Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Questionamento Sobre Conceitos em VHDL


Posts recomendados

Tenho dois exercícios para resolver com VHDL. Não peço resposta para eles. Eles são:

 

  1. Implementar um circuito lógico, em linguagem esquemática, que faça a partida direta de um motor elétrico, utilizando os push-buttons, como botões de liga/desliga;
  2. Implementar um circuito lógico, em linguagem esquemática, que faça a partida reversora de um motor elétrico, utilizando os push-buttons, como botões de liga/desliga;

 

Minhas quatro principais perguntas deste tópico no fórum são:

 

  1. O que é uma linguagem esquemática?
  2. O que é um motor elétrico?
  3. O que é uma partida direta de um motor elétrico?
  4. O que é uma partida reversora de um motor elétrico?

 

Para VHDL, eu uso dois programas da Altera, que são o Quartus e o ModelSim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as suas dúvidas, leia as explicações a seguir spacer.png.

 

 

 

1 - Linguagem esquemática refere-se ao diagrama de circuito digital, uma representação gráfica das expressões lógicas de Boole:

 

 

spacer.png

 

 

2 - No VHDL, considere o motor elétrico como uma carga qualquer a ser acionada por saídas digitais específicas. Para mais detalhes, pesquise sobre o motor DC de ímã permanente.

 

3 - Considerando duas saídas lógicas X e Y do VHDL, o motor rodará no sentido direto com X = 1 e Y = 0.

 

4 - Novamente com duas saídas X e Y, o motor rodará no sentido contrário com X = 0 e Y = 1.

 

 

 

Espero ter ajudado spacer.png.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...