que foi um cerâmico multicamadas pelo valor da capacitância? Se sim, é bom saber já que sempre confiei neles GbhmuXl.gif.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em capacitores de poliéster isso é bem comum, principalmente os que funcionam com tensão acima de 100V, pois nestes o "desgaste" é maior. 

 

Já troquei esse mesmo tipo de capacitor em aparelhos semelhantes, tais como lâmpadas de emergência e sensores do tipo presença ou foto eletrônico. 

 

Antigamente também era bem comum os televisores de tubo pararem de funcionar fechar a imagem porque os capacitores ligados à bobina defletora perdiam a capacitancia. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores de poliéster, mencionados pelo @Renato.88, são mais comuns para 1 µF e 250 V e principalmente em PTH aqui no Brasil. Se foi o tipo que foi aplicado, o capacitor difere por dentro de simples placas paralelas F5Rua4D.gif:

 

 

 

1-s2.0-S0026271414002996-gr1.jpg

 

 

 

A fonte da ilustração acima é o artigo científico a seguir, que acredito ser de interesse especial para o @MOR:

 

 

 

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0026271414002996

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O capacitor era a 1ª coisa que eu ia trocar 😁. Afinal é ele que sobre o maior stresse corrente pra lá e pra cá aff.. Dica: use seu medidor de esr antes de colocar e prefira capacitor polipropileno: os pra motor.

Uma comparação esdrúxula entre capacitor alta e baixa esr em regime ac: um arame de alumínio e um de aço (corda de violão p.ex.). Dobre-o pra lá e pra cá. O de alumínio quebra no 2º ou 3º movimento, já o de aço...🤪

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá para os retornos:

13 horas atrás, rjjj disse:

....

Você disse que o capacitor de 1 µF não era eletrolítico, então descarto ter sido de tântalo com substrato sólido. Suponho que foi um cerâmico multicamadas pelo valor da capacitância? Se sim, é bom saber já que sempre confiei neles GbhmuXl.gif.

...

Vai a foto do dito cujo. Na foto ampliada é que notei um furinho na parte superior esquerda.

DSCF5418.thumb.JPG.5c9e766d76344537fd1f5a983ebc8ad2.JPG

 

13 horas atrás, Renato.88 disse:

Em capacitores de poliéster isso é bem comum, principalmente os que funcionam com tensão acima de 100V, pois nestes o "desgaste" é maior. 

Não pensava neste detalhe.

 

Citação

 

Já troquei esse mesmo tipo de capacitor em aparelhos semelhantes, tais como lâmpadas de emergência e sensores do tipo presença ou foto eletrônico. 

 

Antigamente também era bem comum os televisores de tubo pararem de funcionar fechar a imagem porque os capacitores ligados à bobina defletora perdiam a capacitancia. 

 

Não sabia disso. Você me lembrou deste problema em capacitores nas TVs antigas.

 

@rjjj

 

Capacitance loss can be mainly attributed to the self-healing process occurring in metallized film capacitors when used under high steady electrical and thermal stresses. 

 

Realmente aparece na literatura. Não abri o conteúdo, não foi necessário.

 

4 horas atrás, if. disse:

O capacitor era a 1ª coisa que eu ia trocar 😁. Afinal é ele que sobre o maior stresse corrente pra lá e pra cá aff..

...É! Eu usei este da sucata!

Dica: use seu medidor de esr antes de colocar e prefira capacitor polipropileno: os pra motor.

Uma comparação esdrúxula entre capacitor alta e baixa esr em regime ac: um arame de alumínio e um de aço (corda de violão p.ex.). Dobre-o pra lá e pra cá. O de alumínio quebra no 2º ou 3º movimento, já o de aço...🤪

Acabei de medir o capacitor com meu medidor de RSE. A RSE não apresentou problema, apenas o valor da capacitância caiu.

Pessoal!

Então depois de ter fotografado o capacitor com uma lente na frente é que reparei no furinho na parte externa superior esquerda.

Como mencionei antes, coloquei um outro semelhante, mas com o valor correto e a tensão voltou para os 12V.

2 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Devido à miniaturização proposta pelo@MOR EU utilizaria o circuito interno de uma fonte chaveada dessas de parede, permitindo, inclusive, a isolação galvânica da rede.

Teria que ser original de um celular. Tem vídeos no YouTube, que mostram que o espaçamento galvânico é insuficiente. São verdadeiras "bombas-relógio".

https://www.youtube.com/watch?v=jdISnlydUMk

https://www.youtube.com/watch?v=0S45bIW705M

 

Talvez até pudesse caber tudo dentro da minha caixinha, que contém o circuito atual e teria dado menos trabalho de fazer. 

Mas ele durou 8 anos sem dar problema e suportou muitas comutações e transientes da rede. Talvez até os carregadores de celular não aguentassem, pois contam com eletrolítico na saída funcionando com comutações contínuas a cerca de 20kHz e correntes triangulares com, no mínimo, quatro vezes superior à corrente média de consumo. Isso tudo sem falar do capacitor eletrolítico, para alta tensão, usado na filtragem da retificação da rede.

