Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

porque aparece WINDOWS BOOT MANAGER nas opções de boot?


tempestade.v
Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

entrei na BIOS hoje pra conferir se meu SSD nvme estava setado como primeiro no boot priority mas nas opções de boot somente está escrito "windows boot Manager"... porque disso?

 

vi um pessoal falando que isso acontece quando você tem mais de um sistema operacional no sistema mas não faz sentido, porque só tenho um sistema operacional instalado(windows 10)...

alguém faz alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Windows Boot Manager é nada menos do que a tela onde você seleciona o que deseja fazer (acessar o Windows, acessar o modo de segurança ou outras opções). 

Ele por padrão é instalado mesmo no caso de você só ter 1 S.O instalado, porém ele obviamente não é exibido na inicialização pois como foi detectado que existe apenas um Windows, ele diretamente iniciará por esse Windows.

 

image.png.16f5679375dc69524214c12967c1381e.png

 

Provavelmente seu BIOS aparece para iniciar pelo WBM (Windows Boot Manager) para permitir que ele entre primeiro nessa tela por alguns segundos antes de iniciar diretamente o Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, é que tipo, quando eu ligo o computador ele liga os componentes (placa de vídeo, processador, cooler...) mas ele fica uns 7 segundos com a tela desligada antes de ligar o mouse e o teclado e mostrar a tela da bios pouco antes de ir pra área de trabalho, e no total desde o momento que eu ligo o PC até ele estar na área de trabalho tá dando uns 21 segundos. 

 

é um tempo legal mas o meu PC antigo que tinha SSD de 500mb de leitura e de escrita ligava no mesmo tempo. esse PC que eu tô usando tem um SSD nvme m2 de 3500mb de leitura e 1200mb de escrita, não deveria ligar mais rápido? ou sei lá

 

meu setup:

xfx rx 570

ryzen 5 3500x

b45m2

xpg sx8100 256GB

8GB 2666 hyperX fury

corsair vs 550

 

eu vim perguntar sobre esse WBM porque pensei que talvez meu PC estivesse tentando iniciar por outro dispositivo antes de iniciar pelo SSD, mas não sei.

 

ps: testei todos os componentes inclusive o SSD e estão em perfeito estado, minha dúvida é somente essa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
22 minutos atrás, tempestade.v disse:

então, é que tipo, quando eu ligo o computador ele liga os componentes (placa de vídeo, processador, cooler...) mas ele fica uns 7 segundos com a tela desligada antes de ligar o mouse e o teclado e mostrar a tela da bios pouco antes de ir pra área de trabalho, e no total desde o momento que eu ligo o PC até ele estar na área de trabalho tá dando uns 21 segundos. 

 

é um tempo legal mas o meu PC antigo que tinha SSD de 500mb de leitura e de escrita ligava no mesmo tempo. esse PC que eu tô usando tem um SSD nvme m2 de 3500mb de leitura e 1200mb de escrita, não deveria ligar mais rápido? ou sei lá

 

meu setup:

xfx rx 570

ryzen 5 3500x

b45m2

xpg sx8100 256GB

8GB 2666 hyperX fury

corsair vs 550

 

eu vim perguntar sobre esse WBM porque pensei que talvez meu PC estivesse tentando iniciar por outro dispositivo antes de iniciar pelo SSD, mas não sei.

 

ps: testei todos os componentes inclusive o SSD e estão em perfeito estado, minha dúvida é somente essa mesmo.

Não, não existe a possibilidade de um pc "tentar dar boot em outro de um dispositivo" pelo simples fato de que somente um S.O pode ser iniciado por vez. Mesmo que existisse outro S.O no seu PC, o que iria acontecer é o sistema perguntar qual dos dois você deseja que seja iniciado, e não tentar iniciar os dois de uma vez.

 

E mesmo seu SSD NVMe sendo mais rápido, isso não quer dizer que ele será 100% do tempo mais rápido.

 

 

Veja este vídeo e você verá que o tempo de boot do SSD SATA e NVMe é o mesmo, para explicar o porquê disso acontecer, entenda a seguinte analogia:

 

Você tem uma estrada que permite velocidades de até 100KM/h, você não pode passar disso mesmo que seu carro consiga.

Nessa estrada, você tem um cavalo (HD) que consegue galopar a 30KM/h, tem um carro moderno (SSD) que alcança 150KM/h e um super carro (NVMe) que alcança 330KM/h. Você ter investido no carro moderno permitiu que você alcançasse velocidades maiores do que se estivesse andando a cavalo, porém não fará diferença entre você usar o carro moderno e o super carro (nesse caso, o SSD SATA ou NVMe) sendo que a "estrada" permite somente 100KM/h.

De uma certa forma, digamos que a velocidade máxima do tempo de boot já foi atingida pelo SSD SATA, por tanto, o NVMe mesmo sendo muito mais rápido, não irá entregar um tempo de boot menor pois aquele valor alcançado pelo SSD SATA já é o máximo que se pode alcançar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu sistema deve ter sido instalado em UEFI. Nesse caso, o instalador do Windows cria uma variável no firmware (que chamamos ainda de "BIOS") com o nome "Windows Boot Manager". Essa variável diz onde está localizado o bootloader dentro da partição EFI. O firmware então usa-a para achar o bootmgfw.efi lá, acessando o sistema de arquivos FAT32 e por fim executando o binário.

 

Daí para frente, o bootmgfw.efi lê o BCD, acha o volume do sistema e carrega o winload.efi. Este carrega ntoskrnl.exe + hall.dll e o Windows inicia.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...