Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informação sobre placas mãe custo benefício para um PC Gamer intermediário.


Lan21

Posts recomendados

Galera, estou montando para um amigo meu que se iniciar no mundo game um PC não o deixe na mão nunca no orçamento possível dele.
As peças principais escolhidas são um i3 9100f e uma GTX 1650... ele já importou um NVMe de meio tera e 2 pentes de 8GB 2666mhz.
A placa-mãe está sendo um desafio para mim, porque as intermediárias (que foi as que eu sempre trabalhei) estão um absurdo, preço perto das placas high-end.
A minha dúvida é: a placa-mãe com chipset H310 vai desempenhar um ótimo trabalho neste setup?
Ele está querendo comprar hoje as peças, e no orçamento dele, um placa-mãe com valor acima de 600 reais fica praticamente inviável.
Estou analisando está placa aqui:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8767/placa-mãe-asus-prime-h310m-e-ddr4-lga-1151?gclid=CjwKCAjw8MD7BRArEiwAGZsrBYqE9nNzYqF63tNL7uu8nTizqNCmxQcYlA5iRpjlDIfKaIhM3NMBYRoC1v4QAvD_BwE

Ela é viável pro setup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele já comprou o processador? Se não, ainda dá tempo de pegar um processador mil vezes melhor que esse i3 de nona geração que já está morta. Nona geração somente i7/i9 porque i3 e i5 não tem condição. Pagar R$1k em um processador com 4/4 enquanto tem processador da AMD custando R$700 tendo 6/12...

 

Se ele já comprou, pode ser essa placa-mãe sim, apesar do link estar quebrado, acredito que você se referiu a esse link aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei Igor, comprou o processador ainda não, esse i3 9100f vai sair a R$505,00 incluindo o frete. Namorei bastante o Ryzen 5 3600, até o 5 3500x, mas como é inviável pra ele comprar uma placa de vídeo intermediária e um processador intermediário, estou deixando apenas a GPU intermediária com um processador que tem bons resultados em quase todos os games.
Iremos comprar hoje mesmo pelo visto as peças, caso tenha alguma sugestão eu fico agradecido em recebê-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Ryzen 1600AF R$799

A320M R$399

RX 570 4GB R$1.099

Gigabyte GP 450W R$330

 

TOTAL: R$2627.

E garanto que você terá muito mais desempenho. Além do mais, você já viu review do i3 9100f? Em TODOS os jogos ele está 100% de uso por conta dos poucos núcleos e threads que ele tem. Recomendo que veja esses dois vídeos e você verá que pelo menos 98% dos jogos o 1600AF tem mais FPS, desempenho e o uso de CPU sempre está entre 50-70% (com uma boa folga, ainda).

Veja:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante Igor, excelente em saber deste desempenho da primeira geração do Ryzen que desconhecia.
A única ressalva que eu teria a este setup que você montou seria se essa placa-mãe realmente seria ideal pra um processador de 12 threads sem gerar problemas/danos a médio longo prazo pelas altíssimas temperaturas que creio que a placa-mãe de entrada chegue.

O orçamento que você passou pra mim fica inviável pro meu amigo, a placa-mãe pode ser 50 reais mais barata do que a que estou olhando, mas a GPU é 100 reais mais cara, e CPU 300 mais cara fora o frete... da uma diferença de quase 400 reais saca?
Nesse valor todo tem que entrar Gabinete, fans, cooler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Lan21 disse:

Muito interessante Igor, excelente em saber deste desempenho da primeira geração do Ryzen que desconhecia.
A única ressalva que eu teria a este setup que você montou seria se essa placa-mãe realmente seria ideal pra um processador de 12 threads sem gerar problemas/danos a médio longo prazo pelas altíssimas temperaturas que creio que a placa-mãe de entrada chegue.

O orçamento que você passou pra mim fica inviável pro meu amigo, a placa-mãe pode ser 50 reais mais barata do que a que estou olhando, mas a GPU é 100 reais mais cara, e CPU 300 mais cara fora o frete... da uma diferença de quase 400 reais saca?
Nesse valor todo tem que entrar Gabinete, fans, cooler...

 

Temperatura de processador é uma coisa e temperatura de placa-mãe é outra coisa. Toda placa-mãe foi programada para trabalhar num padrão. Geralmente entre 30-55° (a minha no momento está em 43°). Em relação de threads/placa-mãe isso não tem absolutamente nada a ver. E muito menos problemas ou danos a longo prazo. Se a placa-mãe esquentar, pode ser inúmeros problemas como: má circulação de ar, problema de energia e afins.

 

Bom, se o orçamento passa, infelizmente não posso fazer nada, tentei montar o melhor setup com o menor preço possível. Entretanto, minha ressalva que a diferença no valor é realmente vantajoso. Se você viu os vídeos que citei, viu como é grande a diferença de ambos os processadores.

 

Também deixo minha ressalva que a GTX 1650 é muito fraca. Vou deixar uma ordem de GPUS "equivalente" para você ver/entender:

 

RX570> GTX1650 (se ver review, a RX570 é em média 10 a 15% superior a GTX1650) e também ninguém a recomenda pelo alto custo.

RX580>GTX 1660

RX590>GTX 1660Super

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre SEMPRE tive preconceito com as placas mãe de entrada pelas trilhas de dados e pela temperatura que podem chegar junto a processadores de alto desempenho.
Eu nunca quis me aventurar com a primeira geração dos Ryzen pelo problema grave de compatibilidade, memórias das marcas mais comuns no mundo não pegando, já montei os de 2ª e 3ª, mas de primeira nunca. Aí entra o problema de que já importamos as memórias de uma marca chinesa pouco conhecida mas com excelente desempenho... creio que possa existir uma incompatibilidade entre elas.
Eu namorei várias RX570, mas não desce de jeito nenhum o preço... já a GTX 1650 desceu bem, saindo a R$1.010,00 com o frete, e tem outra coisa interessante, com a GTX 1650 eu vou pegar uma fonte de 400W da EVGA numa promoção muito maneira que achei hoje 80 reais mais barata que uma de 450W que tava vendo para a RX570... sei que em média o ganho da RX570 sobre a GTX 1650 é de 11%, mas não acho que valha 140 reais a mais por ela, sendo que não vou conseguir economizar na fonte também.
Não colocaria um Ryzen 5 numa placa-mãe de entrada... isso é coisa que a Pichau e a Terabyte adoram fazer que acho o crime-de-la-crima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...