Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema no hardware? (Setup AMD Ryzen 5 1600)


Posts recomendados

Gente, podem me ajudar a encontrar um problema que ocorre no meu setup? Bom, ele já não é mais tão recente. O comprei em 2018, mas o bichinho dá um caldo ainda rs. Acontece que de uns meses para cá, tenho notado que o computador anda desligando ou travando; isso geralmente a noite depois que não estamos mais utilizando e algumas poucas vezes ainda em uso. Tipo, o monitor apaga a visão, mouse desliga, teclado desliga, as luzes do gabinete continuam acesas na frente e pronto o bicho fica lá paradão. Quando isso ocorre eu tento deligar ele e ligar novamente, mas daí não inicia mais. Nem chega a roda os coolers. Quando olho lá atrás só a luzinha da fonte acesa. Ai a missão às vezes é tirar literalmente o cabo da fonte, esperar um tempinho tipo uns 5 ou 10min, colocar de novo e puff o negócio volta a funcionar. Dá para entender?? 

 

Eu já fiz tudo praticamente que vocês possam imaginar. Limpei tudo por dentro, embora seja tudo já limpinho. Chequei se o processador está bem encaixado. Se o cooler dele está bem fixado. Até coloquei a placa meio que isolada ou com uns calços isolantes do gabinete pra tentar evitar algum tipo de estática. Formatei (e uso o Windows 10 Pro original. Custou os olhos da cara, mas comprei). Agora por fim estou rodando só com uma memoria e vendo se vai ocorrer o mesmo problema (ainda não travou. Vamos ver...). E também até atualizei a Bios da placa-mãe.

 

Eu particularmente tenho duas suspeitas; na verdade três.

1 - A primeira de todas é a fonte. Uso uma meio genérica de 600w (vocês vão ver abaixo nas configs). Tipo, vi uns vídeos de pessoas que consertam PCS Gamers e alguns falam que 90% desses problemas de desligamento,  o problema está com fontes de marcas ruins ou desgaste dela mesmo. 

2 - Placa-mãe. Digo isso mais como uma intuição ou até mesmo como um combo de problemas de Fonte + Placa-mãe. Sei lá. Penso até que por conta dessa primeira suspeita... pode ser que tenha se desgastado o conjunto de peças.

3 - As Memórias. É porque eu uso/usava duas (lembrem que estou testando só uma agora). E as duas eram de marcas diferentes e tamanho diferentes, porém mesma frequência. Dai, minha suspeita seja conflito entre elas só por serem de fabricantes diferentes e também tamanhos diferentes.

 

Já me precavendo um pouco e até me preparando para a compra de peças novas, já encomendei memórias novas de mesma marca, frequência e capacidade. E penso que mais pra frente eu talvez troque a fonte e caso o problema persista, em ultimo caso, troco a Placa-mãe também. Quando as memórias chegarem vou formatar esses SSDs em modo RAID, embora isso não influencie ou tenha muita relação com o problema.

 

CONFIGURAÇÕES

AMD Ryzen 5 1600 14nm

placa-mãe Asus Prime A320M-K-BR

Memoria 4GB 2400 Mhz DDR4 CL17 CT4G4DFS824A Crucial

Kingston 8GB, 2400MHz, DDR4, CL17 - KVR24N17S8/8 (Essa eu retirei e tô testando só com a outra)

Fonte Gamemax Gm600 Pfc 600w 80 Plus Bronze
AMD Radeon HD 7700 Series

Disco nº1 - SanDisk SSD PLUS 240 GB (223 GB)

Disco nº2 - SanDisk SDSSDA240G (223 GB) 

 

E aí, guys? Me ajuudem. Inclusive, aceito recomendações de upgrade. Sinto que essa plaquinha aí é meio fraca pra rodar com as coisas no talo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

 

A SOLUÇÃO É SIMPLES!   NO SETUP DA placa-mãe,  DESABILITE NO "ADVANCED / AMD CBS"  O  " GLOBAL C-STATE CONTROL"  E  PROBLEMA ACABA DE VEZ!  Fiz isto e  salvou meu setup. Estava desistindo pois em todos os foruns, até aqui, todo mundo culpava Fonte, Memoria, GPU e até tomada… Não tem nada a ver com Hardware… Desabilte este Global C-state Control no Adavanced no setup da placa-mãe e seja feliz como eu!  FICA ESCONDIDO MESMO NA BIOS... 

CAMINHO:  ADVANCED / AMD CBS... DESABILITAR GLOBAL C-STATE CONTROL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...