O aparelho possui tomada macho para a conexão com a rede e tomada fêmea para conexão com a tomada da geladeira. Fora isso é totalmente fechado, podendo possuir a fonte sem trafo.

Realmente, talvez seria trocar seis por meia dúzia. 😃

MOR_AL

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
38 minutos atrás, Renato.88 disse:

Pelo que entendi a fonte não é pra ligar a geladeira, e sim pra manter funcionando um circuito eletrônico de controle.

 

41 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Eu estava falando da fonte de 12V que o @MOR fez utilizando uma FAST.

 

Em 24/09/2020 às 19:35, MOR disse:

Projetei e montei um circuito para a minha geladeira. O aparelhinho ficou funcionando por mais de  8 anos e de repente parou de funcionar.

 

A fonte de alimentação não possui trafo. [...]

 

Viajei na maionese...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, MOR disse:

[Sobre carregadores USB para celulares — 5V]

 

Teria que ser original de um celular. Tem vídeos no YouTube, que mostram que o espaçamento galvânico é insuficiente. São verdadeiras "bombas-relógio".

 

Trata-se de um "apanhado" de mesmo autor, em duas partes:

 

 

 

O mais interessante (na minha opinião):

 

Mostra-se alguns dos esquemas, alcançados por paciente engenharia reversa. Uma pérola!

 

Eis alguns dos tempos onde vi esquema:

 

Parte 1

11:20, 19:50, 23:30, 30:20

 

Parte 2

25:00

 

Se alguém identificar mais tempos, por favor compartilhe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Renato.88 disse:

Não tem como. 

Semicondutores entram em curto justamente porque tem resistor ou fusível pra fazer o circuito abrir. 

Eu sei kkkk. Era uma afirmação retórica

adicionado 2 minutos depois

Vejamos, já que você falou, vou reescrever minha postagem pra ficar mais certinho então:

 

"Se fosse aqueles capacitores tipo x2 é certeza de que é questão de tempo até ele perder a capacitância, mas esse é raro, e a única coisa impossível de acontecer em um componente é um resistor entrar em curto."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com meus próprios olhos (e multímetro) eu já vi pci e capacitor em curto. Ambos por eletromigração. A placa raspei com estilete entretrilhas e isolei 1 pouco melhor com esmalte, o capacitor, depois de aplicar uma corrente alta e medir onde a V caía mais, só troquei.

Teoricamente um resistor smd está sujeito a isso também.

 

7 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

impossível de acontecer em um componente é um resistor entrar em curto

 

21 horas atrás, Renato.88 disse:

Não tem como. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 27/09/2020 às 17:10, if. disse:

Com meus próprios olhos (e multímetro) eu já vi pci e capacitor em curto. Ambos por eletromigração. A placa raspei com estilete entretrilhas e isolei 1 pouco melhor com esmalte, o capacitor, depois de aplicar uma corrente alta e medir onde a V caía mais, só troquei.

É, acho menos incomum um eletrolitico em curto e pci em curto do que o "causo" do capacitor de poliester (pelo menos nas placas que eu conserto).

 

Em 27/09/2020 às 17:10, if. disse:

Teoricamente um resistor smd está sujeito a isso também.

Acho que se acontecer isso ele só aumenta mais a sua resistência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não aumenta. Haveria o curto no R mesmo. Aquilo é algo como estanho migrando pela superfície. São eletrons atraídos pela ddp e achando caminho fácil pelos resíduos de fluxo (placa mal limpa)

 

O do capacitor é mais comum do que imaginas. Sob ac trabalha sob stress. P.ex. capacitor de motor, de geladeira, o de fonte rabo quente do Moris (😁). A tendência é aumentar devido a cada vez menor baixa da qualidade.

 

O que pra variar me fez lembrar... o 1º conserto que acompanhei foi de uma tv p&b. O senhorzinho me disse que havia trocado um capacitor. Vi todo sentido pois era o do dobrador de tensão da fonte e a imagem ficava sem sincronismos vert & horiz e pequena. Passado presente...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 29/09/2020 às 06:21, if. disse:

O do capacitor é mais comum do que imaginas. Sob ac trabalha sob stress. P.ex. capacitor de motor, de geladeira, o de fonte rabo quente do Moris (😁). A tendência é aumentar devido a cada vez menor baixa da qualidade.

Faz todo sentido, acho que é bem incomum eu pegar capacitor de poliester em curto porque n conserto muitas placas que usam fonte capacitiva ou q usam ac. Eu vejo bem mais os capacitores ceramicos em smd ruins do que poliester. 

Só achei muito estranho em que tinha um eletrolitico em curto, ele nem estufado estava, e era um cap de filtro comum que ia depois de uma ponte retificadora (220ac).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Só achei muito estranho em que tinha um eletrolitico em curto, ele nem estufado estava, e era um cap de filtro comum que ia depois de uma ponte retificadora (220ac).

Primeiro o capacitor fica em curto, depois abre, aí incha ou até explode. 

Se o fusível ou outro componente antes como por exemplo um diodo forem mais sensíveis acabam queimando primeiro e não dá tempo do capacitor abrir. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...