Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2x8 Pinos e 3x8 Pinos - RTX 3090


Posts recomendados

Oi pessoal, alguém consegue me ajudar a entender algumas coisas?

 

Trabalho com modelagem 3D e faço muitos renders para animações, e estou com a intenção de fazer um upgrade na minha placa de vídeo e pegar uma RTX 3090.

Hoje trabalho com uma placa com 2 conectores de 8 pino para alimentação de energia, e analisando as RTX 3090 das principais marcas, tem modelos de 2x8 (Gigabyte...) e de 3x8 pinos (ASUS...).

Minha fonte é uma Corsair 850i 80 plus

https://www.pichau.com.br/hardware/fonte-corsair-rmi-series-rm850i-850-watts-80-plus-gold-cp-9020083-ww

 

Minhas dúvidas são:

- Como uma mesma placa (RTX 3090) tem entradas de energia tão diferentes (16 x 24 pinos)?
- Isso significa que a 2x8 pinos é mais eficiente e econômica, ou ela pode ser mais sensível a desligar por falta de energia? E a de 3x8 pinos, significa necessariamente mais performance e mais consumo de energia?
- E sobre minha fonte, hoje uso 2x8 para alimentar minha placa, minha fonte teria espaço para alimentar uma placa de 3x8? Ou seria melhor pegar uma placa de 2x8 pinos como a atual para garantir que não vai faltar saida? (desculpe sou muito leigo sobre hardware e não sei se posso usar qualquer conector da minha fonte para alimentar a placa de video)

 

Em anexo uma foto da saídas de energia da minha fonte.

Obrigado!
 

8506.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, rmarquesx disse:

Como uma mesma placa (RTX 3090) tem entradas de energia tão diferentes (16 x 24 pinos)?

São projetos diferentes, cada fabricante monta um projeto e escolhe como vai ficar.

 

Igual as GTX 1050, tem projeto que é sem conector de alimentação, pois o fabricante prevê que isso não é necessário na gpu.

 

5 minutos atrás, rmarquesx disse:

E sobre minha fonte, hoje uso 2x8 para alimentar minha placa, minha fonte teria espaço para alimentar uma placa de 3x8?

Segundo as especificações da sua fonte, ela tem 6 conectores PCI.

 

Citação

Conector PCI: 6

Esse é o conector que alimenta a placa de vídeo.

 

Então, creio que daria conta para alimentar uma gpu que precisa de 3x8, e ainda alimentar toda a configuração junto, visto que a fonte tem que alimentar o pc também não só a gpu.

 

 

Respondi de acordo com o que entendo, por isso ficou vago, inclusive, parte de gpu não entendo muito, apenas sei algumas coisas básicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, rmarquesx disse:

Trabalho com modelagem 3D e faço muitos renders para animações, e estou com a intenção de fazer um upgrade na minha placa de vídeo e pegar uma RTX 3090.

Antes de mais nada, tem certeza que você precisa da 3090? Comparado com a 3080, o chip gráfico é pouca coisa melhor, mas custando mais que o dobro... na real que o benefício é só mesmo ter muito mais VRAM. Se você precisa, beleza, mas se não, dá para economizar uma bolada.

 

37 minutos atrás, rmarquesx disse:

- Como uma mesma placa (RTX 3090) tem entradas de energia tão diferentes (16 x 24 pinos)?
- Isso significa que a 2x8 pinos é mais eficiente e econômica, ou ela pode ser mais sensível a desligar por falta de energia? E a de 3x8 pinos, significa necessariamente mais performance e mais consumo de energia?

Esse conector extra não é para você, é só para quem pretende fazer mods físicos na placa e rodar em nitrogênio para overclocks extremos.

 

37 minutos atrás, rmarquesx disse:

- E sobre minha fonte, hoje uso 2x8 para alimentar minha placa, minha fonte teria espaço para alimentar uma placa de 3x8?

Sua fonte tem os cabos necessários, não precisa se preocupar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmarquesx As RTX novas não usam "16 x 24 pinos". Elas usam um único conector de 12 pinos que reúne as linhas necessárias dos dois conectores tradicionais de 8 pinos em um form factor mais compacto e eficiente. Essas placas virão com adaptadores para o uso em fontes que ainda não tem esse conector, e fabricantes já estão disponibilizando cabos para fontes modulares que são compatíveis com o novo padrão.

 

42 minutos atrás, rmarquesx disse:

- E sobre minha fonte, hoje uso 2x8 para alimentar minha placa, minha fonte teria espaço para alimentar uma placa de 3x8? Ou seria melhor pegar uma placa de 2x8 pinos como a atual para garantir que não vai faltar saida? (desculpe sou muito leigo sobre hardware e não sei se posso usar qualquer conector da minha fonte para alimentar a placa de video)

Você não vai precisar disso. É apenas um conector de 12 pinos e o adaptador vai requerer o uso de dois de 6+2 (8 pinos PCI-e).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Mesmo sem você conhecer sobre GPU já ajudou, eu queria mesmo uma opinião, pois pra mim isso ainda é grego, quando você fala que tem 6 PCI, quando olho pra foto não consigo ver isso rss, vejo apenas que esta esta escrito 6+2, mas o que isso quer dizer, não sei não rs

Obrigado de qualquer forma

adicionado 9 minutos depois

@Imakuni Como não vou usar pra jogos, ou somente de vez em quando em jogos, pra mim o que conta é a RAM mesmo.
Vi que algumas analises falam de 10% de melhoria em relação a 3080 em jogos, porém se você analisa essa melhora em programas de modelagem e renderizações como Blender e Vray, o ganho em tempo vi que esta acima de 20%. Mesmo assim ainda estou analisando se vale a pena, a questão é que eu preciso ter ganhos em programas e não em jogos, preciso ver mais testes não de jogos das 2 placas. Obrigado pela resposta e por comentar sobre o custo/beneficio.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmarquesx Veja o manual da sua fonte. Creio que tem conector sobrando para PCI-e aí, só falta cabo. A minha XFX XTR2 vem com um ou dois cabos PCI-e extras. Você pode comprar esses cabos à parte.

adicionado 0 minutos depois

Não vi notícias sobre isso de 3x8 pinos. Onde leu isso? Seria modelo aftermarket, de outras fabricantes? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...